Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 46 - 2º Prêmio MACCAFERRI de Hidráulica Aplicada a Gabiões
São Paulo, 18 de Janeiro de 2008
 
 
 


Enquete
No atual estágio da construção brasileira, o que é mais importante para aumentar a demanda e a oferta dos chamados produtos verdes - fabricados segundo critérios de sustentabilidade: (clique no link para votar)

a) a criação de normas brasileiras para essa categoria de produto, já que não se trata apenas de questões técnicas, mas de considerar também realidades regionais
b) adotar normas internacionais reconhecidas globalmente
c) a certificação de produtos é fundamental para agilizar o processo


Infiltração e Drenagem
2º Prêmio MACCAFERRI de Hidráulica Aplicada a Gabiões
A Maccaferri lança em 2008 a segunda edição do Prêmio MACCAFERRI de Hidráulica Aplicada a Gabiões.
O vencedor irá participar do XXIII Congresso Latino Americano de Hidráulica que acontecerá entre os dias 2 e 6 de setembro de 2008 na cidade Cartagena de Índias, Colômbia.
Confira o regulamento através do link abaixo e participe enviando seu resumo até o dia 31 de janeiro de 2008.
Mais detalhes

Construção em desnível, contenções e arrimos
Contenção em solo reforçado
Case - obra de duplicação no trecho Linha Verde / Maçarico da Rodovia MG-10. Como alternativa às estruturas em solo envelopado, o Consórcio Cowan-Barbosa Mello buscava uma solução mais econômica e que sofresse menos interferência no processo construtivo em relação às eventuais chuvas que, por consequência, acabariam comprometendo o cronograma da obra de duplicação no trecho Linha Verde / Maçarico da Rodovia MG-10.
Mais detalhes

Impermeabilização
Tratamento das áreas molháveis com paredes em gesso acartonado
Com a implementação no Brasil da utilização de fechamentos internos com painéis de gesso acartonado em substituição às paredes de alvenaria convencionais, sistema utilizado há mais de 100 anos nos países mais desenvolvidos do mundo, surgiu a necessidade da combinação de sistemas impermeabilizantes já disponíveis no mercado e do desenvolvimento de detalhamentos técnicos específicos para atender às necessidades de proporcionar estanqueidade às áreas molháveis.
Mais detalhes
Energia solar
Prédios do governo do estado do Rio de Janeiro aquecerão água com energia solar
Prédios do governo do estado do Rio de Janeiro aquecerão água com energia solar.
Os prédios públicos novos e reformados do estado do Rio de Janeiro terão que aquecer pelo menos 40% de sua água usando energia solar segundo lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) no dia 2 de janeiro de 2008.
A lei 5.184/08, de autoria do deputado estadual Rodrigo Dantas (DEM), determina que os projetos novos e de reforma devem incluir esta tecnologia. Apenas os edifícios sem viabilidade técnica poderão ser construídos sem a tecnologia, diz a lei.
Mais detalhes
Soluções Arquitetônicas e Idéias Criativas
Protensão não aderente – ótima solução tecnológica para varandas de edifícios
A Protensão Não Aderente com cordoalha engraxada vem sendo apontada como uma das responsáveis pela transformação da imagem da orla santista, com edifícios que ostentam generosas varandas com vista panorâmica.
A solução é utilizada porque garante maior utilização de espaço, redução do número de pilares e melhor vista para o mar.
Mais detalhes
 Resultado da Enquete Anterior

Qual a razão principal para a pouca oferta de construções adaptáveis, conforme norma 9050/02, que determina padrões e dimensões para acesso de pessoas com deficiência física?

questão econômica: a adpatação exigirá pelo menos 10% a mais de área , o que aumentaria o preço do imóvel porque acaba-se construindo menos unidades - 31.52%
 
mercado: os consumidores ainda não perceberam o valor de uma casa 100% adaptável e , portanto, para todas as fases da vida - 18.48%
 
legislação: a norma é muito genérica, não faz distinção em relação aos ambientes dentro das unidades e as leis sobre o assunto se referem apenas às áreas comuns dos imóveis - 12.5%
 
fornecedores de materiais: pouca oferta, ou desconhecimento, de produtos e acessórios específicos para a construção de ambientes que satisfaçam essas necessidades - 14.67%
 
profissionais e indústria da construção: falta de conhecimento técnico, especialização e atualização sobre o assunto - 22.83%
 
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.