Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 62 - Uso racional do aço no concreto armado
São Paulo, 26 de maio de 2008
 
 
 
Aço na Arquitetura
Uso Racional do Aço no Concreto Armado
A experiência acumulada por mais de trinta anos de labuta na elaboração de projetos, fiscalização, execução e acompanhamento de obras de engenharia, credencia-me a falar sobre o uso racional do aço nas obras de construção civil. Nem sempre os projetos de estrutura são elaborados levando em consideração a economia do aço na construção. Às vezes, o calculista considera apenas o fator segurança, não havendo a preocupação com o econômico. Não há o cuidado de utilizar as pontas ou sobras de aço em outros elementos da estrutura, os quais possuam as dimensões compatíveis com as mesmas.
Mais detalhes
Engenharia de Custo
Gerenciamento Total de Custos

Conceito de GTC - GTC é simplesmente uma equação de riscos e análises, sem esquecer a boa técnica e garantindo lucros. C + L = P, esta é a equação fundamental de toda filosofia GTC, onde a soma de Custos e Lucros é igual ao Preço. Não é possível prever lucros sem calcular custos, sejam eles diretos ou indiretos administrativos ou financeiros. O preço é decorrência direta, e de mão única do somatório de custos e lucros pretendidos, o que numa forma contábil não faz diferença. O caminho as avessas é um risco sem cálculo de se ter um projeto inconcluso ou prejuízos irrecuperáveis.
Mais detalhes

Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Fademac adere ao Pacto Global

Referência em pisos vinílicos, a empresa adota diretrizes socioambientalmente responsáveis na fabricação e na composiição de seus produtos. A Fademac aderiu ao Pacto Global da ONU, que propõe, a empresas e instituições de vários países, ações para promover valores fundamentais nas áreas do meio ambiente, direitos humanos e trabalhistas. Cumprindo o seu papel de agente de transformação social, a Fademac se comprometeu com os princípios propostos em 1999 para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
Mais detalhes

Exercício Profissional
Curso de Geobiologia Prática em São Paulo
Dias 7 e 8 de junho, 5 e 6 de julho, 09 e 10 de agosto. Curso voltado fundamentalmente para profissionais da área da casa e da construção, como consultores de feng-shui, arquitetos, engenheiros, radiestesistas e decoradores. O curso de Geobiologia prática objetiva fornecer informações práticas, retiradas da experiência diária de Allan Lopes Pires como geobiólogo, para a harmonização, cura e interferência em lares e locais de trabalho.
Mais detalhes

Construção em desnível, contenções e arrimos
Case: Uso de gabiões caixa e saco para contenção de parede externa de galpão
Problema: Em função da ação da água e da inexistência de uma plataforma e deformação, uma antiga contenção de margem em gabiões veio a colapso quase que total, colocando em risco a integridade estrutural da parede externa de um galpão.
Solução: A solução adotada foi a construção de uma estrutura em gabiões de 3m de altura, similar à anteriormente existente, com o incremento de uma plataforma de deformação em gabiões saco.
Mais detalhes

Enquete
Ao escolher o reservatório para água potável você verifica se o produto está em conformidade com as Normas Brasileiras para o sistema de reservação (reservatórios poliolefínicos e torneiras de bóia)? (clique no link para votar)

a) Sim, porque há fabricantes que produzem reservatórios feitos de resina sintética que não atendem aos requisitos mínimos de desempenho necessários, tampouco evitam desperdício de água.
b) Sim, porque é importante ter uma norma brasileira específica para esse tipo de reservatório , tão comum na construção civil brasileira.
c) Não. Eu não sabia que já existiam requisitos para esse tipo de produto como : opacidade, resistência ao impacto, resistência à deformação sob a ação da água, toxidade, etc.
d) Não, porque se o produto está no mercado e a marca é referência de qualidade eu não preciso me preocupar com detalhes de fabricação.
e) Sim. É importante saber que existe uma norma, principalmente quando está em jogo não só a saúde das pessoas, mas também o custo da obra, que está diretamente associado à especificação e cotação de preços.

Ver todos os resultados anteriores

 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.