Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 22 de outubro de 2008
Boletim nº 79 - Edifícios Ecológicos
Hidrocad - Amanco

Uso de placas cimentícias na construção pode ser marcado pela criatividade
Em Alvenaria estrutural
Ainda pouco exploradas em toda a sua versatilidade de aplicação, as chapas de cimento e fibras podem ser usadas tanto em paredes com steel frame como em acabamento de fachadas, mas também podem ser aplicadas em pisos, forros e para fechamentos de shafts.

Edifícios Ecológicos
Em Arquitetura sustentável
Criticada mundialmente pela pouca preocupação com o meio ambiente, a China anunciou recentemente que está investindo em construções ambientalmente responsáveis, tendo sido lançado seu primeiro edifício ecológico, com uma economia de até 70% de energia e 60% de água, o que lhe valeu uma certificação internacional.

Tintas com nanotecnologia eliminam superbactérias de hospitais
Em Tintas e vernizes
Cientistas anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de tinta contendo nanopartículas acionadas pela luz que são capazes de eliminar as superbactérias resistentes a antibióticos e que causam milhares de infecções hospitalares todos os anos.

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos
Em Engenharia de Custos
O GTC (Gerenciamento Total de Custos), assim como o do Total Cost Management, implementado em meados da década de 90 nos países de economia de avançada, como os EUA, pode ser ferramental básico para a era de qualidade.

LEDs orgânicos ganham 60% em eficiência e se aproximam da comercialização
Em Iluminação
Tetos que se iluminam por inteiro, telas planas mais eficientes e lâmpadas planas e transparentes são apenas algumas das possibilidades abertas pelos LEDs orgânicos, mais conhecidos como OLEDs(Organic Light Emitting Diodes). Porque essa verdadeira maravilha da iluminação ainda não chegou ao mercado? Porque essas lâmpadas frias e de estado sólido possuem uma ineficiência intrínseca ao seu projeto, que faz com que apenas 20% da luz que elas produzem consiga sair de dentro do próprio OLED.

Para sua reflexão
Em Carreiras de Sucesso
O principal objetivo do IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, através desse seu portal, é levar aos profissionais do setor da construção civil, informações que possam melhorar o seu desenvolvimento profissional, através de artigos que trazem novos produtos, tendências, tecnologias, enfim, tudo aquilo que possa acrescentar algo na sua vida diária profissional.

Enquete

O barulho proveniente das tubulações de esgoto foi apontado como um dos ruídos que mais incomodam os moradores de um prédio. Para resolver essa questão foi lançada uma linha de tubos de esgoto de PVC mineralizado com propriedade de isolamento acústico.
Com relação à solução:

a) É importante porque elimina a necessidade de revestir o tubo de esgoto com material fono-absorvente para atenuar o problema

b) É importante considerar a nova tecnologia como diferencial de conforto e de preocupação com poluição sonora, especialmente em edificações de alto padrão onde esse atributo é reconhecido pelos potenciais moradores

c) Não conheço essa nova tecnologia em tubos de PVC para esgoto

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.