Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 03 de dezembro de 2008
Boletim nº 85 - Louças sanitárias: o novo segmento de atuação da Eternit
Hidrocad - Amanco

O green building ficou pronto e agora?
Em Arquitetura sustentável
Após obter uma certificação ambiental, o processo de sustentabilidade de uma edificação deve continuar. Com a sua ocupação, novos desafios surgem, como, por exemplo, garantir a eficiência dos sistemas condominiais e a saúde de seus ocupantes. Com o objetivo de gerar menores impactos no meio ambiente, os prédios verdes (green buildings) são concebidos e construídos levando-se em conta uma série de cuidados, como controle de erosão e sedimentação do terreno, separação e armazenagem de resíduos recicláveis, utilização de madeira de reflorestamento, redução do consumo de água, entre outros itens.

Impermeabilização : Coberturas não transitáveis
Em Impermeabilização
São aquelas que terão pessoas transitando apenas para manutenções ou em situações emergenciais. São elas: Tampa de reservatório elevado de concreto; Cobertura de casa de máquinas; Cobertura não utilizada para outro fim senão o de cobertura. Essas regiões não exigem grande atenção quanto a resistência à compressão na camada impermeabilizante. A impermeabilização rígida não é recomendada para esses locais susceptíveis de fissuras provenientes da oscilação térmica.

Profissional feliz? profissional de sucesso! Nosso café com açúcar
Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Mark Albion, professor da universidade de Harvard e autor do livro, "Making a Life, Making a Living", realizou uma pesquisa com 1.500 profissionais que obtiveram MBA nas melhores escolas americanas durante 20 anos. Nesse estudo, ele separou aqueles que priorizaram ganhar dinheiro, para depois buscar fazer o que realmente gostariam. Do total 83% dos pesquisados escolheram o emprego por causa do salário. Os demais, 17%, escolheram buscar emprego em áreas que realmente gostassem de trabalhar, movidos pela paixão.

Eternit em novo segmento: Louças Sanitárias
Em Louças sanitárias
O Grupo Eternit – líder nos setores de cobertura, painéis e placas cimentícias – apresenta um novo portfólio ampliando sua atuação no mercado de construção. Entre as novidades, destaca-se a entrada da Eternit em um novo segmento: o de louças sanitárias. Serão lançadas, inicialmente, duas linhas de louças com a marca Eternit para os segmentos médio-luxo e popular, além de peças individuais, como lavatórios e um modelo de bacia one piece (bacia e caixa acoplada numa única peça) para o mercado de luxo. As outras novidades:

Obras de infra-estrutura são destaques.
Em Exercício Profissional
Um dos mais importantes eventos do setor, o Construbusiness 2008 reuniu (1/12), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, executivos, dirigentes sindicais e autoridades políticas para discutir os rumos que vão manter o ritmo de crescimento da cadeia da construção. O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, assinalou que, diante do cenário de retração na economia mundial, o segmento é "uma solução" para o Brasil sobreviver à crise. "Por sua capacidade de manter seu crescimento e sustentar emprego, ele é fundamental para a economia doméstica. Mantida em sua dinâmica, essa cadeia é nosso esteio fundamental", enfatizou.

Emoções da casa inteligente
Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Uma casa capaz de memorizar os hábitos dos seus moradores e de se programar para atender seus desejos. Que consegue se manter limpa, controlar o nível da água, reduzir o consumo de energia e ser monitorada e comandada à distância, inclusive os aparelhos dentro dela, ao toque de botões, de um pocket pc, rádio freqüência ou mesmo pelo celular. Isso é possível porque a automação se baseia na lógica dos padrões - quando se tem movimentos repetitivos, cria-se uma máquina, quando se tem atividades repetitivas, criam-se funções. Simples assim.

As dificuldades no reuso de materiais de construção
Em Restauração e bens históricos
A reutilização de materiais na construção é um problema que envolve vários fatores. Dentre eles o com maior peso é a questão econômica. Pois para desmontar um edifício, de forma tal que se aproveitem as peças, é necessário todo um cuidado especial, como mão de obra especializada e uma armazenagem correta. Os fatores positivos são: a responsabilidade ecológica, e no caso da madeira, trabalhar com um material apurado (que não trabalha mais). Temos que considerar que o tempo transforma os materiais.

Projetos de arquitetura : Contraste x Integração
Em Soluções Arquitetônicas
Diálogo e contextualização são as duas palavras que mais ouvimos hoje num debate sobre arquitetura. Mas dependendo do ponto de vista, estes termos podem ser usados para conceituar opiniões antagônicas. Mas afinal, a arquitetura é como a vida onde, dizem, “os opostos se atraem”? Ou deve conviver em harmonia com seu entorno?

Para sua reflexão

Vivendo com saúde
É grande a preocupação da geração atual sobre a qualidade daquilo que estamos comendo; eu fico aqui pensando quantos de nós estamos preocupados com aquilo que está nos destruindo. Rick Warren

Clique na frase acima e leia todo o texto






Enquete

De uma lado, a crise, de outro: o governo confirma os investimentos do pac, liberam-se financiamentos para as construtoras, liberam-se financiamentos para a casa própria, programa-se aceleração em obras de saneamento. Analisando-se toda essa perspectiva, o que você espera para a área da construção em 2009, em relação a 2008:

a) um ano melhor

b) um ano igual

c) um ano pior

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.