Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 28 de setembro de 2009
Boletim nº 138 - Falando em saúde, e a Caixa d’água de sua casa?
Imagina Tarkett FADEMAC

Pense: Sua casa tem a sua cara?
Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Em pesquisa realizada pela ABD (Associação Brasileira de Designer de Interior) constatou-se que em uma residência o mais desejado em termos de espaço nos banheiros era ter uma banheira e em segundo lugar ter uma linda vista. Já na cozinha, o local onde a maioria dos entrevistados faz suas refeições, apontou-se como vontade número 1 ter uma bonita paisagem da janela e em segundo lugar, ter uma divisória móvel que a integrasse com jardim ou varanda.


EAD e o setor da Construção Civil

Em Curso a Distância
Ao substituir o programa permanente de palestras e convenções presenciais pelo e-learning, uma instituição bancária economizou mais de R$ 150 milhões de reais num período de cinco anos e melhorou a qualidade do serviço prestado ao cliente. O excelente resultado tem a ver com a implantação de um plano de mobilização junto aos funcionários das três mil agências evidenciando as vantagens de um aprendizado mediado pelo computador.


Soluções e truques para pequenos espaços

Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Com as áreas dos apartamentos cada vez mais reduzidas e a necessidade do usuário de permanecer mais horas em casa (segurança, finanças, tecnologia doméstica), seu olhar volta-se para a funcionalidade e inovação, visando uma otimização dos espaços. E o que um casal procura hoje? Soluções inteligentes, com produtos que se adaptem em qualquer ambiente da casa.


A crise está terminando. Você ganhou ou perdeu com ela?
Em Carreiras de Sucesso
Crise! E qual a sua atitude? Essa foi a pergunta que fizemos no mês de outubro do último ano, quando destacávamos que a única certeza que havia, é que no final dela (e crise sempre termina, mais cedo ou mais tarde) haveria vencedores e perdedores. E você? E sua empresa? Está em qual grupo? Essa crise, que reconhecidamente está sendo superada, serviu para seu crescimento?


Falando em saúde, e a Caixa d’água de sua casa?

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
E a saúde de sua família como está? Quais os cuidados que você tem no dia-a-dia em sua casa? Atualmente existe uma enorme preocupação de todos com relação à gripe suína, com o perigo de contágio, com o medo de se contrair esse vírus. E isso é ótimo, pois somente dessa forma poderemos evitar a disseminação dessa doença. Mas, como anda a qualidade da água em sua casa? Acredito que a resposta seja: “ótima”. Será? Uma pergunta: há quanto tempo você não limpa a caixa d’água em sua casa?


Muro de Arrimo Ecológico

Em Geotecnia
Pode-se dizer que os primeiros muros de arrimo eram ecológicos. Pois, não dispunham da tecnologia “moderna” que utiliza o aço e concreto para construção. Vejam que palavra moderna (parágrafo anterior) foi colocada entre parênteses, pois se quer destacar que solução de arrimo utilizando aço e concreto não é mais moderna. Hoje, o moderno é não agredir o meio ambiente e ou minimizar esta agressão. Os muros primitivos em situação de aterros utilizavam material vegetal como reforço dos solos do maciço compactado.


O valor do engenheiro de custos
Em Engenharia de Custos
Apresento abaixo a reprodução original do artigo e proposta apresentada em plenária do CREA-RJ em marco de 1993, quando da realização da V SEMANA do CREA-RJ,no Palácio Itamaraty, comemorativa dos 200 anos de ensino de Engenharia no Brasil. A moção teve aprovação unânime e ainda hoje, apesar de termos evoluído em muitos aspectos, mantem-se atual e fundamental


Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 02

Em Soluções Arquitetônicas
Para exemplificar algumas das principais realizações nos setores de nossa arquitetura durante a última década no Brasil, nos próximos artigos mencionarei alguns projetos e obras que, a meu ver, explicitam algumas linhas de maior interesse na arquitetura contemporânea realizada no país


 

 

1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09

Para sua reflexão

Descontração em meio a pressões
Os dias são tão curtos até para amar; como é possível encontrar tempo para brigar? Margareth Gatty

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Quais disciplinas seriam mais importantes para os cursos de arquitetura e engenharia?

a) Bio-arquitetura / Bioconstrução

b) Empreendedorismo

c) Gestão de negócios voltados para o setor da construção

d) Arquitetura social / Construção social

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

STAG

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.