Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Ueliton Pereira

10 situações que podem espantar seu cliente



Uma das formas que as empresas encontraram para chamar a atenção do cliente foi cuidando da qualidade do atendimento direto que ele irá receber. Essa prática se tornou peça fundamental e fator diferencial para conquistar a valiosa preferência da tão sonhada clientela.

Com a chegada da internet e das mídias sociais a classes mais baixas da população, é cada vez mais comum vermos clientes muito mais exigentes e que buscam sempre um diferencial nos produtos e serviços ofertados. Uma das formas que as empresas encontraram para chamar a atenção do cliente foi cuidando da qualidade do atendimento direto que ele irá receber.



Essa prática se tornou peça fundamental e fator diferencial para conquistar a valiosa preferência da tão sonhada clientela. Diante disto, observe 10 situações que “espantam” a clientela e devem ser evitadas, a fim de trazer o cliente novamente ao ambiente da empresa:

1. Agir com má vontade: tentando se livrar rapidamente do cliente sem resolver o problema dele – Você já deve ter pego algum vendedor que te atendeu e logo se lembrou que faltava alguns minutos para a hora do almoço e de repente – ué cadê ele? - sumiu sem te dar explicação;

2. Agir como um robô: Repetir sempre a mesma coisa, da mesma maneira, com os mesmos movimentos – Alguns vão lembrar das redes de fast food, sei que é uma padronização para “evitar falhas” de comunicação, mas não custa dar uma folga;

3. Conversar mascando chiclete, fumando ou cheirando a cigarro: sempre me lembro da história de um amigo que ao ser atendido viu a vendedora fazer uma bola de ar com chiclete, que explodiu no rosto dela, consequência ele foi embora sem comprar nada;

4. No calor, há outro problema que deve ser evitado: o suor. Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que está transpirando. Dá uma impressão ruim, de desleixo – É claro que há pessoas com problemas de transpiração, porém sempre há jeitinho para evitar ou minimizar a situação.

5. Falar demais: Contar toda a história ou mostrar tudo e esquecer-se de ouvir o que realmente o cliente quer – Já dizia o ditado, temos uma boca e dois ouvidos, pra falar menos e ouvir mais.

6. Olhar de forma arrogante: Medir o cliente de cima para baixo, com ar de desdém, como se ele não soubesse de nada ou não tivesse como pagar pelo produto que está olhando – Todos conhecem alguma história de uma pessoa “simples” que estava olhando determinado produto e por não estar vestida adequadamente, não foi tratada muito bem, não é?

7. Ser frio na hora do atendimento: Tratar o consumidor de forma distante – Atender com má vontade, com cara de quem está em outro lugar, ou simplesmente ficar “seguindo” o cliente pra lá e pra cá.

8. Tratar o cliente como peteca: Dar informações incorretas – Quem vende um produto deve ao menos ter uma noção intermediária do que vende e da empresa onde está, assim evita esse tipo de situação onde necessite ficar passando o “cliente” pra frente ou informá-lo errado.

9. Trocar o nome do cliente: Para gravar p nome de alguém você pode, logo depois do encontro, escrever o nome da pessoa em um pedaço de papel. A escrita é uma das melhores formas de memorização e, mesmo que você jogue o papel no lixo depois, você irá se lembrar do nome escrito.

10. Usar gírias ou dar explicações muito técnicas: nem todos gostam de ser tratados com tanta intimidade, ou com tanta robusteza. Para evitar, seja simples e fale normalmente.

É claro que ainda existem aqueles clientes que preferem o autoatendimento, para já evitar situações como as citadas acima, além que podem ficar a vontade para olhar e escolher o que quiserem e apenas depois solicitar alguém para passar a venda.

Em suma, o processo de venda não é apenas um trabalho para os vendedores, todos os colaboradores de uma empresa vendem de maneira indireta, desde a recepcionista até o diretor geral, e para isso todos devem estar engajados para servir da melhor maneira um cliente, principalmente aquele que está entrando a primeira vez, “apenas para dar uma olhadinha”.

Agora basta você montar uma estratégia de atendimento e coloca-la em prática!



Ueliton Pereira, Administrador pela Universidade do Estado de Mato Grosso, especialista em Administração e Marketing e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico