Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 75 - Conceitos atuais de arquitetura
São Paulo, 17 de setembro de 2008
 
 
 
Soluções Arquitetônicas e Idéias Criativas
Alguns conceitos atuais de Arquitetura
Hoje nos vemos cercados por vários conceitos ligados ao ambiente construído e à Sustentabilidade, por exemplo: Eco-Arquitetura, Arquitetura inteligente, Bioclimática e Arquitetura Sustentável. Eles surgem da necessidade que o setor tem de atender cada vez mais aos problemas do hábitat atual e contribuir para a cadeia de Sustentabilidade. Por isso, a Arquitetura e a Construção se relacionam cada dia mais com diferentes campos de estudo que privilegiam também aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos. Mas de onde vêm esses conceitos? São sinônimos? Quais suas premissas básicas?
Mais detalhes
Instalações Hidráulicas
Alta tecnologia para H2O - tecnologias da água no Pavilhão Alemão Expo de Zaragoza
As tecnologias de água alemãs gozam de grande demanda em todo o mundo diz um especialista no tema: Stephan Köster, que trabalha no instituto de Economia de Água em assentamentos Humanos de Universidade RWTH, de Aquisgrán. O engenheiro assessorou os organizadores do Pavilhão Alemão na Expo Zaragoza na eleição das tecnologias de água exibidas no evento. A exposição vista no Pavilhão Alemão proporciona um panorama do poder inovador da Alemanha. Algumas das tecnologias se adequam especialmente para países em desenvolvimento e emergentes.
Mais detalhes
Exercício Profissional
O TAC no contexto do direito ambiental
O Termo de Ajustamento de Conduta - TAC como instrumento jurídico tem se apresentado para ordenar as mais diversificadas questões, sendo comumente usada para ordenar as ações acordadas em diversas modalidades de conflitos. Neste artigo, procurou-se enfatizar o TAC no contexto do Direito Ambiental e, desta formar reunirem-se elementos fundamentais para a análise das questões ambientais que se inserem em nosso cotidiano.
Mais detalhes
Instalações Hidráulicas
Brasil expõe projetos de saneamento básico em Zaragoza
Está sendo realizada até o dia 14 de setembro na Espanha, a ExpoZaragoza, encontro iniciado no dia 14 de junho que reúne mais de 100 países e ONGs com o intuito de discutir a água e toda sua importância no mundo atual, seja no âmbito ambiental, tecnológico, econômico ou turístico.
Mais detalhes
Coberturas / Sistemas Construtivos
Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde
Atualmente, as telhas térmicas não devem ser vistas apenas como uma solução para proteger termicamente as coberturas das construções, mas também, e especialmente, como uma alternativa de produto para os chamados ‘green buildings”, dentro de critérios da construção sustentável.
Mais detalhes

Enquete
Por que as obras criadas para as Olímpiadas de Pequim foram tão comentadas e elogiadas e pouco se sabe sobre as soluções de arquitetura inclusiva utilizadas para as Paraolimpíadas nesses mesmos locais? (clique no link para votar)

a) Porque as soluções para essa finalidade são simplesmente adaptadas ao projeto original e não têm valor arquitetônico

b) Porque os conceitos da arquitetura inclusiva não fazem parte do projeto original

c) Porque não há a cultura de se valorizar esteticamente uma obra sob esse aspecto

d) Porque os consumidores não têm conhecimento para valorizar uma obra sobre o conceito de uso universal

Ver todos os resultados anteriores

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto
Telha canal, telha francesa ou telha-vã? Janela falsa, janela máximo-ar ou janela de escotilha?
As respostas para essas e muitas outras perguntas você tem agora disponível no "Dicionário do Arquiteto e Engenheiro" a nova área dentro do portal www.forumdaconstrucao.com.br. Após seis anos do lançamento da 1ª edição do Dicionário do Engenheiro e atendendo às solicitações o Engenheiro Antonio Filho Neto está lançando a 2ª edição ampliada e revisada.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.