Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

O que você espera do 2º mandato da Pres. Dilma, em relação ao 1º mandato:




Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Esta área é patrocinada pela Eternit, no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água de fibrocimento. Além desses produtos, oferece telhas metálicas, soluções para agilização de obras como o painel wall; caixas-d’água de fibrocimento e de polietileno Eterplac, uma placa cimentícia de excelente performance técnica e versatilidade e Louças Sanitárias, uma nova forma para a qualidade que todos já conhecem.
Focada na promoção da sustentabilidade, é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e busca concentrar suas ações sociais e ambientais no público interno, nas comunidades e entidades no entorno de suas unidades.
Veja mais sobre a Eternit na página da empresa em nosso site

Em Coberturas / Sistemas Construtivos (veja mais 27 artigos nesta área)

por Redação Fórum da Construção

Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde



Atualmente, as telhas térmicas não devem ser vistas apenas como uma solução para proteger termicamente as coberturas das construções, mas também, e especialmente, como uma alternativa de produto para os chamados ‘green buildings”, dentro de critérios da  construção sustentável.

Proteger termicamente as coberturas sempre foi um ponto crítico da construção. As telhas sanduíche (telha + isolante + telha) , usadas para coberturas, e suas variações para paredes, usadas para os fechamentos laterais, forros e pisos, são uma  evolução bem percebida desse sistema. A Eternit, por exemplo, acaba de lançar uma linha de telhas metálicas também na versão termoacústica - telhas sanduíches e “telha forro” (telha + isolante + acabamento decorativo), visando economia de energia em ambientes climatizados e redução de ruído, traduzindo-se em melhor conforto térmico e acústico do ambiente.

Desenvolvidas originalmente dentro do conceito de produto “integrado” a elementos construtivos, a versatilidade de aplicação desse tipo de produto permite que as telhas termoacústicas sejam especificadas também em projetos residenciais, não só para edificações industriais como tradicionalmente tem acontecido.

O segredo está em saber especificar o produto certo, em saber explorar todas as variáveis  do local e do ambiente a ser construído, de como integrar ao projeto com os demais projetos da obra, de saber avaliar a viabilidade econômica, considerando inclusive o impacto da eliminação total ou da redução do uso de aparelhos de climatização.

Se não é qualquer tipo de material ou sistema construtivo que vai proporcionar o conforto térmico de uma construção, também não será qualquer produto, pois cada um apresenta características técnicas próprias. Portanto, é preciso primeiro saber se ele é adequado ou não ao clima onde será utilizado. A região do país é determinante para a decisão, porque é preciso considerar a temperatura externa predominante x a temperatura interna desejada e aplicar na equação: fontes internas de calor,  espessura necessária do material para conseguir a conservação da energia desejada etc.

As telhas termoacústicas lançadas pela Eternit apresentam-se como uma ótima solução em regiões com elevada concentração de umidade no ar, para evitar o gotejamento que ocorre com a condensação da umidade interna quando em contato com as coberturas aquecidas pela ação do sol.Além de solucionar esse tipo de problema, devido o seu isolamento térmico, as telhas permitem o uso de menores equipamentos de refrigeração e consumo de energia elétrica.

Outros aspectos devem ser analisados quando do projeto para uso de sistemas termoacústicos como os cuidados com instalação, proteção contra a entrada de água no material isolante e, no caso de fechamentos com isolante de material plástico, sua resistência ao fogo, e outras características de desempenho do produto.

No caso das telhas termoacústicas da Eternit,  fabricadas no sistema "sanduiche" (telha + isolante + telha),  utiliza o EPS (poliestireno expandido) como isolante. O produto é cortado no mesmo perfil das telhas, proporcionando um encaixe e colagem perfeitos, além de alta performance.


telha forro Eternit - para fechamentos de coberturas



Solução inovadora para fechamentos de coberturas

A Eternit desenvolveu uma telha com acabamento decorativo, de forma a dispensar a instalação de forro. Por ser fabricada em processo contínuo e usar apenas uma telha, seu custo é baixo e pesa menos que outros tipos de coberturas termoacústicas. Vence vãos de até 12m e proporciona uma redução significativa nos gastos com a climatização do ambiente.


telha metálica trapezoidal 40 Eternit





Fabricada a partir da Telha Trapezoidal 40,a telha forro Eternit recebe uma injeção de isolante feito em PU (poliuretano) que se molda na telha (preenche os "trapézios"), além de formar uma camada isolante de 30mm de espessura, proporcionando grande eficiência termoacústica em função das propriedades do poliuretano.


A telha recebe um revestimento, na face inferior do poliuretano, de PVC branco decorativo que tem a função de acabamento, conferindo o aspecto de forro com um visual extremamente agradável. 

Legenda da primeira imagem: telha termoacústica Eternit

Comentários

Mais artigos

Como projetar um telhado

Evite problemas no telhado

Como posso dimensionar a caixa d'água da minha residência?

Coberturas: usando a barreira radiante de maneira correta

Como pintar telhas de Fibrocimento?

O Calor e Seus Efeitos nas Edificações

Telhados brancos podem esquentar, e não esfriar

O que são placas cimentícias?

A utilização de placa cimentícia em sistemas construtivos. Algumas dicas.

Sistema construtivo pré-fabricado, ou sistema convencional?

Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos

Telhado inteligente economiza energia em todas as estações

Em assembléia, acionistas da Eternit aprovam compra da Tégula.

Isolamento acústico. O que é? Como resolver?

Falando em saúde, e a Caixa d’água de sua casa?

Telhas metálicas levando versatilidade nos projetos de cobertura.

Sistema construtivo: rapidez, qualidade, com sustentabilidade.

Placa cimentícia, unindo versatilidade, leveza e solução arquitetônica

Light Steel Framing, versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.

Cobertura com Telhas de fibrocimento

Proteção e beleza com telhados

O amianto e o risco à soberania nacional

Painéis Wall Eternit: projetos com aparência de obra de arte.

Placas cimentícias revitalizam fachadas

Uso de placas cimentícias na construção pode ser marcado pela criatividade

Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde

Obra rápida e limpa. Eco – Pousada Teju-Açu.

Cobertura estrutural Massimiliano Fuksas