Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

Ainda na política. Você acha que o “escândalo da Petrobrás” vai afetar o governo da Pres. Dilma?



Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Todos os artigos sobre Alvenaria estrutural:

Diferenças entre alvenaria estrutural e convencional
por Redação do Fórum da Construção

Saber qual dos métodos construtivos adotar na estrutura da casa é um passo importante, que deve ser dado de acordo com a topografia, o projeto de arquitetura, o tipo de solo entre outros fatores.

Alvenaria de Vedação
por Redação do Fórum da Construção

É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos.

Transporte do concreto requer cuidados especiais
por Altair Santos

Um caminhão betoneira, de acordo com a ABNT NBR 7212:2012 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento -, precisa, independentemente das condições de tráfego e da distância entre a central e o local da obra que contratou o serviço, entregar o material que carrega no tempo máximo de 150 minutos (item 4.5.3, letra b).

Alvenaria estrutural: saiba como evitar patologias
por Altair Santos

Na história da construção civil brasileira há relatos de que na década de 1960 surgiram os primeiros prédios em alvenaria estrutural. A tecnologia intensificou-se nos anos 1970, recrudesceu, mas a partir de 2009, quando foi lançado o Minha Casa, Minha Vida, praticamente transformou-se no sistema construtivo oficial do programa.

Como lidar com as trincas nas edificações
por Engº Roberto Boscarriol Jr

Podemos, entre os diversos tipos de patologias dos edifícios, falar das trincas (nome genérico) nos mesmos. Entre outros, podemos destacar os seguintes aspectos: psicológico, o de possível comprometimento da estrutura e o de vazamentos.

Alvenaria estrutural com blocos de concreto: Como projetar a modulação?
por Redação do Fórum da Construção

Antes de mais nada, uma dica para os iniciantes: procure obter o máximo possível de conhecimentos sobre o sistema construtivo. É necessário entender os como os blocos vazados de concreto se comportam e interagem.

Alvenaria estrutural: vantagens, desvantagens e cuidados.
por Redação do Fórum da Construção

Na alvenaria estrutural, as paredes são as estruturas da obra, por isso elas nunca devem ser removidas.

Alvenaria estrutural de blocos de concreto
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto. No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra.

Alvenaria estrutual, conheça seus segredos
por Redação Fórum da Cconstrução

Nada de vigas nem pilares. O nome desse método já diz tudo: são as paredes que sustentam a casa. Com isso, a economia é certa. E a boa notícia é que, usando aço e concreto em alguns pontos, a imaginação não tem limites.

Porque construir com alvenaria estrutural?
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural com blocos de concreto apresenta vantagens muito superiores aos outros tipos de alvenarias, tais como confiabilidade, qualidade garantida por normas, ensaios e pelo Selo da Qualidade, custos competitivos e benefícios à sociedade.

Sistemas estruturais e concepção arquitetônica
por Eng. Ricardo Henrique Dias

Dentre os desafios que a engenharia de estruturas enfrenta, um dos maiores relaciona-se à concepção de sistemas seguros e economicamente viáveis para estabilizar grandes vãos projetados pela arquitetura. A maior aplicação dos grandes vãos acontece nas estruturas de pontes ou "obras-de-arte". Aparecem então estruturas caras e monumentais, aplicando o que há de mais atual em tecnologia dos materiais, modelos de análise e técnicas de execução.

Alvenaria estrutural. O que é?
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

Sistema construtivo: Universidade Federal da Paraíba desenvolve proposta modular à base de blocos de gesso
por Redação do Forum da Construção

Integrada ao Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) busca maior aproveitamento dessa matéria-prima em habitações de interesse social

Lajes nervuradas agilizam a construção e beneficiam o meio-ambiente

As lajes nervuradas chegaram com atributos de eficiência, agilidade e versatilidade na construção. Despontam agora como participantes ativas a favor do green building.

Procedimentos e cuidados na execução de alvenaria
por Arq. Iberê M. Campos

Em nossos artigos anteriores sobre alvenaria mostramos os diversos tipos de tijolos e também como fazer as amarrações e junções para formar paredes de ½ tijolo, 1 tijolo ou maiores. Agora, veremos a forma de levantar as paredes com os devidos cuidados para evitar trincas e desalinhamentos.

Alvenaria com tijolos comuns
por Arq. Iberê M. Campos

Em nosso artigo anterior sobre Alvenaria Estrutural citamos que você provavelmente já conhecia este sistema, talvez até já tenha morado em uma residência feita com Alvenaria Estrutural. Com efeito, antigamente era comum construir sobrados residenciais com tijolos maciços de barro. Esta técnica é bem antiga e serviu de base para todos os tipos de alvenaria, inclusive a Estrutural. Vale a pena conhecê-la.

Tipos de tijolo para alvenaria
por Arq. Iberê M. Campos

As alvenarias estão entre os elementos mais versáteis da construção, servindo não só para vedação mas também como elemento estrutural, de apoio, fundação ou simplesmente decorativo. Justamente por isto há diversos tipos de material que podem ser usados, cada um deles com suas características e finalidades próprias. Veja os mais comuns.

O que é alvenaria estrutural?
por Arq. Iberê M. Campos

Você provavelmente já sabe o que é Alvenaria Estrutural, mas talvez ainda não tinha percebido isto. É o mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade. Nos tempos bíblicos, o pessoal da Babilônia já construía com tijolos de barro seco ao sol, os antigos egípcios usavam alvenaria de pedra, e na Idade Média foram construídas pontes e catedrais que estão de pé até hoje – e provavelmente ainda estarão por lá durante muitos séculos.