Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

IBDA

IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, é uma organização não governamental que tem como missão levar o conhecimento da arquitetura e das modernas técnicas de projetos, construção e design ao maior número de pessoas.

O objetivo é divulgar conhecimento técnico não somente para os profissionais do setor, mas a todas as pessoas interessadas, pois todo tem o direito de conhecer e usar as modernas técnicas de construção, e com isso, melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

O foco principal  é estreitar o relacionamento entre a indústria, o varejo, os profissionais e consumidores do ramo da Construção Civil. Acreditamos que a disseminação, o conhecimento e a discussão de produtos, tecnologias, conceitos e fatos do setor podem beneficiar toda a cadeia.

Constituição jurídica do IBDA

O IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, é uma instituição do terceiro setor, sem fins lucrativos, da iniciativa privada, com independência administrativa e financeira, fundada em 10 de abril de 2006,  como Associação Civil de Interesse Público, regendo-se pelo seu estatuto, devidamente registrado e legalizado, e pela Lei Federal nº 9.790/99, e Decreto Federal nº 3.100/99, e pela legislação que lhe for aplicável.

As ações do IBDA

Conforme estatuto os objetivos o IBDA são :

- Promover a divulgação do conhecimento para todos os segmentos, através de instrumentos e ações transformadoras da realidade atual,  

- Fomentar o desenvolvimento da arquitetura e engenharia visando à conscientização do profissional, estimulando o desenvolvimento de conceitos, promovendo o desenvolvimento sócio econômico, 

- Promover o aperfeiçoamento do profissional ligado à construção, e desenvolver em parceria com instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, palestras, seminários, eventos, exposições, sempre buscando a capacitação técnica, observando sempre as normas e orientações fornecidas pelas áreas competentes governamentais, para efetiva habilitação e adequação profissional do beneficiado

- Elaborar estudos e pesquisas, divulgação de informações, conhecimentos técnicos, isoladamente ou em convênio com estabelecimentos de ensino ou de pesquisa, particulares ou públicos, e entidades congêneres, nacionais ou internacionais

- Divulgar e publicar, pesquisas, estudos, material audiovisual, tais como livros, revistas, jornais, boletins impressos e eletrônicos, filmes, programas de rádio, televisão e internet, participando, fomentando ou organizando cursos de capacitação, fóruns, debates, publicações, feiras, seminários, congressos e eventos em geral, que promovam integral ou parcialmente os objetivos do IBDA.

- Promover em todos os níveis governamentais a criação de mecanismos legais que ofereçam incentivos à ação do desenvolvimento da arquitetura e engenharia brasileira

Desenvolver e incentivar projetos visando o reaproveitamento de materiais usados

O PORTAL DO IBDA

O Fórum da Construção é um site com informações sobre o que está acontecendo no mundo da arquitetura e da construção civil.
Perfeitamente integrado aos objetivos estatutários do IBDA, é um veículo de relacionamento envolvendo todas às áreas do setor da construção civil brasileira.

Definiu-se que teríamos como prioridade as áreas de SUSTENTABILIDADE  e ACESSIBILIDADE, por entendermos que devem ser uma constante preocupação de todos os setores.

Nosso portal é dividido em áreas com o intuito de facilitar as pesquisas e concentrar as informações correlatas, e, por definição de estatuto, não temos preferências por produtos, setores, marcas e tendências. Queremos ser um espaço livre e democrático no qual todos se encontrem. O que é melhor ou não, nunca será uma decisão do IBDA. Não temos competência para tal decisão.