Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

2015, para o setor da construção, em relação à 2014, será:




Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Todos os artigos sobre Gerenciamento de obras:

Os benefícios do gerenciamento de obras
por Engº Fernando Neaime

Gerenciamento de Obras é um tipo de serviço de Engenharia que tem como foco fazer com que sejam cumpridos os objetivos de custo, prazo e qualidade. Evitando problemas, quanto a atrasos e aumento de custos.

A Viabilidade da Mecanização na Construção Civil
por Engenheiro Civil João Bosco Vieira da Silva

Cada serviço possui um custo de mão-de-obra, material e equipamento, tudo isso deve ser agregado ao preço final do produto, o levantamento desses custos deve ser o ponto mais difícil no planejamento de um projeto, por que trabalhamos diretamente com variáveis de custos e principalmente o fator humano que por natureza é bastante complexo, tudo isso dentro de um sistema previamente elaborado para um determinado projeto que deve atingir todos os seus objetivos.

Gerenciamento e fiscalização de contratos
por Alexandre Fracchetta

Dando continuidade aos assuntos sobre gerenciamento, já comentamos aqui sobre dicas, para manter sua equipe unida, gerenciamento de projetos e obras, gerenciamento de pessoas, e para complementar agora algumas praticas sobre gerenciamento e fiscalização de contratos no qual julgo ser o mais critico entre todos eles.

Gerenciamento de equipes de trabalho
por Alexandre Fracchetta

Assunto já abordado aqui no que se refere á gerenciamento de projetos, gostaria de complementar falando um pouco sobre gerenciamento de equipes o qual estão diretamente ligados.

Gerenciamento de Projetos e Obras
por Alexandre Fracchetta

Da antiga prancheta aos atuais programas de desenho para computador e das ferramentas de software para controle de cronogramas e execução de obras, grandes transformações ocorreram e toda uma cultura foi alterada nesta área. Grandes números de profissionais tiveram que reciclar seus conhecimentos para continuar tendo espaço no mercado de trabalho.

Cuidados ao gerenciar sua obra
por Engº. Alessandro Koliski

Desde a escolha do terreno até a execução da obra, a construção deve ter planejamento e organização adequados, de forma a otimizar os custos. Existem alguns cuidados que devem ser levados em conta antes de iniciar uma obra, afinal cada etapa requer cuidados específicos. Veja resumidamente algumas dicas:

A obra atrasou, e agora?
por Pâmela Reis

Os atrasos na conclusão de obras, cada vez mais frequentes no segmento residencial, po­­dem desencadear uma série de prejuízos para empresas da construção civil. Se não há como se proteger de todas as consequências, algumas medidas corretivas podem ajudar a reduzir os estragos.

Gerenciamento de Obra: agilidade e sincronia das equipes são os maiores desafios, “porque o tempo não para”!
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais com formações e comportamentos diversificados. Caso isso não ocorra, poderá haver inúmeras perdas, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional, comprometendo a qualidade e o tempo.

Alcoolismo no canteiro de obras é perigo iminente
por Arq. Iberê M. Campos

Já virou até piada no meio, parece que “peão de obra que NÃO bebe tem algum problema”, quando deveria ser justamente ao contrário. O alcoolismo é um problema grave no mundo todo, mas no Brasil assume contornos perigosos em especial na construção civil, que lida com materiais e equipamentos caros e pesados, com risco iminente à integridade física não só do operário mas também de todos os que lá estão.

Obra parada, resultado da falta de planejamento e de administração
por Arq. Iberê M. Campos

Quem anda por aí observando as construções certamente já reparou nas obras paradas que se espalham pelas ruas de todo o Brasil. Residências, prédios de apartamentos e obras públicas são as vítimas mais constantes deste mal, cada uma por suas razões mas que, no final, se resumem a falta de planejamento, um dos principais sintomas da administração deficiente.

Será que o Custo Unitário Básico (CUB) serve realmente para orçar uma construção?
por Arq. Iberê M. Campos

O Custo Unitário Básico (CUB) da Construção Civil é usado para cálculos, avaliações e até em contratos. Mas deve-se ter em mente que este é um índice médio, regional, limitado e que portanto deve ser usado com cuidado para não colocar o profissional ou seu cliente em apuros.

Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia
por Arq. Iberê M. Campos

Todos que já fizeram reforma em sua própria casa sabem o quanto pode ser desagradável. Depois de tudo pronto e limpo é outra coisa mas, durante a obra, a inda e vinda de pedreiros e pintores, a entrada e saída de materiais, a sujeira por toda a parte, os fornecedores que não cumprem a palavra e, pior de tudo, o orçamento estourado são coisas que desanimam quem ousa pensar em reformar novamente. Estes inconvenientes, entretanto, podem ser muito atenuados pelo uso de profissionais qualificados para planejar e administrar.

Critérios de medição em obra
por Arq. Iberê M. Campos

Quem está começando agora na administração de obras pode estranhar certos critérios de medição para remunerar empreiteiros. Se este é o seu caso, procure se informar com este artigo e tenha argumentos para defender seu trabalho.

Medição de vidros e a eterna questão do custo versus preço
por Arq. Iberê M. Campos

Cada empresário tem seus próprios sistemas de cálculo de preço. Claro que existem os procedimentos lógicos e técnicos, mas nem todos parecem segui-los, em especial algumas empresas de colocação de vidros. Veja o que aconteceu e tire suas próprias conclusões.

Compra de terreno para construção: o que é importante?
por Eng. Civil Eugênio Pacelli de B. Silveira

Um dos principais questionamentos pelos quais se depara quem quer construir seu imóvel é a escolha do terreno. Nem sempre são levados em consideração itens importantes, que depois poderão ser motivos de insatisfação para o novo proprietário. Veja algumas considerações importantes.

Matec Engenharia apresenta Sistema de Gestão de Planejamento

Construtora conta sua experiência em importantes seminários em eventos do setor de tecnologia usando seu Sistema de Gestão do Planejamento fundamentado nas práticas do Project Management Institute (PMI).