Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Gerenciamento e Administração de Obras:

5 Maneiras De Evitar Custos Inesperados No Seu Negócio De Construção
por Redação do Fórum da Construção

Quantas vezes você deixou dinheiro na mesa na hora de executar um projeto por que não contabilizou de forma assertiva os custos da obra? Ou, pior, com que frequência você entrega a obra apenas para descobrir em seguida que você estava pagando para trabalhar?

Passo a passo da construção: como administrar uma obra?
por Wilson Pacheco Jr

Atender aos objetivos de qualidade, prazo e custo de cada projeto é um desafio constante para quem trabalha com gestão de obras. Mas saber como administrar uma obra com eficiência é ainda mais difícil quando, de repente, começam a surgir vários projetos dentro de um só.

Terceirização na Construção Civil: 5 vantagens para a sua empresa
por Redação do Fórum da Construção

Com as crescentes mudanças na economia mundial, os setores produtivos são forçados a tornar seus processos cada vez mais eficientes – dessa forma, é possível produzir em maior quantidade e no menor tempo e custo possíveis.

Problemas mais comuns no dia a dia da obra e como evitá-los
por Wilson Pacheco Jr.

O dia a dia da obra é complexo e cheio de detalhes para serem observados, mas evitar problemas e imprevistos é possível. Saiba como.

Engenharia de custos: entenda sua importância
por Juliana Nakamura

Você sabe que estouros em orçamentos de obras são problemas muito sérios, causadores de grande impacto no resultado financeiro das empresas do setor, certo? Não à toa tem se dado cada vez mais atenção para a Engenharia de Custos, tema do nosso post de hoje.

Como escolher materiais de construção
por Redação do Fórum da Construção

O processo de compras e gestão de materiais são de extrema importância para a realização de uma obra, seja em um projeto de uma grande construtora ou de uma reforma domiciliar. Há inúmeros cuidados necessários para garantir um desenvolvimento tranquilo e um resultado de satisfatório.

Como aplicar a Engenharia de Custos na obra
por Tomás Lima

Terminar a obra no prazo e sem estourar o orçamento é o sonho de toda construtora. Mas, no Brasil, esse é um desafio e tanto. Mas, apesar de problemas como desperdício e falta de qualificação profissional, é possível garantir que esses dois itens sejam cumpridos.

O que fazer antes de iniciar uma obra?
por Jéssica Huller

Após a decisão de se realizar uma obra, os primeiros passos precisam estar bem claros para garantir uma construção sem imprevistos.

Os 7 problemas da falta de visita técnica de campo
por Eng. Jonathan Degani

Para entregar uma boa obra, além de se ter um bom projeto, utilizar bons materiais e ter uma boa mão de obra, é necessário ter um bom acompanhamento técnico.

Como lidar com os imprevistos mais comuns em obras
por Thales Pinheiro

Acidentes de trabalho, temporadas de chuvas, indisponibilidade de material e falta de engajamento da mão de obra são exemplos clássicos que podem afetar todo o cronograma de uma obra.

5 coisas importantes sobre o gerenciamento de obras
por Redação do Fórum da Cconstrução

Na hora de optar por uma nova construção, é importante pensar se esse é o caminho certo e como percorrê-lo. A maioria das pessoas não sabem sobre pontos cruciais do gerenciamento de obras e como ele é crucial para que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e custo atendidos, evitando atrasos e aumento de custo.

Planejamento de obras: 4 dicas úteis para evitar atrasos em construções
por Nadine Alves

O planejamento de obras tira o sono de muitos engenheiros e gestores da construção civil. Mesmo assim, ao menos 25% do tempo destes profissionais será gasto apenas para solucionar problemas e imprevistos.

Como aplicar a gestão de projetos na Engenharia Civil
por Redação do Fórum da Construção

Parte essencial do trabalho de um engenheiro civil é lidar com planejamentos. Além de desenvolver todas as etapas específicas de um projeto de construção, nas quais o profissional se capacita durante a graduação, é imprescindível que um engenheiro também saiba lidar com os fundamentos da gestão de projetos.

Como ter um controle dos custos da obra com a produtividade?
por Redação do Fórum da Construção

Diante de um mercado competitivo e exigente, maior controle na produtividade, passou a ser uma necessidade básica para muitas empresas.

9 boas práticas que você deve adotar para o gerenciamento de obras
por Redação do Fórum da Construção

Em tempos de crise, buscar eficiência na execução de projetos é um diferencial competitivo para o profissional responsável pelo gerenciamento de obras.Como gestor ou empreiteiro, é preciso saber um conjunto de atividades, que vão desde o planejamento até um controle de qualidade.

Do planejamento ao acabamento, quais são as etapas de uma obra?
por Redação do Fórum da Construção

Quando pensamos em reformar uma residência, principalmente quando se trata de um apartamento, diversos cuidados devem ser tomados. O primeiro passo é sempre buscar profissionais qualificados. Mas quais os outros? Confira a seguir quais são as etapas de uma obra!

Aprenda melhorar o controle de gastos em uma construção civil
por Redação do Fórum da Construção

A principal preocupação para qualquer construtora é evitar desperdícios e perdas durante a execução das obras. O controle de gastos em uma construção civil deve ser realizado de forma rigorosa, a fim de evitar demora no andamento do projeto e evitar que os custos estejam acima do projetado.

Quem e como contratar na hora de reformar ou construir sua casa?
por Arqºs Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Existem diversas maneiras de se realizar uma obra. Explicaremos sucintamente as mais básicas, mas tenha em mente que é possível realizar combinações entre o que iremos descrever e que não existe uma solução “ideal”.

Como organizar as finanças em empresas de serviços de construção civil
por Redação do Fórum da Construção

A gestão de empresas de serviços de construção civil precisa contar com um controle financeiro altamente eficaz para ser competitiva e eficiente na crise. Veja como fazer:

Qual a importância da Engenharia de Custos na obra?
por Redação do Fórum da Construção

No cenário da construção civil brasileira, os atrasos na entrega de obras – sejam residenciais, sejam comerciais – são recorrentes.

Dicas para planejar bem a obra
por Giovanny Gerolla

Saiba que profissionais contratar, como planejar uma obra sem desperdícios e cumprir o orçamento. Se você também está pensando em repaginar a casa, tire suas dúvidas neste artigo:

Como fazer o gerenciamento de obras
por Juliana Nakamura

O gerenciamento de obras no Brasil é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966. Porém, na maioria das vezes, essa tarefa é preterida por arquitetos e abraçada pelos engenheiros.

10 dicas para planejar e concluir uma reforma sem sofrimento
por Arqªs Adriana Victorelli e Laurimar Coelho

Você pretende fazer uma reforma em casa, mas não sabe por onde começar e nem o que priorizar? Conheça 10 dicas preciosas de como manter todas as fases sob controle.

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra
por Redação do Fórum da Construção

O setor da construção civil obviamente apresenta muitos riscos aos operários, pois lida com maquinários de enormes proporções, além das rotinas mais pesadas de trabalho, ferramentas e práticas reiteradas, que, com o tempo, as pessoas costumam reduzir a atenção durante sua efetivação.

Como gerenciar sua obra de maneira mais tranquila
por Redação do Fórum da Construção

Como gestor ou empreiteiro no ramo da construção, você tem que saber fazer bem um conjunto grande de atividades: cuidar do controle de qualidade da empresa, gerenciar suas operações e negócios, cuidar dos recursos humanos e organizar o caixa e os orçamentos.

Gerenciamento de obras: 5 processos para melhorar
por Redação do Fórum da Construção

Quantas vezes você já teve dificuldades por não ter um bom planejamento em suas obras? Ter um planejamento bem estruturado é fundamental para ser bem sucedido na gestão de obras.

Que cuidados tomar ao contratar a mão de obra para uma reforma ou construção?
por Redação do Fórum da Construção

Se você pensa em fazer sua obra diretamente com um empreiteiro, sem o gerenciamento ou acompanhamento de um profissional da área, como um engenheiro ou arquiteto, existem alguns cuidados que devem ser tomados.

A crise da engenharia de projetos no Brasil
por José Roberto Bernasconi

A arquitetura e a engenharia de projetos enfrentam um grande desafio. A sobrevivência da atividade, das empresas do setor e, portanto, do conhecimento acumulado em décadas está em risco, e as principais causas dessa ameaça são externas ao segmento.

Construção Civil: Vantagens do gerenciar obras
por Redação do Fórum da Construção

Gerenciamento de obras é um tipo de serviço de engenharia que tem como foco fazer com que sejam cumpridos os objetivos de custo, prazo e qualidade, evitando problemas quanto a atrasos e aumento de custos.

Os benefícios do gerenciamento de obras
por Engº Fernando Neaime

Gerenciamento de Obras é um tipo de serviço de Engenharia que tem como foco fazer com que sejam cumpridos os objetivos de custo, prazo e qualidade. Evitando problemas, quanto a atrasos e aumento de custos.

A Viabilidade da Mecanização na Construção Civil
por Engenheiro Civil João Bosco Vieira da Silva

Cada serviço possui um custo de mão-de-obra, material e equipamento, tudo isso deve ser agregado ao preço final do produto, o levantamento desses custos deve ser o ponto mais difícil no planejamento de um projeto, por que trabalhamos diretamente com variáveis de custos e principalmente o fator humano que por natureza é bastante complexo, tudo isso dentro de um sistema previamente elaborado para um determinado projeto que deve atingir todos os seus objetivos.

Gerenciamento e fiscalização de contratos
por Alexandre Fracchetta

Dando continuidade aos assuntos sobre gerenciamento, já comentamos aqui sobre dicas, para manter sua equipe unida, gerenciamento de projetos e obras, gerenciamento de pessoas, e para complementar agora algumas praticas sobre gerenciamento e fiscalização de contratos no qual julgo ser o mais critico entre todos eles.

Gerenciamento de equipes de trabalho
por Alexandre Fracchetta

Assunto já abordado aqui no que se refere á gerenciamento de projetos, gostaria de complementar falando um pouco sobre gerenciamento de equipes o qual estão diretamente ligados.

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Gerenciamento de custos começa na criação do projeto, nos primeiros estudos de viabilidade, onde o nível de precisão geralmente é de ordem de grandeza.

Gerenciamento de Projetos e Obras
por Alexandre Fracchetta

Da antiga prancheta aos atuais programas de desenho para computador e das ferramentas de software para controle de cronogramas e execução de obras, grandes transformações ocorreram e toda uma cultura foi alterada nesta área. Grandes números de profissionais tiveram que reciclar seus conhecimentos para continuar tendo espaço no mercado de trabalho.

Cuidados ao gerenciar sua obra
por Engº. Alessandro Koliski

Desde a escolha do terreno até a execução da obra, a construção deve ter planejamento e organização adequados, de forma a otimizar os custos. Existem alguns cuidados que devem ser levados em conta antes de iniciar uma obra, afinal cada etapa requer cuidados específicos. Veja resumidamente algumas dicas:

Orçamentação e custo de obras civis
por Eng. Civil João Bosco Vieira da Silva

A engenharia de custos ao longo dos anos desenvolveu diversos métodos para se determinar a estimativa do custo de produção em obras civis, mas o objetivo maior de cada método é comum, ou seja, determinar uma estimativa de custo baixo de produção para o projeto ou empreendimento a ser realizado.

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil
por Afonso Carlos Barbosa Junior

O presente trabalho mostra a deficiência do setor da construção civil no Brasil no entendimento da importância de uma boa gestão dos projetos a serem executados. Atualmente, com o crescimento e surgimento de novas empresas no setor de construção imobiliária, tornou-se de importância estratégica para as empresas que pretendem continuar no mercado e aproveitar de melhor maneira este fase de crescimento, uma ótima gestão de seus projetos.

Como medir a produtividade na construção civil
por Eng. Civil João Bosco Vieira da Silva

Podemos definir produtividade segundo KELLOGG (1981), como sendo a relação entre produto gerado por homem-hora. De maneira mais genérica, podemos definir como sendo a relação entre as saídas e as entradas de um processo produtivo.

A obra atrasou, e agora?
por Pâmela Reis

Os atrasos na conclusão de obras, cada vez mais frequentes no segmento residencial, po­­dem desencadear uma série de prejuízos para empresas da construção civil. Se não há como se proteger de todas as consequências, algumas medidas corretivas podem ajudar a reduzir os estragos.

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Devemos aprender a calcular custos de um Projeto ou de uma Obra, de forma a não deixar margem a dúvidas o plano de trabalho de nossos serviços técnicos. Para nossos clientes e para nós mesmos, devemos estar seguros dos preços propostos serem viáveis e obviamente rentáveis.

Apropriação de custos na construção civil
por Márcio Lenin M. Azevedo

A construção civil é por natureza uma atividade que envolve muitos custos, onde facilmente, as médias e grandes construções alcançam um orçamento na casa dos milhões ou bilhões de Reais. Acredita-se que um trabalho de orçamentação bem feito seja suficiente para garantir a previsão de custo de uma obra, fato que não é totalmente verdade, ou seja, o trabalho de orçamentação em si é apenas uma antevisão do custo da obra.

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil
por João Bosco Vieira da Silva

Infelizmente hoje no Brasil não temos o uso perfeito da engenharia de custos dentro das obras públicas, ciência de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico do país.

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

A importância do cálculo orçamentário na história da Engenharia Brasileira parecia que ia se apagar com o tempo, a partir da implantação dos primeiros currículos formais, lá se vão mais de dois séculos.

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI
por Paulo Roberto Vilela Dias

O IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, representante brasileiro no ICEC – International Cost Engineering Council,desde 1981, vem atuando em  pesquisa e definindo orientação técnica sobre Orçamento de Obras e Cálculo do BDI desde o ano de 2000.

O valor do engenheiro de custos
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Apresento abaixo a reprodução original do artigo e proposta apresentada em plenária do CREA-RJ em marco de 1993, quando da realização da V SEMANA do CREA-RJ,no Palácio Itamaraty, comemorativa dos 200 anos de ensino de Engenharia no Brasil. A moção teve aprovação unânime e ainda hoje, apesar de termos evoluído em muitos aspectos, mantem-se atual e fundamental:

Gerenciamento de Obra: agilidade e sincronia das equipes são os maiores desafios, “porque o tempo não para”!
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais com formações e comportamentos diversificados. Caso isso não ocorra, poderá haver inúmeras perdas, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional, comprometendo a qualidade e o tempo.

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

O empreendimento, independentemente de seu porte, nasce de uma vontade de se reformar, modificar, acrescentar ou construir algo. Os recursos disponíveis, muitas vezes criam falsas expectativas, em termos do que se pode realizar. É fundamental para qualquer projeto, um estudo que vai quantificar o montante de gastos a serem despendidos, uma grandeza de preços.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil
por Olegário Mariano de Oliveira

Se você é daqueles que acha que sempre pode gastar sem pensar, que depois corre atrás do “prejuízo”, saiba que no ramo de construção civil, nem sempre isso é recomendado. Às vezes uma obra inacabada por falta de verba, pode levar a deterioração da mesma e colocar em risco todo o capital já investido.

Custo - resultado na construção
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

A propalada questão do suposto custo-benefício, muito em voga nos dois decênios a partir de meados de 1960, argumentava que os custos, de certa forma, independiam de uma análise de sua composição.

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

O GTC (Gerenciamento Total de Custos), assim como o do Total Cost Management, implementado em meados da década de 90 nos países de economia de avançada, como os EUA, pode ser ferramental básico para a era de qualidade.

Tabela para Estimativas
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Após desenvolver e aplicar estimativas de custos por um longo número de anos, temos: a ordem-de-grandeza, a definida e a firme, conforme já relatada em artigo anterior (Gerenciamento Total de Custos), aqui detalhada na Tabela de Referência de Estimativas.

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Gerenciamento de custos começa na criação do projeto, nos primeiros estudos de viabilidade, onde o nível de precisão geralmente é de ordem de grandeza. O nosso objetivo é alcançar uma estimativa ou orçamento que seja definido em detalhamento de projeto.

Gerenciamento Total de Custos
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Conceito de GTC - GTC é simplesmente uma equação de riscos e análises, sem esquecer a boa técnica e garantindo lucros. C + L = P, esta é a equação fundamental de toda filosofia GTC, onde a soma de Custos e Lucros é igual ao Preço.

Alcoolismo no canteiro de obras é perigo iminente
por Arq. Iberê M. Campos

Já virou até piada no meio, parece que “peão de obra que NÃO bebe tem algum problema”, quando deveria ser justamente ao contrário. O alcoolismo é um problema grave no mundo todo, mas no Brasil assume contornos perigosos em especial na construção civil, que lida com materiais e equipamentos caros e pesados, com risco iminente à integridade física não só do operário mas também de todos os que lá estão.

Obra parada, resultado da falta de planejamento e de administração
por Arq. Iberê M. Campos

Quem anda por aí observando as construções certamente já reparou nas obras paradas que se espalham pelas ruas de todo o Brasil. Residências, prédios de apartamentos e obras públicas são as vítimas mais constantes deste mal, cada uma por suas razões mas que, no final, se resumem a falta de planejamento, um dos principais sintomas da administração deficiente.

Será que o Custo Unitário Básico (CUB) serve realmente para orçar uma construção?
por Arq. Iberê M. Campos

O Custo Unitário Básico (CUB) da Construção Civil é usado para cálculos, avaliações e até em contratos. Mas deve-se ter em mente que este é um índice médio, regional, limitado e que portanto deve ser usado com cuidado para não colocar o profissional ou seu cliente em apuros.

Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia
por Arq. Iberê M. Campos

Todos que já fizeram reforma em sua própria casa sabem o quanto pode ser desagradável. Depois de tudo pronto e limpo é outra coisa mas, durante a obra, a inda e vinda de pedreiros e pintores, a entrada e saída de materiais, a sujeira por toda a parte, os fornecedores que não cumprem a palavra e, pior de tudo, o orçamento estourado são coisas que desanimam quem ousa pensar em reformar novamente. Estes inconvenientes, entretanto, podem ser muito atenuados pelo uso de profissionais qualificados para planejar e administrar.

Critérios de medição em obra
por Arq. Iberê M. Campos

Quem está começando agora na administração de obras pode estranhar certos critérios de medição para remunerar empreiteiros. Se este é o seu caso, procure se informar com este artigo e tenha argumentos para defender seu trabalho.

Medição de vidros e a eterna questão do custo versus preço
por Arq. Iberê M. Campos

Cada empresário tem seus próprios sistemas de cálculo de preço. Claro que existem os procedimentos lógicos e técnicos, mas nem todos parecem segui-los, em especial algumas empresas de colocação de vidros. Veja o que aconteceu e tire suas próprias conclusões.

Compra de terreno para construção: o que é importante?
por Eng. Civil Eugênio Pacelli de B. Silveira

Um dos principais questionamentos pelos quais se depara quem quer construir seu imóvel é a escolha do terreno. Nem sempre são levados em consideração itens importantes, que depois poderão ser motivos de insatisfação para o novo proprietário. Veja algumas considerações importantes.