Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

Os profissionais do nosso setor, tem dificuldades na indicação de lojas de material de construção para seus clientes. O que você espera que uma loja proporcione?





Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Todos os artigos sobre Paisagismo:

Como fazer um jardim seco
por Redação do Fórum da Construção

Um jardim seco é perfeito para quem não quer ou não pode ter muito tempo para a perfeita manutenção de um jardim convencional. Apesar da aparência árida, a escolha das plantas adequadas e de elementos decorativos certos trará beleza e contemporaneidade ao ambiente.

Soluções para apartamentos: trepadeiras em vasos
por Rose Aielo Blanco

"Quero um jardim na varanda do meu apartamento, com plantas bonitas e flores perfumadas!" - frases deste tipo têm sido ouvidas com freqüência pelos profissionais da área, pois fazem parte da realidade atual dos moradores dos grandes centros urbanos.

Planejamento de Jardins
por Diogo Ricou

O que é o planejamento? O que significa planejar? O Planejamento é definido como a preparação de decisões para alcançar objetivos específicos, tendo como finalidade melhorar o uso e a gestão dos recursos bem como a qualidade dos ambientes naturais e sociais (in Infopédia, 2007, on-line).

Como preparar o seu jardim para o inverno.
por Redação do Fórum da Construção

Para ter um jardim florido e saudável, é preciso cuidar dele durante o ano inteiro. O inverno é a época mais crítica para a planta, pois ela sofre muito com a baixa umidade. Portanto, durante o verão, primavera e outono é fundamental prepará-las para que elas passem pela estação mais fria do ano da melhor maneira possível.

Jardinagem em Quintal Pequeno
por Redação do Fórum da Construção

O grande problema das casas modernas é o pequeno espaço disponível. O que poderia ser apenas uma frase engraçadinha toma contornos diferentes quando se quer ter um jardim, horta ou herbário e descobre-se a imensa lista de impossibilidades de um espaço exíguo: problemas com raízes, infiltrações e a simples ausência de um espaço de manobra decente.

A amoreira – para ornamentar, alimentar e vestir
por Redação dio Fórum da Construção

Observe os quintais que sobreviveram à implacável marcha imobiliária que transforma de uma hora para outra espaços outrora verdes em garagens, edículas e novos cômodos.

Como escolher mudas saudáveis.
por Redação do Fórum da Construção

Vai começar uma horta ou pequeno jardim? Principalmente para pessoas com pouca experiência, é muito importante escolher mudas saudáveis, que têm mais chances de se desenvolver corretamente.

Pisos x Piscinas
por Arqª Juliana Yuriko

O verão chegando e todos querem dar aquele pulo na piscina para refrescar e relaxar nesses dias quentes. Para aqueles que vão construir suas piscinas, fique atento na escolha dos materiais e não somente a estética.

Paisagismo: o florescer de uma profissão
por Aliz de Castro

Até nos sonhos mais românticos a paisagem principal é a de um jardim, rico em cores e pureza. O próprio paraíso, constantemente idealizado por artistas, poetas, cineastas, é representado por meio de imensos jardins verdes, desenhados por flores, enfeitados por pássaros, denotando a inquestionável predominância da natureza.

Como escolher plantas para o jardim
por Redação do Fórum da Construção

Os prazeres da jardinagem são tantos quanto a extensa variedade de plantas e flores que, com um pouco de carinho e manutenção contínua, transformam qualquer pedaço de terra num jardim encantado. Um dos primeiros passos é escolher as plantas certas… veja como!

Como fazer um muro verde
por Redação do Fórum da Construção

Muros servem basicamente para demarcar território, o que poderia conferir a ele uma aura impessoal, fria e sem vida. Para evitar o ar excessivamente urbano que o cimento e as estruturas metálicas dão aos muros, arquitetos e paisagistas apostam em soluções verdes oriundos de trepadeiras, espécies arbustivas e a mais nova vedete, os chamados jardins verticais.

Dicas para o cultivo de árvores em calçadas
por Benedito Abbud

Um recente estudo do Serviço Florestal dos Estados Unidos, realizado em 10 cidades do país, constatou que as árvores, em ambiente urbano, exercem um importante papel na redução de matéria fina particulada (poluentes com menos de 2.5 micrômetros) presentes no ar.

A grama do vizinho é mais verde!
por Arqª Juliana Yuriko

Nada como chegar de um dia de trabalho e pisar no seu gramado. Usar mais grama significa um área maior de permeabilidade do solo, um clima mais ameno e saudável, ela absorve o calor como também a poeira em suspensão no ar.

Paisagismo do Futuro: Sustentabilidade verde
por Augusto Viesi Massoli

Paisagismo do Futuro: Sustentabilidade verde. Sistema Sustentável nada mais é que um sistema em equilíbrio, ou seja, não há adição externa de energia. O sistema produz aquilo que consome, não há sobras nem desperdícios.

Jardim de inverno
por Redação do Fórum da Construção

Quando se fala em jardim de inverno, vem à memória os sofisticados espaços mostrados em filmes ingleses, com plantas inacessíveis e exóticas unidas com móveis vitorianos.

Paisagismo na arquitetura
por Patrícia Aparecida Gonçalves

Quando iniciado um projeto de arquitetura é importante a observação da topografia, do conjunto da vegetação existente, a paisagem e o caminho do sol. A implantação adequada da obra em relação ao solo e ao entorno existente ajuda muito para o resultado se tornar positivo.

Árvores para plantio próximo à piscina
por Engª Maria Alice de Lourdes Bueno Sousa

A escolha de uma árvore para plantio em local próximo a uma piscina deve ser criteriosa. É preciso considerar e analisar principalmente as características intrínsecas das espécies arbóreas, o espaço disponível, o clima local e, por ocasião do plantio, utilizar as recomendações técnicas agronômicas.

Vamos preparar os nossos jardins para o inverno.
por Arqª Juliana Yuriko

Outono é a época em que as plantas, depois da época da chuva onde os solos estiveram encharcados, se preparam para o repouso do inverno. No inverno, época de muito frio e seco algumas plantas perdem suas folhas para gastarem menos energia.

Criando, ou mudando, para muito melhor o seu jardim.
por Redação do Fórum da Construção

O design do jardim é um processo de criação e deve haver um plano do desenvolvimento para que tudo ocorra certo na hora de controlar o plantio, a nutrição e a prevenção de doenças nas suas plantas. Quando uma nova paisagem é desenvolvida, muitas coisas mudam.

Paisagismo e seus estilos
por Arqª Jackelinne Sotomayor

Para definir o jardim que queremos em nossa residência, além de termos o cuidado da escolha de um bom profissional, temos que ter em mente a variedade de opções, estilos e técnicas de plantio, assim, nós poderemos enxergar uma diversidade maior e optar pelo tipo que mais se enquadra nas nossas características pessoais.

A mesa do jardim!
por Naiana Benner

Com o verão chegando, as pessoas costumam apreciar cada vez mais a área externa da casa. Dessa forma torna-se fundamental fazer uma bonita decoração dos espaços externos para criar um clima aconchegante.

Onde plantar plantas perfumadas
por Arqª Juliana Yuriko

Para cada área da sua casa, uma planta é mais indicada que outra para perfumar o ambiente. Plantas com aroma acentuadas não devem ficar perto de dormitórios e área de permanência prolongada. Isso pode proporcionar dor de cabeça e enjoos. Por outro lado as cítricas são menos enjoativas.

Quais tipos de plantas ter no apartamento?
por Thiago H. Arasaki

Você pode ter praticamente qualquer espécie de pequeno porte em seu apartamento, mas as mais indicadas são aquelas que necessitam de pouca luz direta e fácil manutenção.

Primavera? Aposte em flores para embelezar sua casa.
por Redação do Fórum da Construção

Usar flores na decoração da casa na primavera pode até parecer clichê... E é mesmo. Mas por que não aproveitar os meses mais exuberantes do ano para deixar a casa mais bonita?

Como cuidar do jardim na primavera.
por Redação do Fórum da Construção

Chegou a primavera! Com chuvas regulares, tempo quente e dias ensolarados, a estação estimula o crescimento de todas as plantas do jardim. Aproveite a época para restaurar canteiros, gramados, pátios e caminhos.

Jardim sem sol, isso não é um problema!
por Naiana Benner

Em muitas casas, o jardim está voltado para o sul ou cercado por muros e edifícios fazendo com que não exista uma incidência solar adequada. Quem tem o privilégio de ter esta situação nem sempre fica feliz, pois a grande maioria de plantas aprecia o sol, mesmo que somente por parte do dia.

Gazebo: espaço de lazer e descanso no jardim
por Juliana Yuriko

O gazebo pode se tornar o ambiente mais utilizado da casa, onde é possível relaxar e restaurar as energias através da contemplação da natureza. É uma ótima opção para uma área exclusiva de lazer e descanso, onde se pode aproveitar a vista do jardim até mesmo nos dias frios. Integrado à natureza, você pode receber seus convidados e familiares para um almoço de domingo, ou simplesmente ler e meditar.

Jardim & Flores no Inverno
por Redação do Fórum da Construção

No Brasil, quando falamos em inverno a imagem que criamos é muito mais agradável do que uma paisagem coberta de neve, árvores com galhos secos e desfolhados e ausência completa de flores. Com os devidos cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera. Além disso, muitas espécies enfeitam e colorem nosso inverno, pois florescem nesta época.

Ikebana, O belo para dentro de casa
por Juliana Yuriko

Os japoneses praticam, dentro de muitas expressões artísticas ao longo dos séculos, o arranjo de flores chamado Ikebana. Ao se realizar uma Ikebana, o praticante encontra à harmonia interior, e nele aflora e desenvolve a sensibilidade.

Quando é preciso trocar de vaso?
por Rose Aielo Blanco

O cultivo de plantas em vasos nos permite ter dentro de casa as mais variadas espécies. É claro que para mantermos as plantas bonitas e saudáveis é preciso alguns cuidados especiais, principalmente com relação à luminosidade, temperatura, adubação e regas.

Pragas: salve suas plantas!
por Rose Aielo Blanco

A maior parte das pragas atacam geralmente na primavera, período de fertilidade e de grande atividade na natureza. Elas causam vários estragos nas plantas, além de favorecer o surgimento de doenças, principalmente fúngicas.

Os Eucaliptos Utilizados em Paisagismo e Jardinagem
por Ester Foelkel

O eucalipto, além de ser utilizado para diversos fins na indústria, gerando inúmeros produtos úteis para a sociedade a partir de sua madeira, tais como móveis, pisos, forros, papel, celulose e tantos outros na indústria de base florestal, também é bastante requisitado como planta ornamental.

Coitadas das nossas árvores, coitadas de nossas calçadas
por Gilberto Matter

Caminhando pelas calçadas de nossas cidades, quase sempre danificadas por buracos e dos mais variados obstáculos, vemos as árvores, quase sempre mutiladas pelas podas erradas, pelas ervas-de-passarinho, por suas raízes asfixiadas pelo calçamento, pela proximidade a fiação elétrica, ao meio fio, muros, postes de iluminação, imóveis, pelos equipamentos urbanos e muitos outros.

Orquídeas, dicas para cuidar bem delas.
por Rose Aielo Blanco

Conta-se que há cerca de 3.000 anos, a Rainha de Sabá estava indecisa sobre como presentear o Rei Salomão. Afinal, o que poderia encantar um rei tão poderoso? Uma escrava lhe trouxe a decisão: "ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas".

O Jardim na Primavera
por Rose Aielo Blanco

A primavera chega colorindo e dando mais vida aos jardins que andavam um tanto tristes com tanta seca. Além de trazer um pouco mais de umidade, com o início das chuvas, a nova estação inaugura um tempo de trabalho para que os jardins se transformem num cenário à altura da época mais florida do ano.

Decore sua casa com flores da primavera!
por Arq. Thiago H. Arasaki

Nada melhor do que ver a primavera chegar, aquecer nossos ânimos e colorir nossas vidas não é mesmo? Que tal trazer um pouco do que a natureza oferece para dentro da sua casa?

Violetas, como cuidar bem delas.
por Redação do Fórum da Construção

Embora não tenham perfume marcante, as violetas são preferência nacional. Além de alegres, essas flores são fáceis de cuidar. Veja o que fazer para garantir a beleza da sua planta por ainda mais tempo. Conheça algumas ótimas dicas.

Já pensou no jardim do seu condomínio?
por Naiana Benner

Os jardins de condomínios são áreas importantes para o convívio dos condôminos, tanto para os adultos, os jovens, as crianças, quanto para os idosos, aproveitando de maneira eficiente, as áreas de uso comum e a valorização do patrimônio.

Trepadeiras em vasos, solução para apartamentos
por Rose Aielo Blanco

Morar em apartamento é, hoje em dia, uma realidade crescente nas grandes cidades e isso tem provocado uma grande procura por empresas e profissionais especializados em criar jardins para varandas e terraços.

As vantagens das trepadeiras em seu projeto de paisagismo
por Christiane Ribeiro

O uso das trepadeiras em composições paisagísticas é extremamente versátil: pode funcionar como um simples elemento decorativo isolado ou fazer composições incríveis com treliças, arcos, pérgolas e muros.

Flores do inverno
por Christiane Ribeiro

Nossos jardins, principalmente nas regiões mais ao sul do Brasil, onde o clima é mais ameno, podem ser enriquecidos com a introdução de plantas herbáceas floríferas de ciclo curto ou anuais. E isto pode ocorrer em especial no inverno.

Jardim bem cuidado ao longo do ano!
por Redação do Fórum da Construção

Ao longo do ano, ocorrem muitas mudanças no clima e as plantas necessitam delas para florescer e sobreviver. Em cada mês existem processos em que as plantas de determinadas espécies devem passar e também florescer. Por isso separamos algumas dicas para os jardineiros de primeira viagem fazer durante o ano:

Uma oportunidade de volta às raizes
por Claudia Canales

Era uma vez um jardim. Neste jardim havia uma fonte. Nela os passarinhos vinham cedo e passavam o dia a se banhar. Logo ali pertinho, um comedouro de pássaros com um fubá amarelinho deixava o ambiente ainda mais iluminado com os canarinhos, também amarelinhos, que vinham se alimentar. E quem nunca viu uma rolinha??! Roliça é esperta, ela quer tomar conta de tudo e não deixar para ninguém !! Com isto, ficam todos sem comer !!

Setor hoteleiro investe pouco em paisagismo e ecoturismo
por Inês Reis e Márcia Marques

Hoje no primeiro mundo não existe nada mais "moderno" do que conhecer os poucos lugares do mundo onde a natureza ainda está preservada, e os milhões de turistas estrangeiros que visitam regularmente a Amazônia, sabem disso.

Lagos Ornamentais nos Projetos Paisagísticos
por Paulo R. Natsuo Del Mastro

Os lagos ornamentais de pequeno e médio porte hoje são comumente requisitados como elementos integrantes aos projetos paisagísticos em busca da natureza, harmonia, prazer, equilíbrio visual e climático ou muitas vezes na busca de realizar um sonho ou desejo do cliente, e tal condição tem se apresentado como um desafio aos profissionais de paisagismo.

Jardim impecável para a temporada de inverno
por Benedito Abbud

Com a aproximação do inverno e a queda na temperatura, as pessoas começam a buscar regiões mais interioranas ou serranas para passar suas horas de descanso e lazer. Nas férias e finais de semana dessa época do ano, os refúgios deixam de ser as casas de praia, que dão lugar às casas de campo. E, como o próprio nome diz, campo está ligado à natureza.

Paisagismo e Sustentabilidade
por Inês Reis e Márcia Marques

Com o aquecimento do mercado imobiliário dos últimos anos e a crescente preocupação com a preservação ambiental, tem-se observado um aumento significativo na demanda por árvores nativas de porte desenvolvido (DAP - Diâmetro da Árvore à Altura do Peito - igual ou superior a 7 cm). Este quadro deve ser intensificado ainda mais com a aproximação da Copa de 2014. Espera-se investimentos de grande envergadura para a área de infraestrutura urbana.

Mudas vendidas por ambulantes não vingam e trazem prejuízos
por Inês Reis e Márcia Marques

A oferta de mudas em produção feita, normalmente, por vendedores ambulantes e caminhões à beira da estrada, parece um ótimo negócio. Mas para muitos que adquirem essas plantas, a sensação de ter feito um bom negócio desaparece após a queda da primeira carga de frutas. Antes de mais nada, há um erro básico de conceito: se a planta já está em produção, não é mais uma muda.

Jardins Terapêuticos e Jardins Comestíveis
por Inês Reis e Márcia Marques

Os jardins sempre foram um espaço de bálsamo para a alma. É impossível não se acalmar diante do visual das plantas, do aroma das flores. Agora, essas características começam a ser usadas em favor de pessoas doentes ou das que apenas estão em busca de um momento tranquilo.

Novo parque de Manaus resgata época áurea da borracha na Amazônia
por Benedito Abbud

A cidade de Manaus ganhou uma nova área verde: o Parque Senador Jefferson Péres. Com 40.700 m² de paisagismo, o local foi criado de forma a resgatar a cultura dos manauaras, valorizando suas origens e a história da época áurea da borracha na Amazônia.

Paisagismo em espaços públicos: benefícios para cidades e para população
por Benedito Abbud

Com experiência no desenvolvimento de projetos paisagísticos nas mais variadas escalas, não tenho dúvidas da grande tendência do mercado: os trabalhos que visam beneficiar as cidades e a população que usufrui de áreas públicas. A partir dos conceitos adotados em seus projetos, o profissional vem, no decorrer dos anos, alcançando cada vez mais espaço e se consolidando nessa escala urbana.

As vedetes do paisagismo: as Palmeiras.
por Inês Reis e Márcia Marques

As palmeiras são recursos ornamentais de grande apelo não só por sua elegância, mas também por sua facilidade de adaptação a diferentes ambientes. Servem tanto para decorar interiores de shopping centers quanto para ornamentar calçadas de condomínios à beira-mar e um grandioso e raro espetáculo da natureza está em cena no Rio de Janeiro.

Agua, O som do bem estar.
por Inês Reis e Márcia Marques

O barulhinho relaxante da água e o poder de umidificar o ambiente com pequenas gotículas estão fazendo com que as fontes estejam presentes nos mais diferentes projetos de decoração. As fontes deixaram de ser apenas um ponto de decoração no ambiente ou nos jardins para agregar outros benefícios.

Prepare o jardim para o verão
por Benedito Abbud

A aproximação do verão e as altas temperaturas atraem as pessoas para os ambientes ao ar livre, principalmente se for no litoral e perto da natureza - o que ajuda a amenizar o calor intenso. É chegada a hora de preparar o jardim para a temporada quente que vem por aí. Anote algumas dicas.

A importância de um projeto paisagístico
por Inês Reis e Márcia Marques

É importante enfatizar junto aos clientes a necessidade de se realizar um projeto paisagístico completo ao invés de se partir para a execução do jardim baseado apenas em um rápido esboço.Certamente, alguns irão argumentar que não é preciso, pois são muitos detalhes que aumentam o custo e desperdiçam tempo. Entretanto, as grandes diferenças vistas nos resultados finais e na renovada satisfação do cliente provam que as coisas devem de ser bem feitas.

Graduação em Paisagismo ( ou, Crescimento da construção civil intensifica demanda por paisagistas - parte 2)
por Inês Reis e Márcia Marques

Muito interessante a discussão iniciada aqui no Fórum da Construção a respeito da matéria sobre o crescimento na demanda por profissionais qualificados na área de paisagismo. A matéria desejou demonstrar a carência em nosso país por cursos específicos na área.

Soluções para revitalizar calçadas de São Paulo
por Benedito Abbud

Importante por sua extensão e pela qualidade de vida nas cidades, as calçadas são consideradas o principal elemento por onde as pessoas caminham, além de abrigarem a maior parte da vegetação urbana. Só em São Paulo as calçadas ocupam 60 mil km lineares, o que corresponde a uma volta e meia ao redor da Terra. Mas a cidade ainda carece de passeios públicos agradáveis para os pedestres, o que inclui melhores aspectos estéticos e o uso de materiais ecológicos.

Utilizando led's no paisagismo e design de interiores
por Inês Reis e Márcia Marques

O uso dos Leds hoje em dia está se tornando cada vez mais comum, a sigla LED significa (Light Emmiting Diode) em Português Diodo Emissor de Luz. A grande vantagem do Led está em sua vida útil estimada em 30.000 horas e no seu consumo de energia, onde o mesmo consome menos da metade das lâmpadas comuns.

Crescimento da construção civil intensifica demanda por paisagistas
por Inês Reis e Márcia Marques

Sem cursos específicos nas universidades brasileiras, profissionais especializados em arquitetura paisagística são raridade no mercado. Empresas já buscam no exterior.Com o atual crescimento da construção civil brasileira e a grande valorização das áreas verdes nos novos projetos, é cada vez maior a demanda pelo paisagismo nesses ambientes.

Projetos de Benedito Abbud são selecionados para Congresso Mundial de Arquitetura Paisagística
por Redação do Fórum da Construção

Dois projetos paisagísticos que contaram com a participação do arquiteto paisagista Benedito Abbud foram selecionados para apresentação durante o 46º IFLA World Congress – Congresso da Arquitetura Paisagística Mundial, que acontece de 21 a 23 de outubro no Rio de Janeiro.

A importância da manutenção na beleza do jardim
por Inês Reis e Márcia Marques

Quando sonhamos com um belo jardim, esperamos ver folhagens verdes, flores exuberantes, gramados maravilhosos e muitos outros prazeres como sensações e cheiros. As plantas tornam o ambiente mais agradável. Por menor que seja o espaço, sempre é possível incluir um vaso ou um pequeno canteiro. Se você tem bastante espaço, então aproveite. Um jardim bem cuidado embeleza e valoriza o ambiente

Degraus: Como integrá-los no projeto de um jardim
por Rose Aielo Blanco

O resultado final de um jardim depende principalmente da harmonia com que os seus elementos são integrados. Os degraus de uma escada ou de separação entre diferentes níveis não podem simplesmente compor um conjunto isolado, mas sim fazer parte da "paisagem" do jardim. Eis algumas sugestões que podem ajudar a buscar esta harmonia:

Jardim bom pra cachorro
por Inês Reis e Márcia Marques

Porque os cães parecem adorar destruir nosso jardim? Você pode não querer acreditar, mas a grande maioria dos problemas cotidianos de nossos cães são fruto do pouco estímulo e da falta de exercícios que vivem, dia após dia.Nenhum cachorro foi criado pensando nas horas que ele teria que passar sozinho, todos os dias.

Transformando sua varanda de apartamento em jardim
por Rose Aielo Blanco

Espaço restrito, muito vento, pouco sol... sim, quem mora em apartamento sabe o quanto é difícil manter plantas bonitas e floridas na varanda. Mas nem tudo está perdido! Sabendo cultivar as espécies adequadas, dá para levar a primavera para o apartamento e aproveitar a mais bela estação do ano!

Jardins e flores no inverno
por Rose Aielo Blanco

No Brasil, quando falamos em inverno a imagem que criamos é muito mais agradável do que uma paisagem coberta de neve, árvores com galhos secos e desfolhados e ausência completa de flores. Com os devidos cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera.

O Clima e as Plantas Ornamentais
por Angélica Prela

O Brasil é um país com grande área territorial e possui uma flora muito diversificada. Em sua grande extensão territorial podemos encontrar diversos domínios ecológicos caracterizando a diferença de clima e condições meteorológicas, o que está intimamente ligado à presença de certas espécies de plantas cultivadas em diferentes regiões.

Arborização Urbana
por Rose Aielo Blanco

Praças, jardins e parques arborizados... parece um sonho nos grandes centros urbanos mas, apesar disso, não é um sonho impossível. O estudo e planejamento de projetos de arborização urbana utilizando árvores ornamentais pode ajudar a viabilizar o equilíbrio ecológico nas cidades. Quando bem adaptadas ao espaço e às condições climáticas do local, muitas árvores ornamentais podem ser utilizadas.

Jardim florido o ano inteiro
por Rose Aielo Blanco

É possível sim ter um jardim florido o ano inteiro, independente da estação do ano. Na hora de planejar o jardim, é só escolher espécies que florescem em épocas diferentes.

Paisagismo : A importância das cores no jardim
por Arq. Lisete Samersla de Oliveira

A distribuição das plantas de acordo com sua cor resulta num belo jardim. Quando se pensa em jogar com cores, deve-se lembrar que a beleza do conjunto depende não da cor em si, mas de sua combinação com as demais cores utilizadas.

Jardim Oriental- pedra, bambu, água
por Arq. Ignez Ferraz

Tanto hoje como ontem, a sensibilidade do desenho diáfano no jardim japonês complementa a natureza circundante, realçando sua perfeição mística.

O jardim sensorial e suas principais características
por Arq. Prof. Ms. Beatriz Chimenthi

O jardim, desde a antiguidade, sempre foi um espaço de lazer e prazer mesclando um paradigma de sonho e realidade. Através deste espaço, era possível viajar no tempo, experimentar sensações diferentes, promover encontros e entrar em contato com a natureza em sua mais exuberante expressão.

Dúvidas comuns em relação à estrutura de piscinas, para construção e reforma
por Arq. Iberê M. Campos

A construção de piscinas nos mostra interessantes situações que podemos analisar para entender como as cargas são fornecidas e absorvidas em uma estrutura. Os leigos pensam que uma piscina deve ter estrutura extremamente forte, para aguentar o “peso” da água. Mas será que isto é verdade? Nem sempre, conforme demonstramos a seguir.

Piscinas exigem cuidado e atenção durante o ano todo
por Arq. Iberê M. Campos

Manter uma piscina limpa, cristalina e, portanto, saudável, é importante em qualquer época do ano -- inclusive no inverno. Afinal de contas, água imprópria favorece a transmissão de doenças infecciosas aos banhistas, entre estas, hepatite, conjuntivite e otite, sem falar no aparecimento de larvas de insetos como o da dengue. O cuidado permanente facilita e também barateia a manutenção e diminui o gasto excessivo com produtos químicos durante o verão.

Piscina em Ubatuba fica dezesseis metros acima do solo

Esta piscina oculta um projeto audacioso, feito pela arquiteta Lilia Andrade, com execução da Primeiro Mundo – Tecnologia em Piscinas. Foi construída em um terreno irregular, na cidade de Ubatuba/SP. Para mantê-la no nível da casa, a arquiteta sugeriu a construção da piscina suspensa há 16 metros de altura.

Prepare sua piscina para as delícias do verão
por Redação do Fórum da Construção

Durante o inverno, nem sempre dedicamos a atenção que a piscina merece. Enquanto isso, a água perde sua pureza e retém resíduos. Conseqüentemente, sua recuperação, no verão, exigirá custos maiores e manutenção redobrada. A escolha é sua: preservar a piscina sempre bem tratada ou enfrentar os prejuízos no verão.