Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

Os profissionais do nosso setor, tem dificuldades na indicação de lojas de material de construção para seus clientes. O que você espera que uma loja proporcione?





Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Todos os artigos sobre Retrofit e Restauração:

Patologias da construção civil. Elas existem!
por Redação do Fórum da Construção

O que é patologia da construção? O que é uma construção doente? Como se prevenir contra as doenças da construção. Essas e outras dúvidas, esclarecidas pelo especialista da área, Fernando do Nascimento:

Retrofit, a nova tendência das reformas
por Natália Rezende

Quando as construções já não atendem mais as necessidades e os usos para os quais são destinadas, encontra-se na reforma uma solução imediata para aprimorar a edificação e adequá-la às exigências do usuário.

Retrofit, uma reciclagem tecnológica
por Redação do Fórum da Construção

Disseminado em países da Europa e nos Estados Unidos, o chamado retrofit está se tornando uma tendência também no Brasil. Com ele, imóveis antigos danificados pelo tempo ou por má conservação, ganham uma cara nova, aumentam sua vida útil e valorizam a edificação e a região na qual se encontram.

Reciclando entulho de material de construção
por Redação do Fórum da Construção

Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.

Restauração valoriza e amplia o tempo de uso da madeira
por Redação do Fórum da Construção

Uma simples técnica de restauração pode dar vida nova ao acabamento antigo de seus móveis de madeira. O primeiro passo é saber que tipo de acabamento foi usado no móvel. Depois você deve decidir como limpá-lo.

Casas antigas merecem respeito - 2ª parte
por Sylvio Nogueira

Continuidade de abordagens que se têm mostrado equivocadas nas restaurações de casas antigas, com as quais procuramos evitar a insistente repetição de algumas intervenções que respondem por problemas capazes de comprometer a longa durabilidade das reformas e, até, a essencial salubridade dessas edificações:

Casas antigas merecem respeito - 1ª parte
por Sylvio Nogueira

Restaurações de casas antigas, para fins de comércio, converteram-se em tarefas, muito freqüentes, e desafiadoras, para arquitetos, decoradores, "designers", engenheiros e empreiteiras envolvidas com o chamado "retrofit". E os resultados finais, nos campos estético e promocional, são, quase sempre, de inegável e excelente qualidade.

Retrofit e a escassez de terrenos
por Engº Francisco Maia Neto

Levantamento recente realizado nos dois maiores centros urbanos do país revelam uma diminuição na disponibilidade de imóveis comerciais para escritórios em relação ao total da população, fenômeno que vem ocorrendo também em outras cidades, principalmente devido ao incremento da atividade econômica nos últimos anos.

Equívocos em fachadas
por Sylvio Rocha Nogueira

Os prédios ditos "antigos" – comumente argamassados e com "massa raspada"; ou pintados com tintas à base de cimento, caiações e afins - foram os últimos a "respirar" : de fato, umedeciam, por todos os poros externos e, também, por todos eles, evaporavam de maneira uniforme e com velocidade suficiente para evitar exsudações ( evaporações ) rumo aos recintos internos.

Reformas em condomínios, como proceder nessa hora.

Não tem jeito. Qualquer obra – guardadas as devidas proporções – sempre será sinônimo de transtorno ou incômodo por um curto ou longo espaço de tempo. E, no condomínio, a questão pode tomar proporções ainda maiores, caso a tarefa seja executada sem a devida programação, ordem e planejamento.

Retrofit Predial, uma reciclagem tecnológica
por Redação Fórum da Construção

O retrofit predial - ou seja, a revitalização de edifícios principalmente comerciais via a modernização construtivo-arquitetônica - começa a se tornar um mercado estratégico para as produtoras de equipamentos eletrônicos para edificações, assim como para as empresas de implantação destes equipamentos.

Retrofit é uma boa opção?
por Engº Francisco Maia Neto

Invariavelmente nos deparamos com a citação da técnica do retrofit imobiliário como referência em intervenções urbanas, especialmente quando se aborda a questão da revitalização de áreas e atualização de construções.

Marcenaria artística: ocupação mais produtiva dos espaços, aliando estética e sustentabilidade!
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Podemos afirmar que a marcenaria foi uma das grandes rodas que ampararam e mudaram o mundo. Se retomarmos a história, lembraremos que ela teve um papel fundamental na maior parte das grandes e maravilhosas invenções e engenhosidades que hoje nos cercam.

Retrofit dá nova cara à sede da União dos Escoteiros do Brasil em Curitiba

"A tendência do uso do vidro em edificações atuais responde um apelo de tecnologia e modernidade estética", com essa afirmação, Fernando Chueri Karam resume o objetivo do uso do vidro no Retrofit projetado por ele na nova sede da União dos Escoteiros, (UEB), que mudou a sua localização para o nobre bairro Água Verde em Curitiba.

Retrofit verde
por Engº Francisco Maia Neto

O retrofit é uma técnica crescente no mercado imobiliário, consistindo na adaptação e melhoria de velhos edifícios, que assumem novos padrões de aproveitamento, cujo principal fundamento consiste no aproveitamento estrutural, uma vez que o aço, a areia e o cimento utilizado já cumpriram seu ciclo, não justificando a construção de um novo.

Tecnologia Associada a Patrimônio Histórico
por Alexandre Fracchetta

Cada vez é mais forte o contraste entre o passado e a nova tecnologia que progride a cada dia. Estou comentando isto, porque achei interessante quando visitei algumas cidades históricas que estão tendo que conviver com novas tecnologias em função do aumento do turismo o que implica na expansão da rede hoteleira, restaurantes, comércio e prestação de serviços, todos eles interligados hoje à rede de internet, telefonia, sistema bancário entre outros.

Reuso de Materiais de Demolição

Antes da demolição materiais reutilizáveis como telhas, paredes e aberturas são retiradas sob algumas recomendações citadas a seguir:

As dificuldades no reuso de materiais de construção
por Arq. Iberê M. Campos

A reutilização de materiais na construção é um problema que envolve vários fatores. Dentre eles o com maior peso é a questão econômica. Pois para desmontar um edifício, de forma tal que se aproveitem as peças, é necessário todo um cuidado especial, como mão de obra especializada e uma armazenagem correta.

Reuso de Aberturas

Sobre o mercado de aberturas para reuso nós temos um grande mercado de peças com um valor agregado muito elevado e um mercado (praticamente de fundo de quintal) com peças populares. As aberturas antigas são muito apreciadas pela classe média por sua estética imponente e pelo valor histórico, logo é um mercado seleto onde compra uma elite que valoriza cada detalhe das peças.

O restauro da arquitetura histórica de terra com a super-taipa
por Arq. Eduardo Salmar Nogueira e Taveira

Edifício construído entre o final do século XVIII e início do XIX, a Matriz de Bananal (Estado de São Paulo, Brasil) se apresenta como um dos bens religiosos edificados mais significativos no contexto histórico do Vale do Paraíba.

O que é retrofit?
por Arq. Iberê M. Campos

Quem lida no mundo da construção talvez nunca tenha ouvido falar tanto em “retrofit” como nos últimos tempos. O termo em Inglês nada mais é do que a popular “reforma”, mas aqui com um sentido de customizar, adaptar e melhorar os equipamentos, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício. Mas porque reformar ao invés de fazer um prédio novo? Bem, há várias coisas a serem consideradas.

Decorando com Arte Sacra

A arquiteta Priscila Mutarelli, em parceria com uma galeria especializada em arte brasileira, dá dicas fáceis para decorar utilizando oratórios, imagens e peças sacras, com bom gosto e charme.