Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

Vai reformar ou construir? Onde faz suas pesquisas de marcas e preços?





Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Todos os artigos sobre Empreendimentos Imobiliários:

Como elaborar um projeto de construção de uma casa?
por Redação do Fórum da Construção

Concepção da ideia da casa, fazer rascunhos sobre a planta e finalmente contratar um profissional de arquitetura para criar o projeto. Veja como elaborar o projeto de uma casa.

Instalação de antena em topo do prédio
por Fernando Augusto Zito

Falaremos nesse artigo, sobre a possibilidade jurídica da locação de área comum situada no topo de condomínio para instalação de antena de telefonia celular e seus respectivos equipamentos e componentes.

Dicas para a compra de casa de campo
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de comprar uma casa de campo, você precisa ficar atento a muitos detalhes. Descubra aqui quais são, evitando erros no momento da escolha.

Vidros na construção civil
por Arqº Paulo Duarte

Em artigo recente, nesse portal, falamos a respeito de sistemas de fechamento de edifícios, com o foco em esquadrias. Agora vamos focar os vidros.

Você sabe o que é manutenção predial?
por Ângela Ribeiro

Muito se tem falado sobre esse tipo de manutenção, mas pouco ainda se sabe sobre ela. Natural, uma vez que se trata de um ramo relativamente novo no país.

Imóvel novo ou usado? Antes de decidir, veja o que levar em conta.
por Camila F. de Mendonça

O crescimento da economia, aliado aos programas públicos de incentivo ao setor imobiliário, tem influenciado no aumento das vendas de imóveis. Esse cenário vem apresentando reflexos no número de financiamentos e impulsionado as vendas de imóveis novos. Ainda assim, o mercado de usados não registra quedas e garante seu espaço no mercado.

Manutenção, algo que todos precisamos
por Engº Roberto Boscarriol Jr.

Na vida, logo ao nascermos, já necessitamos de "manutenção", através de vacinas, remédio etc. Pétreo só Deus, nem as pedras escapam das mudanças.

Alteração da fachada do apartamento: quem decide, o proprietário ou o condomínio?
por Paulo Caldas Paes

Ao adquirirmos uma unidade em um edifício de apartamentos, entendemos que tudo o que se encontra nos limites desta área, o que inclui suas portas, guarnições, esquadrias, paredes externas, varanda, piso seja este da varanda ou do hall de entrada, referem-se à propriedade exclusiva e autônoma e, dentro deste limite tudo podemos, afinal, "o direito de propriedade é legitimo" e encontra-se garantido em nossa Constituição Federal.

Assembleia virtual em condomínios é tendência
por Lincoln César do Amaral Filho

Com o uso cada vez maior da internet e das redes sociais, o modelo de assembleia virtual para condomínios vem se mostrando viável e prática, ao passo que democratiza a discussão de temas antes relegados aos poucos participantes das reuniões presenciais. Sou categórico em dizer que este modelo já é tendência e deve estar presente, em poucos anos, em muitos lares pelo país.

Condomínio, sociedade que deve prevalecer o diálogo
por Ana Luiza Pretel

Condomínio nada mais é do que ter o domínio comum sobre uma mesma coisa. No caso de condomínios verticais ou horizontais, é literalmente dividir entre várias pessoas o domínio sobre o jardim, o quintal, a garagem e a área de lazer de uma casa, conhecidas como áreas comuns nos condomínios.

Imóveis lançados em 2014 podem ser ainda mais compactos.
por Redação do Fórum da Construção

Em 2014, a alta nos preços dos lançamentos residenciais deve se manter no mesmo ritmo deste ano, e os apartamentos lançados podem ficar ainda mais compactos nos grandes centros urbanos.

Saiba como eliminar os cupins da sua casa
por Redação do Fórum da Construção

O cupim, inseto predador que faz de casa e alimento as estruturas de madeira das residências, vive sua melhor fase na Primavera e no Verão. Quando a temperatura sobe, o bichinho se prolifera, comprometendo armários, forros e portas.

Ninguém quer ser síndico. E agora?
por Ricardo Karpat

Chega o dia da assembleia geral ordinária e um dos temas é a eleição do síndico. Porém, no momento de tratar este item da pauta, ninguém se manifesta. E agora? Nosso condominio vai ficar sem síndico? Quem vai aprovar os pagamentos? Quem irá nos representar? O que podemos fazer quando acontece uma situação dessas?

Perguntas e respostas sobre Direito Trabalhista
por Redação do Fórum da Constrção

Na administração de um condomínio, uma das áreas mais problemáticas, é a que trata dos direitos e deveres dos funcionários.

Como comprar um Imóvel sem acumular Dívidas.
por Pollyana de Moraes

É comum ouvir por aí que colocar um sonho em prática requer muito esforço, e com a compra do imóvel não é diferente.

O uso do FGTS para a compra de imóveis.
por Redação do Fórum da Construção

Na hora da compra do imóvel, as eternas dúvidas sobre o uso do FGTS. Esclareça as 20 dúvidas mais comuns.

Primavera traz aumento de bichos indesejados no condomínio. Como se prevenir?
por Redação do Fórum da Construção

Com a chegada da primavera, os dias ficam mais longos, a temperatura sobe, as flores desabrocham, e os animais se proliferam. Não apenas borboletas e pássaros, mas também baratas, ratos e outros bichos considerados pragas.

A área do Imóvel no Lugar Certo.
por Redação do Fórum da Construção

Na maioria das vezes quando nos perguntamos sobre a área do nosso apartamento, nos enganamos na sua definição. Para que você não cometa um equivoco na hora de contratar um serviço de construção ou comprar um imóvel, veja as definições corretas das áreas:

Como avaliar um imóvel?
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de comprar ou mesmo vender um imóvel, fica sempre à dúvida em relação ao preço, e se este foi bem avaliado ou não.

Drogas em condomínios
por José Elias de Godoy

No final de julho, a imprensa noticiou um fato envolvendo ocorrência de tráfico de entorpecentes em um condomínio na região de Sorocaba/SP e foi veiculado da seguinte forma: Jovem é preso com drogas dentro de condomínio em Sorocaba, SP (Polícia Militar fez apreensão depois de receber denúncia anônima.)

À procura de uma administradora, Aspectos importantes a serem considerados
por Redação do Fórum da Construção

A mudança da administradora de um condomínio é tão problemática quanto trocar de contador em uma empresa. Portanto, para não entrar numa fria, saiba quais informações que você deve buscar na hora de contratar uma administradora para o seu condomínio. Siga os passos abaixo.

Com quantos shopping centers se faz uma cidade?
por Arqº Lourenço Urbano Gimenes

O modelo tradicional dos Shoppings Centers está exaurido. Ainda bem!

Quais os recursos que podem ser usados para definir um valor para o seu imóvel?
por Priscila Yazbek

Existem algumas maneiras de avaliar o preço do seu imóvel. Umas são mais apuradas e indicadas para quem deseja estipular um valor mais preciso ao colocar o imóvel à venda. Outras, mais superficiais, podem ser indicadas para quem apenas quer ter uma noção sobre o valor do seu patrimônio. Confira a seguir o que fazer para precificar seu imóvel.

Qual a diferença entre área útil e área total?
por Arqª Juliana Yuriko

Em uma planta de um imóvel, você pode ler expressões como: Apartamento de dois dormitórios, com área útil de 100m² e/ou área total de 200m².

Os criadores de um projeto imobiliário - bastidores de uma obra
por Redação do Fórum da Construção

Quem olha para uma casa ou um prédio em construção não imagina a quantidade de pessoas, empresas e entidades envolvidas nesse processo. Da concepção do projeto à entrega das chaves, muitos são os profissionais envolvidos.

Implantação do prédio no terreno
por Engº Francisco Maia Neto

Garantir uma boa ventilação, uma bela vista permanente, mobilidade eficiente, na entrada e na saída, tanto para automóveis como para pedestre, está cada vez mais difícil, embora sejam pontos diferenciais que uma empreendedora oferece ao comprador ao efetuar a venda do imóvel.

O que checar antes de assumir o cargo de síndico
por Redação do Fórum da Construção

Ao assumir a gestão de um condomínio, o novo síndico – seja ele profissional ou não – deve tomar uma série de cuidados, para evitar que erros de gestões anteriores possam respingar na sua administração presente.

Na hora de reformar, quem deve arcar com os gastos, o inquilino ou o proprietário?
por Redação do Fórum da Construção

Reforma de imóvel alugado, seja casa ou apartamento, é sempre um dilema. Quem deve arcar com os custos da obra? Como chegar a um acordo com relação a isso?

Checklist contra incêndios
por Redação do Fórum da Construção

Quando acontece uma tragédia da magnitude como a de Santa Maria, no RS, que vitimou mais de 200 jovens, além da tristeza e dor que tomam conta de todo o país, fica a pergunta: o que poderia ter sido diferente para evitar o acontecido?

Guia para reciclagem em condomínios
por Redação do Fórum da Construção

Com o aquecimento global, entraram em voga as diferentes formas de “salvar” o planeta, e a reciclagem é uma das formas mais eficientes (e fáceis) de se fazer isso. Por meio dela (e dos outros "erres", de reutilizar e reduzir), os recursos naturais são menos utilizados, garantindo às gerações futuras o acesso a eles.

Sazonalidades no condomínio
por Redação do Fórum da Construção

Um calendário pode ser das ferramentas mais importantes para administrar um condomínio. Isso porque, se usado corretamente, ele tem o poder de antecipar demandas, ajudar na economia e organizar a gestão.

Festa no condomínio? Cuidado para não arranjar confusão!
por Redação do Fórum da Construção

As festas são eventos que todo mundo gosta de planejar e festejar. Porém, muitas pessoas exageram e causam problemas entre os vizinhos. Desde o aumento das entregas até a recepção de familiares e amigos podem gerar faíscas entre os condôminos.

Defeitos em edifícios
por Engº Sylvio Rocha Nogueira

Para quem mora em edifícios (residenciais ou comerciais), não é novidade: vira e mexe, lá vem mais uma quantia extra, adicionada ao boleto de condomínio, por conta de alguma reforma.

Imóvel na planta: sonho ou pesadelo?
por Rodrigo Karpat

A compra de um imóvel na planta é um sonho que pode se transformar em pesadelo caso os prazos de entrega do apartamento não sejam cumpridos.

O que esperar do mercado imobiliário nos últimos meses de 2012?
por Guilherme Machado

O mercado imobiliário brasileiro vem passando por um crescimento acentuado nos últimos anos. Afinal, a casa própria ainda está entre os maiores desejos de consumo da população, e não é à toa que este sonho provoca tanto o imaginário das pessoas.

Apartamentos Novos são menores?
por Larissa Ilaídes

Muitas pessoas costumam debater esta questão: atualmente, os apartamentos novos estão menores? A resposta é sim. Contudo, há uma explicação lógica para que os apartamentos construídos nos dias atuais sejam elaborados em menor tamanho ou com cômodos diferentes.

Venda ou locação de vaga de garagem em condomínio?
por Redação do Fórum da Construção

O condômino pode vender ou alugar a sua vaga de garagem para quem ele bem entender? Há dois tipos de vagas de garagem em condomínios. As que são acessórias e as que se constituem em unidades autônomas.

Etiqueta em condomínios
por Engº Francisco Maia Neto

Quem reside em condomínio certamente já presenciou a situação de um vizinho que está insatisfeito com alguma ou algumas posturas de outros moradores, e leva o assunto para ser debatido na reunião de condomínio, que sempre ocorre após um dia exaustivo de trabalho.

Imóvel em condomínio? Dicas úteis na hora da compra.
por Hilco Appraisal

Comprar um imóvel está nos planos da maioria dos brasileiros. A escolha, porém, exige muitos cuidados. Veja algumas dicas importantes na hora de buscar um apartamento ou casa em condomínio:

Investir em imóveis na planta, como fazer?
por Redação do Fórum da Construção

Esta é outra modalidade de investimento ideal para quem quer investir inicialmente pouco capital, podendo até mesmo colher o dobro do valor investido em curto espaço de tempo.

Dez dicas para comprar um imóvel na planta.
por Redação do Fórum da Construção

Apesar da acomodação dos preços no mercado imobiliário, imóveis comprados na planta podem alcançar uma valorização de até 50% na entrega das chaves. O negócio, no entanto, pode deixar de ser vantajoso em casos de fraude, atraso na entrega ou endividamento da construtora. Leia a seguir as dicas dos especialistas para reduzir os riscos nesse tipo de negócio.

Funcionalidade Importa mais que Tendências e Moda
por Arqª Miriam Gurgel

O processo criativo envolvido na arquitetura de interiores e no design de interiores deve, a meu ver, favorecer a praticidade e a funcionalidade. Acredito que qualquer projeto possa ser “vestido” com qualquer modismo ou tendência. Porém, a moda passa e a funcionalidade fica.

A Terceira Geração dos Flats
por Eng. Civil Caio Sergio Calfat Jacob

E chegamos à terceira geração de flats. A primeira ocorreu entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980, quando houve a percepção pelo mercado imobiliário - incorporadores e imobiliárias - de oportunidade para se vender apartamentos hoteleiros a compradores individuais e oferecia um produto híbrido, para atender tanto ao morador quanto ao hóspede, com apartamentos de cerca de 50 m2 de área útil e serviços hoteleiros.

Como fazer alterações na planta do apartamento sem reduzir seu preço de venda
por Redação do Fórum da Construção

Quebra daqui, levanta dali, derruba um quarto, amplia outro e pronto: o apartamento novo fica do jeito que o morador sempre sonhou. Mas e na hora de revendê-lo? As mudanças feitas não desvalorizam o imóvel?

Compra de Imóveis na Planta, o que analisar?
por Redação do Fórum da Construção

A aquisição de imóveis na planta requer uma pesquisa criteriosa por parte do comprador. Há sempre o risco de se enfrentar problemas, como a demora ou atrasos na entrega, posterior alteração da metragem dos cômodos, embargo da obra por irregularidades junto à prefeitura - documentação, falta de segurança, etc, índices de reajustes não previstos em contrato, padrão de qualidade abaixo do esperado ou anunciado, dentre outros.

Alteração de fachadas e das áreas comuns
por Engº Francisco Maia Neto

Diversas vezes em nossa vida profissional nos vimos envolvidos em conflitos condominiais envolvendo casos de alteração de fachadas ou das áreas comuns de um edifício, cujo fundamento da discussão é o artigo 1.336, inciso III, de nosso Código Civil, que discrimina, dentre os deveres do condômino “não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas”.

A sistemática do Projeto como empreendimento
por Eng. João Bosco Vieira da Silva

Ao se projetar, o projetista, têm o objetivo de tornar concreto tudo aquilo que projetou, visando atender uma parcela da sociedade ou classe social, que por natureza procura realizar seus sonhos dentro de um contexto socioeconômico.

Crédito imobiliário, saiba como escolher o melhor
por Redação do Fórum da Construção

Ter uma casa própria é o sonho de qualquer brasileiro. Sair das dívidas que envolvem a organização de um lar, como aquisição de móveis e objetos, é fundamental para quem pretende ter uma vida a dois ou, quem sabe, morar sozinho.

Elevadores: Período de chuvas requer cuidados especiais
por Redação do Fórum da Construção

Devido à maior incidência de chuvas nesta época do ano, os cuidados com o elevador devem ser redobrados. Como possuem diversos componentes elétricos e eletrônicos, os elevadores precisam ser protegidos. Isso porque, o contato da água pode danificar os equipamentos, com prejuízos materiais para os condomínios.

Sala de ginástica, como montar uma em seu prédio?
por Redação do Fórum da Construção

Bem equipadas, salas de jogos e de ginástica se transformam em espaços de convivência dentro do condomínio. Se o seu prédio é antigo, talvez já esteja na hora de reformar o salão de jogos e a sala de ginástica. Se o condomínio é novo, certamente ainda nem dispõe dessas áreas totalmente montadas.

As finanças de um condomínio
por Redação do Fórum da Construção

Como se determina as receitas e despesas do seu prédio? O Condomínio é mantido pela quotização das despesas entre os condôminos e não conta com uma renda mensal ou anual, para efeitos fiscais, não sendo considerado uma pessoa jurídica, inclusive dispensado da declaração de Imposto de Renda. No entanto pode inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ.

Como conservar os elevadores?
por Redação do Fórum da Construção

Elevadores são verdadeiros causadores de polêmicas. Quem jamais se irritou com um morador que passou "horas" segurando a porta do aparelho, que atire a primeira pedra. Mas, apesar dos inconvenientes e das fobias, a verdade é uma só: o elevador ajuda e muito.

As contribuições da Manutenção para a segurança do complexo predial
por Rogério de Oliveira Araújo

Uma das características mais importantes que um edifício pode apresentar é a de oferecer segurança àqueles que fazem uso de sua estrutura, para tanto, todos os equipamentos e instalações que compõem o sistema de segurança do edifício devem dispor de alta confiabilidade e total disponibilidade para atender prontamente as necessidades nos casos onde for exigida a sua utilização.

Síndico, quais são suas reais atribuições?
por Redação do Fórum da Construção

O que faz o síndico? Quais são suas reais atribuições? Essas são perguntas que muitos moradores em condomínios vivem fazendo. É indiscutível a importância de um síndico, que precisa exercer a gestão interna do condomínio referente a vigilância, moralidade e segurança, e em determinadas circunstâncias inclusive pode contratar uma administradora para auxiliá-lo nessa função.

Estrangeirismos dominam lançamentos imobiliários
por Redação do Fórum da Construção

Você já levou seu cachorro no “agility dog”? Treina suas tacadas no “putting green”? Leva a roupa suja para a “connect laundry”? Conhece a sensação de viver em um “apartamento giardino”? Para quem pretende viver nos novos edifícios lançados pelo mercado imobiliário, o vocabulário precisa ir um pouco além do português básico.

O mercado imobiliário e a internet
por Redação do Fórum da Construção

Se as vendas de imóveis estão aquecidas por conta do mercado, os sites de imóveis também estão em crescimento. As buscas por imóveis na internet crescem a cada dia e os sites que oferecem a melhor qualidade e informação vão se destacar.

Condomínios: Critério de rateio
por Daphnis Citti de Lauro

A Lei 4.591/64, que regulava anteriormente os condomínios em edificações previa, no artigo 12, que “cada condômino concorrerá nas despesas de condomínio, recolhendo, nos prazos previstos na Convenção, a cota-parte que lhe couber em rateio”. E, no seu parágrafo primeiro, observava que “Salvo disposição em contrário na Convenção, a fixação da cota no rateio corresponderá à fração ideal de terreno de cada unidade”.

Comprando imóvel na planta? Cuidado com o contrato.
por Redação do Fórum da Construção

Para evitar as altas taxas de juros, cada vez mais pessoas estão recorrendo aos financiamentos das construtoras. Comprando imóvel na planta, o mutuário livra-se da TR e do impacto dos juros e os reajustes das prestações só podem atingir 12% devendo seguir a correção monetária.

Sem entrar em armadilhas no Minha casa, Minha vida.
por Redação do Fórum da Construção

Quem planeja comprar um imóvel do ‘Minha Casa, Minha Vida’ deve ficar atento para não tornar o sonho da casa própria em pesadelo. Isso porque muitos empreendimentos que se dizem enquadrados no programa têm unidades que estão de fora do modelo. São imóveis que custam acima de R$ 130 mil — valor máximo da moradia do ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Prospecção: Os sete maiores erros cometidos pelos corretores de imóveis
por Redação do Fórum da Construção

Consistência e prospecção contínua são necessárias para qualquer corretor ampliar o seu negócio, entretanto, muitos deles acabam cometendo erros simples que os distanciam de alcançarem o retorno que desejam. Baseando-se nessa premissa, David Moyer, vice-presidente executivo da Century 21 Brasil destaca os sete maiores erros cometidos pelos corretores imobiliários:

Não se deixe enganar pelas áreas.
por Redação do Fórum da Construção

Na maioria das vezes quando nos perguntamos sobre a área do nosso apartamento, nos enganamos na sua definição; aqui vamos colocar tudo no devido lugar para que você não cometa equivoco na hora de contratar a construção ou a compra da unidade:

O que é necessário para fazer qualquer reforma ou obra em condomínios.
por Redação do Fórum da Construção

Desde a mais simples troca de fiação até o reforço da estrutura de um edifício, toda e qualquer obra é um transtorno. Portanto, os procedimentos devem ser coordenados com planejamento e sabedoria. Senão, o que era para ser uma melhoria se torna um inferno.

Qualidade na Construção Civil
por Natal José Garrafoli

A qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente à percepção de cada pessoa, influenciada por diversos fatores, como cultura, modo de pensar, tipo de produto ou serviço prestado. As necessidades e expectativas também influenciam diretamente nessa definição. De uma forma ou de outra, podemos afirmar que a satisfação do cliente é uma condição primordial de qualquer organização, para que a empresa sobreviva e desenvolva-se em um ambiente competitivo e de rápidas mudanças.

Quanto vale seu imóvel? Quando dois mais dois, podem não ser quatro
por Redação do Fórum da Construção

Calcular o preço de um imóvel pode ser um árduo exercício. "O preço sempre será resultado do desejo de duas pessoas, do vendedor e do comprador", explica o diretor de Comercialização e Marketing do Sindicato da Habitação, Luiz Fernando Gambi. Portanto, nesta conta, dois mais dois pode nunca ser igual a quatro.

Critério de rateio em condomínios
por Dr. Daphnis Citti de Lauro

A Lei 4.591/64, que regulava anteriormente os condomínios em edificações previa, no artigo 12, que “cada condômino concorrerá nas despesas de condomínio, recolhendo, nos prazos previstos na Convenção, a cota-parte que lhe couber em rateio”. E, no seu parágrafo primeiro, observava que “Salvo disposição em contrário na Convenção, a fixação da cota no rateio corresponderá à fração ideal de terreno de cada unidade”.

Construir para alugar
por Carlos Alceu Machado

Talvez o título deste artigo não corresponda à melhor tradução da expressão inglesa built-to-suit, mas certamente é aquela que melhor revela sua finalidade. Construir para alugar é um modelo de negócio que não encontra regramento na legislação brasileira, sendo, justamente por isso, considerado um contrato atípico, onde se misturam pactos de compra e venda, de empreitada e de locação.

Pagar aluguel pode ser melhor do que fazer financiamento
por Redação do Fórum da Construção

O sonho da casa própria é quase unanimidade entre os brasileiros. Mas, diferentemente do que diz o senso comum, viver de aluguel pode ser alternativa melhor do que entrar em um longo financiamento, sobretudo para as classes média e alta.

Construção civil registra ritmo acelerado, diz CNI
por Redação do Fórum da Construção

O nível de atividade na construção civil continuou em ritmo forte no mês de março, de acordo com a Sondagem da Construção Civil elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Construtoras voltam o foco para a média e a alta renda
por Redação do Fórum da Construção

É incontestável. Se houvesse uma tradução para o mercado imobiliário em 2009 não poderia ser outra senão baixa renda. Depois do lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, o segmento virou alvo de absolutamente todas as construtoras - das que entendiam muito, das que entendiam menos e das que jamais haviam construído um único prédio popular.

Financiando seu imóvel em 7 passos seguros.
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

A compra de um imóvel, para uso próprio ou investimento, costuma ser um grande passo, em razão do expressivo capital envolvido. Trabalhando na área de construção e reforma há 15 anos, a equipe da Fabio Rocha Arquitetura percebeu que a fase do financiamento é a que gera mais dúvidas. Para auxiliar nesse momento tão importante, foi elaborado o roteiro a seguir, que orienta sobre os principais pontos do processo.

Maquiagem camufla os atrasos nas obras do PAC
por Redação do Fórum da Construção

O governo federal maquiou balanços oficiais para encobrir um mega-atraso nas principais obras do PAC. Três de cada quatro ações destacadas no primeiro balanço do programa não foram cumpridas no prazo original.Lançado em 2007 com o objetivo de impulsionar a economia, o Programa de Aceleração do Crescimento é usado hoje pelo presidente Lula para certificar o que seria a capacidade de gerenciamento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Crédito imobiliário bate recordes e bancos preveem mais expansão
por Redação do Fórum da Construção

O brasileiro nunca financiou tanto imóvel como em 2009, e a tendência é de que novos recordes sejam batidos neste ano. Para alguns, o País está em pleno boom imobiliário. Para outros, é só o início desse processo, uma vez que o déficit habitacional, entre 6 milhões e 8 milhões de unidades, conforme o cálculo, ainda é elevado.

Crédito imobiliário avança e flerta com derivativo no país
por Redação do Fórum da Construção

O mercado imobiliário brasileiro, um dos mais atrasados do mundo em termos de crédito, se prepara para dar o seu maior salto a partir deste ano. A aposta é repetir o sucesso das empresas brasileiras que abriram capital e buscar recursos para o financiamento da compra de imóveis no mercado de capitais, incluindo o uso de derivativos, como ocorre nas principais economias do mundo.

Imóveis blindados são estimulados pela violência
por Redação do Fórum da Construção

Em São Paulo, são os assaltos à mão armada que mais assustam. No Rio, o temor são as balas perdidas. Peculiaridades à parte, o fato é que a falta de segurança nas grandes cidades fez emergir uma nova e ainda incipiente indústria: a blindagem de imóveis.

Construção parte para ambicioso ciclo de expansão
por Redação do Fórum da Construção

Uma fotografia do mercado imobiliário no final de 2008 retratava um cenário cinzento, desolador até. Empresas endividadas e sem credibilidade, ações derretendo na Bolsa, com 70% de queda, na média, lançamentos sendo cancelados e crédito restrito. Exatos doze meses depois, o setor comemora uma recuperação surpreendentemente rápida e, ao que tudo indica, consistente.

É possível um terceiro comprar ou alugar garagem em prédios?
por Engº Francisco Maia Neto

Primeiramente, deve ser analisada a situação condominial da vaga de garagem, no sentido de definir se esta possui uma fração ideal própria ou se é conjunta com a unidade, que pode ser um apartamento ou uma sala.

Caixa pré-aprova crédito facilitado para 4,3 mil construtoras
por Redação do Fórum da Construção

A Caixa pré-aprovou o crédito para 4,3 mil construtoras de micro e pequeno porte em todo o País. Em São Paulo, 1.578 empresas foram beneficiadas pela medida anunciada na quinta-feira e válida para construtoras com faturamento anual de até R$ 7 milhões.

Vida em condomínio: sonho ou pesadelo?
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Com seus altos muros, portaria equipada e uma proposta de maior segurança e melhor qualidade de vida, os chamados “condomínios fechados” têm sido, cada vez mais, a opção de moradia das famílias das classes média e alta brasileiras. Os grandes loteamentos, com casas confortáveis, quintais amplos e farta área de lazer, são encontrados nos arredores de praticamente todas as grandes e médias cidades.

Shoppings fazem readequações para se manterem competitivos e lucrativos
por Redação do Fórum da Construção

Para manter a competitividade e atender às mudanças na preferência dos consumidores, os shoppings centers têm aumentado o ritmo de reformas e adequações. Conservar o público-alvo conquistado é o que garante o sucesso do empreendimento ao longo dos anos.

Desempenho do PIB ainda não captou recuperação da construção no primeiro semestre.
por Redação do Fórum da Construção

“A queda de 9,6% no PIB da construção civil no primeiro semestre de 2009, em comparação com o mesmo período de 2008, foi calculada pelo IBGE principalmente com base no declínio da produção física dos materiais de construção (que de fato foi bastante acentuado). Entretanto, isso não retrata a visível recuperação da atividade das construtoras em 2009.”

Ritmo do emprego na construção civil vem surpreendendo positivamente.
por Redação do Fórum da Construção

Com a adição de 36.499 postos de trabalho em julho, a construção civil brasileira acumulou um total de 131.079 contratações com carteira assinada nos primeiros sete meses de 2009. No final de julho, o número de empregados na construção chegou portanto a 2.216.036 empregados, o que representa um crescimento acumulado no ano de 7,94% na comparação com o mesmo período de 2008.

Condômino indesejável
por Engº Francisco Maia Neto

Desde os primórdios, a vida em grupo não é tarefa fácil, pois conciliar tantas personalidades e estilos de vida particulares em um único ambiente pode trazer sérios problemas para muita gente, no entanto, o fato de respeitar os limites de cada um pode ser o bastante para uma convivência agradável. O problema é fazer todos pensarem assim.

Déficit habitacional: 6,273 milhões de domicílios.
por Redação do Fórum da Construção

A secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, apresentou em São Paulo, os novos números do déficit habitacional no Brasil. Foram divulgados resultados do déficit habitacional do país apurados pelo Ministério das Cidades (MCidades) em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), tendo como base Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2007.

Glossário Imobiliário
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Vai aproveitar as oportunidades do mercado e comprar aquele tão sonhado imóvel? Antes fique por dentro de alguns termos técnicos:

Hotel ou residência?
por Engº Francisco Maia Neto

Um fenômeno imobiliário registrado no país nas décadas de 80 e 90 foi a proliferação de flats em todos os grandes centros urbanos, o que foi feito sem um planejamento da demanda, gerando uma grave crise para essa modalidade de empreendimento, especialmente em decorrência da baixa taxa de ocupação e elevado valor do condomínio, que chegou a ficar mais caro que o próprio aluguel.

Terraplanagem + erosão = desastre
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Erros técnicos elementares de planejamento e execução na condução de serviços de terraplenagem têm implicado em generalizada e intensa ação de processos erosivos com conseqüências financeiras e patrimoniais desastrosas para os próprios empreendimentos que estão sendo implantados e, pelo decorrente assoreamento das drenagens, para toda a região de entorno desses empreendimentos.

A incapacidade do estado de planejar e contratar
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

A retomada do crescimento nacional que vem sendo verificada nestes últimos anos (agora enfrentando as incertezas advindas da crise internacional) encontra o poder público planejador e contratante e a engenharia nacional fornecedora abalados por fenômenos estruturais recentes que os fragilizaram tecnologicamente e gerencialmente.

Contratos de gaveta
por Engº Francisco Maia Neto

Apesar do aumento das facilidades cada vez maiores para obtenção de crédito imobiliário, muitos compradores ainda não conseguem vencer as barreiras burocráticas do financiamento e recorrem a uma alternativa de aquisição da casa própria conhecida no mercado imobiliário como “contrato de gaveta”.

Novas fontes de financiamentos sustentarão crescimento da construção civil
por Redação do Fórum da Construção

As ações adotadas pelo governo brasileiro para combater os efeitos da crise internacional foram ampliadas. Ontem (15/3), a Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que autorizou o Tesouro Nacional a conceder crédito de R$ 100 bilhões ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Construção civil: Baixa renda garante desempenho das construtoras
por Redação do Fórum da Construção

Os primeiros resultados de vendas do setor de construção civil este ano são reveladores: apesar da crise, a demanda continua aquecida e os resultados das companhias que atuam na baixa renda foram positivos antes mesmo dos efeitos do pacote habitacional. Ontem, PDG Realty e MRV divulgaram as prévias de resultados operacionais do primeiro trimestre.

Imóveis : Em busca de melhores investimentos
por Engº Francisco Maia Neto

“Conjugar o maior número de motivações possíveis. Esse é o segredo quando se quer transformar uma aquisição imobiliária em um bom negócio.”

Financiamento de R$ 3 bilhões para a construção confirmado pela Caixa Economica Federal
por Redação do Forum da Construção

A Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial da União, circular na qual confirma que será o agente do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para emprestar R$ 3 bilhões às construtoras este ano.

Viver como antigamente
por Misasi Comunicação

A Rossi  anunciou a construção de um bairro privativo de 155 mil metros quadrados na última área verde disponível no Morumbi, uma das regiões mais nobres da cidade. Este será o maior condomínio residencial da região, com moderno complexo de lazer e centro comercial.

Casa em Resort
por Engº Francisco Maia Neto

As pessoas que investem em imóveis no segmento de alta renda passaram a ter oportunidade de diversificação de suas aplicações, com o surgimento dos condomínios resort, empreendimentos imobiliários constituídos de residências e hotel resort, com elevado padrão de instalações e serviços, localizados nas praias mais destacadas do litoral brasileiro.

A importância do Habite-se

Os adquirentes de um novo imóvel costumam ouvir uma palavra quando chega o momento do recebimento da unidade adquirida, denominada Habite-se, que é concedido pela prefeitura da cidade onde o empreendimento imobiliário encontra-se localizado.

O que significa o conceito “build to suit”?
por Engº Francisco Maia Neto

Por definição, trata-se de uma modalidade de operação imobiliária que pode ser traduzida como construção sob medida, consistindo em um contrato pelo qual um investidor viabiliza um empreendimento imobiliário segundo os interesses de um futuro usuário, que irá utilizá-lo por um período pré-estabelecido, garantindo o retorno do investimento e a remuneração pelo uso do imóvel.

Empreendimento usa conceito sutentável

A incorporadora InPar prepara-se para inaugurar o residencial Viver Morumbi, um empreendimento da marca Viver, que traz o conceito de sustentabilidade à construção. O novo projeto fará uso consciente dos recursos naturais, através de medidas práticas para uso racional de água e energia elétrica.

Shopping center com Centro empresarial: uma parceria de sucesso
por Arq. Vinicius Barbosa

O que há por trás do resultado bem sucedido da união entre os centros empresariais e os ditos “templos de consumo”? Como essa parceria surgiu, o que trouxe de benefícios e até onde vai evoluir? Para tentar responder essas questões, é válido iniciar por um breve apanhado histórico sobre o surgimento destes empreendimentos.

Na ponta do lápis: será que é bom negócio construir para vender?
por Arq. Iberê M. Campos

A construção de edifícios para vender ou alugar é atividade existente no Brasil desde seus primeiros tempos. É uma verdadeira tradição construir conjuntos de casas para venda, o sucesso desta atividade costuma levar o empreendedor a vôos mais altos como prédios de apartamentos ou condomínios horizontais. Mas será que esta atividade é realmente compensadora, ou seja, será que compensa construir para vender? Veja nossa análise matemática deste tipo de empreendimento, e tire suas próprias conclusões.

Avaliação imobiliária, a velha questão do preço versus valor
por Engº Francisco Maia Neto

Todos nós podemos ter uma noção exata do que significa valor, mas poucos são capazes de dizer com precisão o que significa , principalmente se houver necessidade de mostrar sua diferença em relação a preço. Mas onde está a importância de diferenciar valor de preço, em se tratando de uma avaliação imobiliária?

Será que comprar imóvel na planta é um bom negócio?
por Engº Francisco Maia Neto

É mais barato comprar um imóvel na planta ao invés de já pronto, além de ser uma forma de poupança. Também permite ao comprador planejar os pagamentos, alterar as especificações de acabamento, fazer modificações internas e programar a entrega. Não obstante muitas pessoas se questionam sobre esta modalidade de comercialização, especialmente quando surgem notícias de fracassos de construtoras ou incorporadoras, expondo de forma exagerada o risco que existe em qualquer atividade econômica.

Guia para seu cliente: etapas da construção de uma residência ou pequena obra
por Arq. Iberê M. Campos

Você, como Arquiteto ou Engenheiro, provavelmente já sabe muito bem como começa e termina uma obra, mas nem sempre seu cliente conhece o assunto e você tem que explicar tudo de novo a cada nova obra. Para facilitar seu trabalho, montamos um pequeno roteiro com todas as etapas, desde a compra do terreno até o habite-se.

Que fatores valorizam ou desvalorizam um imóvel?
por Arq. Iberê M. Campos

Os Arquitetos e Engenheiros certamente já se acostumaram a falar ou a escutar frases como “olha, coloque isto porque vai valorizar o imóvel” ou, ao contrário, “não faça isto pois desvaloriza seu imóvel”. Certamente que há fatores que valorizam ou desvalorizam um imóvel, mas uma receita que funciona em determinadas situações pode dar o resultado oposto em outras.

Qual a área real de um apartamento?
por Engº Francisco Maia Neto

É comum ouvirmos falar em “Apartamentos de 2 dormitórios” como se a quantidade de quartos representasse o tamanho do imóvel. Com efeito, provavelmente um de 3 dormitórios será maior do que um de 2, mas nem sempre. Um apartamento de 2 dormitórios construído há 40 ou 50 anos poderá ter sua área útil maior que seu congênere atual de 3 dormitórios. Justamente por esta diferença de avaliação, a questão da área real de um apartamento gera discussões acaloradas.

A epidemia dos Condomínio-Clube
por Arq. Iberê M. Campos

Se você tem acompanhado os anúncios de lançamentos no mercado imobiliário já deve ter atentado ao grande número de conjuntos de prédios ou mesmo de residências que oferecem “uma ampla área de lazer”. Estes conjuntos são denominados clubes residenciais, ou condomínios – clube. A idéia é que o morador fique dentro de um mesmo espaço onde encontre os serviços básicos do dia-a-dia como mercado, correio, academia, esportes e áreas de convívio social.