Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

Haverá racionamento de água em SP?



Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Sustentabilidade é uma das prioridades do IBDA , e temos a parceria com o GRUPO SUSTENTAX.
A “Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade “ é uma empresa do grupo, que se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos, desenvolve o gerenciamento de certificação de prédios, com base no critério LEED (Leadership in Energy na Environmental Design) criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil).
Saiba mais: www.sustentax.com.br

Todos os artigos sobre Arquitetura sustentável:

Acessibilidade para os mais velhos
por Arqª Juliana Yuriko

O banheiro e o quarto precisam de algumas soluções diferentes das convencionais para um idoso poder viver diminuindo o risco de acidentes domésticos. Confira dicas e soluções de projeto.

Prédios verdes em crescimento?
por Engº Francisco Maia Neto

Cada vez mais presente na vida dos brasileiros os chamados prédios verdes (edificações que apresentam características de sustentabilidade, com elevado grau de preocupação ecológica), tem crescido em uma velocidade expressiva.

Casas sustentáveis, o futuro das cidades
por Redação do Fórum da Construção

Como garantir que nossas grandes cidades não viverão um futuro de ar irrespirável, água racionada e custos altíssimos de energia? Como garantir que o simples fato de habitar uma cidade, em um futuro próximo, não signifique morrer com problemas de saúde derivados da degradação do meio ambiente que nos cerca?

Como identificar os falsos produtos sustentáveis
por Lygia Haydée

Diante da crescente preocupação com a interferência do homem no meio ambiente, o mercado ecosustentável, em todas as suas formas, vem atraindo a atenção dos consumidores.

Dicas de sustentabilidade para sua cozinha
por Arqº Thiago H. Arasaki

Atitudes sustentáveis devem fazer parte do nosso dia-a-dia e não somente quando somos lembrados sobre o assunto. Acostume-se a fazer dessas dicas uma rotina. Ensine seus filhos e saiba que o melhor jeito de aprender é dando um bom exemplo dentro de casa. As dicas são para a sua cozinha, confira!

Materiais Sustentáveis
por Redação do Fórum da Construção

Os materiais ou produtos utilizados nas construções devem ser fabricados com responsabilidade, e quem usa tem uma parcela fundamental para dar continuidade no processo de sustentabilidade.

Como reaproveitar a água da chuva?
por Arqº Thiago H. Arasaki

O verão está próximo e é nesta época do ano que chove muito, em várias regiões do nosso país. Então, nada melhor do que aproveitar essa água que cai de graça sobre nossas cabeças, não é mesmo?

Casas Sustentáveis: Lucro Certo.
por Redação do Fórum da Construção

Imagine morar numa casa que aproveita a luz do sol, a água da chuva, recicla seu lixo orgânico e geram, com ele adubos, e que não polui o meio ambiente com esgotos domésticos e outras coisas mais que tão frequentemente encontramos nas grandes cidades pelo mundo a fora.

Meio Ambiente e Construção Civil
por Engº Civil Eduardo de Sousa Beltrame

A indústria da construção civil tem uma participação de, aproximadamente, 40% na economia mundial, influenciando o meio ambiente e a sociedade. Como indústria abrangente e diversificada, tem o grande desafio de introduzir melhorias e quebrar paradigmas, pois qualquer modificação, por menor que seja, traz resultados muito significativos. A construção civil é uma atividade poluente e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

Como Aplicar a Sustentabilidade em Casa?
por Redação do Fórum da Construção

O termo sustentabilidade nunca foi tão falado quanto nos dias atuais. Com os problemas provocados pelas mudanças climáticas aumentando em toda parte do planeta, as pessoas começaram a se interessar mais e mais pelo assunto e a mídia, cumprindo o seu papel, passou a dar destaque a inúmeras iniciativas ligadas a essa nova forma de trabalhar a relação entre o homem e suas necessidades e o meio ambiente que provém os meios necessários ao seu sustento e a manutenção de nossas vidas.

Sustentabilidade é pura bobagem
por Arqº Lourenço Gimenes

O título é mesmo para chocar e chamar a atenção. Se você começou a ler este texto por indignação, ótimo sinal.

Sustentabilidade: pequenas atitudes podem fazer a diferença.
por Redação do Fórum da Construção

Nos últimos anos o termo Sustentabilidade cada vez mais, vem ganhando espaço na mídia, chamado a nossa atenção para que tomemos consciência de que somos responsáveis pelo que está acontecendo com o nosso planeta e consequentemente por nossa vida.

Novos hábitos para uma cozinha ecológica
por Redação do Fórum da Construção

Para cuidar da natureza ninguém precisa se acorrentar em uma árvore aos gritos para que ela não venha a baixo, ou participar de grandes revoltas contra empresas que poluem rios. O importante é que cada um de nós tenha consciência do que podemos fazer para melhorar o nosso relacionamento com o meio ambiente!

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar
por Redação do Fórum da Construção

Mudar alguns hábitos é de extrema importância para que os impactos provocados ao meio ambiente sejam minimizados. Embora esse tipo de mudança pareça difícil, por conta da elevada relação de consumo estabelecida nos centros urbanos, algumas atitudes simples podem contribuir bastante para um melhor uso dos recursos naturais oferecidos pelo planeta.

Sustentabilidade no segmento de shoppings centers
por Newton Figueiredo

Recente levantamento da ITC – Inteligência Empresarial da Construção sobre o total de obras de shoppings Center no Brasil, divulgado em agosto/12, revela que estão em andamento 186 projetos para construção de shoppings centers, totalizando investimentos da ordem de US$ 8,5 bilhões.

Arquitetura Sustentável, seus conceitos
por Arqª Karla Cunha

A construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta, além de ser o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.

Panorama da sustentabilidade de empreendimentos no Brasil
por Paola Figueiredo

A crescente demanda por novos empreendimentos e as diretrizes de construção verde têm colocado o país em evidência mundial neste mercado. Hoje são cerca de 60 empreendimentos certificados LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, a mais reconhecida, entre escritórios, centros de distribuição, fábricas, centros empresariais, varejo, além de 500 registros de processo de certificação.

Sustentabilidade na prateleira
por Newton Figueiredo

As pesquisas mostram que os consumidores prefeririam produtos sustentáveis e estariam até dispostos a pagar mais, porém, muitas vezes, esta tendência não é concretizada. Analisando a questão do ponto de vista do consumidor, identificamos que faltam informações para que o desejo seja transformado em ação. Os principais problemas observados são:

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar o Meio Ambiente
por Redação do Fórum da Construção

Mudar alguns hábitos é de extrema importância para que os impactos provocados ao meio ambiente sejam minimizados. Embora esse tipo de mudança pareça difícil, por conta da elevada relação de consumo estabelecida nos centros urbanos, algumas atitudes simples podem contribuir bastante para um melhor uso dos recursos naturais oferecidos pelo planeta.

Casas ecológicas, o que são?
por Redação do Fórum da Construção

O sonho de todas as pessoas do mundo é ter uma casa ecológica, ou pelo menos fazer com que sua casa se torne menos poluente ao meio ambiente. Quando se sonha com a casa ideal, pensa-se num lugar belo e agradável, luminoso, quente no Inverno e fresca no Verão, com o ar puro, de fácil manutenção, respeitosa com o meio ambiente e que seja capaz de produzir a energia que consome.

RIO+20: As Delícias da Crítica Fácil ou O Manifesto da Contra-Indignação
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

"A melhor maneira que a gente tem de tornar possível amanhã alguma coisa que não é possível de ser feita hoje, é fazer hoje aquilo que hoje pode ser feito. Mas se eu não fizer hoje o que hoje pode ser feito e tentar fazer hoje o que hoje não pode ser feito, dificilmente eu farei amanhã o que hoje também não pude fazer...". (Paulo Freire)

Padrões de construção verde
por Flávia Saad

O green building se refere a empreendimentos verdes, que adotam medidas sustentáveis em sua concepção, construção, operação e manutenção. Normas de construção verde se concentram em fazer edifícios residenciais e comerciais saudáveis para seus ocupantes e para o meio ambiente.

Bambu é adotado como material de construção sustentável
por Redação do Fórum da Construção

Rústico e de uso permanente sob a ótica do manejo sustentável, o bambu é pesquisado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, para ser utilizado como matéria-prima estrutural, com aplicação social.

Conheça o conceito de sustentabilidade e construção sustentável
por Redação do Fórum da Construção

A primeira definição de desenvolvimento sustentável foi cunhada pelo Brundtland Report, em 1987, afirmando que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.

Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável
por Raquel Nunes

O setor da construção civil vem descobrindo a grande vantagem de investir em casas sustentáveis. Iniciativas como essas não só ajudam a reduzir o custo do projeto, tornando a construção mais econômica, como também contribuem para um menor impacto ambiental.

Referências para o varejo sustentável
por Newton Figueiredo

Em meio a milhões de citações, o termo sustentabilidade ainda gera confusões e equívocos. Assim, é importante o segmento de varejo buscar referências para que possam desenvolver práticas sustentáveis genuínas e também obter a preferência dos consumidores ao comunicá-las de maneira responsável.

Hotéis verdes
por Engº Francisco Maia Neto

A consciência ambiental já é uma realidade no mercado imobiliário, onde iniciativas governamentais ou ações espontâneas da iniciativa privada estimulam a utilização de práticas sustentáveis, especialmente no que se refere a projetos residenciais ou comerciais, que planejam edificações voltadas à preservação do clima e do ambiente.

Lojas mais sustentáveis
por Newton Figueiredo

O Governo Federal anunciou novas medidas para estímulo ao varejo sustentável, por meio do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentável. O PPCS visa à redução de consumo de energia e água dos pontos de venda, à redução do uso de sacolas plásticas e à ampliação da reciclagem em 25% até 2020, diminuindo em 70% do volume de resíduos recicláveis secos nos aterros sanitários.

Meio Ambiente: Trabalhar sob a ótica da solução
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Seria por demais importante para a sociedade brasileira que os pesquisadores e todos os demais profissionais que de alguma maneira trabalham com questões de cunho ambiental assumissem em sua prática uma constatação que já de há muito se nos apresenta clara e contundente: não há posicionamento filosófico, ideológico, político, por mais justo e belo que seja, que substitua ou dispense uma sólida e consistente base científica e tecnológica.

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável
por Arqª Lorena Cavalcanti

Hoje os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, pois consomem mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.

Decoração ecológica
por Andressa Dias

Já pensou poder contribuir ainda mais com a conservação do meio ambiente na sua casa? Além de tudo que já sabemos que pode ser feito em casa para ter uma atitude mais “verde” com o mundo, como separar o lixo e gastar apenas o necessário de água e eletricidade, outra alternativa deixar sua casa mais bonita é apostar em uma decoração ecologicamente correta.

Como escolher produtos mais sustentáveis?
por Newton Figueiredo

O consumidor ainda encontra dificuldades na identificação de produtos sustentáveis, mesmo já tendo demonstrado disposição de pagar até mais por tais produtos. Conheça algumas dicas sobre como o consumidor pode analisar a sustentabilidade na hora de decisão de compra.

As várias faces da Sustentabilidade
por Newton Figueiredo

Sustentabilidade está se tornando um tema, cada vez mais, recorrente, porém, várias vezes, tratado com superficialidade sem, de fato, trazer para a discussão seus benefícios e traduzindo-se na maioria das vezes, como simples práticas ambientais para proteção do planeta.

Novas Referências na Sustentabilidade Empresarial
por Newton Figueiredo

Ao longo dos últimos cinco anos vimos um importante movimento acadêmico e empresarial no sentido de incorporar na gestão das empresas o necessário equilíbrio entre lucratividade e responsabilidade socioambiental.

Seja sustentável no escritório também!
por Thiago Hiroshi Arasaki

As dicas para poupar energia e materiais nunca saem de moda. O problema é que nos esquecemos delas. Quando assistimos a um programa na televisão ou lemos em algum lugar, logo em seguida costumamos fazer o que nos foi ensinado. Mas, após algum tempo, esquecemos e voltamos à rotina.

Pratique Sustentabilidade

A sustentabilidade está relacionada à continuidade dos aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos da sociedade humana. Ser sustentável é descobrir maneiras de promover a exploração dos recursos naturais, de forma que prejudique o menos possível o meio ambiente, estabelecendo, assim, um equilíbrio.

Soluções incompletas para a substituição de sacolas plásticas
por Newton Figueiredo

O movimento provocado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no sentido de reduzir o uso de sacolas plásticas tem provocado uma corrida para se encontrar uma solução adequada. A questão não pode ser vista apenas pelo lado ambiental. É importante que sejam adotados outros mecanismos para uma visão mais holística do problema.

Arquitetura sustentável, o que é?
por Redação do Fórum da Construção

Segundo a Wikipédia, é considerada arquitetura sustentável toda forma de arquitetura que leva em consideração formas de prevenir o impacto ambiental que uma construção pode gerar.

Sustentável no dia-a-dia
por Newton Figueiredo

As construções sustentáveis já são uma realidade no Brasil. Temos acompanhado o crescimento do número de novos lançamentos que já nascem verdes desde o projeto, com rigorosos controles para a redução dos impactos no meio ambiente, tecnologia avançada para melhoria da eficiência energética, entre outros critérios que visam também conforto térmico e qualidade do ar interno.

Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental
por Redação do Fórum da Construção

A produção de concreto de alta resistência, com menor impacto ambiental e custo reduzido acaba de ser obtida em uma pesquisa desenvolvida na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. "A pesquisa teve como objetivo buscar tecnologia que possibilitasse um concreto autoadensável, com baixo consumo de cimento Portland, e de alta resistência", conta Tobias Pereira, que desenvolveu o trabalho em conjunto com o professor Jefferson Libório.

As várias faces da Sustentabilidade
por Newton Figueiredo

Sustentabilidade está se tornando um tema, cada vez mais, recorrente, porém, várias vezes, tratado com superficialidade sem, de fato, trazer para a discussão seus benefícios e traduzindo-se na maioria das vezes, como simples práticas ambientais para proteção do planeta.

As Ecoineficiências dos Ecoeficientes
por Newton Figueiredo

Neste mês de fevereiro de 2011, tive a oportunidade de visitar dois empreendimentos propalados na imprensa e na internet como “Ecoeficientes”: um é Shopping em Brasília e o outro um hipermercado na zona sul de São Paulo.

Prioridades na Sustentabilidade Corporativa
por Newton Figueiredo

Temos visto inúmeras iniciativas no sentido de fazer com que as empresas caminhem para a chamada economia verde ou de baixo carbono. De outro lado, movimentos produzidos por respeitadas organizações empresariais e do terceiro setor estimulam as empresas a gastar tempo e recursos em “batalhas a favor do clima”: defensores do clima, empresas para o clima etc...

O varejo, os consumidores e os produtos sustentáveis
por Newton Figueiredo

Os consumidores brasileiros estão ávidos por comprar produtos que não façam mal à sua saúde nem ao meio ambiente e que tenham qualidade assegurada. Você conhece alguma loja de varejo que esteja oferecendo isso a seus clientes de forma ética e genuína? Conhece algum varejista que esteja ajudando, de forma verdadeira, seus clientes a escolherem melhor o que levam para casa?

Acessibilidade urbana do portador de necessidades especiais e a sociedade
por Karolinne Sotomayor Azambuja

O presente artigo trata das dificuldades que o portador de necessidades enfrenta no meio social. O objetivo principal que desencadeou este estudo foi a necessidade de reintegração social desse indivíduo no contexto social e urbano das cidades, para que seja aceito como um integrante participativo e ativo na sociedade.

Como identificar produtos sustentáveis?
por Newton Figueiredo

A procura de produtos sustentáveis para obras, reformas e para gestāo condominial está cada vez maior. Porém, especificadores e gestores de compras ainda encontram algumas dificuldades para identificar corretamente estes produtos, como informações inconsistentes ou sem fácil comprovação. Além disso, a responsabilidade destes profissionais será cada vez mais exigida, principalmente, quando for mandatória a NBR 15.575 sobre durabilidade e manutenibilidade.

Politica e Gestão Ambiental – Proposta de Ecovilas para a população de baixa renda no Brasil
por Karolinne Sotomayor Azambuja

Este artigo apresenta elementos que podem viabilizar um novo comportamento social no modo de viver da população de baixa renda no Brasil com a criação de ecovilas, que são modelos de assentamento humano sustentável. As Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável.

É chegada nossa hora?
por Arq. Ms. Antonio Macêdo Filho

Tem se falado muito que o Brasil finalmente passará a ingressar, nos próximos anos, no grupo dos países mais desenvolvidos do mundo. Há de fato uma série de indicadores favoráveis.

Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos da Construção Civil (GBC Brasil)
por Arq. Ms. Antonio Macêdo Filho

O Objetivo central do curso é disseminar uma prática gestão sustentável de resíduos entre os construtores criando condições favoráveis para o exercício da responsabilidade em relação ao manejo e destinação dos resíduos.

Casa com grama no telhado aposentaria ar-condicionado
por Redação do Fórum da Construção

Você moraria em uma casa com um gramado no telhado? Pois esse é um dos itens que permitem conforto térmico no interior de uma residência garantindo temperaturas agradáveis sem o acionamento de aparelho de ar-condicionado ou aquecedor elétrico. Mesmo quando fora da residência faz muito calor ou frio rigoroso, a gramínea vai agir como uma manta protetora proporcionando um ambiente interno mais aconchegante e termoacústico..

Imóveis ‘verdes’: o uso de soluções para sustentabilidade
por Renata Marques

Em sintonia com o pensamento de reduzir o impacto ambiental e garantir assim o futuro do planeta, as incorporadoras e arquitetos estão cada vez mais empenhados em buscar técnicas e soluções que viabilizem a sustentabilidade nos empreendimentos.

Simulação de Iluminação Natural para Certificação LEED
por Arq. Ms. Antonio Macêdo Filho

A iluminação natural de ambientes internos reduz significativamente o consumo de energia das edificações, resultando em menor impacto ambiental com a geração e a distribuição de energia. Além disso, o acesso a luz natural traz benefícios à saúde dos usuários da edificação.

Primeiro empreendimento comercial certificado AQUA do Brasil
por Arq. Ms. Antonio Macêdo Filho

Um dos maiores empreendimentos comerciais do país, o Cidade Jardim Corporate Center, em São Paulo, é o primeiro complexo comercial com a certificação AQUA no Brasil. Diferencial de sustentabilidade gera mais valor para clientes e investidores

Sustentabilidade é, antes de tudo, um bom negócio!
por Newton Figueiredo

Voltei do recente 61º Congresso da Fiabci de Bali, Indonésia – e também da missão empresarial da Fiabci/Brasil logo após a Cingapura e à fabulosa Expo Xangai – com a impressão de que temos muito que fazer em termos de sustentabilidade para nossas edificações e para o desenvolvimento urbano de forma geral.

Seminário da Construção e Certificação Sustentável (GBC Brasil)
por Arq. Ms. Antonio Macêdo Filho

Disseminar o conceito de construção sustentável junto à sociedade, o mercado e a indústria da construção civil, visando à apresentação de boas práticas no intuito de agregar cada vez mais pessoas, profissionais e empresas a adotarem estes conceitos e com isto impulsionarem o mercado a estas mudanças. Apresentação do atual mercado da construção Sustentável no Brasil.

A rotulagem ambiental e a competitividade no mercado interno
por Newton Figueiredo

Quem não se lembra das propagandas de televisão enaltecendo aquela marca famosa de geladeiras que era o desejo de toda dona de casa moderna? Era a marca que transmitia segurança de uma compra com qualidade. Pois é, o mundo mudou! Os consumidores já não escolhem eletrodomésticos pela marca como atributo principal e, sim por rotulagem ambiental.

Produtos ecológicos? O detetive verde vai dizer.
por Newton Figueiredo

Você tem certeza que um produto dito “eco” é amigo do meio ambiente ou então que todo produto ecológico é sustentável? É tempo de revisar os conceitos e de, principalmente, questionar e pesquisar. Assim, como você, milhares de consumidores também são confundidos por empresas que querem aparecer como “verdes” e acabam se aproveitando de suas boas intenções.

Eficiência energética: CENPES - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás
por Redação do Fórum da Construção

O novo conjunto de edificações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás, implantado na ilha do Fundão - Rio de Janeiro, foi projetado pelo escritório do arquiteto Siegbert Zanettini com José Wagner Garcia como co-autor, que buscou a eficiência energética do complexo.

Ventura Corporate Towers - Fortalecendo o movimento verde no Rio de Janeiro
por Redação do Fórum da Construção

Totalizando 105 mil metros quadrados de área locável de escritórios, o Ventura Corporate é um complexo de alto padrão. Um investimento de R$ 450 milhões feito pela Tishman Speyer e Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário na cidade do Rio de Janeiro.

Ambientes termicamente mais confortáveis
por Redação do Fórum da Construção

Como conciliar reformas e a melhoria do conforto térmico, sem que isso, obrigatoriamente, impacte os custos além do orçamento do projeto ou então venha a trazer gastos futuros com energia? Este é o desafio da equipe da LFB Engenharia em Projetos no Projeto Residência Sustentável, que prevê a reforma de um apartamento cobertura, em São Paulo, aplicando diretrizes nacionais e internacionais de sustentabilidade.

Tecnologias ambientais e sociais: uma condição essencial para um futuro sustentável
por Arq. Elisabete Alves Kropf Correia

Vivemos a era da sustentabilidade. Estamos muito acostumados a ouvir sobre sustentabilidade nas empresas. Na realidade, sustentabilidade é uma das palavras da moda no mundo corporativo, e nem sempre é aplicada de uma forma correta.

Cursos EcoBuilding

Confira aqui a agenda de cursos EcoBuilding. Os cursos ocorrem em diversas cidades do país como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e outras. Conheça aqui o assunto de cada curso.

A importância dos selos verdes
por Newton Figueiredo

De acordo com o levantamento 2009 Green Brands Global Survey, 73% dos brasileiros planejam aumentar seus gastos com produtos e serviços verdes e 28% deles (e apenas 8% dos britânicos) estão dispostos a gastar até 30% a mais em produtos e serviços verdes. Outra pesquisa identificou que 48% estariam dispostos a gastar 10% a mais para comprar produtos verdes.

Prédios verdes, o que considerar.
por Alexandre Fracchetta

Quais os conceitos para um Green Building ou como receber o selo verde para uma edificação. Procedimentos que se adotam em projetos ou readequações que visam economia nas instalações, saúde das pessoas que ali trabalham além de proporcionar a seus ocupantes um ambiente harmonioso e de bem estar.

Lançamento do Projeto Residência Sustentável
por Redação do Fórum da Construção

Com o propósito de contribuir para a disseminação do tema sustentabilidade aplicada ao dia-a-dia e, principalmente, em casa, foi lançado, em São Paulo, o Projeto “Residência Sustentável”, pelo Grupo SustentaX, em parceria com profissionais de arquitetura, climatização, paisagismo, elétrica e hidráulica, além de fornecedores de produtos sustentáveis para reforma, construção e decoração.

O impacto dos materiais em projetos e na construção de empreendimentos sustentáveis.
por Newton Figueiredo

Ser sustentável é uma postura de economia e responsabilidade socioambiental. O cenário atual é de crescente degradação do planeta, com ameaça de extinção de insumos naturais, somado ao aumento dos níveis de pobreza no mundo e, consequentemente, da possibilidade de crises sociais.

Olimpíadas sustentáveis, mãos à obra!
por Alexandra Lichtenberg

Nas Olimpíadas de Sydney 2000, que pretenderam ser as primeiras Olimpíadas verdes, não tínhamos ainda a verdadeira dimensão da necessidade premente de redução de emissões de gases do efeito estufa. A partir de 2007 e das constatações do IV relatório do IPCC sobre as conseqüências das mudanças climáticas, ficou claro que qualquer grande evento tem que ser sustentável.

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental
por Newton Figueiredo

Como reduzir custos com energia e água, colaborar para conservação do meio ambiente, melhorar os ambientes internos e promover a inclusão social? Parafraseando o ditado "educação começa em casa", sustentabilidade também. E como a educação se pratica na coletividade, o melhor lugar para se colocar em prática a sustentabilidade são os condomínios, sejam os comerciais e, principalmente, os residenciais.

Prédios Verdes: Rochaverá Corporate Towers: recebe certificação ambiental
por Redação do Fórum da Construção

O Rochaverá Corporate Towers, maior complexo de escritórios de alto padrão de São Paulo, acaba de receber a certificação Green Building, na categoria Gold, seguindo o sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

CASA COR - Interiores sustentáveis
por Arq. Ignez Ferraz

O futuro da humanidade foi definido por 179 países na ECO-92 (nome pelo qual é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento) no Rio de Janeiro. Seu resultado formalizou-se com a Agenda 21, um programa de 27 ações, cujo objetivo era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas.

A sustentabilidade na construção civil
por Engº Francisco Maia Neto

A construção civil tem vivido recentemente, uma época frutífera, cujos aumentos nos ganhos, valorização de seus profissionais e expansão do mercado são só algumas das causas e conseqüências desta realidade, entretanto como todo setor, deve estar atenta às demandas da sociedade na qual está inserida.

Inclusão social com sustentabilidade
por Renata Hehl

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (ou PARNA de Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, a mais bem preservada do país, praticamente intacta.

Uma Floresta Pouco Ecológica
por Maria Alice Miller

Volta e meia recebo mensagens de lojas, marcenarias e fornecedores em geral, de móveis, revestimentos e madeiras extraídas de "florestas de manejo sustentável" ou de "fazendas de manejo florestal", ou com o selo do FSC - Forrest Stewardship Council - órgão criado em 1990 na Califórnia, EUA, que confere o selo que indica que determinado produto vem de uma área manejada de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental
por Newton Figueiredo

Como reduzir custos com energia e água, colaborar para conservação do meio ambiente, melhorar os ambientes internos e promover a inclusão social? Parafraseando o ditado "educação começa em casa", sustentabilidade também. E como a educação se pratica na coletividade, o melhor lugar para se colocar em prática a sustentabilidade são os condomínios, sejam os comerciais e, principalmente, os residenciais.

Telhado Vivo ou Telhado claro?
por Inês Reis e Márcia Marques

Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global. Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar.

Desenvolvimento Urbano Sustentável: uma proposta para o cinturão verde de São Paulo
por Maria Martha Nader

A Região Metropolitana de São Paulo reúne 39 municípios em intenso processo de conurbação, formando uma mancha ocupada contínua e em expansão constante e desordenada. Com cerca de 20 milhões de habitantes (estimativas IBGE para 2008), é o maior centro urbano do Brasil e da América do Sul, e a sexta maior área urbana do mundo, sendo responsável por quase 60 % do PIB paulista, que, por sua vez, é o maior do Brasil.

Copa do Mundo Verde
por Arq. Ms. Antonio Macêdo Filho

A vinda da Copa do Mundo de 2014 para o Brasil não vai apenas mexer com a infraestrutura das cidades escolhidas para serem sub-sedes, mas trará luz aos estádios brasileiros. Hoje construções inadequadas para um evento desta magnitude, eles terão a oportunidade de agregar o que há de mais moderno em termos de engenharia e se adequar ao século 21.

Etiquetagem de Imóveis: uma questão de números
por Maria Martha Nader

A primeira crise do petróleo (1973) teve o condão de despertar consciências mundo afora para a racionalização dos gastos com energia. O item "consumo" passou a fazer parte dos critérios a ter em conta ao comprar um carro. Seguiram-se os eletrodomésticos com o mercado substituindo as imensas Frigidaire por marcas européias menores e mais econômicas. Os consumidores passaram a prestar mais atenção nas etiquetas.

Materiais com baixos impactos no meio ambiente, na sua saúde e no seu bolso.
por Claudia Cavani

A construção ou a reforma de uma casa sempre começa com o sonho de melhorar o ambiente em que se vive. Que tal adicionar a isso uma preocupação com a sustentabilidade, minimizando sua pegada ecológica e criando um ambiente que não agrida a saúde de sua família?

Desenvolvimento urbano sustentável : uma questão de espaço.
por Maria Martha Nader

Em 24 de maio de 2007 foi assinada na Alemanha a “Carta de Leipzig”, que define as novas bases para a ordenação territorial das cidades européias. Em uma nova reunião ocorrida em Marselha em novembro de 2008 entre ministros de estado de vários países europeus, definiu-se que essas novas políticas sejam implementadas já a partir de 2010.

A casa de emissão zero
por Engº Francisco Maia Neto

Usualmente o verão é marcado por sucessivas notícias de chuvas fortes que geraram enchentes, desabamentos, perdas, desabrigados e mortes de pessoas ou mesmo famílias.

Arquitetura sustentável : Ubatuba - SP ganha o primeiro residencial clube.

“Latitude 23”, condomínio com a mais completa infraestrutura de lazer emprega conceitos da bioarquitetura. Projetado pelo escritório Ito Ventura Arquitetura e Urbanismo, com projeto paisagístico assinado pela Tal Quin Tal Arquitetura da Paisagem, o residencial clube "Latitude 23", em Ubatuba,  é um exemplar da aplicação da sustentabilidade na construção civil.

Quanto Custa uma Casa?: uma nova abordagem sustentável
por Maria Martha Nader

Pense bem: para o seu orçamento familiar, o que é mais relevante, o preço do imóvel ou o conjunto dos seus custos mensais? O que pesa mais no bolso, as despesas iniciais ou os futuros encargos fixos?

Arquitetura Apropriada em busca da Sustentabilidade
por Arq. Cristiana Azevedo

Atualmente o documento “Agenda 21 para Construções Sustentáveis”, uma das interpretações mais importantes feitas pelo CIB (Conselho Internacional de Edifícios) para o setor da construção, vem chamando a atenção para o modo de alcançar a tão desejada arquitetura sustentável: “O projeto Sustentável atual exige - o pensar globalmente, o atuar regionalmente e viver localmente”.

Arquitetura sustentável: ONU pede para construção civil reduzir emissões de carbono

Mais de 200 países estiveram reunidos em Poznan, na Polônia, na última rodada de negociações para definir o substituto do Protocolo de Kyoto, que atualmente regula as emissões de gases causadores do efeito estufa e que vence em 2012.

Arquitetura Sustentável : O green building ficou pronto e agora?
por Newton Figueiredo

Após obter uma certificação ambiental, o processo de sustentabilidade de uma edificação deve continuar. Com a sua ocupação, novos desafios surgem, como, por exemplo, garantir a eficiência dos sistemas condominiais e a saúde de seus ocupantes.

Sustentabilidade orientou obra pública da Todescan e Siciliano em São Paulo

Reutilização do material da  estrutura existente, telhado verde , madeira plástica e piso de borracha reciclada reduzem impacto ambiental. A Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Unibanco e o escritório de arquitetura Todescan e Siciliano entregam à população da cidade a reforma da passarela de pedestres sobre a Avenida Eusébio Matoso, na zona oeste da cidade.

Sustentabilidade na Construção: nem Flinstones, nem Jetsons.
por Maria Martha Nader

Na edição do passado dia 22/10/2008 o caderno ambiente da Folha on-line publicou um artigo sob o título “Paulistanos deixam de comprar produtos "verdes" se custarem mais caro” onde, a determinada altura, se diz “...como se fala tanto em sustentabilidade e aquecimento global, a quantidade de informações, muitas vezes contraditórias, confunde e cansa até o mais bem intencionado ecologicamente.”

Antes de pintar seu imóvel pense na saúde de sua família

Segundo recente pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO),  em parceria com a Latin Panel, praticamente um entre cada três lares brasileiros pretende investir em reformas e construção nos próximos seis meses.

Arquitetura Verde: O Edifício Harmonia 57 - Admirável verde vivo
por Arq. Cristiana Azevedo

O projeto do edifício de escritórios Harmonia 57 em São Paulo se tornou um notório exemplar da boa arquitetura e da aplicação de metas sustentáveis atualmente.

Contribuindo com a sustentabilidade: indústria cimenteira transforma pneus e resíduos em cimento

A preocupação com sustentabilidade alcança um dos grandes agentes poluidores do nosso mundo moderno: os pneus velhos.

Edifícios Ecológicos
por Engº Francisco Maia Neto

Criticada mundialmente pela pouca preocupação com o meio ambiente, a China anunciou recentemente que está investindo em construções ambientalmente responsáveis, tendo sido lançado seu primeiro edifício ecológico, com uma economia de até 70% de energia e 60% de água, o que lhe valeu uma certificação internacional.

Antigo prédio de Museu de História Natural reabrirá sob um cobertor verde

O novo lar sustentável da Academia de Ciências da Califórnia no Parque Golden Gate terá suas muitas portas abertas no dia 27 de setembro depois de quase uma década de planejamento da maior arrecadação de fundos para fins culturais na história de São Francisco.

Produtos recomendados para construções sustentáveis recebem atestado na Mostra do sistema FIESP

Fademac, Adespec, Deca, Nova Hydra, Duratex, JRJ Tecidos, Suvinil, e Werden tiveram, ao todo, 37 produtos atestados para receber o mais importante reconhecimento de sustentabilidade e qualidade para produtos, destacando-se entre o mercado como os primeiros produtos recomendados para construções sustentáveis pelo Grupo SustentaX.

O que é Arquitetura sustentável?
por Arq. Iberê M. Campos e Arq. Ignez Ferraz

Além da necessidade de atrair os consumidores, a atitude reflete um movimento que cresce ano a ano: o da consciência sobre a necessidade de preservação do ambiente natural. Sabe-se que não há como construir sem causar impacto, mas sempre é possível reduzir os danos e, quando estes forem inevitáveis, deve-se pensar numa compensação.

Geoengenharia pode desacelerar ciclo global da água
por Anne M. Stark

À medida que aumentam as emissões causadas pela queima de combustíveis fósseis, a redução da luz solar que atinge a Terra poderia de fato ter um efeito de resfriamento sobre as temperaturas na superfície.

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

Dentro de cinco anos, qualquer empresa que tenha a ambição de estar ou permanecer na liderança do mercado deverá ser reconhecida pelos seus clientes e pela sua cadeia produtiva como tendo uma operação competitiva, ética e sustentável.

Arquiteta insere conceito de sustentabilidade em projeto de bar na mostra B Gourmet

Ana Lucia Siciliano une o conforto, a sofisticação e a beleza à responsabilidade sócio-ambiental. A arquiteta que se especializou nos últimos anos em uma arquitetura preocupada com as questões sociais e ambientais – vai mostrar como até mesmo um bar pode ser sustentável. Ela participa da 4ª edição da mostra B Gourmet – que acontece de 12 a 19 de junho em São Paulo, no Morumbi Shopping, promovida pela revista Casa Claudia e com patrocínio da Brastemp.

A educação do cliente final vai criar demanda por imóveis sustentáveis
por Paula Graciela*

A conscientização do consumidor final é necessária para garantir demanda por imóveis que utilizem técnicas e tecnologias com reduzido impacto ambiental e compensem o preço mais alto destes projetos, concluíram os participantes do painel Gestão Sustentável da Construção Civil, na Conferência Internacional Ethos 2008.

Diretora da Anab incita empresários a buscar inovações nas universidades
por Paula Graciela*

Sair da teoria para a prática, apresentar novas tecnologias e promover discussões com profissionais do setor são as principais aspirações do Ecobuilding 2008 - Forúm Internacional de Arquitetura e Tecnologias para a Construção Sustentável, que acontecerá entre 23 e 25 de maio, em São Paulo.

Sustentabilidade para Educar
por Paola Figueiredo

"Dentro do universo de empreendimentos verdes, “Escolas Verdes” podem ser os mais importantes. Vivemos em um momento de mudança de paradigma. Quem seria o mais indicado para ensinar responsabilidade socioambiental?"

Sustentabilidade para o mercado de construção
por Arq. Iberê M. Campos

O cenário em que ocorrerá a 16ª Feira Internacional da Indústria da Construção é promissor: A previsão de crescimento para o setor de materiais de construção em 2008, após um crescimento acumulado de 8,5% no último ano em comparação com 2006, é de 8,5% a 10% segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Indicador de dispersão urbana mostra impacto ambiental das cidades

A urbanização dispersa é uma tendência mundial, mas, ao mesmo tempo, um fenômeno que ainda começa a ser estudado. Nesse tipo de urbanização os novos bairros surgem longe do centro da cidade e se espalham em diferentes formas, que vão desde condomínios de luxo até favelas no entorno de estradas.

Curso Intensivo de Geobiologia no Rio de Janeiro com Allan Lopes Pires

Geobiologia aplicada à arquitetura Viver bem e com qualidade significa sentir-se bem. Esta é uma arte que começa por nossa casa ou local de trabalho.

Telhados verdes - O valor das coberturas verdes leves
por Engº Paulo Eduardo Oliveira Rocha

Nos últimos anos, o acúmulo desenfreado da população em volta das grandes cidades, acarretou a diminuição drástica das áreas permeáveis dos grandes centros urbanos.

Seminário de Sustentabilidade

- Como Inserir a Sustentabilidade na Governança Corporativa -

Por que durabilidade?
por Engº Prof. Vanderley John

Quanto maior a vida útil dos produtos, menores são a necessidade de reposição e de resíduos

Casa - uma questão de pele
por Maria Lucia Capella Botana

Os princípios da geobiologia nos levam a imaginar a casa como uma terceira pele e considerar as suas propriedades para viver em harmonia com a natureza.

Asfalto de borracha utilizado para repavimentar vias

As principais vias da Cidade Universitária da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, estão sendo repavimentadas pela Craft Engenharia com asfalto borracha processado em sua própria usina.

Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

A empresa Marine Current Turbines anunciou que começará a instalar até o final deste ano aquele que está sendo considerado pelos especialistas como o mais viável de todos os projetos para gerar energia elétrica a partir do movimento das marés.

Os critérios LEED de avaliação para construção verde
por Maria Lucia Capella Botana

O critério LEED foi criado por um conselho aberto e voluntário de nível mundial, o U.S Green Building Council (USGBC), que congrega lideranças de vários setores da indústria da construção, hoje em torno de 8.500 profissionais. Uma espécie de networking, um processo de troca de conhecimento, em contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento, provendo o mercado de idéias e informações que visam promover e transformar a construção convencional em construção sustentada.

Construção verde: orientada para o mercado, sem perder de vista o meio ambiente
por Maria Lucia Capella Botana

Sem dúvida, a implementação dos conceitos do green building no país seria agilizada se partisse da esfera governamental, nas licitações das suas próprias construções e adaptada às peculiaridades regionais. Porque a questão não envolve apenas a construção de edifícios altamente eficientes, mas todo o ambiente à sua volta de forma a solucionar problemas sociais e de infra-estrutura, integrando toda a cadeia de construbusiness e mantendo a competitividade econômica.

O Brasil e a necessidade de aplicar os conceitos da arquitetura sustentável
por Arq. Vinicius Barbosa

Nunca o homem se vangloriou tanto de suas conquistas intelectuais, científicas, tecnológicas, assim como nunca antes reclamou com tanta intensidade dos prejuízos que esse desenvolvimento trouxe ao meio ambiente. E é nessa leva de conscientização atual que a construção civil se vê, a cada dia, mais obrigada a implementar conceitos sustentáveis nas edificações de todo tipo.

Solo-cimento, solução para economia e sustentabilidade
por Arq. Iberê M. Campos

O solo-cimento está por aí há décadas, mas seu uso ainda é bem restrito. Com isto, florestas inteiras são devastadas para produzir tijolos cerâmicos que, além de tudo, são mais caros. Conheça as características do solo-cimento e procure utilizá-lo, a natureza agradece (e seu bolso também).

Dicas básicas para um edifício sustentável
por Arq. Iberê M. Campos

Quando se fala em edifício sustentável muitos já pensam em técnicas sofisticadas, mas há premissas básicas que qualquer obra moderna deveria atender, desde a compra do terreno até a construção, passando pela arquitetura. Veja esta lista de sugestões para criar um edifício mais sustentável, economizando ao mesmo tempo em que o meio ambiente também agradece.

Arquitetura da preservação na nova sede da Ipel

A sede da Ipel -- fábrica instalada em Cajamar, SP -- é um dos trabalhos mais arrojados de Sidonio Porto. Tem como conceito básico o respeito ao meio ambiente, ocupando um terreno de 11 mil metros quadrados e tendo o respeito ao meio ambiente como um dos pontos fundamentais na concepção.

Casateliê, um exemplo de arquitetura sustentável
por Arq. Iberê M. Campos

A idéia de construir sem agredir o meio ambiente vem sendo discutida nas últimas décadas, e resultou em conceitos que já vêm sendo implementados como, por exemplo, as estações de tratamento de água e esgoto nos condomínios, a reciclagem do lixo e a diminuição do entulho e das perdas durante a obra. Conheça agora as idéias por trás da Casateliê, concebida desde o começo para ser ecologicamente correta.

O que é Arquitetura sustentável?
por Arq. Iberê M. Campos

Além da necessidade de atrair os consumidores, a atitude reflete um movimento que cresce ano a ano, o de consciência sobre a necessidade de preservação do ambiente natural. Sabe-se que não há como construir sem causar impacto, mas sempre é possível reduzir os danos e, quando estes forem inevitáveis, pode-se pensar numa compensação. É a partir deste pensamento que surge o conceito da arquitetura sustentável, com suas várias tendências. Mas não se pode confundir arquitetura sustentável com bioclimática ou ecologia, são ciências correlatas mas diferentes.

Soluções em tratamento de esgoto da Alpina

Uma grande preocupação de estabelecimentos comerciais, além de casas de veraneio e fazendas, é a distância ao acesso do sistema público de tratamento de esgoto. Visando solucionar o problema, a Alpina Termoplásticos oferece dois tipos de tratamento de esgoto. O DBR Maxi e o DBR Compac funcionam com alta eficiência e oferecem baixo custo operacional.