Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Arquitetura Inclusiva:

Conheça os 8 itens para uma edificação ser acessível no Brasil
por Eduardo Ronchetti

Todos nós, de alguma maneira, entendemos a importância em garantir a acessibilidade nas edificações e permitir que as pessoas com deficiência tenham condições de entrar e utilizar os ambientes e serviços em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Tecnologias para usar em projetos de arquitetura sustentável
por Redação do Fórum da Construção

Telhados verdes, revestimentos de material natural e ambientes projetados para favorecer a iluminação natural são apenas algumas das estratégias usadas na arquitetura sustentável.

Recomendações básicas (e necessárias) para projetar habitações acessíveis
por José Tomás Franco

Um bom projeto de arquitetura deve ser acessível a todas as pessoas, independente de suas capacidades físicas e cognitivas. Para aumentar a conscientização sobre esses problemas e ajudá-lo no processo projetual, compilamos algumas operações básicas que devem ser concluídas para que as pessoas possam habitar espaços residenciais confortavelmente e sem obstáculos.

Arquitetura inclusiva: Como garantir mais conforto e segurança aos seus projetos
por Redação do Fórum da Construção

Muitos empresários estão atentos a arquitetura inclusiva, considerando a acessibilidade um ponto chave em seus projetos. Seja por possuírem alguma necessidade especial ou por prezarem pela criação de um mundo mais inclusivo.

6 passos para garantir a acessibilidade na arquitetura
por Redação do Fórum da Construção

A acessibilidade é a qualidade do que se faz acessível e alcançável. Na arquitetura, significa a busca pela projeção de espaços capazes de atender a todas as demandas possíveis, sem negligenciar questões estéticas e conceituais.

Acessibilidade na construção: Saiba as normas de acessibilidade de uma obra
por Redação do Fórum da Construção

A acessibilidade na construção é não apenas uma grande preocupação social, mas também uma exigência legal com regulamentação bem dirigida.

Arquitetura inclusiva – residencial
por Gabrielle Veroneze Mendes

Atualmente, no Brasil, há cerca de 27 milhões de pessoas com necessidades especiais e 19 milhões de idosos, e a estimativa é que em 2024 a população com mais de 60 anos dobre. Esses números reforçam a necessidade do planejamento e concepção de espaços 100% inclusivos.

A importância de Acessibilidade
por Eduardo Ronchetti

Atualmente, um dos fatores que mais molda estruturas urbanas é o conceito da acessibilidade. Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida pudessem participar de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.

O que é arquitetura acessível e o conceito de desenho universal?
por Bruna Miranda

A princípio, os projetos são baseados no homem padrão ou ditos “normais”, o homem vitruviano ou o modulor, que basicamente é um homem em volta de 25 anos em plena forma física.

A arquitetura inclusiva é a arquitetura que respeita a diversidade humana e gera acessibilidade para todos
por Redação do Fórum da Construção

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24,6 milhões de pessoas em todo o país têm algum tipo de deficiência. Mesmo com números tão altos, ainda é possível encontrar inacessibilidades que

Os pré-requisitos da arquitetura universal
por Redação do Fórum da Construção

Mas quais são os itens que a arquitetura universal determina para que as construções sejam acessíveis a todos?

Projetando a melhor idade
por Laryssa Mattos

Quando se projeta ou reforma uma residência, é sempre importante construir com visão de futuro, já pensando na idade mais avançada e possíveis necessidades.

Arquitetura inclusiva, Desenho universal é a palavra-chave para alcançar a acessibilidade
por Silvana Maria Rosso

Graças às manifestações da sociedade e leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas está mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade.

Leis de acessibilidade e desenho universal
por Arqª Camila Caruso

A aplicação de medidas de adequação dos ambientes para a circulação de pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida está prevista em diversas legislações federais – a mais antiga de 1989 e a mais recente, de 2004.

Acessibilidade, um direito de todos.
por Redação do fórum da Construção

Todos nós temos o direito de ir e vir. Todos nós temos o direito à acessibilidade.

Acessibilidade, é direito de todos!
por Naiana Benner

Todos os dias nos deparamos com escadas, elevadores inadequados e portas estreitas, principalmente em construções antigas, além de apertadas vagas no estacionamento onde em um uma cidade trata-se de um cenário “quase” normal.

Espaços edificados para o idoso: condições de conforto.
por Arqª Ana Lúcia Góes M. Barbosa

O fenômeno do envelhecimento populacional tem sido bastante divulgado nesses últimos anos pelos diversos veículos de comunicação. Paralelamente a isso, o tema do idoso vem sendo incorporado às mais variadas linhas de pesquisa, interferindo na atuação de distintos profissionais que buscam atender às novas exigências deste mundo que envelhece.

Decore a casa para os idosos
por Thiago H. Arasaki

As pessoas com mais idade precisam de cuidados especiais, principalmente no lugar onde moram. O local onde vivemos reflete quem somos, nada mais justo que adequar o espaço físico àqueles que têm necessidades específicas, no que se refere ao conforto e à segurança.

Quarto para idosos
por Juliana Yuriko

Uma casa pode muitas vezes ser perigosa e esconder armadilhas, principalmente quando existem moradores como: idosos, crianças e portadores de necessidades especiais. Em uma série de artigos será levantado dicas e soluções de projeto para que a casa seja um lugar seguro, confortável e adaptado para aqueles que usam.

Arquitetura Inclusiva – Uma nova cultura
por Renata Lima de Mello

A arquitetura inclusiva é a arquitetura que respeita a diversidade humana e gera acessibilidade para todos. Esse paradigma marca uma nova cultura e um caminho promissor aos profissionais que concebem os espaços. É importante compreender através de um breve histórico a evolução desse processo.

Como Adaptar a Casa Para Idosos?
por Redação do Fórum da Construção

Os idosos necessitam de cuidados especiais, inclusive no que diz respeito à decoração da casa. Em alguns casos é necessário fazer adaptações para deixar o ambiente mais funcional, ou seja, com todos os espaços montados de acordo com as limitações dos mais velhos. Diante dessa finalidade, a proposta de decoração tem sido inovada em muitos contextos.

Arquitetura Inclusiva e seus desafios
por Redação do Fórum da Construção

A falta de acessibilidade é a principal barreira enfrentada por pessoas que convivem com algum tipo de deficiência nas grandes cidades brasileiras. E a inclusão desta importante parcela da população – 24,6 milhões de pessoas em todo o país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um desafio cada vez maior para arquitetos, engenheiros e responsáveis pela definição e implantação de políticas públicas que permitam aos que têm mobilidade reduzida se locomoverem com autonomia e independência.

Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising
por Renata Lima de Mello

O Desenho Universal é um conceito que busca conceber espaços, artefatos e produtos com a maior eficiência possível a todas as pessoas, proporcionando independência e autonomia de uso. Para tanto, fatores como variações antropométricas, sensoriais e cognitivas são estudas para desenvolver projetos universais.

Arquitetura Inclusiva e Desenho Universal: Qual seu valor de mercado?
por J. Osíris Thomaz de Almeida

No documento Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, elaborado a pedido do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal Brasileiro, a primeira das dimensões de sustentabilidade é a Sustentabilidade Social, que é “ancorada no princípio da equidade (...), no princípio da igualdade de direitos à dignidade humana e no princípio de solidariedade dos laços sociais”.

Banheiros mais funcionais revelam adaptações com sutileza e elegância
por Arq. Dra. Sandra Perito

Segurança e independência são dois importantes objetivos para projetos de banheiros. Por isso, o Desenho Universal considerou todo o banheiro como área molhada, e não apenas o box, tornando assim o espaço mais seguro e funcional. Cinco elementos críticos devem ser incorporados aos banheiros: espaço vazio embaixo da pia, previsão para instalação de barras de apoio, piso antiderrapante, box acessível e seguro, além de metais de uso facilitado.

Desenho universal para moradia popular
por Lair Krahenbuhl, e Elton Santa Fé Zacarias

A evolução do entendimento de que todos, um dia, poderemos ter a mobilidade reduzida, nem que seja em consequência do envelhecimento, encontrou na arquitetura a sua mais completa tradução no desenho universal. Trata-se de um conceito que estabelece a construção de imóveis destinados a contemplar as necessidades do ser humano em todas as etapas e circunstâncias da vida.

Acessibilidade e a visão do futuro
por Eng. Luiz Carlos de Alcântara

De acordo com o dicionário, o termo Acessibilidade refere-se a tudo o que se possa alcançar, conseguir ou possuir. De uma forma mais ampla, podemos definir acessibilidade como o direito de ir e vir de todas as pessoas, com autonomia e independência, isto é, o direito básico garantindo pela Constituição Brasileira, e que somente agora passa a ganhar a merecida atenção dos envolvidos.

Calçadas e acessibilidade
por Eng. Jary de Carvalho e Castro

O artigo 5º da Constituição Federal estabelece o que se convencionou a chamar de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar. A liberdade a que me refiro neste caso, é aquela que possibilitaria com que caminhássemos pelos passeios públicos sem nos deparar com desníveis, buracos, inexistência de ligação entre ruas e calçadas, rampas fora dos padrões, lixeiras, pontos de ônibus, bancas de jornais, bueiros destampados, ambulantes e pisos escorregadios.

Design Inclusivo: Benefício para todos
por Renata Lima de Mello

No chamado Design Universal, o desafio é projetar para a diversidade humana. Em outras palavras: usar o design como ferramenta essencial para se alcançar de fato a inclusão. A convite de KAZA, quem aborda o tema é Renata Mello, arquiteta e diretora da Bio Arq – Soluções em Arquitetura, ao valorizar a importância de recursos visuais, sonoros e táteis na estimulação dos sentidos.

Idosos transformam o mercado imobiliário
por Renata Lima de Mello

O acelerado e significativo crescimento do número de idosos no Brasil vêm transformando o perfil dos clientes que adquirem um lançamento imobiliário. Esse público bem exigente, possui necessidades específicas que vem sendo estudadas pelas construtoras.

Incentivo X Proibição das portas de 60 e 70 cm
por Arq. Sérgio Roberto Cavalcanti

Estive na " I Jornada de Arquitetura Inclusiva”, realizada na sede da SECOVI em São Paulo, pelo IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura e o IBA – Instituto Brasil Acessível, em junho e após um dia de debates e palestras, resolvi fazer uma pergunta ao final de uma palestra sobre legislação: POR QUE NÃO PROIBIMOS A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PORTAS DE 60 E 70 CM?

Casa para a vida toda? Para todos?
por Redação do Fórum da Construção

A Medida Provisória nº 459/2009 refere-se ao Programa minha casa minha vida, iniciativa do Governo Federal. Ela ainda não foi votada na Câmara dos Deputados e apesar de haver 307 emendas apresentadas, nenhuma se refere à garantia de equidade para pessoas com deficiência, que representam 14,5% da população total do Brasil ( equivalente a 27 milhões de pessoas).

Acessibilidade universal
por Rafael Villar

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 24 milhões de brasileiros ou 15% da população possuem mobilidade reduzida temporária ou permanente. Um universo que cresce ainda mais se incluirmos os idosos, obesos e as gestantes.

Idosos : Conforto e autonomia em casa!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

A terceira idade, ou melhor idade, ou ainda idade do grisalho pode ser bem mais confortável em casa se adaptarmos corretamente alguns detalhes. Vale lembrar que o índice de acidentes caseiros com idosos, acima de 50 anos, é de 75%* e isso não é brincadeira!

Projeto inclusivo de verdade
por Arq. Dra. Sandra Perito

A promoção da acessibilidade na arquitetura não é um tema novo, mas ainda é, relativamente, difícil de colocar em prática. Prevista no Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257, de 2001), já estava na pauta do programa de necessidades em projetos de grandes empresas, que tinham de adaptar suas dependências para receber os deficientes físicos que passaram a ter de contratar, por força da Lei 8.213, de 1991.

Arquitetura inclusiva : Casa para o idoso.
por Engº Francisco Maia Neto

"Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice". Esta frase, de autoria do conhecido filósofo grego Platão, nos leva a refletir sobre o descaso dado pela sociedade ocidental, de forma geral, às pessoas de terceira idade.

A arquitetura como instrumento de inclusão social
por Arq. Dra. Sandra Perito

Os progressos da medicina têm permitido que cada vez mais pessoas tenham a vida prolongada, acarretando uma profunda mudança no perfil demográfico da sociedade brasileira: pessoas idosas representam, hoje, uma significativa parcela da população.

Crise? Momento ideal para novos mercados, novos desafios. Para os profissionais e para a indústria.
por J. Osíris Thomaz de Almeida

Onde estão as novas oportunidades de mercado em momentos como o atual? Como, e para onde diversificar as linhas de produtos? Existem novos nichos que arquitetos, engenheiros, profissionais enfim, podem buscar?

Projeto piloto comprova viabilidade econômica da casa universal

A construção do protótipo teve como um dos principais objetivos desmistificar o preconceito que construir uma moradia dentro dos padrões universais oferece mais custo ao empreendedor. O custo é praticamente o mesmo da construção convencional e nem sempre é necessária uma área maior.

Serviço online permite que cegos naveguem na Internet de qualquer computador

As visões do futuro da tecnologia não envolvem estar amarrado a um único computador de mesa. As pessoas se movem dos computadores de casa para os computadores do trabalho e se utilizam de dispositivos móveis; quiosques públicos já aparecem nas bibliotecas, escolas e hotéis; e cada vez mais as pessoas armazenam tudo na Web, dos e-mails às suas planilhas eletrônicas.

Espaços Sentidos Universais

A Casa Cor SP 2008 , que acontece no Jockey Club de São Paulo até 9 de julho, se transformou na "Villa de Casas", desenvolvida a partir dos temas da sustentabilidade e da acessibilidade, traz 69 ambientes criados por 88 profissionais, dentre eles, a arquiteta Sandra Perito, presidente do Instituto Brasil Acessível, despertando de forma inovadora o entendimento dos visitantes para a acessibilidade..

Ergonomia é fundamental em respeito ao cliente!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Ergonomia em casa, visa o real conforto no amplo sentido de habitar! O indispensável é manter olhar atento à segurança, e maior funcionalidade de cada “posto de trabalho” no lar, exemplos:

Projeto obriga construção de apartamentos para deficientes

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1137/07, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que obriga as empresas de construção civil a reservar dois apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais, em edifícios habitacionais de uso coletivo, a cada 48 unidades. O projeto altera a Lei de Acessibilidade ( 10.098/94).

Piso Tátil por quê?
por Adv. Elizabeth Daud Elias

Sabemos que as cidades não foram projetadas para portadores com deficiências, mas acreditando que conviver e respeitar as diferenças nos possibilita mudar este contexto. Dar autonomia para portadores com deficiências visuais e com dificuldades locomotoras é o papel de todo nós.

A Igualdade Começa pelo Planejamento da Cidade

Ao longo das décadas, a produção das diferenças entre os homens se tornou muito mais visível, “a historia de qualquer sociedade até nossos dias é a história da luta das classes” (K.Marx) e essas lutas se desenrolam na cidade, nascedouro da burguesia e do proletariado industrial.

Projeto de sistema estrutural de orientação urbana para deficientes visuais

A falta da visão, sentido que representa cerca de 87% das informações que são absorvidas no nosso dia a dia, cria grandes mudanças no modo de se entender e perceber o mundo.

Joystick virtual substitui mouse por comandos de voz

Comandar o computador através da voz não é nenhuma novidade. Programas desse tipo acompanham as placas de som desde o tempo em que elas processavam apenas sinais de 8 bits. A própria IBM colocou seu programa de reconhecimento de voz em domínio público.

Conheça o primeiro projeto com aplicação do Universal Design lançado no Brasil
por Arq. Dra. Sandra Perito

Projeto tem como proposta demonstrar aplicação dos princípios do universal design no mercado brasileiro, com ênfase no conceito da "Casa para a vida toda” Atendendo aos princípios do universal design, foi lançado no Brasil o primeiro empreendimento habitacional, Universal Homeâ.

Acessibilidade e a Visão do Futuro

“Nada de incômodas barreiras, de estreitos e labirínticos corredores, que no dia anterior devia utilizar, ainda, o público por demais reduzidos”.

Programa transforma voz em linguagem de sinais

A IBM apresentou um novo programa de inteligência artificial capaz de transformar a voz do usuário em sinais para comunicação com deficientes auditivos. O programa foi desenvolvido por pesquisadores de diversas universidades inglesas, com o apoio da empresa.

Desenho Universal: reflexão e ação repercute no meio
por Maria Lucia Capella Botana

O primeiro artigo publicado no espaço “Desenho Universal” realmente levou à reflexão, à ação, ao debate de idéias. A quantidade e a qualidade dos comentários e a forma entusiasmada como o espaço foi recebido entre os profissionais, entidades e pessoas ligadas à questão da acessibilidade nos levou a transcrevê-los abaixo visando estimular a interatividade. E chegaram de várias partes, não só Brasil, também de Portugal, da Espanha, de pessoas cegas...Uma riqueza.

Universal Design na Arquitetura
por Arq. Dra. Sandra Perito

A indústria da construção, para ser eficiente, deve conhecer as necessidades dos usuários finais, a fim de produzir produtos que a elas sejam adequados. Isso requer um conhecimento dos usuários alvos e da demanda de usos. E a questão maior é saber quais serão os ocupantes e quais tipos de necessidades e limitações eles podem ter.

Desenho Universal: reflexão e ação
por Marta Gil

Benvinda! Benvindo! Declaramos inaugurada a coluna “Desenho Universal”. O objetivo deste espaço, criado a partir de convite do Fórum da Construção, é discutir sobre o Desenho Universal, conceito ainda pouco conhecido e, provavelmente por isso mesmo, praticamente ausente do nosso cotidiano.

Moradias do futuro aliam conforto, segurança e também acessibilidade

Já é de conhecimento geral, a importância que tem a acessibilidade para tornar as moradias mais confortáveis e seguras para todos, independente de sua condição física. A grande questão é o que se fazer na prática, como aplicar no dia-a-dia algumas recomendações simples porém eficientes e algumas delas de baixo custo em nossas residências.

Acessibilidade e sua importância nos projetos de hoje e do futuro

Acessibilidade é um dos temas mais atuais e importantes no setor da construção civil. O assunto não é aplicado apenas na arquitetura e urbanismo mas, nesse campo, é cada vez mais discutido e deve ser tratado com seriedade. De modo geral, trata-se de permitir às pessoas com deficiência, definitiva ou temporária, participarem de atividades que incluem o uso de edifícios, produtos, serviços e informação.

Design Universal na Arquitetura
por Arq. Iberê M. Campos

O conceito de Design Universal relaciona-se ao “Design Inclusivo” e ao “Design para todos”. Significa um enfoque diferenciado para produtos, serviço e ambientes que podem ser usados por todas as pessoas independentemente da idade, habilidade ou condição de saúde.

Porta que otimiza espaço

As portas convencionais dos hospitais e, mesmo das casas, se apresentam como uma barreira arquitetônica a ser transposta por pessoas portadoras de necessidades especiais, sejam provisórias ou permanentes. A porta Ergon Community, em lançamento pelo EuroCentro, tem tecnologia inovadora e funcionamento sem similares no país.