Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Energia:

Monitoramento do consumo de energia: Cinco razões para criar o seu próprio registro
por Rodrigo Cunha

A indústria brasileira já convive com os impactos econômicos do aumento do custo da energia elétrica e se vê obrigada a rever as suas estratégias de consumo.

Energia: o que é mito ou verdade sobre o uso da geladeira
por Redação do Fórum da Construção

É verdade que abrir e fechar a porta da geladeira por diversas vezes, num curto intervalo de tempo, aumenta o consumo de energia? E alimento quente – pode ou não ser armazenado na geladeira?

Vantagens e desvantagens da energia solar em residências
por Redação do Fórum da Construção

Veja algumas vantagens da energia solar em residências, como redução do custo da conta de luz, contribuição para o sistema energético ou desvantagens como custo de implantação.

Lareiras a lenha e lareiras a gás: quais as vantagens e desvantagens?
por Débora Pereira

Assim que o Inverno se faz sentir, um dos locais mais agradáveis para se estar é mesmo em frente a uma lareira a lenha.

Fotovoltaicos na Arquitetura
por Redação do Fórum da Construção

Os componentes desta tecnologia tem sido adotados e incorporados em inúmeros projetos de arquitetos europeus, e tem demonstrado a sua capacidade de fazer parte da função e do visual do imóvel, sem alterar o efeito estético e funcional das fachadas.

As vantagens e desvantagens da energia solar
por Redação do Fórum da Construção

Energia solar é o nome dado a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.

Gerador eólico vertical: vantagens e desvantagens
por Redação do Fórum da Construção

A maior vantagem do gerador de vento vertical é o fato de que a direção do vento não um fator preponderante para o sucesso deste tipo de equipamento.

Energia solar conquista espaço importante na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

Utilizada em novas edificações, esta energia renovável favorece a conquista de certificações e ampara quem não tem acesso a energia elétrica

Dicas para diminuir o consumo de energia
por Alexandre Fracchetta

Em tempos de crise de abastecimento é importante atentarmos para alguns procedimentos, que devemos passar á usar e se tornar um hábito constante.

Energia Renovável: A energia Solar no Brasil e em sua casa
por Vanessa Mendes Argenta

As matrizes energéticas mais comumente usadas no mundo desde a Revolução Industrial são o petróleo e o carvão, somando-se a eles, nas últimas décadas, as usinas nucleares.

15 Dicas práticas de como economizar energia elétrica em sua casa
por Vanessa Mendes Argenta

O consumo de energia elétrica nos países em desenvolvimento, como o Brasil, cresce anualmente 8 vezes mais que nos países ditos desenvolvidos. Esse aumento de consumo é devido à modernização da agricultura, à automatização das indústrias e ao aumento do poder aquisitivo da população brasileira, que está comprando mais bens de consumo e vivendo mais confortavelmente.

Redução do consumo de energia e melhoria do conforto termo-acústico
por Redação do Fórum da Construção

Para redução do consumo de energia, otimização da iluminação natural e melhoria do conforto termo-acústico foram especificados os seguintes materiais e tecnologias:

Eficiência energética na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

O mundo atual não vive sem energia elétrica. Todos os setores da sociedade a utilizam para diversos fins, desde acender a chama do fogão em sua residência, até manter em funcionamento plantas industriais inteiras, etc.

Economize energia elétrica na sua casa!
por Arqº Thiago H. Arasaki

O Brasil é um país em desenvolvimento e por esse motivo tem crescido muito o consumo de energia elétrica, chegando a ser 8 vezes maior que os países ditos desenvolvidos.

Dicas para economizar energia com a TV e o microondas
por Arqº Thiago H. Arasaki

Levante a mão que não tem televisão em casa? E quem não tem microondas? Talvez o primeiro seja mais presente nos lares brasileiros, mas a praticidade de um microondas também tem seu valor.

Etiqueta de eficiência energética nos edifícios!
por Arqª Juliana Yuriko

Construções brasileiras passam a mostrar quanto de energia é gasta para sustentá-las. Da mesma forma que você vai à loja comprar eletrodomésticos e procura o equipamento com selo de maior eficiência, você vai poder comparar edifícios!

Condução subterrânea de cabos elétricos e telefônicos.
por Igor Bernardo

É uma constante, principalmente nas grandes cidades, a busca por condução subterrânea de cabos elétricos e telefônicos. Um dos motivos é a segurança que esse tipo de condução dá aos transeuntes, visto que não há perigo de nenhum veículo maior encostar e derrubar os fios dos postes. Além disso, quanto menos cabos nós vemos no dia a dia das nossas cidades, mais embelezados os municípios ficam.

Como se proteger de raios?
por Redação do Fórum da Construção

Todos nós já ouvimos muitas histórias sobre acidentes em tempestades, alguns deles fatais. Os raios são realmente perigosos e, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), causaram a morte de 1321 pessoas no Brasil entre os anos 2000 e 2010.

Dicas para economizar energia – Geladeira
por Arqº Thiago H. Arasaki

Um dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, a geladeira não pode faltar nos lares dos brasileiros. Muito útil para armazenar nossos alimentos, é utilizada por 96% das famílias no Brasil.

Aquecedor a gas, o que considerar na hora da escolha
por Alexandre Fracchetta

Numa época em que a economia de energia é importante os aquecedores a gás saem ganhando em relação á energia elétrica, tanto para o gás GN como para o GLP, onde o ultimo tipo é o mais barato.

Energia que vem do sol!
por Naiana Benner

Os vários problemas ambientais causados pela utilização de energia não renováveis aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela busca e utilização de fontes alternativas de energia!

Eficiência Energética: menos consumo na hora do banho.
por Redação do Fórum da Construção

As práticas que contribuem para a superação dos problemas ambientais têm sido uma busca constante nas últimas décadas. A energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento econômico e social, causa um impacto ambiental significativo no momento de sua geração.

Dicas para economizar energia elétrica na decoração
por Thiago H. Arasaki

Para que você decore bem a sua casa, será preciso criatividade, tempo e um pouco de dinheiro. Mas decorar também tem que levar em conta o gasto energético das coisas que você compra.

Poluição Causada por Grupos Geradores
por Alexandre Fracchetta

Em uma época onde se está em evidência a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente não poderia deixar de falar sobre este assunto, direcionado aqueles que cuidam de edificações onde todo poluente deve ser controlado. Foi publicada uma lei do Pref.Gilberto Kassab, onde diz:

Energia Solar Residencial
por Redação do Fórum da Construção

São duas as principais formas de investimento em energia solar residencial. Uma delas é através da instalação de painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia eléctrica fotovoltaica e a outra através da instalação de painéis solares para o aquecimento de água.

Bomba de calor pode tornar banho mais sustentável
por Redação do Fórum da Construção

O chuveiro elétrico é um dos vilões do consumo de energia nas residências brasileiras. Como agravante, o seu uso coincide com os horários de pico da utilização de eletricidade no país.

Energia Solar Fotovoltaica
por Redação do Fórum da Construção

Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão de energia luminosa em energia elétrica. Não confundir com aquecimento solar, que possui o princípio de funcionamento completamente diferente.

Etiqueta de eficiencia energética
por Alexandre Fracchetta

Entendendo os selos de eficiência energética na hora da compra do seu equipamento elétrico. Na etiqueta abaixo temos o exemplo para um refrigerador onde as barras coloridas vão indicar os mais ou menos eficientes conforme mostra a figura.

Desativar uma usina nuclear é mais difícil do que se previa
por Redação do Fórum da Construção

Teoricamente, ao atingir o fim de sua vida útil, uma usina nuclear deverá ser desmontada como qualquer outro equipamento inservível. Na prática, porém, autoridades e técnicos suíços e alemães estão vendo que a coisa não é tão fácil como se prevê nos estudos teóricos.

Segurança e eficiência energética
por Redação do Fórum da Construção

A segurança energética é um fator prioritário para o país e somente aumentará com a diversificação da matriz energética com o uso de fontes energéticas renováveis. Do ponto de vista da produção de energia, segundo a Empresa de Planejamento Energético-EPE, o país tem folga no abastecimento, e pode suprir as necessidades de energia elétrica, com as atuais taxas previstas de crescimento, para os próximos anos.

Energia renovável ainda enfrenta obstáculos
por Russel Gold

A lenta crise na usina nuclear japonesa reacendeu os temores sobre a dependência da energia atômica para gerar eletricidade. A alta do petróleo e da gasolina voltou a esvaziar os bolsos da população. Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama anunciou na semana passada planos para diminuir a dependência dos país do petróleo importado, como o aumento da produção de etanol.

Aplicações de Energia Solar
por Redação do Fórum da Construção

A energia solar radiada pode ser usada direta ou indiretamente, para todas as nossas necessidades diárias de energia, incluindo aquecimento, refrigeração, iluminação, energia elétrica, transporte e limpeza no mesmo ambiente.

Energia solar: uma solução para milhões
por Carlos F. C. Faria

As primeiras obrigações solares térmicas no mundo já estão em vigor há mais de 30 anos. Estas obrigações em geral se constituem de disposições e normativas legais que impõe a instalação de sistemas de aquecimento solar nas edificações urbanas.

O que é eficiência energética?
por Redação do Fórum da Construção

Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia. Dentre as diversas formas de energia interessam, em particular, aquelas que são processadas pela sociedade e colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, tais como a eletricidade, a gasolina, o álcool, óleo diesel, gás natural, etc.

Microcontrolador otimiza aquecedor solar em dias de chuva
por Raquel do Carmo Santos

O sistema de aquecimento solar ainda enfrenta sérios desafios no país. Um deles, no entanto, acaba de ser vencido pelo engenheiro eletricista João Luiz Florio, da Unicamp. Ele desenvolveu um dispositivo eletrônico de monitoração e controle que pode ser usado em todos os modelos residenciais de aquecedores de água por energia solar.

Controle energético: como poupar e preservar o meio ambiente.
por Alexandre Fracchetta

Apesar do alto custo da energia elétrica, a sociedade brasileira está se tornando cada vez mais dependente dela. A qualidade de vida das pessoas está ligada diretamente ao consumo energético. Nas indústrias a produção depende desse consumo, a segurança, o conforto a locomoção das pessoas, quase tudo está em torno da eletricidade.

Um ogro é um ogro: de novo os chuveiros elétricos...
por Redação do Fórum da Construção

A agência USP de notícias divulgou as conclusões do estudo Avaliação do consumo de insumos (água, energia elétrica e gás) em chuveiro elétrico, aquecedor a gás, chuveiro híbrido solar, aquecedor solar e aquecedor de acumulação elétrico, elaborado pelo Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra) da Escola Politécnica (Poli) da USP. De acordo com os autores, o estudo enterra definitivamente a fama do chuveiro elétrico como vilão da conta de energia.

Energia solar no Brasil
por Paulo Henrique Assis Feitosa

O fato de possuir uma matriz energética limpa faz com que o Brasil corra o risco de perder grandes oportunidades geradas pelas tecnologias que permitirão a transição para uma economia de baixo carbono, como as células fotovoltaicas que transformam a radiação solar em eletricidade.

Infraestrutura terá R$ 274 bi até 2013
por Redação do Fórum da Construção

Os grandes projetos nas áreas de energia elétrica e de telecomunicações continuarão a liderar a expansão da infraestrutura do País, que deve receber R$ 274 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos - a maioria dos recursos será aplicada durante a administração do próximo governo.

A avaliação/inspeção para a emissão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia será gratuita em 2009
por Engº Eletricista Emílio Carlos Bortolucci

Segundo informações do Labeee - Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina para obter a Etiqueta Nacional de Conservação  de Energia, o ENCE, o arquiteto ou engenheiro responsável pela obra deve estar atento a:

Minas abandonadas poderão gerar energia geotérmica
por Redação do Forum da Construção

As galerias das minas subterrâneas que estão se aproximando da exaustão de suas reservas minerais poderão ser aproveitadas para gerar energia geotérmica, fornecendo eletricidade ou água quente para os municípios e propriedades rurais no seu entorno.

O que é necessário para que o Brasil brilhe na energia solar?
por Redação do Fórum da Construção

Privilegiado pela alta incidência de insolação em seu território e pelas reservas de quartzo para produção de silício grau solar, usado nos painéis de captação, o Brasil tem condições de figurar em situação bastante confortável quanto à geração energética até a metade deste século.

Etiqueta de eficiência energética em edifícios comerciais: um diferencial de competitividade
por Redação do Fórum da Construção

Para uma empresa ser competitiva, atualmente, não basta apenas ter o melhor produto, ela também precisa estar localizada em um edifício que possibilite a economia de recursos naturais, o que impactará diretamente no preço final da sua mercadoria. Por isso, a Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), lançaram a Etiqueta Nacional de Eficiência Energética em Edificações (ENCE), para edifícios comerciais, de serviços e públicos.

Eletrobrás e Inmetro lançam Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações
por Redação do Fórum da Construção

A Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançaram no inicio deste mês de Julho/09, em São Paulo, a Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações para edifícios comerciais, de serviços e públicos.

Energia solar
por Engº Francisco Maia Neto

Dentre as várias discussões que a contemporaneidade nos traz, a otimização do aproveitamento das matrizes energéticas ocupa lugar destacado, e nesse contexto, em meio às diferentes formas de gerar eletricidade, a energia solar vem, cada vez mais, ganhando espaço em todo o mundo.

A crise da água: escassez e problemas de gestão
por Redação do Fórum da Construção

iversos pesquisadores e especialistas têm atribuído a problemática da água a dois fatores fundamentais: escassez e gestão. A "crise da água" vivida atualmente pela humanidade se deveria a uma ou outra variável.

Energia Solar Térmica na Antártica
por Redação do Fórum da Construção

Quem disse que aquecimento solar não funciona em regiões extremamente frias? Desde Fevereiro de 2008, algumas estações de pesquisa inglesas utilizam os coletores solares tipo tubos de vácuo ( tubos de calor) para se aquecerem.

Aquecimento solar : CDHU vai comprar 15.000 aquecedores
por Redação do Fórum da Construção

Com o objetivo de reduzir as despesas com energia elétrica e contribuir com a sustentabilidade ambiental, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai comprar cerca de 15 mil aquecedores solares para moradias que devem ser entregues este ano.

Sustentabilidade : Plano de mudança do clima : energia solar, prédios eficientes, reciclagem.
por Alexandre Spatuzza

O Brasil deve reduzir em 10% o consumo de energia elétrica até 2030, começar a produzir células fotovoltaícas, gerar energia do lixo, estimular a construção de prédios eficientes e atingir um índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015. Estas são algumas das diretrizes de políticas públicas e metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima lançado pelo governo federal no dia 1 de dezembro.

´Cobra` de borracha vai explorar energia das ondas

Um gigantesco tubo de borracha, medindo até 200 metros de comprimento, serpenteando ao sabor do movimento das ondas, é o mais novo dispositivo inventado para gerar eletricidade de forma sustentável e sem poluição.

Gerador eólico de baixo custo
por João Carlos de Brito

Desenvolvido pela Cooperativa de Energias Alternativas (Altercoop), empresa de Búzios (RJ), o gerador eólico Batuíra gera 500 watts/hora e foi feito para fornecer energia em locais não atendidos pela rede elétrica pública, mas tem sido comprado também por usuários urbanos.

Sistema Thermotank evita desperdícios e preserva o meio ambiente

Disponibilizando da máxima tecnologia e qualidade, Alpina lança o Sistema Thermotank, da linha ALO Solar. O produto gera economia e é de fácil manuseio para aquecimento de água para banho. E também oferece conforto térmico, com soluções responsáveis e que respeitam o meio ambiente