Consulta

 

 

 

Critérios

Para a execução do Catálogo, o Instituto Brasil Acessível selecionará produtos que atendam ao conceito inclusivo de uso com base nos princípios do Universal Design. Os produtos serão avaliados, testados e classificados segundo as características de segurança no uso, acessibilidade, uso independente e igualitário, conforto, estética, flexibilidade, fácil percepção e entendimento.

As sugestoes e avaliaçoes se basearao nos critérios de inclusao no ambiente construído:

 Independência no uso: todas as pessoas devem poder usar os ambientes e produtos com independência.

 Igualdade no uso: todos devem ter a mesma oportunidade de uso, os ambientes e produtos não devem criar desvantagens nem estigma ou privilegiar qualquer grupo de usuários.

 Perceptível: os ambientes e produtos devem ser de fácil entendimento, comunicar todas as informações necessárias e não devem ter complexidade desnecessária, devendo ser compatíveis com a intuição e possível inexperiência do usuário.

 Acessibilidade: as pessoas devem chegar ao seu destino sem dificuldades, sem barreiras e, para isso, os ambientes devem ter espaços e dimensões apropriados para acesso, circulação, aproximação, alcance e uso.

 Segurança física no uso: os ambientes e produtos devem ser seguros, minimizar os riscos de acidentes e suportar erros.

 Pouco esforço físico: os ambientes e produtos devem ser usados com eficiência e mínimo de fadiga e permitirem ao usuário sentir-se confortável durante as atividades.

 Flexibilidade: os ambientes e produtos devem acomodar a imensa variedade de habilidades e as preferências individuais.

Apoio:
IBDA Fórum da Construçao

Copyright © 2007