Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 20 de novembro de 2008
Boletim nº 84 - Impermeabilização na construção: um assunto sério
Eternit | Eterplac - Placa Cimentícia

Marketing de relacionamento - Hoje: Café Expresso para os clientes
Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Ao contrário do que se pensa Expresso não quer dizer rápido, mas EXCLUSIVO!. Nossa paradinha hoje é para falar da Exclusividade que seu cliente deve sentir e experimentar dentro de sua empresa. Por menor que seja o seu negócio há sempre uma forma de fazer seu cliente ter a sensação de sua importância e de sua diferenciação. Os profissionais de Arquitetura e Design especialmente, têm uma ferramenta poderosa nas mãos que é a de estarem construindo ou reformando os sonhos destes clientes e nestes casos poderiam até pensar que só por este aspecto seus clientes já são diferencialmente especiais. Então vale a dica :

Custo - resultado na construção
Em Engenharia de Custos
A propalada questão do suposto custo-benefício, muito em voga nos dois decênios a partir de meados de 1960, argumentava que os custos, de certa forma, independiam de uma análise de sua composição. O empreendimento gerava emprego, gerava negócios, a contrapartida, real objeto principal do investimento, a obra, a construção, a reforma, etc., ficava relegada a um segundo plano. É distorcida esta visão, pois o empreendimento prescinde de real planejamento, com objetivos claros, pois as funções agregadas e secundárias, sem dúvidas extremamente importantes, não podem preponderar sobre o objetivo econômico e social do investimento, pois sendo o ciclo construtivo se fecha em si só.

Irrigar a economia real sem custos extras
Em Exercício Profissional
Megacrises econômicas exigem soluções de igual magnitude, tomadas com presteza e rigor na sua definição. Hoje sabemos que a política equivocada do Fed (o banco central dos EUA) e do governo americano ao deixar o banco de investimentos Lehman Brothers quebrar, em 15 de setembro, inseriu a economia global em sua mais grave crise desde 1929. Pouco depois, porém, a dimensão da crise financeira internacional exigiu intervenções em grande escala do governo americano, seguido pelo governo britânico - que deu o tom para os demais - e, na seqüência, repique dos EUA e ações da França, Alemanha e dos países europeus, da Ásia e de outros continentes.

Impermeabilização na construção: um assunto sério
Em Impermeabilização
Em se tratando de impermeabilização em uma construção, mesmo que estejamos adotando material adequado e de boa procedência, ainda assim não estamos garantidos. Como em todos os serviços de uma obra, mais ainda no caso da impermeabilização, a mão de obra utilizada precisa ser exaustivamente treinada. Como a área a ser impermeabilizada sofrerá intervenções por outras equipes antes e depois da aplicação da camada impermeabilizante, essas equipes precisam sempre passar por treinamento de reciclagem para a conscientização dos riscos responsáveis por um futuro vazamento.

Proteja seu patrimônio contra danos elétricos
Em Elétrica
Nos grandes empreendimentos imobiliários, as instalações elétricas e de infra-estrutura estão se modernizando a cada dia que passa. Com o avanço tecnológico, principalmente na área de rede de dados, telefonia e também na parte elétrica, alguns mecanismos de prevenção devem ser adotados a fim de preservar essas instalações contra situações que possam colocar em risco todo um investimento imobiliário e também de equipamentos de alto custo e tecnologia. Para sustentar todo este avanço, os equipamentos elétricos acabam se tornando um tanto quanto complexos, no que se diz respeito à qualidade, diversidade de componentes e principalmente quanto às dimensões das instalações. São vários painéis elétricos de diversos portes e complexidade a fim de atender toda demanda do empreendimento.

Pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. O que é isto?
Em Hidráulica
Entendendo de vez a questão de pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. Por que esse assunto sempre foi misterioso???? Agora não é mais, acompanhe a explicação do Eng. Manoel Botelho e entenda estes conceitos. Um dos assuntos menos entendido da Hidráulica, por incrível que pareça, é a questão das pressões da água. Eu mesmo, ao estudar a Hidrostática no curso Colegial e achando que entendia tudo, no curso de engenharia fui apresentado -- ou melhor, fui mal apresentado -- aos conceitos de pressão dinâmica, pressão estática e, o que é pior, pressão disponível.

Pisos sustentáveis: Você sabe onde se está pisando?
Em Pisos vinílicos
Para tentar garantir qualidade ambiental interna é bom começar pela base. Um Piso Sustentável pode ser ferramenta fundamental na busca por ambientes internos mais saudáveis. A grande dificuldade, porém, encontra-se na delimitação de sustentabilidade, ou melhor: O que faria de um Piso, Sustentável? Sustentabilidade é um conceito amplo. Assim, o ideal é que seja adotada uma metodologia que siga um rígido critério reconhecido internacionalmente. No caso, o critério mais difundido no mundo para identificar edificações sustentáveis é o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), criado pela organização não-governamental U.S. Green Building Council (USGBC).

Para sua reflexão

Levante-se!
A maneira que você decidir responder ao desafio do segundo tempo, irá determinar o que você irá se tornar após o término do jogo: um vencedor ou um derrotado. Lou Holtz

Clique na frase acima e leia todo o texto






Enquete

O IBDA estará promovendo Ciclo de Palestras com o tema: Marketing para profissionais. Destacando marketing específico para a área da construção, cenários da competitividade em nosso meio, administração e gestão da carreira, marketing de relacionamento, entre outros. Você acha que:

a) é importante, e gostaria de assistir

b) é importante, mas não teria interesse em participar

c) não é importante

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.