Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

Em quem você vai votar para presidente?



Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Todos os artigos sobre Engenharia de Custos:

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Gerenciamento de custos começa na criação do projeto, nos primeiros estudos de viabilidade, onde o nível de precisão geralmente é de ordem de grandeza.

Orçamentação e custo de obras civis
por Eng. Civil João Bosco Vieira da Silva

A engenharia de custos ao longo dos anos desenvolveu diversos métodos para se determinar a estimativa do custo de produção em obras civis, mas o objetivo maior de cada método é comum, ou seja, determinar uma estimativa de custo baixo de produção para o projeto ou empreendimento a ser realizado.

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil
por Afonso Carlos Barbosa Junior

O presente trabalho mostra a deficiência do setor da construção civil no Brasil no entendimento da importância de uma boa gestão dos projetos a serem executados. Atualmente, com o crescimento e surgimento de novas empresas no setor de construção imobiliária, tornou-se de importância estratégica para as empresas que pretendem continuar no mercado e aproveitar de melhor maneira este fase de crescimento, uma ótima gestão de seus projetos.

Como medir a produtividade na construção civil
por Eng. Civil João Bosco Vieira da Silva

Podemos definir produtividade segundo KELLOGG (1981), como sendo a relação entre produto gerado por homem-hora. De maneira mais genérica, podemos definir como sendo a relação entre as saídas e as entradas de um processo produtivo.

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Devemos aprender a calcular custos de um Projeto ou de uma Obra, de forma a não deixar margem a dúvidas o plano de trabalho de nossos serviços técnicos. Para nossos clientes e para nós mesmos, devemos estar seguros dos preços propostos serem viáveis e obviamente rentáveis.

Apropriação de custos na construção civil
por Márcio Lenin M. Azevedo

A construção civil é por natureza uma atividade que envolve muitos custos, onde facilmente, as médias e grandes construções alcançam um orçamento na casa dos milhões ou bilhões de Reais. Acredita-se que um trabalho de orçamentação bem feito seja suficiente para garantir a previsão de custo de uma obra, fato que não é totalmente verdade, ou seja, o trabalho de orçamentação em si é apenas uma antevisão do custo da obra.

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil
por João Bosco Vieira da Silva

Infelizmente hoje no Brasil não temos o uso perfeito da engenharia de custos dentro das obras públicas, ciência de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico do país.

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

A importância do cálculo orçamentário na história da Engenharia Brasileira parecia que ia se apagar com o tempo, a partir da implantação dos primeiros currículos formais, lá se vão mais de dois séculos.

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI
por Paulo Roberto Vilela Dias

O IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, representante brasileiro no ICEC – International Cost Engineering Council,desde 1981, vem atuando em  pesquisa e definindo orientação técnica sobre Orçamento de Obras e Cálculo do BDI desde o ano de 2000.

O valor do engenheiro de custos
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Apresento abaixo a reprodução original do artigo e proposta apresentada em plenária do CREA-RJ em marco de 1993, quando da realização da V SEMANA do CREA-RJ,no Palácio Itamaraty, comemorativa dos 200 anos de ensino de Engenharia no Brasil. A moção teve aprovação unânime e ainda hoje, apesar de termos evoluído em muitos aspectos, mantem-se atual e fundamental:

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

O empreendimento, independentemente de seu porte, nasce de uma vontade de se reformar, modificar, acrescentar ou construir algo. Os recursos disponíveis, muitas vezes criam falsas expectativas, em termos do que se pode realizar. É fundamental para qualquer projeto, um estudo que vai quantificar o montante de gastos a serem despendidos, uma grandeza de preços.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil
por Olegário Mariano de Oliveira

Se você é daqueles que acha que sempre pode gastar sem pensar, que depois corre atrás do “prejuízo”, saiba que no ramo de construção civil, nem sempre isso é recomendado. Às vezes uma obra inacabada por falta de verba, pode levar a deterioração da mesma e colocar em risco todo o capital já investido.

Custo - resultado na construção
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

A propalada questão do suposto custo-benefício, muito em voga nos dois decênios a partir de meados de 1960, argumentava que os custos, de certa forma, independiam de uma análise de sua composição.

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

O GTC (Gerenciamento Total de Custos), assim como o do Total Cost Management, implementado em meados da década de 90 nos países de economia de avançada, como os EUA, pode ser ferramental básico para a era de qualidade.

Tabela para Estimativas
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Após desenvolver e aplicar estimativas de custos por um longo número de anos, temos: a ordem-de-grandeza, a definida e a firme, conforme já relatada em artigo anterior (Gerenciamento Total de Custos), aqui detalhada na Tabela de Referência de Estimativas.

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Gerenciamento de custos começa na criação do projeto, nos primeiros estudos de viabilidade, onde o nível de precisão geralmente é de ordem de grandeza. O nosso objetivo é alcançar uma estimativa ou orçamento que seja definido em detalhamento de projeto.

Gerenciamento Total de Custos
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Conceito de GTC - GTC é simplesmente uma equação de riscos e análises, sem esquecer a boa técnica e garantindo lucros. C + L = P, esta é a equação fundamental de toda filosofia GTC, onde a soma de Custos e Lucros é igual ao Preço.

Nova área no Portal Fórum da Construção
por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

Procurando constantemente acrescentar áreas de interesse para os profissionais que frequentam nosso portal, e atendendo inúmeras solicitações, estamos iniciando uma nova área específica dentro do nosso portal: Engenharia de custos.