Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 15 de abril de 2009
Boletim nº 101 - Arquitetura, urbanismo e geologia.
Lançamentos Eternit 2009

Arborização UrbanaFoto de uma telha
Em Paisagismo
Praças, jardins e parques arborizados... parece um sonho nos grandes centros urbanos mas, apesar disso, não é um sonho impossível. O estudo e planejamento de projetos de arborização urbana utilizando árvores ornamentais pode ajudar a viabilizar o equilíbrio ecológico nas cidades. Quando bem adaptadas ao espaço e às condições climáticas do local, muitas árvores ornamentais podem ser utilizadas.


Arquitetura, urbanismo e geologia.

Em Geotecnia
Em tempos em que se prega a conveniência e a importância de nossa Arquitetura adotar os preceitos da sustentabilidade, vale considerar alguns aspectos essenciais dessa qualificação, até para que algum desavisado não imagine tê-la adotado apenas por abolir cortinas, recomendar a instalação de aquecedores solares e exigir madeira certificada em seus projetos.


Desenvolvimento urbano sustentável: uma questão de espaço.

Em Arquitetura sustentável
Em 24 de maio de 2007 foi assinada na Alemanha a “Carta de Leipzig”, que define as novas bases para a ordenação territorial das cidades européias. Em uma nova reunião ocorrida em Marselha em novembro de 2008 entre ministros de estado de vários países europeus, definiu-se que essas novas políticas sejam implementadas já a partir de 2010.


Construções em bambu

Em Soluções Arquitetônicas
Apesar de nosso país possuir uma das maiores reservas de bambu, a técnica construtiva que utiliza essa espécie vegetal ainda é muito pouco explorada no Brasil, embora comecem a surgir empresas que estão utilizando este material como matéria-prima para construção de residências. Conhecido por sua resistência, o produto chega a baratear uma obra em 50%, além de se enquadrar no contexto de desenvolvimento sustentável, por resultar em uma habitação ecologicamente correta.


Materiais com baixos impactos no meio ambiente, na sua saúde e no seu bolso.

Em Arquitetura sustentável
A construção ou a reforma de uma casa sempre começa com o sonho de melhorar o ambiente em que se vive. Que tal adicionar a isso uma preocupação com a sustentabilidade, minimizando sua pegada ecológica e criando um ambiente que não agrida a saúde de sua família? Assim, a tarefa de escolher os materiais que serão utilizados em construções e reformas, e que sejam sustentáveis, deve ser feita com atenção e muito cuidado. Afinal, produtos que se auto-declaram ecológicos tornaram-se “moda” no mercado e, infelizmente, nem sempre esta descrição é real.


A importância do contrapiso para a colocação de pisos vinílicos

Em Pisos vinílicos
Atualmente as obras requerem grande velocidade e perfeição na sua execução. Há necessidade de várias atividades simultâneas, muitas vezes com dependência entre elas. Para exemplificar, é impossível colocar um acabamento de piso sem que a laje esteja pronta e regularizada com o contrapiso. E é disto que queremos falar, da importância do contrapiso não só para colocação dos pisos vinílicos mas também para assentar cerâmicas e acabamentos à base de madeira e outras fibras, como os carpetes.


Tendência do uso de aquecimento de água no Brasil

Em Hidráulica
Os sistemas de água quente no mercado brasileiro de obras residenciais ainda estão concentrados nas residências de padrão médio alto ou alto, além dos hotéis e flats. Nos segmentos de menor renda predomina ,em grande escala, a solução de aquecimento de água somente nos pontos de chuveiro e,eventualmente, na torneira de cozinha com aquecedores elétricos de passagem (chuveiros elétricos e torneiras elétricas). Esses equipamentos, que apresentam custo baixo para aquisição, são considerados de alto consumo de energia elétrica e ,ao mesmo tempo, uma exclusividade deste país, pois no exterior praticamente não existem.


CSN entra no mercado de cimento

Em Materiais básicos
Mais um fabricante de grande porte vai chegar para disputar o rico filão do mercado de cimento, que tem crescido a uma taxa média de 8% nos últimos cinco anos. Trata-se da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que promete iniciar a produção ao longo de 2009, atraída por várias oportunidades. Uma delas é aproveitar 1,4 milhão de tonelada de escória liberada por ano de sua usina em Volta Redonda (RJ). O restante da matéria-prima virá de sua mina cativa de calcário situada na cidade mineira de Arcos.

Para sua reflexão

As coisas boas
O maior poder que as pessoas possuem é o poder de decidir. J. Martin Kohe

Clique na frase acima e leia todo o texto


Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Depois do plano de construção de 1.000.000 de casas, da melhoria nas condições de financiamento da casa própria, a redução do IPI em diversos materiais de construção era o que estava faltando para impulsionar o nosso setor?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.