Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 10 de dezembro de 2008
Boletim nº 86 - Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro. O nosso abraço
Fademac - A base de tudo

Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro : Profissionais que transformam sonhos em realidade
Em Exercício Profissional
Em 11 de dezembro de 1933, regulamentou-se no Brasil a profissão de engenheiro, e em virtude desse fato, instituiu-se a celebração do dia desses profissionais, os nossos arquitetos e engenheiros. O IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, tem como objetivo o relacionamento com os profissionais da construção através da divulgação de conceitos, tendências, produtos, tecnologia e tudo o que possa colaborar para o desenvolvimento desses setores fundamentais em nossa sociedade, e não poderíamos deixar essa data tão importante passar sem o destaque merecido.


Até micro cozinhas podem ser high tech!

Em Tecnologia residencial
A culinária popularizou-se. Adegas climatizadas já fazem parte do dia-a-dia e os homens ocupam orgulhosamente espaços antes destinados às donas de casas, utilizando eletrodomésticos com design sofisticado. É chic ser chef!


Painéis Wall Eternit: projetos com aparência de obra de arte.

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
É inegável que a construção civil atual apresenta traços de obra de arte. Atingir essa meta é possível porque a arquitetura utiliza técnicas inovadoras de projeto, construção e design. Para alcançar esse efeito, podem ser explorados métodos e produtos modernos, que possibilitam à arquitetura inovar e desenvolver novos conceitos.


Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Toda a simbologia do Natal nos faz refletir e parar para tomar um cafezinho diferente! Proponho o exercício de enfeitarmos a Árvore de Natal juntos, hoje. Vamos colocar no pinheiro verdinho vários laços, que simbolizem as amizades. Bolinhas coloridas que representarão, aqui, os frutos de nossa árvore.


O verdadeiro papel das entidades de classe.

Em Exercício Profissional
Dez entre dez Estatutos de uma Entidade de Classe do Sistema Confea/CREAs, pretende zelar pela ética profissional, cuidar dos interesses dos profissionais associados, promover a cidadania, defender o meio ambiente e a Sociedade. Entidades no sistema são criadas por idealizadores de um mundo melhor, pessoas que acreditam que a valorização profissional é possível e que muito podem contribuir com a qualidade de vida.


Proposta de projeto: a difícil negociação entre o arquiteto e o cliente

Em Exercício Profissional
A negociação entre o arquiteto e seu possível cliente pode ser confusa quando ambos não têm a perfeita noção do que estão fazendo. Propostas desprovidas de conteúdo e clientes que não sabem a importância do projeto são o ponto de partida para obras mal feitas e que provavelmente não atenderão às necessidades de seu proprietário.


Conheça os três tipos principais de solo: areia, silte e argila

Em Geotecnia
O terreno faz parte integrante de qualquer construção, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização. No que tange à mecânica dos solos, é é importante conhecer os três tipos básicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso.


Honorários de engenharia : Como é difícil receber!!!

Em Exercício Profissional
Esta história aconteceu há alguns anos. Recebi uma ligação telefônica convidando-me para dar uma consultoria em tratamento de água para duas estações que funcionavam mal em um estado da federação. E o convite veio com mais um pedido, um honroso convite. Que na minha estada nessa cidade eu desse dois cursos. Seria um trabalho para duas semanas de estadia. E veio em tom alarmante. E venha logo que nossa água está péssima...


Prepare sua piscina para as delícias do verão

Em Paisagismo
Durante o inverno, nem sempre dedicamos a atenção que a piscina merece. Enquanto isso, a água perde sua pureza e retém resíduos. Conseqüentemente, sua recuperação, no verão, exigirá custos maiores e manutenção redobrada. A escolha é sua: preservar a piscina sempre bem tratada ou enfrentar os prejuízos no verão.

Para sua reflexão

Focalize e realize
É necessário esforço para focalizar a sua mente – não esforço físico mas mental. Apesar de parecer difícil, você pode, através da prática e experiência se tornar melhor e melhor em manter a sua mente focalizada. Vale a pena o esforço. James Gardner

Clique na frase acima e leia todo o texto






Enquete

Estamos comemorando o Dia do Arquiteto e do Engenheiro. Como você entende que a mulher é vista no desenvolvimento dessas atividades ? A arquiteta, a engenheira, no atual cenário brasileiro:

a) tem o mesmo conceito que o profissional masculino, em ambas as atividades

b) não tem ainda o mesmo conceito em nenhuma das áreas.

c) como arquiteta, já tem o mesmo conceito

d) ainda não tem o mesmo conceito na arquitetura

e) como engenheira, já tem o mesmo conceito

f) ainda não tem, na engenharia, o mesmo conceito

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.