Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 10 de fevereiro de 2009
Boletim nº 94 - Crise. Segundo Einstein.
1ª Jornada Nacional

Crise. Segundo Einstein.
Em Exercício Profissional
Atualmente o assunto que importa, é a crise. E pelo seu lado nefasto, pelo seu lado sombrio. Demissão, preferencialmente de centenas, dá Ibope. Queda nas vendas, também. E não queremos esconder a realidade, mas existem outros lados. Porque não divulgamos as empresas que, apesar da crise estão crescendo? Destacamos mais a queda nas vendas da indústria automobilística americana, do que a retomada nas vendas no mês de janeiro da indústria automobilística brasileira.


Iluminação : Casa Alto Astral nesse Ano de 2009!
Foto de uma sala
Em Iluminação
A idéia de que luz e escuridão, mudam o ânimo das pessoas é verdade e tem origem antiga. Há uns 2000 anos, pessoas que sofriam de letargia e depressão eram aconselhadas a tomarem banho de sol, se exporem à luz do dia! Daí a importância da qualidade da luz nos projetos de iluminação.
Projeto de Arquitetura & Interior bom é projeto com muita luz natural, gerando inclusive menos gasto com energia.


Design de interiores : Mobiliários, a compulsão pela novidade
Foto de duas cadeiras
Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Gosto de refletir sobre o que vejo no mercado do design de interiores em nosso país e no mundo. Através da internet isso é bem mais fácil, pois, diariamente, centenas de revistas on-line, blogs e sites diversos nos atualizam com notícias, lançamentos, mostras, feiras, congressos, enfim, com o que há de mais novo na área.


Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?Desenho de uma xícara de café

Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Novos tempos. Novas situações. Tudo isso nos exige novos planejamentos, instrumentos e muita criatividade! Saber utilizar as novas ferramentas de trabalho que o século XXl nos provê e disponibiliza é o nosso desafio. Estamos diante de diversas mudanças de comportamento hoje em dia! Vejamos numa olhada rápida: os vizinhos mal se conhecem, as pessoas pouco se visitam. De uma forma mais abrangente as pessoas pouco se falam ou se agrupam para a troca de todo o tipo de informação. Substituímos cada vez mais nossos espaços físicos pelos virtuais.


O amianto e o risco à soberania nacional

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
A agenda do órgão de cúpula do Poder Judiciário no País, a quem compete, precipuamente, a guarda da Carta Magna, promete uma intensa movimentação ao longo deste ano. Alguns temas polêmicos e de grande importância para a população estão prontinhos para serem submetidos a julgamento pelo plenário daquela Corte. Dentre esses julgamentos previstos está a conclusão sobre a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, com previsão de retorno ao Pleno nas primeiras sessões do próximo mês.


Pisos vinilicos: um novo olhar!
Foto de uma sala
Em Pisos vinílicos
Um olhar mais atual sobre os atributos dos pisos vinílicos ao mesmo tempo que os reforça também altera a ordem de importância de cada uma dessas qualidades ao considerarmos questões como sustentabilidade e qualidade de vida. O uso de piso vinílico em ambientes corporativos já está consagrado: escritórios, hospitais, escolas são referência em aplicações geradas pela necessidade de resistência ao alto tráfego e pelas características de fácil manutenção e de assepsia do produto.


A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil

Em Engenharia de Custos
Se você é daqueles que acha que sempre pode gastar sem pensar, que depois corre atrás do “prejuízo”, saiba que no ramo de construção civil, nem sempre isso é recomendado. Às vezes uma obra inacabada por falta de verba, pode levar a deterioração da mesma e colocar em risco todo o capital já investido. Se “comprar por impulso” faz parte do seu cotidiano, saiba que esta atitude não cabe para quem quer construir, pois se você planeja um determinado tipo de material e na hora de comprar se deixa levar por uma propaganda qualquer e muda este tipo, pode ser que tenha de rever “n” outros custos por conta disso.


Projetos de arquitetura de consultório ou clínica

Em Exercício Profissional
No processo de execução civil de um consultório ou clínica odontológica, o profissional depara-se com problemas relacionados tanto à execução de toda a infra-estrutura funcional do consultório, quanto às necessidades reais de funcionabilidade de ambientes X espaços. Vinculada a toda essa complexidade de informações, ainda há a formatação de todo o projeto desenvolvido no papel, que além de suprir todas as necessidades vitais de biossegurança, ainda deve seguir as normas, leis e decretos da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), indispensáveis na execução de um consultório odontológico.

Para sua reflexão

Fortalecendo seus pensamentos
Quando você desenvolve um forte hábito de encher a sua mente com pensamentos positivos e encorajadores, você se posiciona em grande vantagem a fim de fazer frente aos desafios que surgem em seu caminho. Peter Adams

Clique na frase acima e leia todo o texto


Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

A arquitetura inclusiva deve ser melhor explorada:

a) Nas faculdades, porque o tema não é tratado como uma disciplina, de forma prática e consistente.

b) Pelas construtoras, como um diferencial dos seus empreendimentos

c) Pelos arquitetos, como um diferencial profissional.

d) Como uma especialização na área da arquitetura e construção.

e) Como parte do conceito de arquitetura sustentável, devido a sua abrangência e universalidade

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.