Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

O que você espera do 2º mandato da Pres. Dilma, em relação ao 1º mandato:




Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Esta área é supervisionada e patrocinada pela TARKETT. O Grupo Tarkett é considerado o principal “player” mundial em revestimentos vinílicos e pisos esportivos. Com faturamento de 2,1 bilhões de Euros, em 2007, a empresa chega agregando à Fademac mais de cem anos de experiência e um quadro de nove mil funcionários, distribuídos em cinco continentes (Europa, América do Norte e Central, Ásia e Oceania). O Grupo produz atualmente 347 milhões de metros quadrados de pisos ao ano e conta com um amplo portfólio de produtos.
Veja mais sobre a TARKETT na página da empresa em nosso site

por Maria Lucia Capella Botana

Pisos vinilicos : um novo olhar!



Um olhar mais atual sobre os atributos dos pisos vinílicos ao mesmo tempo que os reforça também altera a ordem de importância de cada uma dessas qualidades ao considerarmos questões como sustentabilidade e qualidade de vida.

O uso de piso vinílico em ambientes corporativos já está consagrado: escritórios, hospitais, escolas são referência em aplicações geradas pela necessidade de resistência ao alto tráfego e pelas características de fácil manutenção e de assepsia do produto.

Hoje nesses ambientes, o maior desafio de uso de pisos vinílicos não está nas razões da sua especificação, mas em como usá-los criativamente, explorando toda a sua flexibilidade. São materiais reconhecidamente fáceis de limpar e de aplicar; higiênicos; com várias espessuras, padronagens e opções de apresentação: em mantas, réguas , placas. Sob o ponto de vista da construção verde, estão alinhados com conceitos atuais de sustentabilidade ambiental porque são 100% recicláveis, permitem flexibilidade de uso; a instalação é feita com adesivos à base de água, e a fácil aplicação gera economia não só na hora da troca como também na remoção de entulhos, etc.


Mas é a versatilidade do material que mexe com a cabeça dos profissionais que pretendem dar às áreas de tráfego intenso mais do que apenas resistência. Eles aproveitam o material para decorar o piso, sinalizá-lo, delimitar áreas, dividir o espaço com outros materiais, integrá-lo à comunicação do ambiente.


Piso vinílico Decorflex aplicado em sala residencial


No Brasil, o uso em residências ainda é um desafio, mas questões como saúde e conforto térmico podem aproximar mais os pisos vinílicos dos ambientes domésticos.


Diante de tantas opções como cerâmicas, pedras, por que optar pelo piso vinílico em cozinhas, banheiros, áreas de serviço?

À primeira vista, a praticidade, a manutenção simples, juntamente com a facilidade de instalação parecem ser as qualidades determinantes para a decisão sobre esse tipo de revestimento em casas. Mas há algum tempo os pisos vinílicos deixaram de ser apenas uma opção econômica para tornarem-se também uma questão de saúde e de conforto térmico. Higiênico, de fácil assepcia, estabilidade térmica, não alérgico - são atributos mais fáceis de serem percebidos numa bula de remédio do que numa especificação de piso. Mas se os vinílicos parecem mais próximos das exigências de ,ambientes hospitalares do que de residências, a crescente preocupação das famílias com os ácaros e com revestimentos que acumulam pó parece abrir caminho para o uso do piso vinílico em vários cômodos da casa, sem prejuízo da decoração ou do estilo, porque agora as opções são muitas. Basta lançar mão da diversidade de padronagens, cores e as diferentes formas de apresentação do produto para trabalhar de maneira personalizada e criativa a decoração dos ambientes a fim de torná-los mais aconchegantes.


Se a resistência à abrasão e o seu poder de resiliência aproximaram os pisos vinílicos dos escritórios, essas mesmas características também se mostraram importantes para algumas áreas da casa.

Enquanto no Brasil o uso residencial do piso vinílico parece ter se limitado a áreas como cozinha e banheiro, nos Estados Unidos e em países da Europa é fácil encontrá-lo cobrindo outros espaços de casas de famílias jovens, de jovens casais, de solteiros que viajam muito ou de pessoas que costumam ficar pouco tempo em casa e privilegiam a praticidade.



Piso vinílico Tarkett Fademac instalado em quarto residencial


Nessas residências os pisos vinílicos são aplicados nos closets pela facilidade de higienização, pela baixíssima rugosidade que evita o acúmulo de pó; também nas salas de jantar e de estar da família porque são áreas que coincidem com a passagem para a cozinha e outras adjacentes.


Nas habitações mais recentes o piso vinílico cobre também o chão de lavabos, de áreas de refeições, entradas, halls, bibliotecas. E como as casas passaram a ser uma extensão do escritório e também agregar ambientes de lazer e de esporte, os home offices, as salas de ginástica, de jogos, o quarto de brinquedos são criativamente revestidos com pisos vinílicos em mantas, em placas, em faixas.



Brinquedoteca revestida com piso vinílico da Tarkett Fademac

Se os arquitetos corporativos parecem os mais familiarizados com as características e propriedades do piso vinílico e fazem uso de uma gama poderosa de alternativas, tanto com relação à decoração dos ambientes quanto às exigências técnicas que envolvem espessura, poder resiliência, abrasão, facilidade de instalação, além de propriedades sustentáveis do material, os arquitetos de interiores têm ampliadas as suas alternativas para atendimento de algumas das mais importantes e atuais expectativas das pessoas com relação à casa: qualidade de vida, que envolve questões como conforto térmico e acústico e a saúde dos seus habitantes.

Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

Piso vinílico facilita uso de madeira na decoração de banheiros e cozinhas

Um novo ambiente? Pisos vinílicos, a solução ideal

Pisos vinílicos: práticos de aplicar e de usar

Revestimentos vinílicos para área molhadas, a solução da Tarkett

A praticidade e o design do Piso Vinílico

Como decorar o quarto do seu bebê. Qual o piso e outras dicas.

Soluções em pisos vinílicos para ambientes esportivos e hospitalares

Olhos atentos no chão, inovando com pisos vinílicos.

Tarkett Fademac marca presença na Casa Cor Trio 2009

Pisos vinilicos unindo sonho e fantasia

Parece madeira, mas é piso Fademac

FADEMAC, agora, TARKETT-FADEMAC

FADEMAC apresenta novas cores na SPFW

Pisos vinílicos auxiliam na questão da humanização hospitalar

Fademac cria hot site para linha ABSOLUTE

Pisos sustentáveis: Você sabe onde se está pisando?

Pisos vinílicos : Quando valorizar a imitação significa respeitar a natureza

Pisos vinilicos : um novo olhar!

A importância do contrapiso para a colocação de pisos vinílicos

Dúvidas mais comuns em relação aos pisos vinílicos

Pisos vinílicos na Hospitalar 2006