Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 09 de julho de 2009
Boletim nº 120 - Elegância na arquitetura
Lançamentos Eternit 2009

Elegância na Arquitetura
Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Devemos ter sentidos apurados para saber que "frescura" não é e nunca foi sinônimo de elegância! Visto que ter a casa repleta de móveis assinados por grandes nomes do Design, de grandes lojas ou ainda vestir-se de qualquer marca famosa estampada não nos garante rótulo de elegante! "Segundo aurélio: [Do lat. elegantia.] - Proporção adequada entre os elementos de uma composição artística; harmonia: elegância de forma. "Selecionei itens elegantes no interior da casa. Deveríamos estar atentos a:


2º Curso EAD: Viabilidade Executiva na Prática da Engenharia de Custos

Em Curso a Distância
Na prática da engenharia de custos a viabilidade executiva é ferramenta fundamental na apreciação e implementação de empreendimentos na construção civil e obras de engenharia. A viabilidade executiva envolve aspectos técnicos, econômicos e financeiros, possibilitando o real gerenciamento de custos. Nos tempos atuais, a engenharia de custos assume o seu importante papel na realidade brasileira. A sociedade não mais admite o desconhecimento de preços e custos nos contratos de aquisição de obras e serviços de engenharia, sejam eles de obras públicas, sejam eles de gerência privada ou terceirizações contratadas nos regimes de empreitada.


Eletrobrás e Inmetro lançam Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações

Em Energia
A Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançaram no inicio deste mês de Julho/09, em São Paulo, a Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações para edifícios comerciais, de serviços e públicos. Receberam a etiqueta – simbolizada por uma placa de aço em tamanho A4 – uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Curitiba, e os projetos da sede administrativa da CEF em Belém (PA); da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), em Criciúma; da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp), em Nova Palhoça (SC); e do Laboratório da Engenharia Ambiental (Cetragua) da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A cerimônia foi realizada na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).


Design Inclusivo: Benefício para todos

Em Arquitetura Inclusiva
No chamado Design Universal, o desafio é projetar para a diversidade humana. Em outras palavras: usar o design como ferramenta essencial para se alcançar de fato a inclusão. A convite de KAZA, quem aborda o tema é Renata Mello, arquiteta e diretora da Bio Arq – Soluções em Arquitetura, ao valorizar a importância de recursos visuais, sonoros e táteis na estimulação dos sentidos. A elaboração do design de produtos vem sendo transformada pela aplicação do conceito do Design Universal. Esta maneira de pensar surgiu nos Estados Unidos a partir da necessidade de adequar os espaços às pessoas com deficiência. Possui como paradigma conceber ambientes e produtos para o maior número possível de usuários, independente de imitações, respeitando a diversidade humana.


Recomendações da terapia de ambientes para busca de imóveis residenciais

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes
Listamos abaixo algumas sugestões para auxiliar na busca de imóveis de acordo com os conceitos do Feng Shui e da Geobiologia. Tenha sempre em mente que casas perfeitas não existem. Se você conseguir encontrar um imóvel que atenda à maioria dos ítens, é muito próvável que você faça uma boa aquisição. Ressaltamos ainda que os imóveis possuem características energéticas que variam ao longo do tempo. Para aproveitar o máximo que sua casa pode oferecer, o ideal é realizar uma consultoria personalizada para o seu imóvel.


Gerenciamento de Obra: agilidade e sincronia das equipes são os maiores desafios, “porque o tempo não para”!

Em Gerenciamento de obras
Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais com formações e comportamentos diversificados. Caso isso não ocorra, poderá haver inúmeras perdas, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional, comprometendo a qualidade e o tempo. Quem já participou de construções ou reformas mal administradas pode enumerar seus transtornos.


Mesa redonda: Desafios da construção em aço.

Em Aço na Arquitetura
A construção em aço apresenta inúmeras vantagens econômicas e ambientais e vem crescendo a uma média de 6% ao ano desde 1999. Apesar disso, ainda é pequena a sua participação no cenário da construção civil no Brasil. Aqui, o consumo per capita de aço anual é de cerca de 100 kg/habitante há quase 30 anos, muito aquém do observado nas economias desenvolvidas, onde os níveis são superiores a 400 kg/habitante. Enquanto nos Estados Unidos o material está presente em 50% das edificações e, no Reino Unido, em 70% delas, aqui este percentual é de cerca de 15%.


 

Para sua reflexão

Controle possivel
Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento. Eleanor Roosevelt

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Iniciamos o ano de 2010 prevendo uma catástrofe global na economia, e claro, o Brasil junto. Agora, ao terminarmos o 1º semestre do ano, como você entende que se comportou o nosso setor da construção:

a) Melhor do que previsto, a crise foi bem menor do que esperado

b) Como previsto, a crise foi muito forte

c) Pior que o previsto, a crise foi muito maior do que esperava

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.