Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 16 de julho de 2009
Boletim nº 122 - Sistema construtivo: rapidez, qualidade, com sustentabilidade
Tarkett Fademac

Sistema construtivo: rapidez, qualidade, com sustentabilidade.
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
A melhoria da produtividade é um fator importante para atender o crescente déficit habitacional brasileiro. Além disso, a indústria da construção civil ocupa uma posição estratégica no desenvolvimento do país, devido à sua importância econômica e social. Como construir mais rápido, gastando menos dinheiro e, mesmo assim, manter a qualidade das construções?


Os mitos que envolvem o decorador

Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Tudo começou na França, na época dos reis conhecidos como "Luíses", onde a pompa e as circunstâncias exigiam que o Rei - escolhido por direito divino - vivesse de forma totalmente distinta de seus súditos. Os decoradores da época trabalhavam muito para dar conta dos inúmeros pedidos dele e de sua corte, o que não era fácil.


Transformando sua varanda de apartamento em jardim

Em Paisagismo
Espaço restrito, muito vento, pouco sol... sim, quem mora em apartamento sabe o quanto é difícil manter plantas bonitas e floridas na varanda. Mas nem tudo está perdido! Sabendo cultivar as espécies adequadas, dá para levar a primavera para o apartamento e aproveitar a mais bela estação do ano!


Etiqueta de eficiência energética em edifícios comerciais: um diferencial de competitividade
Em Energia
Para uma empresa ser competitiva, atualmente, não basta apenas ter o melhor produto, ela também precisa estar localizada em um edifício que possibilite a economia de recursos naturais, o que impactará diretamente no preço final da sua mercadoria. Por isso, a Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), lançaram a Etiqueta Nacional de Eficiência Energética em Edificações (ENCE), para edifícios comerciais, de serviços e públicos.


Feng Shui no Ambiente de Trabalho

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes
O Feng Shui é uma combinação de arte e ciência, praticada na China há mais de três mil anos, cujo objetivo é manipular as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Ele pode ser trabalhado com igual eficiência em residências e ambientes de trabalho. Harmonia e equilíbrio são importantes conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializando energias positivas para a empresa.


Retrofit verde

Em Restauração e bens históricos
O retrofit é uma técnica crescente no mercado imobiliário, consistindo na adaptação e melhoria de velhos edifícios, que assumem novos padrões de aproveitamento, cujo principal fundamento consiste no aproveitamento estrutural, uma vez que o aço, a areia e o cimento utilizado já cumpriram seu ciclo, não justificando a construção de um novo.


Reforma de casas antigas: substituição de forro de estuque atacado por umidade e cupins

Em Patologias da construção
As casas construídas entre as décadas de 30 a 60 chegaram ao final de sua vida útil. Além das instalações elétricas e hidráulicas, o fato que mais pede atenção urgente é a substituição dos forros feitos em estuque, invariavelmente comidos pelos cupins e afetados pelas infiltrações dos telhados. A substituição do estuque, em especial, leva a um reflexão sobre as alternativas e qual seria a influência de cada uma delas na vida útil da obra e no montante a ser gasto para recolocar o imóvel em condições de uso.


 

Para sua reflexão

Impossivel
Impossibilidades são simplesmente coisas que ainda não foram aprendidas. Charles W. Chessnutt

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Em uma sociedade cada vez mais globalizada e necessitando que as pessoas interajam, pesquisem, conheçam, inovem e estudem para se capacitar e crescer profissionalmente, Cursos On-lines são uma alternativa para a atender esta demanda ?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.