Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 18 de junho de 2009
Boletim nº 115 - Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de engenharia
Tarkett Fademac

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia
Em Engenharia de Custos
O empreendimento, independentemente de seu porte, nasce de uma vontade de se reformar, modificar, acrescentar ou construir algo. Os recursos disponíveis, muitas vezes criam falsas expectativas, em termos do que se pode realizar. É fundamental para qualquer projeto, um estudo que vai quantificar o montante de gastos a serem despendidos, uma grandeza de preços.


Acidentes em obras de engenharia. Há como evitá-los

Em Geotecnia
O recente rompimento da Barragem de Algodões, no Piauí, com vítimas fatais e enormes perdas patrimoniais, soma-se a uma série de acidentes graves e trágicos que vêm com freqüência acontecendo no país trazendo enormes prejuízos à sociedade e envergonhando a engenharia brasileira.


Desenvolvimento de novas técnicas de irrigação de precisão que garante uso racional da água

Em Hidráulica
Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, estão desenvolvendo novas técnicas de irrigação que utilizam menos água, obtendo a mesma eficiência produtiva com um uso mais racional da água disponível nas propriedades rurais.


Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
Atualmente, as telhas térmicas não devem ser vistas apenas como uma solução para proteger termicamente as coberturas das construções, mas também, e especialmente, como uma alternativa de produto para os chamados "green buildings", dentro de critérios da construção sustentável.


A barreira dos 40

Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Quantos anos você tem? Saber responder a esta pergunta é estratégico para o sucesso da carreira de qualquer profissional. Como assim? Eu explico: em uma sociedade despreparada, temos que evitar ser avaliados pela idade ou sofreremos preconceito.


Orientações e cuidados para revestimento de piso com pedras naturais

Em Revestimentos e Acabamentos
As pedras são utilizadas para revestimento de piso desde a mais remota antiguidade. A escolha de cada tipo de rocha vai depender de vários fatores: se interno ou externo, características de uso, resistência à abrasão, insolação, chuva, névoa, trânsito de pedestres e de veículos. Fatores como a sujeira decorrente de poeira, poluição e lixo e também influem.


Alguns conceitos atuais de Arquitetura

Em Soluções Arquitetônicas
Hoje nos vemos cercados por vários conceitos ligados ao ambiente construído e à Sustentabilidade, por exemplo: Eco-Arquitetura, Arquitetura inteligente, Bioclimática e Arquitetura Sustentável. Eles surgem da necessidade que o setor tem de atender cada vez mais aos problemas do hábitat atual e contribuir para a cadeia de Sustentabilidade. Por isso, a Arquitetura e a Construção se relacionam cada dia mais com diferentes campos de estudo que privilegiam também aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos. Mas de onde vêm esses conceitos? São sinônimos? Quais suas premissas básicas?


 

Para sua reflexão

Mantenha forte a sua visão
As únicas limitações são sempre aquelas que envolvem uma visão. James Broughton

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Você acha importante serem definidos alguns parâmetros na pratica da engenharia de custo, como por exemplo o grau de precisão das estimativas?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.