Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Exercício Profissional (veja mais 139 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

10 melhores práticas para atender clientes no site da sua construtora



A área de construção civil, apesar de tradicional, é uma das mais complexas. Afinal de contas, lidar com tantas variáveis na construção de um empreendimento não é algo fácil, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

O problema disso é que, mesmo levando esses fatores em consideração, seu cliente ainda quer uma resposta, ainda mais quando se trata de um assunto tão importante quanto sua nova casa.


Mas como atender a esse cliente em sua construtora? Apesar do atendimento telefônico ser o mais tradicional, pode também realizar atendimentos por email ou utilizar uma plataforma de chat online, como vemos em lojas virtuais. Independente disso, existem algumas práticas imprescindíveis para realizar um atendimento excelente e evitar que seu cliente desista do negócio. Veja 10 das melhores práticas logo abaixo!

1. Qualidade e atenção são essenciais

A primeira coisa que deve pensar quando se falar em melhores práticas para atendimento ao cliente é na qualidade do serviço. Antes de pensar em qual resposta dar ao cliente, esteja atento aos detalhes e o que o cliente está solicitando.

Algumas vezes, a solução está em detalhes que parecem insignificantes em um primeiro olhar. Vale mencionar que seu cliente também notará sua atenção aos detalhes de maneira bastante positiva.

2. Pense no cliente como uma relação, não uma transação

Com prazos longos, principalmente quando falamos em imóveis construídos na planta, é importante pensar em seu cliente como uma relação, não apenas uma transação. Diferente de uma loja, seu cliente não irá comprar e ir embora, mas ficará sob sua tutela por anos a fio.

Por isso, pensar nele como mera transação pode fazer com que ele desista de continuar fazendo negócio com você. Vale lembrar que você provavelmente possui conhecimento maior em seu mercado que seu cliente. Isso significa que deverá colocar essa expertise à serviço dele, guiando-o e fazendo com que ele sinta que se investimento está sendo compensado.

3. Esteja à disposição

Uma das principais vantagens do setor é que parte dos clientes também são negócios, o que facilita o atendimento no horário comercial. Isso muda de figura quando sua construtora é especializada em empreendimentos residenciais.

Nesse caso, é bastante provável que seu cliente tente entrar em contato fora desse horário. Ou seja, é necessário elaborar um plano de atendimento para que sua equipe de atendimento esteja disponível para responder durante esse período. Caso contrário, seu cliente poderá se frustrar com a demora nas respostas.

4. Seja proativo e comunique dos atrasos

Dificilmente um projeto estará pronto na data estipulada. Como falamos no início do artigo, cada projeto tem muitas variáveis que certamente irão influenciar na entrega do empreendimento.

Mas isso não é razão para simplesmente adiar a conclusão de maneira irresponsável. Além dos gigantescos custos adicionais, seu cliente ficará insatisfeito caso não tome as rédeas da da situação. Isso significa que deverá ser proativo nessa comunicação, informando-os do atraso, citando os motivos e oferecendo uma nova data de entrega em um prazo razoável.

5. Evite debates desnecessários

Já sabemos que, ao contrário do que a sabedoria popular diz, o cliente nem sempre tem a razão. Por outro lado, isso não significa que devemos agir com arrogância ou que devemos perder tempo com debates desnecessários.

Vale lembrar aqui que o que interessa é manter o cliente feliz, não vencer uma disputa de retórica. Por isso, saiba como explicar e resolver as dúvidas de seus clientes de maneira amistosa, sem que ele se sinta diminuído. “Ganhar” um debate ainda é uma derrota, já que o cliente pensará duas vezes antes de fazer negócio novamente com você.

6. Faça com que ele sinta que está certo

Seguindo a dica anterior, além de evitar debates desnecessários, também deve fazer com que o cliente sinta que estava certo em entrar em contato, mesmo que ele não esteja. Evite jogar pendências ou outros problemas causados por ele para provar seu ponto, já que isso causará discórdia na relação com esse cliente.

Caso necessário, você pode sempre mostrar o fato de acordo com o que está sendo mostrado em seu sistema. Em seguida, peça para ele confirmar se essa informação está correta antes de prosseguir para uma solução.

7. Não ultrapasse o limite de 24 horas para dar uma resposta

Dando continuidade à questão da acessibilidade, evite ficar mais de 24 horas para dar uma resposta ao cliente. Se ele está entrando em contato através de sistemas de chat online ou pelo seu atendimento nas mídias sociais, ele espera ser atendido em menos tempo.

Por isso é importante que defina horários de atendimento que sejam fora do comercial. Dessa maneira, você conseguirá cumprir o prazo esperado de resposta e evitará desgastes com o cliente.

8. Faça o possível para atender diferentes demandas

Embora exista alguns padrões no comportamento de clientes, sempre haverá alguém que pedirá algo considerado “fora da curva”. Por conta de ser um pedido fora do que está acostumado, é possível que você mesmo tenha certa resistência e coloque obstáculos para não entregar. Não faça isso.

Obviamente, alguns pedidos serão demais para cumprir. Porém, dentro do limite da razoabilidade, faça o possível para realizar esse pedido. Muitas vezes , o próprio cliente sabe que está pedindo algo incomum e se sentirá mais atraído a continuar fazendo negócios com sua construtora caso seu pedido seja realizado.

9. Fale em uma linguagem que o cliente entenda

É fácil cair na tentação de satisfazer o próprio ego ao usar jargões técnicos para demonstrar seu alto nível de conhecimento perante os clientes. Porém, isso normalmente é interpretado como prepotência, causando mal-estar na relação.

Por isso, ao invés de abusar dos termos técnicos e oferecer explicações complexas, adapte seu conhecimento à linguagem que seu cliente irá entender. Vale lembrar que o cliente não se sentirá seguro em fechar negócio com você se for incapaz de compreender seu projeto. Deixe os jargões técnicas e a fala difícil para as convenções de sua indústria ou para outros profissionais.

10. Cumpra o que prometer

É fácil cair na tentação de dizer sim à requisição de um cliente, mas nem sempre isso será possível. Por isso, evite fazer promessas que não pode cumprir. Embora o cliente se sinta satisfeito com sua afirmativa, não honrar o que foi prometido fará com que quebre a confiança que depositou em seu negócio.

Caso se depare com uma situação na qual precisa negar uma solicitação, nunca negue frontalmente. Ofereça outras soluções ou alternativas e mostre a ele quais partes do pedido poderá cumprir. A negociação não encerra após o apertar de mãos ou a realização do pagamento, mas em todas as partes do processo.

Quais são as melhores práticas no atendimento para você? Agora que mostramos algumas das principais práticas para atender clientes em sua construtora, chegou a sua vez de sugerir: quais dessas práticas são regras de ouro em seu serviço de atendimento ao consumidor? Quais plataformas usa para entrar em contato com seus clientes?



Fonte:constructapp.io/pt




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue



















Comentários

Mais artigos

A visão do arquiteto para os projetos pós pandemia

Engenheiro civil: 6 dicas essenciais para se destacar no mercado atual!

10 melhores práticas para atender clientes no site da sua construtora

Como aumentar a receita do escritório de arquitetura

O que faz um arquiteto na prática? Entenda e tire suas dúvidas!

7 opções de especialização em Engenharia Civil para os profissionais do setor

Designer de Interiores: Ele pode ser a solução para todos os seus problemas!

Erros de projeto que arquitetos não podem cometer

Arquitetura atual: perfil da arquitetura contemporânea no Brasil

Volta aos escritórios: retomada deve ser feita de maneira inteligente e, acima de tudo, comportamental

Arquitetura atual: perfil da arquitetura contemporânea no Brasil

Áreas de atuação que um arquiteto pode desenvolver

Como ser um bom arquiteto?

Vantagens no uso da maquete eletrônica!

Me formei, e agora? por onde começar a carreira de arquiteto?

Como se destacar no mercado de trabalho da engenharia

Os desafios do arquiteto

6 Conselhos poderosos para arquitetos recém-formados

Abrir negociações é tão importante quanto fechar negócios

Exigência de titulação acadêmica para contratação de profissionais de mercado: Um enorme equívoco

O Facebook e a formação continuada dos profissionais

Principais Dificuldades de um Arquiteto sem Renome ou Iniciante

Arquiteto ou Engenheiro?

Tempo integral

Metáfora futebolística - A preparação física

21 dicas para uma vida bem sucedida na arquitetura

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto depois da prestação do serviço

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a execução do serviço

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a negociação do serviço

Indicadores de desempenho nos escritórios de arquitetura e de engenharia

Como ser um engenheiro civil de sucesso.

Se o seu escritório fosse um time de futebol, em qual divisão ele estaria jogando?

Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro : Profissionais que transformam sonhos em realidade

O buraco é mais em cima.

E o que faz o profissional da arquitetura de TI?

Conheça o perfil do Engenheiro para o mercado de trabalho

Como estar preparado para o primeiro contato com o cliente?

A importância da Engenharia para a sociedade e para o Brasil do século XXI.

Qual a importância do arquiteto?

Como Se Tornar um Arquiteto

Crise. Segundo Einstein.

Engenheiro ou arquiteto, qual devo contratar para o projeto de casa

Possibilidades na carreira para arquitetos

Por que é tão difícil?

Os 10 mandamentos de marketing para engenheiros e arquitetos

Quem é o engenheiro civil?

Tempo integral

Dicas para desenvolvimento profissional

Cliente e arquiteto: os dois lados da moeda

A delicada relação cliente-arquiteto

Carta a um calouro (de arquitetura ou de engenharia)

A Profissão de Arquiteto

O que é Engenharia de Software?

Tabela de Honorários

Como e quanto os arquitetos cobram pelo seu trabalho?

Arquiteto, designer e decorador: sem preconceitos

Vantagens de estar desempregado (ou não) durante a seleção

Sucesso + Engenharia = Realizaçao profissional

6 ideias que podem mudar sua sina na entrevista de emprego

A responsabilidade profissional e o ser humano

O Mito da Criatividade em Arquitetura

Vantagens da Contratação de um Profissional Especializado

Diferença entre Arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

7 aspectos para começar e construir uma carreira em arquitetura ou design .

Quer ser um engenheiro de sucesso? Seja um engenheiro criativo.

O caminho de volta

O valor do profissional brasileiro

Contratação por projeto executivo define a obra

Inteligência Emocional: Conheça características do líder moderno

A importância do Planejamento no Papel

Atribuições do arquiteto

Lelé: cidades como São Paulo são Frankensteins.

Engenharia Nacional e a Competitividade Brasileira

A corrupção e a garantia quinquenal de obras

Como ser um empreendedor de sucesso

Sociedade entre Arquitetos: A construção em grupos de pesquisa e preço competitivo no mercado da construção

Trabalhar em casa: um bom negócio

Trabalho em equipe, 10 dicas para que isso aconteça.

Promiscuidade entre estado e governo: o vórtice do mal.

O “irresponsável técnico” da engenharia, arquitetura e construção

Arquitetos voltados a Decoração

Como produzir (provocar) a propaganda boca-a-boca

Os arquitetos e as cidades

Por que é que a gente é assim?

Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Construção do 3º milênio

Qual é o valor da minha hora-técnica? Como calculo isso?

O arquiteto como administrador de obras: vamos unir o útil ao agradável!

A falta de planejamento das pequenas empresas na construção civil

Porque o arquiteto deve fazer a administração de obras

Arquitetos de Cozinha

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 3ª parte

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 2ª parte

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 1ª parte

Sociedade entre Arquitetos: A união, normalmente, faz a força!

Arquiteto ou arquiteta? Quem é melhor?

O Brasil é um país de oportunidades para engenheiros...

O desabafo de um arquiteto

Relação arquiteto e cliente: um jogo de xadrez deveras complicado!

Lei federal exige específicamente a ART de orçamento

O principal documento para o trabalhador, não tem segunda via.

Orçamentos estimativos sem identificação de autoria pode anular licitação pública.

Irrigar a economia real sem custos extras

Relacionamento Entidade de Classe x Prefeitura... Parceria, Guerra ou Indiferença...

Resistência dos Materiais - Treliça Hipostática

O TAC no contexto do direito ambiental

Vai montar seu canteiro de obras? Atente para alguns detalhes da norma

Maquete eletrônica

Segurança em trabalhos com eletricidade

Antoni Gaudí, um arquiteto sonhador?! (Barcelona, 1852-1926)

Arquitetura Antroposófica: as artes plásticas e o desenvolvimento da alma humana

Os CREAs e o IPTU que as Prefeituras querem cobrar...

Zaha Hadid – uma arquiteta orgânica. Gosta de construir descontruindo.

Quem tem medo de Oscar Niemeyer?

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

O verdadeiro papel das entidades de classe.

Relação aberta, gol na certa!

O uso da medida grado na Geometria e a Historia Militar Brasileira - Aspectos de unidades de medida

Maquetes Eletrônicas

Eu compro imóvel na planta

Engenharia de Avaliações

Táticas para pedir (e conseguir) aumento de salário

Obras e serviços de Engenharia não podem ser licitados por pregão !

Supersimples na construção civil: vale a pena aderir?

Proposta de projeto : a difícil negociação entre o arquiteto e o cliente,

A importância de contratar um Arquiteto e como proceder

Dúvidas mais comuns em relação ao registro de empresas no CREA-SP

Enigma estrutural: Teste estático versus teste dinâmico, ou Como Testar Uma Laje de Salão de Baile

O livro sagrado da Engenharia -- Surpresa! não é aquele que você está pensando.

Pensamentos da Engenharia

Imóvel, alternativa de aposentadoria

Honorários de engenharia : Como é difícil receber !!!

A.R.T. - Acervo e defesa do profissional

Orientação de um velho Engenheiro de Barbas Brancas a um jovem engenheirando sobre um estágio de férias

Aspectos matemáticos e humanos da corrente da felicidade

Invista no Arquiteto!

São Paulo, um gigantesco campo de trabalho para a Arquitetura

Como fazer a retificação de área no Registro de Imóveis

Perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego(3/3)

Procedimentos em uma entrevista de emprego (2/3)

Preparando-se para uma entrevista de emprego (1/3)