Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Exercício Profissional (veja mais 144 artigos nesta área)

por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Orientação de um velho Engenheiro de Barbas Brancas a um jovem engenheirando sobre um estágio de férias



O ensino de Engenharia e Arquitetura foca bastante nas questões técnicas e legais, mas freqüentemente se esquece de que o profissional que está se formando é, antes tudo, uma pessoa que vai lidar com outras pessoas e precisa aprender a conviver neste mundo real.
Contaram-me esta história. Um jovem de nome Alberto, estudante de engenharia da nossa capital, já no terceiro passando com boas notas para o quarto ano da faculdade, foi passar férias na sua cidade natal onde ainda moravam seus pais. A cidade tinha algo como uns trinta mil habitantes, numa região pouco desenvolvida do estado.

Chegando à cidade, depois de visitar todas as tias e primos -- e engordar uns quilos pelos quitutes feitos especialmente pela saudosa mãe -- o engenheirando manifestou aos pais o desejo de aproveitar bem suas férias na cidade num possível trabalho-estágio ligado à futura profissão. Tentou no Departamento de Obras da prefeitura mas nada e também foram negativos os pedidos de trabalho junto à duas pequenas construtoras da cidade. A explicação da dificuldade de arranjar trabalho foi que a prefeitura, para variar, está sem dinheiro e estamos na entresafra numa região canavieira.

A dificuldade arrasou o jovem pois ele sabia da importância de aproveitar o tempo de escola para se preparar para a profissão e para a vida. Mas o que fazer se ninguém abre as portas ? Eis que avisaram ao jovem que morava na cidade um velho engenheiro de barbas brancas que talvez valesse a pena conversar com ele. Aliás, velho de barba branca é sempre um personagem presente numa crônica e, como esta é uma crônica de engenharia, o velhinho ganhou a qualificação de velho engenheiro.

Fofocas a parte, Alberto foi conversar com o bom velhinho que, na sua solidão de fim de vida, fazia tempo que não recebia visitas. O jovem Alberto e o velhinho logo estabeleceram uma conversa das boas, trocando figurinhas e falando de velhos livros didáticos de Geometria Vetorial e Cálculo Infinitesimal. Logo chegou-se ao assunto principal que era a angustia do jovem em trabalhar nos dois meses disponíveis das suas férias. Contou o jovem que o único emprego que achara na cidade era ser vendedor de balcão numa loja de roupas, de propriedade de um simpático velho turco, Seu Tanus, que oferecera o emprego dizendo de antemão:

-- Nada de salário. Empregado de comércio ganha por comissão ...

E completou sorrindo mostrando os dentes totalmente amarelos da nicotina dos cigarros fortíssimos que fumava sem parar:

-- Empregado meu não pode faltar nunca e não ganha comissão se o cheque do cliente voltar sem fundo...

Que perspectiva frustrante! Quem desejava um emprego para usar a nobre profissão de engenheiro para a qual se preparara tanto, usar um tempo nobre para ser um vendedorzinho ganhando uns trocados, fruto exclusivamente de vendas de roupas feitas.

O velho engenheiro de barbas brancas ouviu sem discutir a angústia do jovem que desejava uma orientação sobre como solucionar a situação. Quem sabe procurar estágio numa cidade maior e distante uns trinta quilômetros... Conheceria o velhinho alguém dessa cidade maior para fazer os contatos e apresentações? Qual não foi a surpresa do jovem engenheirando com as palavras do engenheiro velhinho:

-- Se eu fosse você não perderia de forma alguma a oportunidade do emprego digamos que por um mês na lojinha do Seu Tanus. Será uma oportunidade impar para você se preparar para a engenharia e para a vida. No segundo mês você procurará um estágio na prefeitura da cidade vizinha. Não perca a estratégica oportunidade agora do emprego de balconista ganhando por comissão de venda feita com cheque com fundos, como alertou realisticamente o velho turco .

O estudante não entendeu nada da orientação e exigiu uma explicação para algo tão heterodoxo, que punha de lado toda uma expectativa de usar a ciência de Minerva, a deusa protetora da engenharia. O velho engenheiro então explicou:

-- Uma loja de roupa é um excelente teatro da vida. Lá se tem de forma concentrada toda a representação do que é lutar pela vida. Entrará um cliente comprador que não deseja uma roupa e é importantíssimo você saber disso. Ele quer na verdade um sonho, quer ficar melhor, mais belo, mais magro tanto para ele como para mostrar aos outros. Se você aprender a vender roupas saberá atender a esse aspecto humano de procura da felicidade e a roupa é um envoltório dessa procura de felicidade. Esse é o desejo do cliente e você tem como armas de sua guerra o seu estoque de mercadorias, os seus preços e principalmente o seu atendimento, talvez o atendimento supere em importância os dois outros fatores. Você deverá aprender a atender, procurar entender, conduzir a negociação e tornar uma pessoa feliz com os produtos que você tiver. Numa loja de confecções isso acontece dezenas de vezes por dia e portanto propiciará um treinamento altamente intensivo de relacionamento humano e comercial.
O jovem Alberto estava apreciando a conversa como uma lição de vida mas não como uma lição de engenharia que era o que ele queria, e mostrou isto ao velhinho que respondeu:

-- Vamos ver a aplicação do que você pode usar com o que você pode aprender na loja de roupas do Tanus. Se um cliente de engenharia pedir para você apresentar proposta para construir uma piscina na casa de fim de semana você pode apenas achar que uma piscina é um tanque de concreto armado onde as pessoas tomam banho para aproveitar o choque térmico da diferença de temperatura entre seus corpos e a temperatura da água da piscina. Uma outra visão é entender a piscina como um local de encontro de gente que buscará através do encontro pactos de relacionamento, pactos de solidariedade e de procura de momentos agradáveis e que o banho apenas é um pretexto para tudo isso. Portanto, quando eu fosse apresentar a proposta de engenharia de construção da piscina eu entregaria junto da proposta um desenho da perspectiva da futura piscina, já mostrando gente feliz em volta dela. O desenho da perspectiva, o simples desenho da perspectiva ajuda a vender a obra de concreto armado.

Aquele exemplo abriu os olhos do jovem estudante de engenharia para um aspecto importantíssimo da profissão que é o relacionamento humano, item decisivo para o sucesso profissional. Bastou o exemplo para que o jovem se decidisse a pegar o emprego na loja de confecções e aprender todos os segredos do velho turco de dentes amarelados. Havia o problema do emprego sem salário fixo e do aspecto de regras implacáveis de trabalho como não faltar e não receber comissão quando o cheque do cliente voltava sem fundos mas isso eram regras da vida e tinham talvez razões práticas que a realidade impõe. Aliás na prática da engenharia quando um cliente paga com um cheque sem fundos o engenheiro também não recebe...

Quando ia terminar a conversa, aliás a utilíssima conversa com o solitário velhinho engenheiro, Alberto fez a última pergunta dessa visita:

-- Esses assuntos que você falou de engenharia e vida, em que ano da faculdade eu vou ter essa matéria lecionada ?

Pela primeira vez o velhinho não respondeu, apenas se movimentou na sua cadeira de balanço e simplesmente e enigmaticamente sorriu...

Texto publicado sob permissão do autor:

Manoel Henrique Campos Botelho
Eng. Civil e autor do livro Concreto Armado Eu Te Amo
Email: manoelbotelho@terra.com.br
Cx. Postal 12.966 -- CEP 04009-970 -- S.Paulo SP





Está à procura de emprego? acesse: https://br.jooble.org/vagas-de-emprego-arquiteto

Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Engenharia Civil: Tudo o que você precisa saber!

Os desafios do arquiteto

Principais vantagens de contratar projetos de engenharia

Por que escolher Arquitetura? 6 Dicas e habilidades que só um arquiteto tem

Por que o projeto de interiores é importante na arquitetura?

Como está o mercado de trabalho pra quem faz Arquitetura?

A visão do arquiteto para os projetos pós pandemia

Engenheiro civil: 6 dicas essenciais para se destacar no mercado atual!

10 melhores práticas para atender clientes no site da sua construtora

Como aumentar a receita do escritório de arquitetura

O que faz um arquiteto na prática? Entenda e tire suas dúvidas!

7 opções de especialização em Engenharia Civil para os profissionais do setor

Designer de Interiores: Ele pode ser a solução para todos os seus problemas!

Erros de projeto que arquitetos não podem cometer

Arquitetura atual: perfil da arquitetura contemporânea no Brasil

Volta aos escritórios: retomada deve ser feita de maneira inteligente e, acima de tudo, comportamental

Áreas de atuação que um arquiteto pode desenvolver

Como ser um bom arquiteto?

Vantagens no uso da maquete eletrônica!

Me formei, e agora? por onde começar a carreira de arquiteto?

Como se destacar no mercado de trabalho da engenharia

Os desafios do arquiteto

6 Conselhos poderosos para arquitetos recém-formados

Abrir negociações é tão importante quanto fechar negócios

Exigência de titulação acadêmica para contratação de profissionais de mercado: Um enorme equívoco

O Facebook e a formação continuada dos profissionais

Principais Dificuldades de um Arquiteto sem Renome ou Iniciante

Arquiteto ou Engenheiro?

Tempo integral

Metáfora futebolística - A preparação física

21 dicas para uma vida bem sucedida na arquitetura

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto depois da prestação do serviço

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a execução do serviço

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a negociação do serviço

Indicadores de desempenho nos escritórios de arquitetura e de engenharia

Como ser um engenheiro civil de sucesso.

Se o seu escritório fosse um time de futebol, em qual divisão ele estaria jogando?

Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro : Profissionais que transformam sonhos em realidade

O buraco é mais em cima.

E o que faz o profissional da arquitetura de TI?

Conheça o perfil do Engenheiro para o mercado de trabalho

Como estar preparado para o primeiro contato com o cliente?

A importância da Engenharia para a sociedade e para o Brasil do século XXI.

Qual a importância do arquiteto?

Como Se Tornar um Arquiteto

Crise. Segundo Einstein.

Engenheiro ou arquiteto, qual devo contratar para o projeto de casa

Possibilidades na carreira para arquitetos

Por que é tão difícil?

Os 10 mandamentos de marketing para engenheiros e arquitetos

Quem é o engenheiro civil?

Tempo integral

Dicas para desenvolvimento profissional

Cliente e arquiteto: os dois lados da moeda

A delicada relação cliente-arquiteto

Carta a um calouro (de arquitetura ou de engenharia)

A Profissão de Arquiteto

O que é Engenharia de Software?

Tabela de Honorários

Como e quanto os arquitetos cobram pelo seu trabalho?

Arquiteto, designer e decorador: sem preconceitos

Vantagens de estar desempregado (ou não) durante a seleção

Sucesso + Engenharia = Realizaçao profissional

6 ideias que podem mudar sua sina na entrevista de emprego

A responsabilidade profissional e o ser humano

O Mito da Criatividade em Arquitetura

Vantagens da Contratação de um Profissional Especializado

Diferença entre Arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

7 aspectos para começar e construir uma carreira em arquitetura ou design .

Quer ser um engenheiro de sucesso? Seja um engenheiro criativo.

O caminho de volta

O valor do profissional brasileiro

Contratação por projeto executivo define a obra

Inteligência Emocional: Conheça características do líder moderno

A importância do Planejamento no Papel

Atribuições do arquiteto

Lelé: cidades como São Paulo são Frankensteins.

Engenharia Nacional e a Competitividade Brasileira

A corrupção e a garantia quinquenal de obras

Como ser um empreendedor de sucesso

Sociedade entre Arquitetos: A construção em grupos de pesquisa e preço competitivo no mercado da construção

Trabalhar em casa: um bom negócio

Trabalho em equipe, 10 dicas para que isso aconteça.

Promiscuidade entre estado e governo: o vórtice do mal.

O “irresponsável técnico” da engenharia, arquitetura e construção

Arquitetos voltados a Decoração

Como produzir (provocar) a propaganda boca-a-boca

Os arquitetos e as cidades

Por que é que a gente é assim?

Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Construção do 3º milênio

Qual é o valor da minha hora-técnica? Como calculo isso?

O arquiteto como administrador de obras: vamos unir o útil ao agradável!

A falta de planejamento das pequenas empresas na construção civil

Porque o arquiteto deve fazer a administração de obras

Arquitetos de Cozinha

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 3ª parte

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 2ª parte

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 1ª parte

Sociedade entre Arquitetos: A união, normalmente, faz a força!

Arquiteto ou arquiteta? Quem é melhor?

O Brasil é um país de oportunidades para engenheiros...

O desabafo de um arquiteto

Relação arquiteto e cliente: um jogo de xadrez deveras complicado!

Lei federal exige específicamente a ART de orçamento

O principal documento para o trabalhador, não tem segunda via.

Orçamentos estimativos sem identificação de autoria pode anular licitação pública.

Irrigar a economia real sem custos extras

Relacionamento Entidade de Classe x Prefeitura... Parceria, Guerra ou Indiferença...

Resistência dos Materiais - Treliça Hipostática

O TAC no contexto do direito ambiental

Vai montar seu canteiro de obras? Atente para alguns detalhes da norma

Maquete eletrônica

Segurança em trabalhos com eletricidade

Antoni Gaudí, um arquiteto sonhador?! (Barcelona, 1852-1926)

Arquitetura Antroposófica: as artes plásticas e o desenvolvimento da alma humana

Os CREAs e o IPTU que as Prefeituras querem cobrar...

Zaha Hadid – uma arquiteta orgânica. Gosta de construir descontruindo.

Quem tem medo de Oscar Niemeyer?

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

O verdadeiro papel das entidades de classe.

Relação aberta, gol na certa!

O uso da medida grado na Geometria e a Historia Militar Brasileira - Aspectos de unidades de medida

Maquetes Eletrônicas

Eu compro imóvel na planta

Engenharia de Avaliações

Táticas para pedir (e conseguir) aumento de salário

Obras e serviços de Engenharia não podem ser licitados por pregão !

Supersimples na construção civil: vale a pena aderir?

Proposta de projeto : a difícil negociação entre o arquiteto e o cliente,

A importância de contratar um Arquiteto e como proceder

Dúvidas mais comuns em relação ao registro de empresas no CREA-SP

Enigma estrutural: Teste estático versus teste dinâmico, ou Como Testar Uma Laje de Salão de Baile

O livro sagrado da Engenharia -- Surpresa! não é aquele que você está pensando.

Pensamentos da Engenharia

Imóvel, alternativa de aposentadoria

Honorários de engenharia : Como é difícil receber !!!

A.R.T. - Acervo e defesa do profissional

Orientação de um velho Engenheiro de Barbas Brancas a um jovem engenheirando sobre um estágio de férias

Aspectos matemáticos e humanos da corrente da felicidade

Invista no Arquiteto!

São Paulo, um gigantesco campo de trabalho para a Arquitetura

Como fazer a retificação de área no Registro de Imóveis

Perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego(3/3)

Procedimentos em uma entrevista de emprego (2/3)

Preparando-se para uma entrevista de emprego (1/3)