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Em Automação residencial (veja mais 35 artigos nesta área)

por Alex dos Santos

10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI



Motivo de muitas dores de cabeça para usuários e instaladores, aquelas constantes falhas de sinal na conexão digital HDMI, geralmente ocasionadas entre TV e decoder ou receiver, felizmente, se tornaram bastante reduzidas com o último padrão 1.4. Pelo menos, é o que acompanhamos nos testes de equipamentos mais recentes.



Mas para quem não conseguiu fazer o upgrade de todo o home theater, a chamada falha de handshake ainda pode ocorrer quando um produto novo é conectado a outro antigo. Baseado em algumas sugestões dadas por profissionais do mercado e até extraídas de nossa sala de testes, reunimos algumas dicas que podem ajudar a “driblar” esse problema.

Má conexão – A falha de handshake muitas vezes pode ocorrer devido a uma má conexão do cabo no conector, que não se dá tão apertado como nos conectores RCA, e pode se desconectar acidentalmente após a ligação de outro produto ou movimentação do móvel;

Menu – Verifique também no menu/setup de sua fonte de vídeo a resolução de saída: se o aparelho estiver definido para AUTO, configure para a resolução nativa da sua TV, seja 720p ou 1080p, e veja se há mais estabilidade no sinal;

Capacidade – Tenha a certeza de que todos os cabos HDMI utilizados funcionam dentro da capacidade exigida por cada equipamento. O ideal é que tenham especificações inerentes à versão 1.3 ou 1.4;

Eliminação – Se o player de Blu-ray ou receptor de TV paga estiver conectado ao receiver ignore esse aparelho e experimente conectar a fonte HDMI diretamente ao televisor. Se o truque funcionar, você descobrirá quem é o provável culpado;

Direto no TV – Caso esteja com problemas de reprodução de áudio, mantenha a fonte HDMI conectada diretamente a sua TV e, em seguida, faça uma conexão de áudio (óptico ou coaxial) separada de sua fonte para o receiver. Esse método não permitirá desfrutar das trilhas de áudio Dolby TrueHD e DTS-HD, mas garantirá a exibição das imagens com melhor definição possível;

Nova sequência – Pense numa nova sequência para ligar e desligar regularmente o seus equipamentos. Em outras palavras, se você tiver o hábito de ligar primeiro o Blu-ray player ou outra fonte HDMI e em seguida a TV, tente inverter a ordem de ativação e veja se funciona;

Entrada – Algumas TVs podem executar o handshake quando alternado o modo de entrada através do controle remoto (Input/Source). Com a fonte de sinal ligada, alterne o aparelho para AV1, AV2, HDMI3…, aguarde 10 segundos e depois volte para a entrada HDMI correspondente à fonte de sinal;

Sempre ligado – Em sistemas com constantes falhas de comunicação, recomenda-se não desligar equipamentos como splitters e seletores HDMI. Na medida em que o usuário define a fonte ou a TV para o envio do sinal, esses produtos acabam fazendo uma re-autenticação de handshake em suas entradas, provocando problemas de HDCP;

Para computadores – No caso de um desktop ou laptop, certifique-se antes de entrar nas configurações de seu computador e designar a conexão HDMI como saída padrão, reinicie o computador com o cabo HDMI conectado a TV ligada;

Atualização – Se nenhuma das soluções acima funcionou, verifique se há atualização de firmware anunciada para o produto. Observe em fóruns de internet se tem havido queixas apresentadas ou postadas por outros usuários a respeito de falhas desse tipo em seus aparelhos.

E antes de chamar um técnico em sua residência, entre em contato com o distribuidor do produto ou fabricante. E boa sorte.




Fonte:www.planetech.uol.com.br




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