Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Automação residencial (veja mais 35 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Conceito de automação residencial (domótica)



Automação residencial (domótica) é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “domótica” resulta da junção da palavra “domus” (casa) com “robótica” (controle automatizado de algo).

É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando surgiu (com os primeiros edifícios, nos anos 80), pretendia-se controlar a iluminação, as condições climáticas, a segurança e/ ou a interligação entre todos esses elementos.


Nos nossos dias, a idéia base é a mesma; a diferença é o contexto para o qual o sistema está pensado (já não um contexto militar ou industrial, mas doméstico). Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, mas pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a automação residencial promete angariar muitos adeptos.

Desta forma, permite o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente são feitos controles de temperatura ambiente, iluminação e som, distinguindo dos controles normais por ter uma central que comanda tudo, que às vezes é acoplada a um computador com acesso a internet.

O projeto de automação prevê todos os pontos de comunicação (internet, telefone, televisão), todos os pontos de áudio (som ambiente, home-theater), todas as cargas que deverão ser controladas (luzes, cortinas, p.ex), a posição de todos os quadros de controle, lógicos e de automação, a posição de todas as tomadas e da central de aspiração, entre muitos outros itens que são estabelecidos com base na pesquisa de interesses realizada com sua família antes da execução do projeto.

Uma noção preliminar sobre automação

A automação residencial utiliza vários elementos de uma forma sistêmica. Vai aliar as vantagens dos meios eletrônicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de uma casa, tornando a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida. Permite que as tarefas mais rotineiras e aborrecidas sejam executadas automaticamente. No manuseamento do sistema poderá fazê-lo de acordo com as suas próprias necessidades. Poderá assim optar por um manuseamento mais ou menos automático.

Nos sistemas passivos o elemento reage só quando lhe é transmitida uma ordem, dada diretamente pelo utilizador (interruptor) ou por um comando (poderá ser uma ordem ou um conjunto de ordens ou macros).

O “controle remoto para casa” deixa de ser uma utopia. A automação residencial permite o acesso às funções vitais da casa, da Internet ou do seu celular.

Programar tarefas diárias (individuais ou em conjunto) de uma forma automática: o que lhe permite reduzir o tempo gasto em rotinas e… até permitindo acordar um pouco mais tarde!

Sistema de irrigação acionado de acordo com temporizadores que podem ser programados para regar as plantas duas vezes por dia, por exemplo, ou através de sensores de umidade instalados sob o solo que podem garantir que o solo estará sempre em um determinado nível de umidade e evitar que o sistema seja acionado se tiver chovido.

Através de uma central de aspiração instalada em um local específico (casa de máquinas, área de serviço, garagem) interligada a tomadas de aspiração espalhadas pela casa através de dutos, pode-se aspirar piso, carpete, tapetes, sofás e cortinas, contando com uma terminação da mangueira específica para cada finalidade.


O sistema efetivamente purifica o ar porque o pó aspirado entra pela tubulação e é levado para fora do ambiente e da casa, através do exaustor do equipamento. Assim, ao contrário do sistema convencional, onde o ar aspirado, depois de passar pelo filtro, retorna ao ambiente, no sistema centralizado o pó é literalmente aspirado para fora da casa.

Além disso, o sistema centralizado permite uma aspiração silenciosa, pois o motor está em outro ambiente, o que também evita a necessidade de arrastá-lo pela casa.

Iluminação

Utilizando os módulos e aparelhos apropriados permitem-lhe gerir os gastos de eletricidade, através das funções de regulação de intensidade. Juntamente com sensores de movimento e de luz solar, as luzes de um ambiente que se encontre vazio já não ficam acesas, não precisa de se preocupar em encontrar o interruptor do quarto às escuras, e as luzes exteriores acendem automaticamente quando começa a escurecer. Para a sua casa ter uma aparência de estar habitada (quando não se encontra em casa), basta programar as luzes para acender a determinadas horas e em determinadas divisões. Poderá aperfeiçoar o consumo de energia tendo em conta a presença/ausência, hábitos e horários.

Em uma casa automatizada, pode-se pressionar um único botão e montar uma cena envolvendo diversas zonas (circuitos) de iluminação como, por exemplo, uma cena para o jantar, onde as luzes sobre a mesa estão acesas no máximo, as luzes na periferia da sala estão com apenas 10% de sua intensidade e as luzes que ressaltam quadros e esculturas estão à 80%. Outros sistemas e equipamentos podem ser acionados com as cenas de iluminação, tais como o som ambiente, a tela automática, o lift do projetor, as cortinas, os toldos, etc.

Climatização

Programação de horários para ativar e desativar equipamentos de aquecimento, ventilação ou o ar condicionado, permitindo manter um nível de conforto (ou mesmo aumentando-o, por exemplo, quando liga o ar condicionado momentos antes de chegar a casa), poupando energia (funcionamento de acordo com os horários, presença e temperatura exterior) e não esquecendo a comodidade de poder efetuar uma chamada para casa para se certificar de que realmente desligou o aquecimento.

Segurança

A automação residencial pode atuar a diversos níveis de segurança. O sistema, auxiliado por sensores, permite-lhe detectar fugas de gás, inundações, incêndios em fase inicial, cortando imediatamente as entradas e avisando-o (e a profissionais de manutenção e bombeiros) do sucedido de forma a serem tomadas providências. A segurança ao nível de detecção de intrusos também é relevante e levada em consideração pelo sistema.

Através de completos sistemas de segurança (mas de instalação simples) poderá saber quem se encontra nas imediações de sua casa ou escritório, poderá criar programas que desencorajem possíveis intrusos (mesmo quando estes últimos são mais persistentes) e se verifica a intrusão, existem mecanismos que o alertam a si (e a outras pessoas, que achar conveniente) do que se está a passar na sua propriedade. Com apenas alguns elementos de áudio e vídeo poderá ter permanentemente os seus bens vigiados. Podendo aproveitar o mesmo sistema para tomar conta das crianças que brincam no quarto ou no jardim.

Através de leitura de padrões biométricos (impressão digital, padrão retinal, padrão de voz) é possível controlar o acesso às entradas da casa, além de “personalizar” o ambiente segundo um perfil cadastrado para o usuário.

Comunicação

Apoiando-se no avanço das novas tecnologias computacionais e de telecomunicações, a automação residencial vem oferecer ainda mais vantagens. Não só permite visualizar (e ouvir) a partir da Internet, diversos ângulos de sua casa, permitindo-lhe descontrair totalmente quando se encontra em férias, como permite comunicar com o sistema, desligando a TV que ficou acesa, baixar as cortinas quando o sol incidir ou acender as luzes exteriores quando se estiver a aproximar de casa. O sistema áudio e vídeo e os meios multimídia vão ao encontro de pessoas que necessitam de cuidados especiais, permitindo a sua vigilância, e estes por sua vez têm um meio à sua disposição para comunicar e interagir com o mundo exterior.

Sistema que possibilita a conectividade de sistemas computacionais em redes sem fios (wireless), adequadas para quando se deseja mobilidade ou para quando as dificuldades para montar uma nova infra-estrutura física se apresentam muito grandes ou muito dispendiosas.

Hoje, através de uma única central pode-se controlar com muito mais flexibilidade a distribuição dos sinais de Internet (dados), telefone (voz) e TV (imagem), comutando qualquer uma das tomadas de comunicação da casa entre essas três funções. Uma casa automatizada proporciona uma distribuição inteligente dos pontos de comunicação que podem mudar de função de acordo com as necessidades do usuário.




Fonte:bridgeaudio.company



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

O Que é um Multroom de Audio?

Como automatizar ar-condicionado em casa?

Fechadura inteligente é a nova realidade? Veja tudo o que você precisa saber

Persiana motorizada: Veja como modernizar seu ambiente

Como a casa inteligente vai mudar o setor da construção civil?

Automação residencial: por que arquitetos devem dominar o assunto?

Utilizando a tecnologia para atender os novos conceitos de moradia

10 Dicas Fundamentais para sua Automação Residencial

Automação: Confira os benefícios para empresas e residências

Por que adotar a automação corporativa?

Conceito de automação residencial (domótica)

Dicas Fundamentais para sua Automação Residencial

O papel do arquiteto na automação residencial

5 benefícios da automação de iluminação

Visão geral e uso da automação

Automação residencial já é uma realidade

Automação Residencial

Você sabe o que é automação?

Automação residencial integra tecnologia e segurança

As facilidades e segurança na automação residencial

A Importância do Arquiteto na Automação Residencial

10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Automatizando os sistemas de manutenção

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Ataque de hackers em sistemas de automação

O que é automação residencial

Como utilizar o conforto térmico a seu favor

Estamos preparados para a automação residencial?

Automação residencial: realidade hoje!

Soluções práticas com piso elevado

Como deve ser sua “sala de videoconferência”

Até micro cozinhas podem ser high tech!

Projeto de Interiores e Automação

Aproveitamento de água de chuva e contenção de enchentes

Emoções da casa inteligente