Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Automação residencial (veja mais 34 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como automatizar ar-condicionado em casa?



Já imaginou regular a temperatura do ar-condicionado por comando de voz? Ou controlá-lo mesmo longe de casa com alguns toques no celular? Para ter toda essa comodidade você só precisa aprender a como automatizar o ar-condicionado. Mas não se preocupe, esta é uma tarefa muito mais simples do que você imagina.


Quem decidiu investir mais e comprou um ar-condicionado com Wi-Fi, basta configurar o aparelho conforme as orientações do fabricante. Para os aparelhos sem acesso à internet, há dispositivos que conseguem transformar o ar-condicionado comum num equipamento inteligente em poucos passos.

No post abaixo, você irá descobrir como automatizar o ar-condicionado e quais as vantagens e desvantagens de cada uma das possibilidades. Confira!

Aprenda a automatizar o ar-condicionado

Com a popularização de dispositivos para casas inteligentes, há cada vez mais opções no mercado para quem deseja automatizar o lar. No caso de aparelhos de ar-condicionado, há três possibilidades principais.

- comprar um ar-condicionado com Wi-Fi;

- comprar um kit adaptador Wi-Fi;

- comprar um controle universal infravermelho Wi-Fi.

O ar-condicionado com Wi-Fi é um aparelho com essa funcionalidade incorporada. Ele não vem com nenhum equipamento extra, basta baixar o aplicativo da marca conforme as orientações do fabricante e então, passar a controlar a temperatura dos ambientes via app. Contudo, devido a essa característica, esses modelos de ar-condicionado são mais caros que os convencionais.

Há também modelos de ar-condicionado no mercado que podem ser conectados a um tipo de kit adaptador Wi-Fi. Nesse caso, o adaptador precisa ser da mesma marca do aparelho, mas é um dispositivo extra destinado a apenas um aparelho por vez. Assim, da mesma forma que o ar-condicionado com Wi-Fi, o adaptador permite o controle via app para smartphone.

Por último, o controle universal infravermelho é a opção com um ótimo custo-benefício, visto que é possível automatizar, simultaneamente, outros equipamentos além do ar-condicionado.

Qualquer uma dessas opções pode ser conectada a um smart speaker, que irá permitir o controle por comando de voz.

O que é e como funciona o controle universal infravermelho

Se você tem um ar-condicionado, uma TV e um aparelho de som, já deve estar familiarizado com o controle remoto infravermelho. Provavelmente, tem vários deles em casa, um para cada eletrodoméstico.

O controle universal infravermelho é a solução para concentrar todos os seus equipamentos num único controle, substituindo os tradicionais. Ele funciona como uma central de automação, que transforma o seu smartphone em controle e é compatível com smart speakers.

Para usar o controle universal, basta conectá-lo à energia elétrica, seja direto na tomada ou via usb, e ter Wi-Fi em casa para configurar por meio de aplicativo os eletrodomésticos que você deseja controlar.

Esse tipo de app costuma ser bem intuitivo e, depois de tudo configurado, funciona como um controle. E o melhor: você não precisa direcionar nos eletrodomésticos para dar os comandos, pode fazê-lo de qualquer cômodo da casa ou mesmo fora dela.

Para quem planeja ter uma casa inteligente, o controle universal infravermelho Wi-Fi é um bom equipamento para começar. Visto que é possível comandar mais de um eletrodoméstico com um único controle. Assim, você consegue fazer várias automações investindo pouco.

Há diversas opções desse tipo de controle no mercado, de diferentes marcas, tamanhos e designs.

Dica: se você deseja investir em mais dispositivos inteligentes no futuro, pode ser interessante escolher uma linha de produtos para casa inteligente de apenas um fabricante. Assim, você poderá controlar tudo num único app no futuro, ou seja, não ficará a mercê de vários deles instalados no seu smartphone, já que a integração será garantida.

Quais são os benefícios de automatizar o ar-condicionado?

Seja por comando de voz ou pelo smartphone, ao transformar aparelhos comuns em produtos inteligentes você conquista mais praticidade e comodidade para as tarefas cotidianas. Com o ar-condicionado não é diferente!

- Rotina mais prática: se você tiver um smart speaker, nem sequer precisará apertar botões. Você pode, por exemplo, estar na cozinha lavando louça e desligar o ar-condicionado do quarto com um simples comando de voz.

- Evita gastos desnecessários de energia: Se você sair com pressa e esquecer o aparelho ligado, pode desligar pelo smartphone independentemente de onde estiver (basta que ele esteja conectado à internet), o que evita desperdício de luz.

- Mais cuidado com quem fica em casa: Se você tiver animais de estimação ou mesmo uma pessoa acamada em casa, também pode controlar a temperatura à distância e trazer mais conforto em dias mais quentes.

- Você para de gastar com pilhas: ao “eliminar os controles remotos”, você não precisará comprar pilhas de tipos diferentes para cada um dos controles.

Automatizar o seu ar-condicionado com o smart controle remoto universal traz ainda mais benefícios. Em dias quentes, há a opção de programar o ar-condicionado para ligar alguns minutos antes de chegar em casa para refrescar o ambiente, ou seja, é sinônimo de bem-estar para você.



Fonte:intelbras.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue




















Comentários

Mais artigos

Como automatizar ar-condicionado em casa?

Fechadura inteligente é a nova realidade? Veja tudo o que você precisa saber

Persiana motorizada: Veja como modernizar seu ambiente

Como a casa inteligente vai mudar o setor da construção civil?

Automação residencial: por que arquitetos devem dominar o assunto?

Utilizando a tecnologia para atender os novos conceitos de moradia

10 Dicas Fundamentais para sua Automação Residencial

Automação: Confira os benefícios para empresas e residências

Por que adotar a automação corporativa?

Conceito de automação residencial (domótica)

Dicas Fundamentais para sua Automação Residencial

O papel do arquiteto na automação residencial

5 benefícios da automação de iluminação

Visão geral e uso da automação

Automação residencial já é uma realidade

Automação Residencial

Você sabe o que é automação?

Automação residencial integra tecnologia e segurança

As facilidades e segurança na automação residencial

A Importância do Arquiteto na Automação Residencial

10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Automatizando os sistemas de manutenção

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Ataque de hackers em sistemas de automação

O que é automação residencial

Como utilizar o conforto térmico a seu favor

Estamos preparados para a automação residencial?

Automação residencial: realidade hoje!

Soluções práticas com piso elevado

Como deve ser sua “sala de videoconferência”

Até micro cozinhas podem ser high tech!

Projeto de Interiores e Automação

Aproveitamento de água de chuva e contenção de enchentes

Emoções da casa inteligente