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Assunto já abordado aqui no que se refere á gerenciamento de projetos, gostaria de complementar falando um pouco sobre gerenciamento de equipes o qual estão diretamente ligados.
Como referência segue outros artigos complementares:
Trabalho em equipe, 10 dicas para que isso aconteça.
Gerenciamento de Projetos e Obras.

Claro que um gerenciamento deve ser bem administrado, porque assim sendo ele faz a equipe render e alcançar objetivos, mas também pode desmotivar e tornar inviável qualquer coordenação e integração entre elas.
Pessoas desmotivadas tendem a diminuir sua produtividade e principalmente influenciar á todos os outros membros. Quando deparado com este quadro o gerente deve identificar uma pessoa com perfil motivador, que possui a capacidade de valorizar a equipe e levar esta á diante.
Pessoas com características motivadoras são facilmente identificadas, pois tem como diferencial:
- diante de uma situação qualquer, eles vêm às possibilidades ao invés dos problemas.
- elaboram procedimentos para organizar o trabalho.
- Faz com que todos os membros da equipe se sintam parte de um todo, trabalhando em torno de um mesmo objetivo.
- Estabelecendo metas e comprometendo o grupo, fazendo com este alcance o êxito desejado.
- Fazer a equipe trabalhar de forma amigável e harmoniosa sem gerar situações pessoais onde tenha que perder tempo para administrá-la.
Às vezes cabe á gerência entender mais do comportamento humano, do que a técnica do trabalho propriamente dita, acredito que na maioria das vezes.
Toda equipe requer um direcionamento e o estabelecimento de metas e alguém que faça a equipe acreditar que elas são possíveis de alcançar dentro de uma realidade. Elogios sinceros são importantes, sendo assim a equipe vai se esforçar ao máximo para alcançar sucesso no que está sendo realizado
Equipes motivadas alcançam resultados inesperados. Se você gerencia alguma dessas equipes:
- Acredite nas pessoas que á compõe.
- De oportunidades para que elas se manifestem e opinem dando idéias,
- Seja bom ouvinte também, ouça as idéias de cada uma e discuta sobre elas.
- Preocupe-se com os problemas pessoais delas, mesmo que isso pareça perda de tempo, mas estará trazendo a equipe mais para próximo, pois problemas todos têm.
- Criar o clima de amizade é muito importante, até mesmo fora do ambiente de trabalho.
Portanto demonstre uma postura desarmada, ela transforma as relações pessoais e de trabalho deixando-as mais harmoniosa. A harmonia gera cumplicidade!
A vida de qualquer indivíduo é composta por vários níveis de necessidades e uma delas com certeza é a necessidade de se realizar profissionalmente, fazer algo que seja reconhecido e torne marcante esta fase de sua vida assim como irá acontecer com outras necessidades importantes de sua vida.
Mas o segredo para que tudo isso aconteça é fazer com que a equipe e até mesmo a própria gerência se apaixonem pelo trabalho desenvolvido. Tarefa não tão fácil!
Ao contrário de tudo que foi mencionado, você verá sua equipe de trabalho ser derrotada se:
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Você não esclarecer e não deixar prioridades para os objetivos a serem alcançados, duvidas podem gerar insegurança e a consequente falta de responsabilidade por quem está executando determinada tarefa.
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Considerar que membros da equipe estarão sempre disponíveis para o envolvimento em um determinado projeto. Não esqueça que determinados elementos da equipe estão envolvidos em outras atividades e estas precisam ser conciliadas.
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Não respeitar a agenda alheia. Cuidado ao agendar reuniões em que não esteja presente aqueles que realmente têm conhecimento do assunto. Isto poderá acarretar grandes retrabalhos se a gerência tomar decisões precipitadas.
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Cuidado ao tomar alguma atitude perante á outros grupos gerências, querendo ser o centro das atenções ou o dono da verdade. Ao invés de receber ajuda , receberá criticas .
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Desconhecer a atividade de algum membro da equipe. Ele pode estar fazendo tarefas que a gerência desconheça que ficando com estas apenas para si. Se tornando tipo, um segredo o que seria muito ruim para toda a equipe.
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Guardar tudo para si. Não expor suas idéias por achar que todos podem roubá-las.
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Não envolver todos os membros da equipe, achando que o assunto discutido não seja de seu interesse ou competência (exceto assuntos confidenciais).
Então para que um gerente precisa de um grupo de trabalho?
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