Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Home Office: um desafio para o mundo corporativo

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

As novas tecnologias estão gerando novas formas de trabalhar . O home-office é uma delas. Você está apto para trabalhar em casa?





Ver todos os resultados

 

Discussões no Fórum

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'agua

Terreno com olho d'água.

Procuro designer de interiores rj

Armário de cozinha, como escolher?

Em Decoração e Arquitetura de Interiores (veja mais 131 artigos nesta área)

por Maria Alice Miller

Eu só queria ter uma casa bonita...



Você já passou da era de sonhar com a casa dos sonhos e sabe bem que casa de revista e de novela é só isso mesmo: casa de novela e de revista. Mas como ter uma casa confortável e bonita dentro de um orcamento possível?

Bem, vou tentar aqui passar o máximo de informações possível para quem quer fazer criar uma casa assim, sozinho, por opção. É claro que, com a ajuda de um profissional tudo fica mais fácil, pois nós também trabalhamos com orçamentos - desde que realistas - e também executamos os ambientes um a um, e não uma casa inteira de uma só vez. Mas muita gente quer fazer sozinho, até pelo desafio. Vamos em frente então.

Em primeiro lugar, saiba que estou falando de uma casa bonita mesmo, não de uma casa arranjada às pressas por causa do casamento, ou por que há uma festa onde você quer tudo arrumado. Assim como aquela viagem que é programada com antecedência, uma casa bonita também passa por economias e por um planejamento. Tenho a sensação de que muita gente tem pressa de ver tudo pronto, e a falta de paciência, de pesquisa e de organização prejudica muito o sucesso de qualquer plano.


Um "sample-board" ou "painel de amostras": uma organização mínima dos itens a serem adquiridos para quem deseja decorar bem a própria residência


Planejar o que vai ser feito é primordial. Pegue suas revistas preferidas, recorte as idéias, e arrume-as num todo harmonioso. Anote o que vai acontecer em qual ambiente, em qual parede, em qual canto. Não consegue? É claro, você não trabalha com isso.

Mas relaxe e escolha o que gosta, sem encher demais o ambiente. Se você quer reformar, cozinhas e banheiros devem ser priorizados, pois se você troca o piso da sala e depois for quebrar as paredes da cozinha, não queira que poeira e sujeira não entrem pela casa toda adentro.

É impossível - eu disse impossível - ter uma casa arrumada e limpa enquanto há obras na casa. Se você não tolera este tipo de coisa, arrume um lugar para ficar. Não vale a pena também trocar todos os revestimentos destes ambientes sem trocar as instalações. Perder uma parede nova por conta de um vazamento na coluna d`água é o fim... Portanto, lembre-se que tudo isso conta e consome suas economias. Faça primeiro estas obras essenciais, pague e não bufe.

Valorize o espaço. Comprar um sofá de quatro lugares para uma sala onde mal cabe um de dois, não vai dar certo nunca. Outra coisa que deixa as pessoas "alucinadas" são as mesas de jantar. Já vi mesas lindas, quadradas como manda a moda, com até 1,60 m de lado, que ficam simplesmente horríveis porque não há circulação em torno delas.

Para quê serve uma mesa de jantar grande? A enorme maioria das festas atualmente é feita à americana, cada um com seu prato na mão. Seis pessoas sentadas é raro, e pode ser muito mais elegante ter uma mesa para quatro perfeita para o espaço - e utilizada 95% do tempo - do que uma gigantesca mesa para seis pessoas que não se usa.

Mesa de jantar grande é uma das coisas mais sem sentido que tenho visto ultimamente nas casas das pessoas. Respeitar as dimensões de sua casa é uma das primeiras providências para ter uma casa bonita.


Muitos móveis ou móveis grandes merecem espaço. Verifique a circulação em torno deles.


Comprar móveis sem necessidade deles é um erro muito comum e um outro exemplo me surgiu agora: a tal "estante para TV". Estantes foram feitas para livros, e para quem gosta de ler. Ninguém precisa de uma estante para depois ter que comprar livros e objetos para compô-la.

Se você não tem nada para colocar numa estante além de uma TV, prefira um móvel para TV e na parede atrás e acima dela coloque um quadro, faça uma pintura diferente, até uma prateleira é preferível a uma estante gigantesca só porque você tem que acomodar a TV. Móvel tem que ser necessário. Estante por estante, é preferível ter um quadro e só.

Faça um ambiente de cada vez, pesquisando atentamente as cores, os móveis, os acessórios e adornos. Querer arrumar a casa toda de uma só vez para quem tem orçamento apertado é bobagem.

Mas não se esqueça de que, se você escolheu peças modernas para a sala, não é muito adequado escolher uma cama clássica para o quarto. Tenha coerência nas escolhas e também nas cores. Passar de uma cozinha toda branca para uma sala em tons de laranja e para um quarto em azul é coisa que os profissionais sabe fazer bem, às vezes.

Dê preferência a uma ou duas cores básicas sobre uma base neutra e siga-as pelo restante da casa. É muito bonito ver um tom de verde no quarto, outro mais forte no lavabo e outro ainda na sala. Com toques de outras cores, é claro. Mas na base de tudo, apenas uma cor como denominador comum.

Se você não tem certeza se aquele tom tangerina que apareceu na revista vai ficar bom no seu quarto, faça um teste com uma lata pequena de tinta. Se ficar bom, ótimo. Se não, parta para os famosos neutros: beges, cremes, cáquis, cinzas e brancos.

Depois, encontre uma bonita colcha laranja, ou um belo quadro na cor que preferir e coloque lá na cabeceira. Cansou, troca. É mais fácil assim. Mas veja bem, eu falei em uma bonita colcha, não em uma colcha que você compra na primeira loja que vê. Pesquise, pesquise e pesquise.

Vá a uma loja de tecidos para decoração, procure por uma boa costureira ou por uma loja que confeccione estas peças sob medida, onde os próprios atendentes podem ajudar a escolher uma boa composição. Ter uma peça exclusiva é um bom caminho para uma casa bonita.


Cor forte na parede da cabeceira da cama é mais fácil de dar certo.


Promoções são ótimas, mas são facas de dois gumes: comprar uma calça que está barata e que vai ficar dentro do armário de roupas não dá muito problema. Mas se você comprar uma cama para seu filho ou uma mesa para o computador na promoção, lembre-se que as conseqüências estéticas podem não ser das melhores.

Seu filho pode detestar a cama e o quarto ficar com jeito de parque infantil. A mesa de micro pode ser ótima, mas não cabe no cantinho do quarto. Será que vale a pena mesmo?

Livre-se dos bibelôs. Lembranças de festas, de viagens, presentes que você não gostou, devem ser guardados nos armários (ou no lixo). Livre-se deles. Casa bonita não combina com peças que você não gosta por qualquer motivo, e nunca vai combinar!

E, finalmente, não se afobe: nenhuma casa fica totalmente pronta após uma reforma.

Aquela peça que vai ficar excelente na sua parede não se encontra de uma hora para outra. Um centro de mesa realmente bonito pode ser achado por acaso, num dia em que você está procurando por outra coisa. E tem mais: comprando depois de terminar o básico, você tem a chance de adquirir um objeto ainda mais bonito, sem carregar no seu orçamento, já meio "abalado" por conta da troca do piso ou da colocação do papel de parede.

E faça de sua casa um espaço confortável, antes de tudo.

Beleza sem conforto não é nada!

Comentários

Mais artigos

Decoração com cores fortes

Que piso cerâmico usar em casa?

Receba os convidados na sua cozinha gourmet!

Decorando sua casa - Noções Básicas

Como separar ambientes sem construir uma parede?

Quartos masculinos - como decorar? 2ª parte

Quartos masculinos - como decorar? 1ª parte

Utilizando as sacadas com criatividade!

Preparando a casa para o Ano Novo

Aprenda como valorizar seus corredores

Dez dicas para home theater em pequenos ambientes

Qual a melhor decoração para a sala de jantar?

Preparando a casa para o natal

13 dicas para decorar salas em apartamentos pequenos

Decoração de casas de praia

Os diferentes estilos de decoração

Papel de parede, paredes de papel!

Bons motivos para reformar seu móvel

Como decorar um imóvel alugado

Vantagens de morar em uma casa pequena

Como decorar com peças em segunda mão

Como decorar a sua casa pré-fabricada.

Aproveite mais a varanda

Como integrar a sala com a cozinha?

Preparando sua casa para o inverno.

Decoração wabi-sabi. O que é e para que serve.

Como decorar uma casa de praia?

Decorando a casa para a páscoa.

Cozinha integrada com a sala

9 dicas para decorar a casa nova

Como decorar a sala para o natal

Preparando sua casa para o natal

O que não fazer quando se decora uma casa

Como decorar a casa nova?

Imóveis compactos, como decorá-los?

Onde colocar o sofá em sua sala?

Cascata no interior de sua casa, já pensou nisso?

O sonhado Closet!

Sua casa é pequena? Como decorar?

Como planejar a área de serviço

Decoração Pop Art, dicas essenciais.

Quarto pequeno? Dicas simples para sua decoração

Decoração. O que não se deve fazer!

Sua sala é pequena? Aprenda a decorar!

Cozinhas francesas, idéias de decoração

Como usar a cor na decoração

Lareira, 13 idéias para sua decoração.

Quarto do casal, um espaço muito especial.

Jardim Interno, Como Fazer

Dicas para montar e decorar sua academia em casa

O que é uma decoração de luxo?

Utilização de almofadas para a decoração de ambientes.

Utilização de toldos para coberturas

Decoração moderna de interiores

Como decorar um apartamento

Truques para aumentar ambientes na sua casa

Como refrescar a casa e o escritório neste calor?

Como escolher o tapete apropriado?

Decoração de salas modernas

Preparando a casa para o Natal

Árvores de natal, como fazer?

Como decorar a casa para o natal.

Sala de jantar, como decorar?

Hall de entrada, como decorar?

Decore sua casa com fotos de família

Como montar uma adega em casa

Decoração de quartos, dicas básicas

Como renovar sua cozinha, com baixo custo!

Jardim de inverno embaixo da escada

Biblioteca. Criando o seu espaço de leitura

Quarto de casal, como decorar?

Como decorar uma sala

Segredos para uma sala bonita e organizada

Decoração de quartos, um ambiente que pode fazer a diferença em sua casa.

Decoração: qual é o seu estilo?

Tendências, Arquitetura De Interiores e Reformas

Decoração para casa de praia

Decoração inteligente

Em busca de espaço livre?

Que tal organizar sua garagem?

Decorando o quarto do seu bebê!

Como escolher um decorador

Quarto de criança não é brincadeira!

Morar Mais por Menos 2010 – Lançamento de mobiliário de Ignez Ferraz e Aida Boal

Decoração de casas: construir um ambiente em um lugar já construído.

Arquitetura: a construção de ambientes para sua casa.

Decoração de sua casa? Arquiteto ou decorador?

Luxo atual

Pintura por computador: A arte de desenvolver produtos inusitados

Reduza, Recicle e Reutilize

Natal chic!

Uma questão de bom senso

Eu só queria ter uma casa bonita...

Soluções e truques para pequenos espaços

Pense: Sua casa tem a sua cara?

Harmonia

Casa pequena pode ser deliciosamente agradável

Club Gourmet, projeto premiado na Casa Cor Paraná

Os mitos que envolvem o decorador

Elegância na Arquitetura

A6 Arquitetura + Design explora a ousadia no projeto da Loja Casa Cor

Prêt-à-porter X banalização

Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio

Design de interiores : Mobiliários, a compulsão pela novidade

Decoração de interiores : Tons de bege

O designer de interiores, profissional ou amigo?

Decoração de natal, hora de arrumar a casa !

Espaços multifuncionais garantem vários climas!

Decorando ambientes : o prazer da cor

Vidros criativos chegam ao Brasil.

Colocar influência do Japão em Arquitetura & Interior é, antes de mais nada, respeito e pesquisa!

Terceira idade dentro de casa!

Lançamentos Milão 2008

Economizar é preciso. E viver também!

Hotelaria hospitalar traz conforto para pacientes e profissionais médicos

Decoração de interiores : O espaço Infantil

Decoração de interiores, unindo o clássico e o contemporâneo.

Transforme cor em energia no seu ambiente!

Vintage & Retrô

47º Salão Internacional do Móvel de Milão:

Espelho, espelho meu...

Emoções da casa inteligente

A evolução da Arquitetura de Interiores

Os banheiros evoluíram e suas peças também

Sistemas de home theater e suas implicações na arquitetura e decoração

O que é Feng Shui e como usá-lo em Arquitetura e Decoração

Banheiro inclusivo e Universal Design: segurança e comodidade

A evolução da Arquitetura de Interiores

Banheira - Uma opção indispensável em seu projeto

Esculturas em MDF harmonizam a decoração

Novos produtos decorativos para fixação

Hospital São Luiz surpreende médicos com espaço moderno