Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Retrofit e Restauração (veja mais 39 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da construção

Restauração ou reforma de imóveis? Conheça as diferenças



Antes de iniciar qualquer mudança em seu imóvel, existem alguns conceitos que devem ser esclarecidos para que não ocorram equívocos ao requisitar um serviço ou contratar um profissional do ramo.

É comum que aconteçam erros, por exemplo, quando o proprietário não sabe muito bem as diferenças entre uma restauração ou uma reforma de imóveis.


Apesar de parecer em sinônimos, existe diferenças significativas entre os processos, as quais impactam diretamente no resultado final da sua casa ou apartamento. Veja a seguir um pouco mais sobre as diferenças entre essas técnicas:

Qual é o conceito de restauração?

Primeiramente, é interessante notar que restauração significa nada mais que reparar ou consertar algo desgastado pelo uso. Quando se trata de um imóvel, a técnica consiste em deixar a casa ou apartamento em perfeito estado, porém sem alterar sua originalidade.

De um forma clara, a restauração busca uma preservação do patrimônio original fazendo somente mudanças necessárias para seu bom funcionamento.

Tomemos como exemplo uma cadeira de 1920 que é levada a um restaurador: o profissional trocará parafusos e outras peças da cadeira que garantem que o bem ainda poderá ser utilizado suportando um determinado peso. Entretanto, seu estofado e sua madeira ainda aparentarão pertencer a 1920 – bem conservados e autênticos.

Assim, no caso de um imóvel, a fiação elétrica e as partes hidráulicas podem ser trocadas, mas nunca alterando seu estilo, design ou estética.

Quais são as principais diferenças entre reforma e restauração?

Visto que a restauração possui uma certa complexidade em sua realização, podemos diferenciá-la da reforma por garantir maior liberdade nas mudanças.

A reforma consiste em fazer alterações em cômodos ou detalhes do imóvel que o proprietário achar pertinente. Assim, essa técnica não possui regras e pode, inclusive, alterar paredes, fachadas, materiais de construção e muitos outros aspectos do imóvel, resultando em um estilo parcial ou totalmente diferente do original.

Confira abaixo as principais diferenças nas características de uma reforma e de uma restauração.

1. Identidade temporal e cultural

Com a principal função de manter a autenticidade, somente a restauração oferece suporte para preservar a identidade temporal e cultural de um espaço. Quando falamos de patrimônios tombados, por exemplo, são bens que possuem uma função social de preservar elementos históricos e culturais de uma determinada região e, por isso, necessitam de um cuidado especial.

O mesmo é válido para casas ou apartamentos que carreguem características históricas. Elas revelam estilos de vida do tempo em que forma construídas e servem como apoio de estudos da história e da sociologia.

Por essa razão, a restauração é ideal nesses casos e deve ser solicitada se o imóvel em questão pertencer a uma certa tradição que deve ser mantida.

Caso a intenção seja criar um novo espaço e permitir um imóvel mais aconchegante para os moradores, deve-se optar por uma reforma – salvas as exceções com interferência pública.

2. Técnicas específicas de conservação

Antes de qualquer restauração, uma pesquisa complexa se inicia: a que ano o imóvel pertence? Quem construiu? Qual o estilo e o design em questão? Por que usam-se determinados materiais? Por que possui determinada planta?

Diferentemente de uma reforma que busca o planejamento e o desenho de um novo imóvel, a restauração se baseia no que já foi feito para garantir maior proximidade com a obra original. Dessa forma, são meses de estudos para definir como recriar as técnicas tradicionais, muitas vezes ensinadas de gerações a gerações.

Quando tratamos, por exemplo, de livros, existem algumas técnicas de conservação como banho de gelatina ou laminação que buscam a maior durabilidade desses bens. Na arquitetura não é diferente, porém exige maior conhecimento e cuidado.

3. Qualificação do profissional

Outro detalhe a ser observado é que os profissionais destinados a cada uma dessas técnicas são bem diferentes.

restaurador é preparado por um bacharel ou um curso técnico de conservação e restauro. Em contraponto, os profissional destinados a reforma são arquitetos, engenheiros civis ou ainda designers de interiores.

Vale a pena se atentar a esse ponto antes de iniciar as mudanças no seu imóvel.

Restauração ou reforma de imóveis: como escolher a melhor técnica?

Após compreender bem a função da restauração e reforma de imóveis, é hora de investir em um bom projeto e optar por qual o melhor caminho a seguir.

Se o imóvel ainda for novo e funcionar perfeitamente, decida por realizar uma reforma para criar novos espaços. Atente-se muito bem à estrutura original do prédio e conte com um profissional para fazer a planta: muitas questões de segurança podem estar em jogo durante uma grande reforma.

Trace suas prioridades em relação aos cômodos da casa para saber qual área pode ser mantida e qual precisa de uma boa alteração e troca de mobília.

Caso você goste da planta e do estilo do seu imóvel, mas entende que é necessário um check up por sua estrutura já antiga, opte por uma restauração.

Tanto a reforma quanto a restauração pedem, muitas vezes, que a casa esteja desocupada e pode exigir um pouco mais de orçamento conforme o avanço do projeto. Por isso, conte com um planejamento e um cronograma antecipado.

Como optar pelo profissional certo?

Antes mesmo de colocar seu projeto em prática, tenha certeza de que pode contar com profissionais especialistas no assunto. Conforme abordado acima, cada finalidade requer um tipo de qualificação para que o profissional possa aconselhar melhor sobre as mudanças no seu imóvel.

Quem nunca se deparou com uma notícia sobre uma restauração desastrosa? Um caso bastante famoso é do “Ecce Hommo” do santuário de Borja, na Espanha. Ou ainda, a restauração da Muralha da China, que não obteve sucesso ao se utilizar de recursos impróprios para a restauração.

Por essa e muitas outras razões, é essencial ter indicações e procurar o profissional ideal para manter a harmonia e uma boa estética no seu imóvel, além da segurança.

Esses são alguns pontos que podem auxiliar quem deseja realizar uma restauração ou reforma de imóveis. É interessante fazer uma vasta pesquisa antes de tomar qualquer decisão e escolher seu fornecedor.

Atente-se aos detalhes de segurança e à estrutura original do imóvel no caso de grandes reformas de imóveis.



Fonte:todeschinisaopaulo.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue


Comentários

Mais artigos

Existe diferença entre reformar e restaurar?

Qual a diferença entre reformar e restaurar?

A modernização dos imóveis: como é a técnica do retrofit?

O Que é Retrofit e Como Aplicar Essa Tendência na Arquitetura

Recuperação de fachadas: qual a importância de manter a edificação bem cuidada

Restauração de fachadas de condomínio: Veja os principais cuidados!

Condomínios antigos: Retrofit, o que é e por que fazer?

Restauração ou reforma de imóveis? Conheça as diferenças

Como restaurar o seu móvel

Retrofit: o que significa e qual sua importância

Retrofit e manutenção das fachadas: entenda os conceitos

Retrofit: Entre o antigo e o novo

Apartamentos antigos ganham nova roupagem

Você sabe o que é retrofit?

Retrofit, muito mais que uma reforma!

Retrofit. O que é, como funciona e quando é recomendado

Retrofit é recurso para adaptar edifícios às exigências da arquitetura

Retrofit verde ajuda no bolso (e revoluciona seu prédio)

Patologias da construção civil. Elas existem!

Retrofit, a nova tendência das reformas

Retrofit, uma reciclagem tecnológica

Reciclando entulho de material de construção

Restauração valoriza e amplia o tempo de uso da madeira

Casas antigas merecem respeito - 2ª parte

Casas antigas merecem respeito - 1ª parte

Retrofit e a escassez de terrenos

Equívocos em fachadas

Reformas em condomínios, como proceder nessa hora.

Retrofit Predial, uma reciclagem tecnológica

Retrofit é uma boa opção?

Marcenaria artística: ocupação mais produtiva dos espaços, aliando estética e sustentabilidade!

Retrofit dá nova cara à sede da União dos Escoteiros do Brasil em Curitiba

Retrofit verde

Tecnologia Associada a Patrimônio Histórico

Reuso de Materiais de Demolição

As dificuldades no reuso de materiais de construção

Reuso de Aberturas

O restauro da arquitetura histórica de terra com a super-taipa

O que é retrofit?

Decorando com Arte Sacra