Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Sustentabilidade é uma das prioridades do IBDA , e temos a parceria com o GRUPO SUSTENTAX.
A “Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade “ é uma empresa do grupo, que se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos, desenvolve o gerenciamento de certificação de prédios, com base no critério LEED (Leadership in Energy na Environmental Design) criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil).
Saiba mais: www.sustentax.com.br

Em Arquitetura sustentável (veja mais 123 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável



Arquitetura sustentável é uma maneira de criar projetos arquitetônicos que causem menos impacto ao meio ambiente. O uso de energia solar, materiais recicláveis e estruturas pré-moldadas são exemplos de ações sustentáveis na arquitetura.

já deixou de ser uma tendência para se tornar uma regra na maioria das construções. Afinal, hoje, os projetos mais valorizados e corretos seguem a linha da sustentabilidade não só para poupar o meio ambiente, mas também para dar mais qualidade de vida às pessoas.


O Brasil já é o quarto país com mais obras certificadas por sustentabilidade, por exemplo. Segundo o Green Building Council Brasil (CBC), nós estamos apenas atrás dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes. E isso fica visível quando os clientes pedem cada vez mais soluções práticas e a sociedade pede responsabilidade socioambiental.

Então este é o momento de aprender a aplicar a arquitetura sustentável em todos os seus trabalhos. Cheia de vantagens e benefícios, ela pode ser incluída bastando você conhecer as dicas certas. Vamos ver quais são elas para adotá-las?

1. Adeque seus projetos às legislações

A ideia de sustentabilidade não está jogada no ar, sem fundamentos concretos. Depois de muitos anos de luta e discussões, hoje é possível contar com leis e normas que protegem o ambiente e que estimulam boas práticas.

Então, para trabalhar com uma arquitetura sustentável, é importante estar por dentro dessas legislações e, o mais importante, segui-las.

O simples ato de descartar corretamente o lixo das obras já é uma atitude positiva, por exemplo. Se esses materiais puderem ser reciclados ou reutilizados, melhor ainda (como veremos adiante).

A ideia é reduzir o impacto ambiental, evitar desperdícios e ainda gerar uma economia em dinheiro, tanto para o cliente quanto para o arquiteto. Cumprindo as leis, de quebra, você ainda evita possíveis multas e penalizações.

2. Aposte em soluções tecnológicas

A tecnologia facilita e otimiza a nossa vida e acaba que não é diferente na arquitetura.

Hoje, muitas soluções sustentáveis no mercado existem graças à tecnologia: revestimentos à base de materiais reciclados, lâmpadas econômicas, materiais sustentáveis utilizados em móveis para áreas externas, pisos que imitam madeira, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, e por aí vai.

Ao adotar essas medidas tecnológicas, você dá para o seu projeto soluções inteligentes que vão facilitar a vida dos clientes e ainda vão agredir cada vez menos o meio ambiente.

E engana-se quem pensa que essas alternativas são muito caras. Às vezes, o custo inicial vai poupar dinheiro e dores de cabeça futuras.

3. Reutilize materiais de construção

Nascemos em uma sociedade altamente consumista, que tende a descartar praticamente tudo o que já foi usado.

Mas você já pensou que vários materiais de demolição jogados fora podem ser reutilizados em uma obra?

Madeiras, metais e cerâmicas, por exemplo, que viram entulhos, ainda podem ter uma serventia enorme em novos projetos arquitetônicos sustentáveis.

Portanto, não tenha medo de usar a criatividade para incluir esses itens e reutilize tudo o que for possível, desde que os materiais estejam realmente em boas condições para as obras, é claro.

Essa é uma ideia que, por sinal, pode ser adotada na hora de estabelecer os móveis para a área externa.

4. Poupe a natureza nos seus projetos de arquitetura sustentável

Já não é mais novidade que os recursos naturais estão ficando cada vez mais escassos.

Por isso, é fundamental ter uma mentalidade sustentável na hora de construir projetos arquitetônicos.

Eles devem, na medida do possível, poupar o solo e a vegetação local, preservar a água, entre outras práticas que protejam o pouco que nos resta.

Para que isso seja possível, algumas alternativas podem ajudar, como é o caso da inclusão no projeto a construção de uma cisterna que armazene a água da chuva, por exemplo.

A adoção de painéis solares para geração de energia e outras práticas, que já são mais acessíveis, também são muito bem-vindas.

5. Crie indicadores para monitorar os consumos do projeto

Uma dica interessante para se aplicar a arquitetura sustentável nos trabalhos é se preocupar não só com o processo de projeto e construção, mas também com os resultados da obra, depois de pronta.

Para saber se as tecnologias adotadas e as práticas sustentáveis estão, de fato, funcionando, é interessante criar indicadores, de forma que você consiga monitorar esses detalhes.

Não existe uma fórmula pronta para esse indicador, mas o ideal é que você tenha dados sobre o consumo de energia, de água, entre outros detalhes, de cada projeto seu.

Essas informações permitem que você calcule se realmente está sendo positiva a aplicação de tais soluções sustentáveis nas obras.

6. Produza projetos que priorizem uma boa ventilação

Principalmente em países quentes como o nosso, é importante pensar em construções bem arejadas e com boa ventilação para poupar o uso de energia elétrica, principalmente.

Por isso é muito importante tomar cuidado para não criar corredores de vento desconfortáveis, bem como verificar a direção predominante dos ventos na hora de projetar.

Ao facilitar a ventilação natural e cruzada, por exemplo, você oferece aos seus clientes um projeto mais inteligente, que poupa problemas futuros com espaços desconfortáveis, abafados ou frios demais.

O que ajuda bastante também são as janelas maiores, que promovem não só a boa ventilação, como aproveitam melhor a luz natural.

7. Mude a sua mentalidade para aderir à sustentabilidade

Essa última dica é, talvez, a mais importante de todas. Afinal, o fundamental na arquitetura sustentável é a mudança na mentalidade dos profissionais.

Sem isso, dificilmente essas ideias apresentadas até agora vão realmente fazer parte dos novos projetos e serem soluções inteligentes para o bem-estar das pessoas e para a preservação dos recursos naturais.

Ao planejar os móveis para a área externa, por exemplo, é preciso também levar em consideração a arquitetura do futuro, e não há tendência maior do que aderir à sustentabilidade!

Então, quanto mais você se tornar sensível à causa, mais fácil será a aplicação de soluções tecnológicas e sustentáveis nos seus projetos.

Quando fazemos algo que acreditamos, certamente as ideias surgem e criamos alternativas extremamente inovadoras para poupar a natureza e trazer qualidade aos clientes.

Depois de todas essas dicas, está tudo pronto para promover a arquitetura sustentável?

Esperamos que sim. Afinal, essas são atitudes que te fazem se destacar cada vez mais, não só pelo profissionalismo, mas também pela preocupação em construir bons projetos e mundo melhor.




Fonte:vivadecora.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue















Comentários

Mais artigos

7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável

Sustentabilidade na construção civil: eficiência energética como diferencial para construtoras

O papel do paralelepípedo na sustentabilidade

Como tornar uma obra mais sustentável?

Dicas para criar um projeto de arquitetura sustentável

5 soluções para construções mais sustentáveis

10 dicas de sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade na arquitetura: o que é arquitetura vernacular?

O que é Ecoeficiência e Sustentabilidade ?

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

Arquitetura ecológica x Arquitetura sustentável

Iluminação natural, uma questão de sustentabilidade

Cobertura Verde: Um Conceito Barato e Ecológico para a Engenharia Civil

O Impacto da Construção Civil no Meio Ambiente

Acessibilidade para os mais velhos

Como assim, arquitetura sustentável...

Como Transformar Empreendimentos Existentes em Sustentáveis

Princípios básicos para uma Arquitetura Sustentável e Materiais Sustentáveis

Cenário da Construção Civil e Conceito de Construção Sustentável

Sustentabilidade Social Também é Fundamental

Materiais de construção sustentáveis

Arquitetura Sustentável

Infraestrutura verde e qualidade de vida

Acessibilidade para os mais velhos

Prédios verdes em crescimento?

Casas sustentáveis, o futuro das cidades

Como identificar os falsos produtos sustentáveis

Dicas de sustentabilidade para sua cozinha

Materiais Sustentáveis

Como reaproveitar a água da chuva?

Casas Sustentáveis: Lucro Certo.

Meio Ambiente e Construção Civil

Como Aplicar a Sustentabilidade em Casa?

Sustentabilidade é pura bobagem

Sustentabilidade: pequenas atitudes podem fazer a diferença.

Novos hábitos para uma cozinha ecológica

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar

Sustentabilidade no segmento de shoppings centers

Arquitetura Sustentável, seus conceitos

Panorama da sustentabilidade de empreendimentos no Brasil

Sustentabilidade na prateleira

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar o Meio Ambiente

Casas ecológicas, o que são?

RIO+20: As Delícias da Crítica Fácil ou O Manifesto da Contra-Indignação

Padrões de construção verde

Bambu é adotado como material de construção sustentável

Conheça o conceito de sustentabilidade e construção sustentável

Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável

Referências para o varejo sustentável

Hotéis verdes

Lojas mais sustentáveis

Meio Ambiente: Trabalhar sob a ótica da solução

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

Decoração ecológica

Como escolher produtos mais sustentáveis?

As várias faces da Sustentabilidade

Novas Referências na Sustentabilidade Empresarial

Seja sustentável no escritório também!

Pratique Sustentabilidade

Soluções incompletas para a substituição de sacolas plásticas

Arquitetura sustentável, o que é?

Sustentável no dia-a-dia

Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental

As várias faces da Sustentabilidade

As Ecoineficiências dos Ecoeficientes

Prioridades na Sustentabilidade Corporativa

O varejo, os consumidores e os produtos sustentáveis

Acessibilidade urbana do portador de necessidades especiais e a sociedade

Como identificar produtos sustentáveis?

Politica e Gestão Ambiental – Proposta de Ecovilas para a população de baixa renda no Brasil

Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos da Construção Civil (GBC Brasil)

Casa com grama no telhado aposentaria ar-condicionado

Imóveis ‘verdes’: o uso de soluções para sustentabilidade

Simulação de Iluminação Natural para Certificação LEED

Sustentabilidade é, antes de tudo, um bom negócio!

A rotulagem ambiental e a competitividade no mercado interno

Produtos ecológicos? O detetive verde vai dizer.

Ambientes termicamente mais confortáveis

Tecnologias ambientais e sociais: uma condição essencial para um futuro sustentável

A importância dos selos verdes

Prédios verdes, o que considerar.

O impacto dos materiais em projetos e na construção de empreendimentos sustentáveis.

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental

A sustentabilidade na construção civil

Inclusão social com sustentabilidade

Uma Floresta Pouco Ecológica

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental

Telhado Vivo ou Telhado claro?

Desenvolvimento Urbano Sustentável: uma proposta para o cinturão verde de São Paulo

Etiquetagem de Imóveis: uma questão de números

Materiais com baixos impactos no meio ambiente, na sua saúde e no seu bolso.

Desenvolvimento urbano sustentável : uma questão de espaço.

A casa de emissão zero

Quanto Custa uma Casa?: uma nova abordagem sustentável

Arquitetura Apropriada em busca da Sustentabilidade

Arquitetura sustentável: ONU pede para construção civil reduzir emissões de carbono

Arquitetura Sustentável : O green building ficou pronto e agora?

Sustentabilidade orientou obra pública da Todescan e Siciliano em São Paulo

Sustentabilidade na Construção: nem Flinstones, nem Jetsons.

Antes de pintar seu imóvel pense na saúde de sua família

Contribuindo com a sustentabilidade: indústria cimenteira transforma pneus e resíduos em cimento

Edifícios Ecológicos

Antigo prédio de Museu de História Natural reabrirá sob um cobertor verde

Produtos recomendados para construções sustentáveis recebem atestado na Mostra do sistema FIESP

O que é Arquitetura sustentável?

Geoengenharia pode desacelerar ciclo global da água

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

Arquiteta insere conceito de sustentabilidade em projeto de bar na mostra B Gourmet

A educação do cliente final vai criar demanda por imóveis sustentáveis

Sustentabilidade para Educar

Sustentabilidade para o mercado de construção

Indicador de dispersão urbana mostra impacto ambiental das cidades

Telhados verdes - O valor das coberturas verdes leves

Por que durabilidade?

Casa - uma questão de pele

Asfalto de borracha utilizado para repavimentar vias

Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Os critérios LEED de avaliação para construção verde

Construção verde: orientada para o mercado, sem perder de vista o meio ambiente

O Brasil e a necessidade de aplicar os conceitos da arquitetura sustentável

Solo-cimento, solução para economia e sustentabilidade

Dicas básicas para um edifício sustentável

Arquitetura da preservação na nova sede da Ipel

O que é Arquitetura sustentável?