Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Sustentabilidade é uma das prioridades do IBDA , e temos a parceria com o GRUPO SUSTENTAX.
A “Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade “ é uma empresa do grupo, que se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos, desenvolve o gerenciamento de certificação de prédios, com base no critério LEED (Leadership in Energy na Environmental Design) criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil).
Saiba mais: www.sustentax.com.br

Em Arquitetura sustentável (veja mais 125 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Empresa sustentável: descubra por onde começar



Você sabe como tornar a sua empresa sustentável? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sustentabilidade é mais que cuidar da natureza, plantar árvores, seguir normas ambientais e adotar posturas ecologicamente corretas.

Obviamente, essas são atitudes importantes, porém, ser uma empresa sustentável é um negócio concebido, ajustado e gerenciado para colaborar com o desenvolvimento da sociedade o qual está inserido, deixando uma contribuição para a humanidade.



Uma pesquisa feita pela KPMG entre julho de 2019 e junho de 2020 com empresas de 52 países, revelou que cerca de 85% das empresas brasileiras elaboram relatórios de sustentabilidade. A chamada agenda ESG (environmental, social and governance) que visa guiar práticas com um foco sustentável na hora de investir e consumir, também está em alta.

Empresas que não se preocupam com a sustentabilidade correm o risco de ficarem para trás no quesito inovação, o que pode causar problemas, como desperdícios, imagem da marca afetada negativamente, falta de parcerias e até perda de novos clientes.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo para você descobrir como incorporar a sustentabilidade na sua organização. Confira!

O que é uma empresa sustentável?

O conceito de empresa sustentável está ligado a três pilares:

Crescimento econômico: o lucro é o objetivo macro de toda empresa, portanto, diminuir o consumo de energia, água, insumos, matérias-primas ou mesmo reaproveitar o que seria considerado descarte são alguns exemplos para reduzir custos, aumentar o lucro e a competitividade no mercado;

Proteção ambiental: com o objetivo de diminuir a pressão sobre os recursos naturais, a empresa deve pensar em meios para reduzir a geração de resíduos e tratar os efluentes, proporcionando menos impacto no ecossistema;

Responsabilidade social: consiste na relação ética com colaboradores, clientes e parceiros, de forma que haja participação ativa nas comunidades que compõem o seu negócio. Um exemplo é utilizar do marketing não apenas para vender, mas para promover boas práticas e cidadania.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conquistar o equilíbrio entre esses três pilares é fundamental para alcançar a sustentabilidade nas empresas.

Em 2013, uma pesquisa realizada pela entidade mostrou que a adoção de práticas sustentáveis já aparecia nos objetivos dos pequenos negócios, e que essa era uma grande oportunidade de ganhos para a empresa. E cada vez mais as empresas estão buscando se inserir nesse contexto e o avanço do consumo sustentável é o indício óbvio de que o mercado mudou.

Como alcançar sustentabilidade nas empresas?

Existem diversas ideias para as empresas se tornarem sustentáveis, mas nem todas funcionam com eficácia quando colocadas em prática no dia a dia do negócio. Isso porque envolvem uma série de procedimentos, recursos e, principalmente, o engajamento da equipe.

Veja a seguir, algumas ações que podem ser adotadas!

Capacite e sensibilize colaboradores

É importante que o time “vista a camisa” para que a empresa consiga alcançar o objetivo e possa incorporar as práticas sustentáveis na rotina. Desse modo, os colaboradores precisam ter acesso a todas as informações e devem adquirir o conhecimento necessário para levar as ações adiante.

Portanto, investir na capacitação e sensibilização desses profissionais por meio de palestras, workshops, treinamentos e reuniões, é o primeiro passo para uma empresa sustentável.

Além disso, o ambiente de trabalho deve estimular e conscientizar as práticas sustentáveis, distribuindo panfletos e folders, oferecendo recompensas para aqueles que colocarem em prática e incentivando o desenvolvimento desse tipo de ação por meio dos gestores e líderes.

Promova a economia de consumo de recursos

Apesar de diversas campanhas para a redução de consumo de água, energia e papel, diversas empresas ainda apresentam grandes índices de exploração desses recursos por conta dos seus processos produtivos. Contudo, é possível investir em tecnologias que diminuam consideravelmente esses gastos.

Por exemplo, a digitalização de processos contribui para a redução de arquivos físicos e consumo de papel. Além disso, promove diversos benefícios para a empresa, como mais produtividade, autonomia e praticidade nas tarefas da organização.

No caso da economia de água, invista em torneiras com fechamento automático para garantir o consumo consciente e evitar o desperdício. Além disso, é possível adotar sistemas de reaproveitamento de água da chuva para descargas de banheiros, por exemplo.

Para controlar o uso de energia elétrica, as lâmpadas com sensores de movimento em diferentes áreas da empresa, o qual acende e desliga conforme o fluxo de pessoas no local, pode ajudar a diminuir a conta de luz.

Invista em fontes de energia renováveis

A utilização de energia renovável é uma possibilidade que apresenta benefícios significativos na redução da conta de luz e na geração da própria energia (o que é uma ótima estratégia para empresas e indústrias).

A energia solar, que está em crescimento no Brasil, pode ser usada em: hotéis e pousadas, provedores de internet, agronegócio, etc.

A produção dessa energia é feita a partir da captação da luz do sol por meio dos painéis solares, os quais a convertem em energia elétrica. Dessa maneira, a energia solar pode alimentar diversos aparelhos e equipamentos da empresa de forma limpa e inesgotável, gerando uma economia de até 95% na conta de luz.

Incentive a reciclagem e reaproveitamento de materiais

A produção de resíduos é comum em qualquer ambiente, tanto para alimentação e higiene pessoal quanto para o processo de produção da empresa. Com isso, o local de trabalho acaba desperdiçando recursos e o descarte incorreto ainda prejudica a natureza.

Com algumas iniciativas, é possível modificar os processos para reduzir o consumo de materiais e até reaproveitar esses recursos, como evitar o uso de copos descartáveis, utilizar o verso de papéis impressos como bloco de anotações, fazer o armazenamento de arquivos na nuvem, incentivar o uso das lixeiras de coleta seletiva, entre outros.

Adquira equipamentos econômicos

De modo geral, as empresas contam com diversos equipamentos, como computadores, impressoras, roteadores corporativos, ar-condicionado, câmeras de segurança, ponto eletrônico, telefone, entre outros, os quais podem consumir bastante energia se não forem bem escolhidos.

Sendo assim, prefira os equipamentos mais modernos para a sua empresa, uma vez que a tecnologia para o desenvolvimento desses aparelhos costumam consumir menos energia, em comparação com modelos antigos.

Vale a pena tornar o negócio mais sustentável?

Incorporar uma gestão mais sustentável é uma solução inteligente para as empresas, pois essa é uma ótima oportunidade de crescimento para o negócio. Isso porque a organização adquire uma imagem de confiança e credibilidade para a marca diante do público, sendo um diferencial na atração de novos clientes.

Para tanto, conforme uma empresa incorpora posturas e práticas sustentáveis, tem a capacidade de fazer o gerenciamento dos recursos com mais consciência e sabedoria, desde água e energia, até a realização do descarte correto.

Desse modo, é possível, inclusive, reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa por meio da implementação de tecnologias que promovam a sustentabilidade. Com isso, a empresa consegue destinar os recursos financeiros para investir em outras áreas.

Por essa razão, uma empresa sustentável deve ser o propósito de qualquer negócio que queira acompanhar as tendências mundiais. E a melhor parte é que o valor destinado às práticas sustentáveis promovem grandes mudanças e, certamente, você terá um retorno sobre o investimento.




Fonte:blog.intelbras.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue










Comentários

Mais artigos

Empresa sustentável: descubra por onde começar

Como promover arquitetura sustentável

7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável

Sustentabilidade na construção civil: eficiência energética como diferencial para construtoras

O papel do paralelepípedo na sustentabilidade

Como tornar uma obra mais sustentável?

Dicas para criar um projeto de arquitetura sustentável

5 soluções para construções mais sustentáveis

10 dicas de sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade na arquitetura: o que é arquitetura vernacular?

O que é Ecoeficiência e Sustentabilidade ?

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

Arquitetura ecológica x Arquitetura sustentável

Iluminação natural, uma questão de sustentabilidade

Cobertura Verde: Um Conceito Barato e Ecológico para a Engenharia Civil

O Impacto da Construção Civil no Meio Ambiente

Acessibilidade para os mais velhos

Como assim, arquitetura sustentável...

Como Transformar Empreendimentos Existentes em Sustentáveis

Princípios básicos para uma Arquitetura Sustentável e Materiais Sustentáveis

Cenário da Construção Civil e Conceito de Construção Sustentável

Sustentabilidade Social Também é Fundamental

Materiais de construção sustentáveis

Arquitetura Sustentável

Infraestrutura verde e qualidade de vida

Acessibilidade para os mais velhos

Prédios verdes em crescimento?

Casas sustentáveis, o futuro das cidades

Como identificar os falsos produtos sustentáveis

Dicas de sustentabilidade para sua cozinha

Materiais Sustentáveis

Como reaproveitar a água da chuva?

Casas Sustentáveis: Lucro Certo.

Meio Ambiente e Construção Civil

Como Aplicar a Sustentabilidade em Casa?

Sustentabilidade é pura bobagem

Sustentabilidade: pequenas atitudes podem fazer a diferença.

Novos hábitos para uma cozinha ecológica

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar

Sustentabilidade no segmento de shoppings centers

Arquitetura Sustentável, seus conceitos

Panorama da sustentabilidade de empreendimentos no Brasil

Sustentabilidade na prateleira

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar o Meio Ambiente

Casas ecológicas, o que são?

RIO+20: As Delícias da Crítica Fácil ou O Manifesto da Contra-Indignação

Padrões de construção verde

Bambu é adotado como material de construção sustentável

Conheça o conceito de sustentabilidade e construção sustentável

Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável

Referências para o varejo sustentável

Hotéis verdes

Lojas mais sustentáveis

Meio Ambiente: Trabalhar sob a ótica da solução

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

Decoração ecológica

Como escolher produtos mais sustentáveis?

As várias faces da Sustentabilidade

Novas Referências na Sustentabilidade Empresarial

Seja sustentável no escritório também!

Pratique Sustentabilidade

Soluções incompletas para a substituição de sacolas plásticas

Arquitetura sustentável, o que é?

Sustentável no dia-a-dia

Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental

As várias faces da Sustentabilidade

As Ecoineficiências dos Ecoeficientes

Prioridades na Sustentabilidade Corporativa

O varejo, os consumidores e os produtos sustentáveis

Acessibilidade urbana do portador de necessidades especiais e a sociedade

Como identificar produtos sustentáveis?

Politica e Gestão Ambiental – Proposta de Ecovilas para a população de baixa renda no Brasil

Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos da Construção Civil (GBC Brasil)

Casa com grama no telhado aposentaria ar-condicionado

Imóveis ‘verdes’: o uso de soluções para sustentabilidade

Simulação de Iluminação Natural para Certificação LEED

Sustentabilidade é, antes de tudo, um bom negócio!

A rotulagem ambiental e a competitividade no mercado interno

Produtos ecológicos? O detetive verde vai dizer.

Ambientes termicamente mais confortáveis

Tecnologias ambientais e sociais: uma condição essencial para um futuro sustentável

A importância dos selos verdes

Prédios verdes, o que considerar.

O impacto dos materiais em projetos e na construção de empreendimentos sustentáveis.

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental

A sustentabilidade na construção civil

Inclusão social com sustentabilidade

Uma Floresta Pouco Ecológica

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental

Telhado Vivo ou Telhado claro?

Desenvolvimento Urbano Sustentável: uma proposta para o cinturão verde de São Paulo

Etiquetagem de Imóveis: uma questão de números

Materiais com baixos impactos no meio ambiente, na sua saúde e no seu bolso.

Desenvolvimento urbano sustentável : uma questão de espaço.

A casa de emissão zero

Quanto Custa uma Casa?: uma nova abordagem sustentável

Arquitetura Apropriada em busca da Sustentabilidade

Arquitetura sustentável: ONU pede para construção civil reduzir emissões de carbono

Arquitetura Sustentável : O green building ficou pronto e agora?

Sustentabilidade orientou obra pública da Todescan e Siciliano em São Paulo

Sustentabilidade na Construção: nem Flinstones, nem Jetsons.

Antes de pintar seu imóvel pense na saúde de sua família

Contribuindo com a sustentabilidade: indústria cimenteira transforma pneus e resíduos em cimento

Edifícios Ecológicos

Antigo prédio de Museu de História Natural reabrirá sob um cobertor verde

Produtos recomendados para construções sustentáveis recebem atestado na Mostra do sistema FIESP

O que é Arquitetura sustentável?

Geoengenharia pode desacelerar ciclo global da água

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

Arquiteta insere conceito de sustentabilidade em projeto de bar na mostra B Gourmet

A educação do cliente final vai criar demanda por imóveis sustentáveis

Sustentabilidade para Educar

Sustentabilidade para o mercado de construção

Indicador de dispersão urbana mostra impacto ambiental das cidades

Telhados verdes - O valor das coberturas verdes leves

Por que durabilidade?

Casa - uma questão de pele

Asfalto de borracha utilizado para repavimentar vias

Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Os critérios LEED de avaliação para construção verde

Construção verde: orientada para o mercado, sem perder de vista o meio ambiente

O Brasil e a necessidade de aplicar os conceitos da arquitetura sustentável

Solo-cimento, solução para economia e sustentabilidade

Dicas básicas para um edifício sustentável

Arquitetura da preservação na nova sede da Ipel

O que é Arquitetura sustentável?