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A “Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade “ é uma empresa do grupo, que se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos, desenvolve o gerenciamento de certificação de prédios, com base no critério LEED (Leadership in Energy na Environmental Design) criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil).
Saiba mais: www.sustentax.com.br

Em Arquitetura sustentável (veja mais 129 artigos nesta área)

Contribuindo com a sustentabilidade: indústria cimenteira transforma pneus e resíduos em cimento



A preocupação com sustentabilidade alcança um dos grandes agentes poluidores do nosso mundo moderno: os pneus velhos.

Através de co-processamento, uma contribuição efetiva da indústria do cimento para a sustentabilidade. O processo usa pneus e outros resíduos como matéria prima para a fabricação de cimento e ajuda a preservar o meio-ambiente. A geração de resíduos representa um dos maiores desafios para as sociedades contemporâneas. O crescimento populacional e o constante desenvolvimento das indústrias obrigam a busca de soluções para o manejo adequado dos resíduos.

O co-processamento, técnica que visa o reaproveitamento de resíduos, encontrou nos fornos das indústrias cimenteiras condições propicias para o aproveitamento energético, servindo também como substituto de matéria-prima (argila, calcário e  minério de ferro).

Os pneus, por exemplo, também têm sido utilizados como alternativa ao coque de petróleo combustível tradicionalmente usado na produção do cimento.

Por essa razão, cada vez mais cimenteiras têm adotado o uso desse material em suas unidades, já que a queima deste material contribui para a preservação do meio ambiente e ainda colabora com as práticas de saneamento básico, evitando doenças.

Apenas no Brasil, das 65 unidades cimenteiras destinadas à moagem e  fabricação do  cimento, 32 estão licenciadas por órgãos ambientais estaduais para  realizar o co-processamento e quatro aguardam certificação. A geração anual de resíduos industriais é estimada em 2,7 milhões de toneladas. A indústria de cimento co-processa cerca de 800 mil toneladas por ano, correspondendo a aproximadamente 30% do total. A expectativa é que esse volume possa chegar a 1,5 milhões de toneladas.

A abrangência dessa atividade é tamanha, que praticamente todos os estados  das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste já têm ao menos uma unidade licenciada para a técnica.

O co-processamento é conhecido mundialmente desde a década de 70. Contudo, a técnica apenas se consolidou no Brasil a partir dos anos 90, devido à necessidade de preparo da indústria, que demanda altos investimentos em tecnologias e adequações a  normas  ambientais.

Afinal, adaptar os níveis de emissão estipulados pelas regulamentações nacionais (Resolução CONAMA 264/99 e 316/02) exige dos fabricantes filtros de alta tecnologia, profissionais capacitados e modernos equipamentos de monitoramento para o controle da emissão de componentes na atmosfera.

Os pneus expostos a céu aberto podem levar até 100 anos para se degradar e  representam um problema ambiental e de saúde pública, pois propiciam o aparecimento de  focos de  dengue e estão sujeitos a riscos de incêndios. O co-processamento é a melhor alternativa  de destruição definitiva de pneus inservíveis. Um único forno, com capacidade de produção diária de mil toneladas de clínquer, pode consumir até cinco mil  pneus por dia.

São dispostos no mundo dois bilhões de pneus usados por ano, dos quais 20%  são co-processados. A comunidade européia co-processa cerca de 110 milhões de pneus por ano, os Estados Unidos cerca de 75 milhões de um total de 280 milhões, enquanto que no  Brasil, em 2005, cerca de 17 milhões de pneus foram co-processados em  fornos de cimento.

Além dos pneus, o Brasil também se destaca no co-processamento de resíduos  de diversos  segmentos da indústria siderúrgica, petroquímica, automobilística, de  alumínio,  embalagens e celulose

Vantagens do co-processamento

O mercado dispõe de algumas alternativas de destinação de resíduos e passivos  ambientais. Entre essas, o co-processamento ainda é a que reúne os melhores benefícios econômicos e ambientais. Veja por que:

a. Eliminação definitiva, técnica e ambientalmente segura dos resíduos;
b. substituição de recursos energéticos não-renováveis por fontes alternativas de energia;
c. Preservação de jazidas já que parte dos resíduos substitui a matéria-prima;
d. Contribuição à saúde pública pela destruição total dos resíduos e no combate a focos de doença, como, por exemplo, aos mosquitos da dengue hospedados nos pneus  velhos;
e. Geração de novos empregos.

Fonte: www.abcp.org.br

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