Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Paulo Vitor da Costa Cintra

A importância do projeto elétrico residencial



Os projetos elétricos residenciais podem aparentar ser somente mais uma parte da planta da construção de uma casa, no entanto, é de extrema importância dar atenção a esse passo através da criação de um projeto elétrico residencial com o auxílio do AutoCAD, programa utilizado por arquitetos e engenheiros para planejar como será, na prática, o funcionamento de toda a fiação elétrica e possíveis instalações, como ar condicionado, sistema de alarme, etc.


Isso com certeza evitará que, no futuro, os moradores da casa em questão tenham dificuldades com qualquer tipo de instalação, desde uma luminária até ocasiões de instalação mais complexas.

Mercado para o profissional de projetos elétricos residenciais.

Atualmente, o número de profissionais qualificados para criar um projeto elétrico residencial com competência e qualidade não é tão alto. De fato, vários estudantes escolhem a arquitetura e engenharia civil como cursos a serem estudados na faculdade, mas após a formação, poucos se especializam nessa área.

Portanto, esse tipo de especialização com certeza é uma oportunidade ótima para quem está buscando um espaço no mercado de trabalho para se destacar através da especialização em normas de segurança quanto aos projetos elétricos e, também, quanto à facilidade e familiaridade com o sistema do programa AutoCAD. Profissionais autônomos e profissionais que buscam uma colocação no mercado industrial devem ter na elétrica uma certeza de investimento de estudo e possibilidade de obter maior destaque no mercado de trabalho.

Qual a importância do projeto elétrico residencial?

Os profissionais que oferecem o projeto elétrico residencial garantem aos futuros moradores a qualidade e segurança de manterem a residência estável e com locais pontuais que poderão ser alvo de instalações e alterações futuras. Não é raro encontrar profissionais que não têm esse tipo de trabalho e conhecimento em seus portfólios. No entanto, é necessário estar atento a esse fator na hora de escolher pela compra de uma casa ou assinatura de um contrato de serviço, por exemplo. Por não saberem da importância do projeto elétrico residencial bem confeccionado, muitas pessoas acabam fechando negócios e comprando imóveis sem entenderem como garantirão melhor qualidade em longo prazo. São duas as maiores vantagens da contratação de profissionais que oferecem o projeto elétrico residencial: conforto e segurança.

Projetos Elétricos Residenciais, Conceito e Prática no AutoCAD.

O Curso Projetos Elétricos Residenciais, Conceito e Prática no AutoCAD leva aos profissionais que têm interesse em buscar uma colocação profissional de destaque e diferenciada, a possibilidade de estudar e se profissionalizar nessa área de elétrica. A intenção é oferecer aos estudantes práticas e teorias sobre o projeto elétrico residencial de modo que, ao concluírem o curso, eles estejam aptos a criarem esses projetos, e fazerem o acompanhamento das obras nas quais eles poderão estar envolvidos, ou seja, conscientes e com sabedoria acerca dos temas que envolvem esse tipo de projeto.

A prática no AutoCAD é uma das partes mais importantes do curso, já que, uma vez que os estudantes contam com a graduação como formação principal, já terão conhecimentos básicos sobre os projetos elétricos. No entanto, a demonstração no AutoCAD é essencial para que os engenheiros e todos os outros profissionais envolvidos na obra em questão possam visualizar e contar com uma cópia do projeto para garantirem que todas as outras partes da obra que irão se relacionar direta ou indiretamente com a parte elétrica estejam planejadas conforme as leis e necessidades do projeto geral.

Porque devemos nos preocupar com este tipo de projeto?


A facilitação de compra de imóveis em geral fez com que muitos brasileiros pudessem realizar o sonho da casa própria. Entretanto, alguns problemas que só são observados após a compra e a instalação dos moradores na residência acabam significando muitos problemas e discordâncias em relação às obrigações da construtora e dos profissionais envolvidos em uma construção residencial.

É no momento em que os moradores já estão instalados na casa e decidem instalar um sistema de alarme, e descobrem que a fiação elétrica específica para alarme, não está devidamente identificada na planta da casa. Ou então, na hora de instalar algum tipo de lustre, o que deveria ser uma instalação rápida e simples, pode acabar se tornando um grande problema. Muitas vezes, os imóveis novos contam com a garantia de alguns anos e, mesmo assim, é incômodo ter que lidar com problemas de construção e de estrutura, quando a única preocupação dos moradores deveria ser aproveitarem a casa e realizarem a manutenção necessária para sua preservação.

Os exemplos citados acima são apenas duas de todas as possibilidades de problemas que podem ser encontrados por quem adquire um imóvel novo, geralmente. É indispensável, então, contar com profissionais qualificados para a criação do projeto elétrico residencial, para que toda a base do imóvel seja construída de acordo com regras e normas que têm como objetivo principal beneficiar os futuros moradores, prezando por seu conforto e segurança nos mínimos detalhes.

O mercado brasileiro está necessitado de profissionais que sejam qualificados na área de elétrica aliada à arquitetura e engenharia, portanto, aí está uma oportunidade para quem trabalha nessas áreas e está buscando destaque.




Fonte;www.eletricaemsuavida.blogspot.com.br


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Como resolver problemas de curto-circuito?

12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência

Sobre o Lixo Eletrônico

Erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência

Como detectar problemas nas instalações elétricas

5 problemas na rede elétrica que afetam seus equipamentos

A importância da manutenção nas instalações eletricas

Como evitar riscos elétricos na construção civil

Como evitar acidentes com Eletricidade

O que está acontecendo com nosso clima? Descargas atmosféricas e seus efeitos

A importância do projeto elétrico residencial

Com que frequência devemos renovar a instalação elétrica no condomínio?

Dicas de segurança com a energia elétrica

Internet pode trafegar pela rede elétrica

Gravidade do Choque Elétrico

Lâmpadas incandescentes: saem do mercado até 2016

Atmosferas Explosivas - Instalações elétricas - Gerenciamento de Riscos

Por que devemos contratar um eletricista para fazer um Aterramento Elétrico?

Como Prevenir Incêndios Elétricos em Casa

Instalações eletrônicas em ambientes hospitalares.

Aterramento elétrico

Iluminação, introdução aos sistemas de controle

Substituiçao de lampadas incandescentes x fluorescentes

Construção Civil e os Acidentes com Instalações Elétricas

As radiações eletromagnéticas no ambiente doméstico

Folhas luminosas de fibras ópticas superam deficiência dos LEDs

Chuveiro elétrico é mais econômico que aquecedores

Novo padrão de tomada elétrica brasileiro

Aterramento e proteção contra descargas atmosféricas

Iluminação em baixa voltagem

Instalações elétricas : Previna seu patrimônio contra danos

Semáforo plano de LEDs é mais leve e reduz custos de instalação e manutenção

Dimensionamento cuidadoso e execução correta garantem instalação elétrica de qualidade

Cobre valorizado no mercado internacional afeta Brasil e incentiva roubo de condutores elétricos e de cargas

Distúrbios elétricos provocam problemas em eletrodomésticos