Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

A importância da iluminação no seu projeto de decoração de interiores



A importância da iluminação é um dos elementos mais decisivos — e negligenciados — do bom design de interiores. A iluminação também é um componente essencial em termos de criar o clima e a funcionalidade de um ambiente, por isso é vital alcançar o efeito correto desde o início.

A iluminação de um ambiente permite que ele se torne seguro e confortável, além de adicionar estilo à decoração.


O artigo a seguir pretende discutir melhor como a manipulação da luz pode ser essencial para o sucesso do seu projeto de decoração de interiores, valorizando e ressignificando seus espaços.

A importância da iluminação no design de interiores

Sem luz adequada, a arquitetura interna não pode ser experimentada ao máximo. O uso profissional da luz é crucial e também interdependente de outras áreas do design de interiores, como a paleta de cores, o tamanho dos ambientes, as opções de tecido e seleção de móveis. Qualquer sala pode ser beneficiada pela harmonia e fluidez do design, somente quando esses elementos se juntam harmonicamente.

Nada faz um cômodo parecer mais antiquado e sem vida quanto um planejamento de iluminação deficiente. Em outras palavras, um projeto de iluminação pode remodelar e desenvolver a atmosfera do jeito que você gosta e necessita. A iluminação nos projetos de interiores não significa atrair atenção para as luminárias, mas destacar o que você quer mostrar e criar a ambientação correta.

Além disso, o uso criativo da iluminação pode, de fato, embelezar seus interiores. Implemente diferentes tipos de iluminação para otimizar a decoração da sua casa ou empresa. Naturalmente, a seleção da iluminação certa pode ajudá-lo a alcançar um equilíbrio perfeito entre estilo, conforto e praticidade na criação de interiores aconchegantes e funcionais.

Você pode obter efeitos incríveis não apenas com luzes artificiais, mas otimizando também o uso da luz natural. Ao criar um projeto de decoração de interiores, é essencial considerar a iluminação natural a despeito da artificial (mesmo que elas sejam complementares). No entanto, dentro de um projeto existente que não utiliza a luz natural corretamente, é possível criar um ambiente suave e natural utilizando-se a luz artificial.

Quando se trata da importância da iluminação artificial, há, naturalmente, vários tipos diferentes de tecnologias, luminárias e aplicações. Existem inúmeras maneiras de criar interiores bonitos, implementando uma variedade de iluminações em ambiente, e exploraremos mais sobre eles mais adiante. Por enquanto, precisamos falar um pouco sobre os fundamentos da iluminação de interiores.

Tipos de iluminação e sua importância

Existem três tipos de uso da luz em ambientes no design de interiores: iluminação direta, iluminação indireta e iluminação difusa. O uso de um ou múltiplos de iluminação permite efeitos versáteis e flexíveis para qualquer necessidade.

Iluminação direta

A iluminação direta é voltada para a funcionalidade dos espaços, posicionando pontos de luz onde eles são necessários para evidenciar algum ponto do ambiente ou para servir de apoio para as tarefas do dia a dia.

Assim, um abajur em criado-mudo para facilitar a leitura na cama ou uma arandela evidenciando uma obra de arte são considerados elementos de iluminação direta.

Iluminação indireta

Esse tipo de iluminação direciona o foco para uma superfície que reflete a luz incidente, permitindo que a luz se espalhe de forma mais suave pelo ambiente. A maneira como essa iluminação é configurada torna os cômodos mais aconchegantes e cria uma atmosfera acolhedora.

Iluminação difusa

A iluminação difusa é a mais comum nas residências brasileiras, e distribui a luz uniformemente nos ambientes. Lustres e outras luminárias de teto estão entre os itens de iluminação difusa mais usados, indicados para mesas de jantar e para iluminar banheiros, por exemplo.

A iluminação cômodo por cômodo

Para além dos tipos de iluminação, um bom projeto de iluminação de interiores também se preocupa com mais alguns componentes relacionados à luz, como gerenciamento de cores, iluminação direcional, funcionalidade e o tamanho do espaço para obter a melhor saída de iluminação.

A iluminação é o componente mais importante no design de interiores e nunca deve ser negligenciado — por isso, é melhor contratar um bom designer de interiores, se você não tiver certeza sobre como criar uma iluminação eficiente e bonita. Um designer pode criar um planejamento de luz que aumenta o brilho de um espaço e cria a atmosfera ideal para cada espaço.

Pode parecer dramático, mas a iluminação pode fazer ou destruir um projeto de decoração de interiores. Implementar um bom esquema de iluminação não é apenas escolher luminárias elegantes, mas também equilibrar a iluminação para que seja funcional e adequada à finalidade pretendida, mas que também defina o tom certo e crie o humor adequado a cada cômodo.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para iluminar cada cômodo da sua casa.

Sala de estar

É vital obter o projeto correto de iluminação na sala de estar. Usando uma combinação de luminárias com diferentes intensidades de brilho, você pode criar uma agradável sensação de calor e aconchego na sala de estar. Além disso, certifique-se de permitir a leitura e o estudo com a iluminação direta de lâmpadas de baixo brilho em determinadas áreas da sala de estar.

O uso de um painel luminoso pode agregar muito para esse ambiente, especialmente por contar com a possibilidade de personalização com impressão de imagens, texturas e formas.

Sala de jantar e sua importância na iluminação

Na sala de jantar, a iluminação deve ser sutil, mas cintilante. Se for muito claro, você não criará a atmosfera correta, se estiver muito escuro, você não poderá ver o que está comendo! Luzes com interruptores dimmer são essenciais para que você possa alterar o ambiente conforme a necessidade.

Uma luminária difusa, como um lustre, funciona muito bem em salas de jantar ao lado de arandelas de parede que ajudam a criar uma atmosfera adicional.

Banheiro

Luz livre de sombras e de alta qualidade ao redor do espelho para facilitar o barbear e a aplicação de maquiagem é realmente importante aqui, e luzes laterais flanqueando o espelho são uma adição interessante, assim como uma luz difusa que ajude a preencher sombras no rosto e também a iluminar completamente o ambiente.

Quarto

A iluminação dos quartos é uma das mais importantes e negligenciadas. A iluminação indireta é a mais indicada para esse cômodo.

Conclusão sobre a importância da iluminação

Por mais que a iluminação seja um elemento fundamental de qualquer projeto de design de interiores, é crucial que suas opções de iluminação se encaixem com os outros elementos do seu projeto de decoração — incluindo o tamanho da sala, o layout, as opções de tecido e os móveis.

As características das luminárias, em especial a beleza do design e a qualidade construtiva, são tão importantes quanto os aspectos citados acima. Por isso, se você deseja alcançar um resultado incrível no seu projeto de decoração e interiores, conheça a nossa linha de painéis luminosos. Com certeza você vai encontrar um ideal para a sua composição!




Fonte:www.dressall.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue



Comentários

Mais artigos

Projeto luminotécnico: qual a importância?

A importância da iluminação no seu projeto de decoração de interiores

Saiba como um projeto de iluminação te ajuda a economizar

Sistemas para incorporar a iluminação zenital em seus projetos

A Importância da Iluminação Natural

Dicas sobre iluminação em eventos

Iluminação Residencial: 7 Dicas para uma iluminação perfeita

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia

Como iluminar uma loja: dicas e inspirações

Como fazer iluminação para casamento

5 dicas para fazer a iluminação correta dos ambientes

Conheça as tendências em iluminação e saiba como colocá-las em seus projetos

Confira 5 tendências de iluminação

A utilização de lâmpadas LED no projeto residencial e comercial de iluminação

Projetos de luminotécnica na decoração de interiores

Iluminação residencial transformando ambientes

Iluminação em LED: vantagens e desvantagens.

Dicas de iluminação de interiores para sua casa

Como planejar a iluminação da sua casa

As dez regras de ouro de iluminação na casa

Níveis recomendados para iluminação de escritórios

Iluminação natural eficiente!

A iluminação direciona os sentimentos

A importância da iluminação na arquitetura

Iluminação para seu jardim II

Iluminação para seu jardim

Como iluminar o jardim durante a noite?

Uso de LED em projetos luminotécnico podem economizar até 70% de energia.

Cuidados com a boa iluminação do ambiente de trabalho

Acerte na escolha da luminária

Melhore a iluminação da cozinha

Como planejar adequadamente a iluminação de salas e cozinhas

O poder da iluminação

Iluminação residencial sem erros

LED - O que é?

Os segredos de uma boa iluminação na sala de estar

Dicas para Iluminação residencial

Lâmpadas para todos os gostos

O sentido da luz (uma reflexão)

Iluminação da cozinha, como melhorar?

Lâmpada LED tubular, vale a pena usar?

Nova norma de luminotécnica : NBR-8995-1

Afinal porque escolher lâmpadas LED?

Como iluminar bem as suas salas

Acertos na Iluminação

A importância da iluminação na arquitetura

Efeitos de iluminação

Iluminação natural eficiente!

Iluminação pública e segurança

Poluição Luminosa

Começa banimento das lâmpadas incandescentes

Iluminação e Sustentabilidade

Estudo de Caso - Sheraton Tribeca - 370 Canal Street NY, NY

Retrofit de Sistemas de Iluminação

Ilumine sua casa com luz natural!

Iluminação Comercial

Aproveitando a luminosidade para decorar ambientes

Iluminação de Fachadas

The next big change!

Iluminação certa para a cozinha

Projetando com LEDs

Iluminação residencial com Leds

Iluminação – A importância de um bom projeto

Projeto luminotécnico otimiza distribuição da luz artificial

Iluminação. Como deixar seu espaço mais agradável.

Tipos de iluminação na decoração

LEDs – Campeões da iluminação sustentável

Iluminação elaborada em casa!

Iluminação, a arte de criar ambientes decorados

Efeitos da iluminação no comportamento humano

Cuidados no descarte de lâmpadas queimadas: fluorescente x incandescente x led

Iluminação? Dicas para iluminar com economia

Iluminação residencial passo a passo.

Iluminação adequada nos ambientes. Dicas importantes.

Arquitetura além da visão: uma reflexão sobre a iluminação nos ambientes empresariais

Controlar a iluminação das ruas protege humanos e insetos

Iluminação sustentável

Lâmpadas fluorescentes compactas ganham eficiência e controle de brilho

A estética da luz e o designer das luminárias.

LED orgânico azul tem aumento de eficiência de 25%

Iluminação : Casa Alto Astral, sempre!

Luz branca de alta qualidade é produzida em lâmpada de estado sólido

LEDs orgânicos ganham 60% em eficiência e se aproximam da comercialização

Esponja absorvente de mercúrio pode resolver dilema das lâmpadas fluorescentes compactas

Iluminação Sustentável

Sistema híbrido utiliza luz solar para substituir lâmpadas

Em busca da luz natural