Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Empreendimentos Imobiliários (veja mais 134 artigos nesta área)

por Ludgero Cruz

Como vender um imóvel



Vender um imóvel requer tomar algumas medidas para que a venda se concretize de forma rápida, segura e a um preço justo para o vendedor (e para o comprador).

É necessário preparar a documentação do imóvel e do vendedor (proprietário), contratar os serviços de um corretor de imóveis (ou não), avaliar o imóvel, preparar o imóvel para ser mostrado aos possíveis interessados, fazer a escritura de venda e pagar os impostos.


Resumidamente, os passos a dar são os seguintes:

1- Verificar se toda a documentação do imóvel e do vendedor está em ordem

Para vender um imóvel é imprescindível que toda a documentação (do imóvel e do proprietário/vendedor) esteja em ordem, caso contrário o comprador pode recusar-se a fechar negócio por não se sentir seguro, e também porque o cartório se recusará a fazer a escritura e o registro.

Por esse motivo deve-se providenciar toda a documentação para mostrar aos interessados e ganhar tempo – alguns documentos são demorados para conseguir nos órgãos respectivos. Se contratar um corretor de imóveis, esse trabalho deve ser feito por ele, pois ele já está a ser pago pela comissão da venda do imóvel. Mas atenção, alguns documentos têm validade de apenas 30 dias.

Os documentos necessários para vender o imóvel são: Matrícula de inteiro teor do imóvel, Certidões de escritura e registro do imóvel, Habite-se, Certidão de quitação de tributos, Certidão de situação enfitêutica ou aforamento, Certidão de laudêmio, Certidão negativa de desapropriação, Certidão negativa de ações contra o condomínio e tributos, Certidões negativas do vendedor.

2- Reparar o imóvel

Se o imóvel tiver pequenas avarias, como fissuras, portas quebradas, piso quebrado, pintura muito suja, fechaduras a funcionar mal, ou outras pequenas avarias, é aconselhável repará-las antes de colocar o imóvel à venda. O imóvel terá um aspecto mais agradável, o que facilitará a venda.

3- Contratar um corretor (ou imobiliária)

Se contratar um corretor para vender o imóvel, deve-se investigar se o mesmo está registrado no órgão fiscalizador da profissão, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Somente profissionais com a inscrição estão autorizados a atuar. Peça ao corretor que lhe mostre a carteira profissional, anote o número e ligue para o CRECI para confirmar. Se ele estiver representando uma empresa (imobiliária), verifique no CRECI se ela tem inscrição e no PROCON se existe registro de reclamação.

O CRECI obriga o corretor a fazer um contrato de intermediação imobiliária com o vendedor. Se ele não o fizer exija-o para fazer, ou então procure outro corretor.

ATENÇÃO: Se fizer um contrato de exclusividade, só esse profissional pode vender o seu imóvel, não poderá vender o seu próprio imóvel sem ter que pagar parte da comissão ao corretor ou imobiliária a quem deu a exclusividade (muitas pessoas não sabem disto). Em contrapartida (à exclusividade) o corretor ou imobiliária devem apresentar um plano marketing e um orçamento dos custos que terá para promover a venda do seu imóvel.

4- Avaliar o imóvel

A avaliação do imóvel é a parte mais difícil e a mais importante de todo o processo. Chegar ao valor final de venda requer tomar alguns cuidados, caso contrário poderá estar a oferecer o imóvel a um preço fora da média do mercado. Se for abaixo perderá dinheiro, se for acima vai levar mais tempo para encontrar um comprador. Ao avaliar o imóvel não considere “valores sentimentais”, isso só tem valor para o vendedor e só vai atrapalhar a venda.

Para fazer a avaliação poderá contratar um avaliador de imóveis (alguns corretores de imóveis também são avaliadores) que irá cobrar uma taxa pelo serviço. Pode contatar o CRECI da sua região, que é o conselho da classe, e solicitar o contato de um avaliador credenciado. Atenção, nem todos os corretores são avaliadores de imóveis.

Também poderá fazer uma avaliação por conta própria, assumindo todos os riscos.

Por exemplo, uma avaliação de um apartamento usado (segundo o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado) faz-se da seguinte forma: recolhe-se uma amostra (cerca de 15) de imóveis com características semelhantes ao imóvel avaliando. As amostras mais significativas são as obtidas no próprio prédio. Posteriormente recolhe-se amostras na quadra, na rua, e em outros bairros com valor de mercado equivalente ao bairro onde se situa o imóvel a ser avaliado. Exclui-se da amostra os imóveis de valor mais alto e mais baixo. Calcula-se a média aritmética. Se o imóvel for usado tem que se depreciar o preço do imóvel segundo a Tabela de ROSS-HEIDECKE.

ATENÇÃO: Este exemplo é extremamente simplificado, pelo que convém consultar um profissional para fazer a avaliação.

5- Montar o cenário

Se o imóvel estiver ocupado ou mobiliado, é muito importante que tenha um aspecto limpo e arrumado para mostrar aos interessados. Um imóvel arrumado, limpo e bem cheiroso ajudará a que o interessado forme uma imagem positiva acerca do mesmo, o que já meia venda. Por esse motivo deve-se montar um cenário para tornar a venda mais rápida. Eis algumas sugestões comprovadas: ponha luz mais forte na casa toda, ponha a mesa para um jantar de requinte, ponha um tapete novo na entrada da casa, um cheiro a limpo cria um ambiente cuidado, tire todas as fotos pessoais.

6- Anuncie o imóvel

Existem várias formas de anunciar um imóvel para vender. Pode começar por divulgar aos amigos, vizinhos e conhecidos. Também pode divulgar através de outros meios, tais como, jornais, site na internet, blogs, redes sociais, email, panfletos, faixas... A imaginação é o limite.

7- Receber o pagamento e fazer a escritura de venda

Encontrado o comprador é hora de fazer a escritura do imóvel e receber o pagamento. Este é o culminar de todo o processo. A escritura pode ser feita em qualquer cartório. É neste momento que a documentação do imóvel, do vendedor e do comprador é necessária. Todos os documentos são conferidos pelo tabelião.

O recebimento do pagamento deve ser acordado entre o vendedor e o comprador. A forma de pagamento que dá mais segurança ao vendedor é receber o pagamento antes da escritura, através de depósito feito pelo comprador na conta bancária do vendedor. No entanto o valor só ficará disponível para o vendedor depois de apresentar a escritura no banco.

8- Pagar os impostos Finalmente, deve-se declarar a venda do imóvel para pagar o imposto devido. Pergunte ao seu contador, ou na Receita Federal, qual o imposto incidente.



Fonte:syerraconstrutora.blogspot.com




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue



Comentários

Mais artigos

Imóvel penhorado: saiba agora tudo que você precisa saber

Novo urbanismo: soluções para otimizar espaços públicos

4 vantagens da horta comunitária nos condomínios

Investimento em imóveis

Como vender um imóvel

7 vantagens de comprar um apartamento pronto para morar

Mais vale um imóvel em mãos do que um em eterna prospecção

Apartamento na planta: entenda as etapas até a entrega

Como prospectar novos clientes e aumentar as vendas no mercado imobiliário?

Afinal, por que se tornar síndico?

Vai construir uma casa? Aprenda a escolher o terreno!

6 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

O que podemos esperar do mercado imobiliário depois do coronavírus?

Comprar um imóvel pronto ou construir? Saiba as vantagens de cada um

Contratar arquiteto: qual a importância para condomínios?

Cobrança de condomínio: Quando ela pode ser abusiva?

Como investir em imóveis

Condomínios devem fazer vistoria e limpeza para evitar escorpiões

Confira três dicas sobre como investir em imóveis

Saiba como poupar dinheiro ao comprar um imóvel

Regras de condomínio no fim de ano: Direitos e deveres dos moradores

Qual a melhor época para comprar um imóvel?

Documentação: o que é necessário saber antes de uma reforma

9 dicas para encontrar seu imóvel comercial

6 Dicas para encontrar o apartamento ideal

Morar em condomínio: pontos positivos e negativos

Como Escolher um Apartamento

Comprando um imóvel com segurança

Hora de reforçar a higiene nos condomínios para combater as doenças no outono/inverno

A diferença entre construtora e incorporadora

Vistoria de apartamentos novos: porque ela é tão importante.

Dicas para a compra segura de seu imóvel

Os cuidados ao contratar a administradora do condomínio

Pensando nas Crianças: geração que vive em condomínio quer desfrutar de lazer e segurança

Taxas de condomínio: alternativas são necessárias para o momento de crise

O síndico e as reformas condominiais

Acessibilidade, Condomínios devem se adaptar

Mitos e verdades na compra de uma casa

Condomínios novos reduzem o consumo de água.

Vantagens e Cuidados na hora de Comprar Imóveis na Planta.

Condomínios: Tolerar ou não barulho de vizinhos.

Imóveis, A era dos supercompactos

Como elaborar um projeto de construção de uma casa?

Instalação de antena em topo do prédio

Dicas para a compra de casa de campo

Vidros na construção civil

Você sabe o que é manutenção predial?

Imóvel novo ou usado? Antes de decidir, veja o que levar em conta.

Manutenção, algo que todos precisamos

Alteração da fachada do apartamento: quem decide, o proprietário ou o condomínio?

Assembleia virtual em condomínios é tendência

Condomínio, sociedade que deve prevalecer o diálogo

Saiba como eliminar os cupins da sua casa

Ninguém quer ser síndico. E agora?

Perguntas e respostas sobre Direito Trabalhista

Como comprar um Imóvel sem acumular Dívidas.

O uso do FGTS para a compra de imóveis.

Primavera traz aumento de bichos indesejados no condomínio. Como se prevenir?

A área do Imóvel no Lugar Certo.

Como avaliar um imóvel?

Drogas em condomínios

À procura de uma administradora, Aspectos importantes a serem considerados

Com quantos shopping centers se faz uma cidade?

Quais os recursos que podem ser usados para definir um valor para o seu imóvel?

Qual a diferença entre área útil e área total?

Os criadores de um projeto imobiliário - bastidores de uma obra

Implantação do prédio no terreno

O que checar antes de assumir o cargo de síndico

Na hora de reformar, quem deve arcar com os gastos, o inquilino ou o proprietário?

Checklist contra incêndios

Guia para reciclagem em condomínios

Sazonalidades no condomínio

Festa no condomínio? Cuidado para não arranjar confusão!

Defeitos em edifícios

Imóvel na planta: sonho ou pesadelo?

Apartamentos Novos são menores?

Venda ou locação de vaga de garagem em condomínio?

Etiqueta em condomínios

Imóvel em condomínio? Dicas úteis na hora da compra.

Investir em imóveis na planta, como fazer?

Dez dicas para comprar um imóvel na planta.

Funcionalidade Importa mais que Tendências e Moda

A Terceira Geração dos Flats

Como fazer alterações na planta do apartamento sem reduzir seu preço de venda

Compra de Imóveis na Planta, o que analisar?

Alteração de fachadas e das áreas comuns

A sistemática do Projeto como empreendimento

Crédito imobiliário, saiba como escolher o melhor

Elevadores: Período de chuvas requer cuidados especiais

Sala de ginástica, como montar uma em seu prédio?

As finanças de um condomínio

Como conservar os elevadores?

As contribuições da Manutenção para a segurança do complexo predial

Síndico, quais são suas reais atribuições?

Estrangeirismos dominam lançamentos imobiliários

O mercado imobiliário e a internet

Condomínios: Critério de rateio

Comprando imóvel na planta? Cuidado com o contrato.

Sem entrar em armadilhas no Minha casa, Minha vida.

Prospecção: Os sete maiores erros cometidos pelos corretores de imóveis

Não se deixe enganar pelas áreas.

O que é necessário para fazer qualquer reforma ou obra em condomínios.

Qualidade na Construção Civil

Quanto vale seu imóvel? Quando dois mais dois, podem não ser quatro

Critério de rateio em condomínios

Construir para alugar

Pagar aluguel pode ser melhor do que fazer financiamento

Financiando seu imóvel em 7 passos seguros.

Maquiagem camufla os atrasos nas obras do PAC

Imóveis blindados são estimulados pela violência

É possível um terceiro comprar ou alugar garagem em prédios?

Vida em condomínio: sonho ou pesadelo?

Shoppings fazem readequações para se manterem competitivos e lucrativos

Desempenho do PIB ainda não captou recuperação da construção no primeiro semestre.

Ritmo do emprego na construção civil vem surpreendendo positivamente.

Condômino indesejável

Glossário Imobiliário

Hotel ou residência?

Terraplanagem + erosão = desastre

A incapacidade do estado de planejar e contratar

Contratos de gaveta

Imóveis : Em busca de melhores investimentos

Viver como antigamente

Casa em Resort

A importância do Habite-se

O que significa o conceito “build to suit”?

Empreendimento usa conceito sutentável

Shopping center com Centro empresarial: uma parceria de sucesso

Na ponta do lápis: será que é bom negócio construir para vender?

Avaliação imobiliária, a velha questão do preço versus valor

Será que comprar imóvel na planta é um bom negócio?

Guia para seu cliente: etapas da construção de uma residência ou pequena obra

Que fatores valorizam ou desvalorizam um imóvel?

Qual a área real de um apartamento?

A epidemia dos Condomínio-Clube