Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Infiltração e Drenagem (veja mais 27 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como tirar umidade de ambientes fechados



Com a chegada das estações mais frias, além das baixas temperaturas, também temos que lidar com uma pequena “vilã” que pode causar vários transtornos: a umidade.

Principalmente em ambientes fechados e com pouca ventilação, a presença do ar úmido facilita o surgimento do mofo, deixando a casa com aquele desagradável cheiro de “coisa guardada”.


Ainda bem que existem algumas soluções simples para lidar com esse problema! Veja abaixo as cinco dicas que separamos para você e aprenda como tirar umidade de ambientes fechados de forma fácil!

Soluções para tirar umidade de ambientes fechados!

1 – Janelas abertas

Quando as temperaturas baixam, temos a tendência de fechar tudo para evitar a entrada do ar gelado em casa. Mas você sabia que abrir as janelas durante o dia, além de facilitar a iluminação natural do sol, também ajuda na circulação e renovação do ar em ambientes fechados?

Uma dica de como tirar a umidade do quarto é abrir também as portas dos armários, gavetas e outros móveis para renovar o ar. Já para o banheiro, é importante deixar a porta e janela abertas após o banho para deixar sair o vapor e não acumular umidade no ambiente. O uso de ventiladores em todos esses ambientes também ajuda a acelerar o processo de circulação do ar!

2 – Giz

Uma solução prática para evitar os transtornos da umidade é usar pedaços de giz envolvidos em um tecido com furinhos, como tule, por exemplo. O gesso do giz irá ajudar a absorver a umidade e, assim, evitar a formação de mofo. É uma ótima dica para pequenos ambientes, como dentro de armários e roupeiros, precisando trocar o giz sempre que ele estiver esfarelando.

3 – Carvão

Assim como giz, o carvão também é uma alternativa acessível para impedir o surgimento de mofo, pois este mineral ajuda a absorver a água do ar úmido. Ele é indicado para evitar a umidade em áreas menores da casa, como despensas e depósitos. Basta colocar pequenos pedaços de carvão dentro de um recipiente – para evitar que ele manche a superfície – e dispor em algum canto do espaço.

4 – Tinta impermeabilizante

Outro sintoma da umidade que pode afetar o seu lar, além do surgimento de mofo, são as bolhas de infiltrações nas paredes. Essas infiltrações acabam deixando-as com um aspecto manchado e prejudicando a decoração. Muita vezes, isso acontece por causa da falta de impermeabilização na hora da construção e pode ser agravada por outros fatores, como má ventilação e pouca iluminação.

Uma forma de evitar que isso aconteça é aplicar nas paredes tintas impermeabilizantes. Essas tintas são desenvolvidas especificamente para evitar que a umidade se infiltre nas superfícies e mantêm-nas protegidas por mais tempo!

5 – Desumidificador de ar

Agora, para manter a umidade longe de uma vez por todas, você vai precisar de uma medida mais eficiente e permanente, como o desumidificador de ar. Como o nome já indica, esse eletrodoméstico funciona como uma espécie de filtro. Ele puxa o ar úmido externo, retirando a água desse ar e devolvendo-o para o ambiente já sem umidade. Dessa forma, controlando também os níveis de umidade do ar constantemente!

Isso faz dele uma excelente opção para desumidificar ambientes fechados de forma eficaz, não havendo necessidade de abrir janelas, por exemplo. Além disso, o desumidificador portátil é silencioso, leve e fácil de transportar para os lugares que tem mais umidade!

Existem vários modelos de desumidificador para as mais diversas necessidades.



Fonte:web.continuental.com.br


Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Como tirar umidade de ambientes fechados

Infiltração residencial: causas e consequências

Saiba mais sobre o controle da drenagem na fonte

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Como lidar com infiltrações

O que é drenagem na construção civil?

Laje de Concreto : Como se faz a cura do concreto?

Sistemas de drenagem na construção

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Principais problemas causados pela umidade na alvenaria

Entenda como surgem manchas de umidade e resolva o problema

Como acabar com infiltrações

Como combater e evitar infiltrações?

Problemas de Umidade e Infiltração, como acabar com os problemas

Fachadas expostas à chuva de vento

A banalização da recuperação estrutural!

Na luta contra as infiltrações! Já é possível evitar a quebradeira.

Case Parque Ecológico Indaiatuba: Obras fluviais transversais

Aplicação de geotêxtil em pavimentos

Case Trincheira Drenante: Substituição de drenos convencionais por um sistema formado por geocompostos

Fissuras e Trincas em Fachadas

Drenagem de Floreiras em Jardim Elevado

Drenos Testemunhos em Aterros Sanitários

Case de drenagem em campo de futebol: Estádio Bento de Abreu

Drenagem em campos de futebol

Versatilidade arquitetônica dos gabiões

Drenagem residencial - case do Balneário da Costa Oeste – Uruguai

Problemas com infiltração?