Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Enquete

Terminou o período chuvoso, e continuamos com problemas nas hidrelétricas. Teremos racionamento de energia esse ano?



Ver todos os resultados

Em Infiltração e Drenagem (veja mais 17 artigos nesta área)

por Eng. Paulo César Belesso Ferretti

Drenagem em campos de futebol



Todos sabemos que o Brasil é o país do futebol, isso é inegável, também somos a única nação penta campeã do mundo! Mesmo quem não é adepto de uma partida de final de semana, gosta de assistir ao espetáculo do futebol pela televisão.


Agora vivemos a expectativa de outra Copa do Mundo no Brasil voltando após 64 anos, porém de acordo com acontecimentos recentes sabemos que os estádios brasileiros carecem de manutenção e investimentos tecnológicos.


Uma comissão formada por engenheiros e arquitetos especializados em projetos de campos desportivos, visitaram 29 estádios em todos os estados do país. Segundo esta comissão, o país tem muito a fazer nos próximos sete anos para atender as exigências da FIFA (Fédération Internationale de Football Association).


Nos estádios de futebol, todos os aspectos são importantes, desde sua infra-estrutura, arquibancadas, vestiários, iluminação artificial e sem dúvida o gramado. Este último é de vital importância para que o jogo, transcorra naturalmente sem obstruções e riscos para seus participantes.


O grande problema que ocasiona a diminuição da jogabilidade são as poças d’água, ou seja o encharcamento dos gramados ocasionados pelas águas das chuvas, como se observa nas figuras 1, 2 e 3. Esse problema é muito comum no Brasil, devido ao clima equatorial tropica,l que é caracterizado por temperaturas elevadas e grande intensidade de chuvas, sendo esta última, muitas das vezes responsáveis por cancelamentos de jogos, causando transtornos a torcida e expectadores e até mesmo atraso nos campeonatos disputados.


Campos com problemas de encharcamentos do gramado


Outro problema gerado pelo excesso de água acumulada nos gramados é o dano causado a saúde da grama. Um gramado onde a drenagem do solo é precário inibe o correto desenvolvimento do processo radicular devido a falta de oxigênio do solo, enfraquece a absorção dos nutrientes, importantes para o desenvolvimento do gramado e dificultam o processo de manutenção e aparo da grama.


Para evitar este problema, os campos devem ser munidos de um sistema de drenagem superficial e subsuperficial, sendo que o primeiro tem a finalidade de remover a água que escoa superficialmente pelo gramado, que segundo padrões internacionais da FIFA, devem possuir ao menos 1% de inclinação para as laterais do campo em relação ao centro. A drenagem subsuperficial é a drenagem que ninguém enxerga, pois fica oculta aos olhos dos expectadores, presente embaixo do gramado e do solo de superfície, entretanto é a principal responsável para evitar o encharcamento do mesmo.


Geralmente em um sistema drenante de campo de futebol são feitas por linhas de trincheiras em formato de espinha de peixe de modo a promover uma maior área de influência. No processo usual, o solo das trincheiras é removido dando espaço a uma porção de brita e tubo perfurado envoltos com manta geotêxtil não tecida. Sobre as trincheiras é previsto uma camada de solo denominada Top soil que tem a função de levar a água até as trincheiras, de maneira rápida e eficaz, além de permitir o desenvolvimento da grama. Devido a este fato, deve-se utilizar um solo com boa permeabilidade e nutrientes orgânicos.


A Maccaferri dispõe de uma alternativa ao sistema drenante convencional, com um produto de alto desempenho o MacDrain® TD (Trincheira Drenante). Este produto é um geocomposto drenante que conta com toda a facilidade e desempenho do MacDrain®, porém possui em sua extremidade inferior uma bolsa confeccionada em geotêxtil que permite o acoplamento do tubo perfurado conforme ilustrado na figura 4. Seu formato, leveza e facilidade executiva são vantagens interessantes quando se deseja rapidez no processo construtivo.


A altura padrão do MacDrain® TD é de 90cm permitindo ser instalados em boas inclinações, vencendo grandes distâncias. Além das vantagens descritas, o MacDrain® TD aumenta a eficácia do sistema de drenagem do campo, o que se traduz em remoção da água precipitada e infiltrada no menor tempo possível, permitindo que o jogo se desenvolva sem nenhuma interrupção, ressaltando o espetáculo futebolístico. Nas figuras 5, 6 e 7 pode-se verificar a execução de trincheiras drenantes em campos de futebol com MacDrain® TD.



Instalação do tubo perfurado
Instalação do MacDrain® TD


Amplamente utilizada em campos europeus, as trincheiras drenantes com MacDrain® TD, é uma solução de ponta, que contribui para desenvolvimento tecnológico na construção de campos desportivos, sendo acima de tudo um produto 100% Brasileiro.

Execução das trincheiras para instalação do MacDrain® TD em campo de futebol

Comentários

Mais artigos

Entenda como surgem manchas de umidade e resolva o problema

Como acabar com infiltrações

Como combater e evitar infiltrações?

Problemas de Umidade e Infiltração, como acabar com os problemas

Fachadas expostas à chuva de vento

A banalização da recuperação estrutural!

Na luta contra as infiltrações! Já é possível evitar a quebradeira.

Case Parque Ecológico Indaiatuba: Obras fluviais transversais

Aplicação de geotêxtil em pavimentos

Case Trincheira Drenante: Substituição de drenos convencionais por um sistema formado por geocompostos

Fissuras e Trincas em Fachadas

Drenagem de Floreiras em Jardim Elevado

Drenos Testemunhos em Aterros Sanitários

Case de drenagem em campo de futebol: Estádio Bento de Abreu

Drenagem em campos de futebol

Versatilidade arquitetônica dos gabiões

Drenagem residencial - case do Balneário da Costa Oeste – Uruguai

Problemas com infiltração?