Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Eng. Ênio Padilha

Diga-me o que retwittas...



Tem gente que acredita em tudo o que vê escrito. É impressionante! Se essa pessoa ler uma piada do Ari Toleto e logo abaixo estiver escrito "Shakespeare", pronto: é já que ela repassa aos amigos o "texto de Shakespeare", sem desconfiar que ele jamais diria uma estultice daquelas.

E assim somos atormentados por textos tolos e pobres mas que são atribuídos, sem cerimônia, a Mário Quintana, Luiz Fernando Veríssimo, Albert Einstein, Shakespeare ou Fernando (Moraes, Sabino ou Pessoa, tanto faz).


Tem muito idiota na internet, não há dúvida. Mas isso é porque tem de tudo na internet. A internet é um imenso mundo! Um mundo um tanto diferente do mundo material, onde a gente come, bebe, toma banho, abraça os amigos, se move fisicamente de um lugar para o outro... No mundo físico nós exercitamos nossas capacidades e habilidades físicas.

A internet é um mundo onde cada pessoa exercita as suas capacidades intelectuais. Um mundo no qual as pessoas se relacionam no nível da inteligência individual. O tamanho, a força física ou qualquer outro desses atributos tão relevantes no mundo material tornam-se grandemente desimportantes no mundo da internet. Aqui o que vale é a cabeça. O órgão do corpo humano mais requisitado e mais valorizado na internet.

Pena que tanta gente não se dá conta disso. Não percebe que a internet pode ser uma grande oportunidade, mas é, ao mesmo tempo, uma grande armadilha, especialmente para o marketing pessoal.

Na internet as fraquezas ou fortalezas intelectuais são muito evidenciadas, pelas preferências, pelo vocabulário utilizado, pela elegância, pela educação, pelo refinamento. Na internet você tem, todos os dias, inúmeras oportunidades de mostrar quem você é e o que você tem do pescoço pra cima.

Uma das maiores armadilhas do marketing pessoal na internet é a tentação que sentimos de repassar mensagens por e-mail. E agora, a tentação de retwittar alguma coisa "interessante" que alguém da nossa rede acabou de twittar.

Isso é um perigo. Não deveríamos nunca esquecer uma frase antiga que diz que "é melhor ficar calado e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que abrir a boca e acabar com qualquer dúvida".

Tudo o que você repassa, na internet, chega ao destinatário com a sua "assinatura intelectual". Você se associa automaticamente com aquela ideia, com aquela preferência, com aquele ponto de vista. Enfim, você assina embaixo.

Eu, ao contrário da maioria das pessoas, não fico chateado quando me repassam e-mails. Não quer dizer que eu goste de tudo o que me mandam pela internet (a maior parte dos PPSs que eu recebo eu nem abro). Mas vejo nisso uma boa forma de conhecer melhor as pessoas. Principalmente no que diz respeito ao seu nível de inteligência, cultura e preferências.

Um e-mail repassado (seja um artigo técnico, uma frase, uma oração, um poema, uma fotografia, charge, notícia, piada, corrente, denúncia, mensagem, comentário...) ou um retwitt dado revela a cultura, os interesses e preferências pessoais, além do nível de amadurecimento intelectual do remetente.

Já perdi a conta de quantas vezes vi "gente grande" retuitando platitudes com o entusiasmo de quem está descobrindo a pólvora. Já perdi as contas de quantas vezes recebi, de pessoas "cultas", artigos de um Zé Mané qualquer, que ela acreditou ser de Mário Quintana, Albert Einstein ou Luiz Fernando Veríssimo.

Já recebi muita bobagem, platitudes e delírios infanto-juvenis vindo de gente boa, graduada e cheia de pose intelectual... Gente que perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.





Conheça o Curso EAD : Eficiência Energética em Edifícios

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico