Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por J. Osíris Thomaz de Almeida

Crise? E qual a sua atitude?



E o Brasil está novamente enfrentando uma nova crise. Essa é maior que as outras? É mais ou menos importante? Tudo é sempre muito relativo. Das crises sempre podemos ter somente três certezas:

A – em algum momento, ela vai terminar,
B -  nesse momento, algumas empresas estarão menores ( e mais fragilizadas ) do que quando a crise começou,
C – mas, muitas, estarão maiores e melhores do que no inicio desse período de turbulências.

E o que aconteceu para termos empresas em campos opostos ? Duas razões normalmente bastam para explicar a diferença entre elas: atitude e competência.

Existe uma história popular, contada em muitos cursos de marketing e gerenciamento que explica bem isso:

"Um velho proprietário de um pequeno armazém de interior estava desenvolvendo normalmente seu negócio. Bom movimento, um radinho em um canto, sempre alegrando o ambiente (ponto de encontro dos moradores da redondeza), fazendo seu marketing, algumas faixas na frente do imóvel, alguns pequenos cartazes anunciando seus produtos, enfim, a vida prosseguia. Um dia, seu filho que tinha ido estudar na capital, retornou para ajudar o velho pai, e se assustou com o que viu. Indagou: "pai, não está sabendo da crise? Precisamos tomar providências para nos precavermos." O velho pai, perante o conhecimento e visão do filho estudado, seguiu seus conselhos: diminuiu suas compras (e o nosso caixa?), parou com suas propagandas (afinal, marketing é despesa...), desligou o radinho (precisamos economizar), diminuiu as luzes acesas, despediu a cozinheira (que é quem fazia uns salgadinhos tão especiais), enfim, foi tomando decisões para "superar o período da crise". Algumas semanas depois, tiveram que fechar o pequeno armazém. E o pai vendo aquilo, comentou: "como meu filho é sábio. Bem que ele disse que estávamos em crise...".

E essa história ingênua é uma demonstração do que acontece nesses períodos.

Warren Buffett, já um lendário capitalista e investidor, afirma "Seja audacioso quando os outros estiverem com medo, e tenha medo quando os outros forem audaciosos". E ele não fica somente na teoria. Sua empresa de investimentos, atualmente tem feito grandes investimentos na compra de participação de grandes empresas que estão com suas ações em valores abaixo do que valem.

Atitude e competência. Algumas empresas se retraem, outras estudam o como progredir nesses momentos. Dificuldades? É claro que existem dificuldades, incertezas, dúvidas. Mas é nesse momento que o executivo de visão demonstra sua capacidade gerencial. Ir em frente, quando todos vão, é quase que uma lei da física, mas ir em frente, quando muitos param, e alguns estão retornando, nesse caso, é realmente atitude e eficiência.


O que é crise? A palavra crise, em chinês, é composta por dois ideogramas (letras). Um significa perigo, o outro oportunidade.

Problemas na  exportação? Quantos outros mercados não existem para serem trabalhados? E o nosso próprio mercado? Quantas carências não temos que precisam ser supridas. Existe mercado. As saídas para as dificuldades, estão à disposição de quem queira procurar. Isso exige trabalho, disposição, visão empreendedora, acreditar em si próprio e em nosso país.

Um dia, essa crise irá terminar, e nesse momento, sua empresa vai estar como? Melhor ou pior? Qual está sendo a sua atitude?

Nosso problema é que nós pensamos muito "pequeno"; como o sapo, no fundo do poço. Ele pensa que o céu é do tamanho do topo do poço. Se ele fosse para a superfície teria uma visão muito diferente.  Mao-Tse-Tung



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico