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Em Marketing para profissionais (veja mais 105 artigos nesta área)

por Sônia Pinotti

O que se espera de um profissional moderno



No mundo moderno aumenta a necessidade da versatilidade e qualificação profissional. Antigamente bastava o treinamento do indivíduo. Hoje é fundamental passar por um contínuo processo educacional.


O treinamento ensina a pessoa a executar com eficiência a mesma tarefa a vida inteira. A educação fornece ferramentas para que ela aprenda continuamente, é o elemento “chave” para a empregabilidade dos trabalhadores e para a competitividade das empresas.

Em menos de uma década, o mercado de trabalho se transformou radicalmente. Os candidatos a empregos devem ter uma série de pré-requisitos e habilidades para o ingresso no mundo do trabalho. O mercado está realmente muito exigente, excludente e competitivo. Daí afirmarmos que a empregabilidade tem por base um tripé composto de conhecimentos, competências e relacionamentos.

O conhecimento está disponível de várias formas e por vários meios. É importante para o profissional saber quais os conhecimentos que precisa adquirir ou atualizar e também conhecer as formas de aprender com eficácia.

O segundo elemento do tripé são as competências desenvolvidas desde que começa a vida social. É preciso saber que competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. É aquilo em que você é bom e os outros acreditam.

Para aumentá-la é necessário praticar. O mercado espera que o profissional tenha habilidades, como saber lidar com pessoas, o que significa basicamente aprender a ouvir e a se colocar no lugar dos outros, e saber manipular informações, saber ler e comunicar suas ideias.

Concluindo o tripé, vem a rede de relacionamentos, que é o conjunto de pessoas com as quais o individuo se relaciona. Isto significa cultivar uma rede de relacionamentos durante a vida e saber utilizá-lá na carreira, visando uma colocação profissional. É ter visão estratégica, pois a malha de relacionamentos é que irá transmitir a imagem profissional e pessoal do indivíduo.

As profissões estão muito próximas e a comunicação verbal e interpessoal é fundamental para saber trabalhar em grupo. O individualismo perdeu espaço para o trabalho cooperativo.

Assim, a capacidade de comunicação e a flexibilidade de atitudes são características mais requeridas no mercado. Saber adaptar-se às situações é imprescindível, já que as mudanças são muito rápidas. É fundamental saber aceita-las e se ajustar à nova situação.

Portanto, o crescimento contínuo é o grande diferencial para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Quem tem baixa empregabilidade não decide sobre sua carreira. É preciso não fazer isso com a vida profissional, mas ao longo da vida útil, rever o que aprendeu durante seu processo de formação, mantendo uma ampla teia de relacionamentos. São traços de um profissional moderno.




Sônia Pinotti, mestre em Psicologia Escolar, membro do Centro de Orientação Profissional da Uniara e professora dos cursos de Pedagogia, Biologia e Educação Física da instituição.


Fonte:uniara.com.br



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