Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Eng. Ênio Padilha

Marketing para Engenharia



Não é de hoje que se fala em marketing para Engenharia e Arquitetura no Brasil.
o início da década de 80 já havia quem se atrevesse a tocar no assunto. Mas era considerado um degenerado, um profissional tecnicamente menor. "Imagine! Alguém que precisa recorrer ao marketing para se estabelecer no mercado deve ter um serviço muito ruim..." (é bom lembrar que, naquela época – e, muitas vezes, ainda hoje – as pessoas confundiam marketing com promoção pura e simples)

O professor Walter Maffei, um dos pioneiros do marketing profissional tomou algumas pedradas na cabeça por insistir "nessa tolice". O Professor Campos Botelho foi outro. Apesar de ser um escritor de primeiríssima qualidade, autor de livros fascinantes, nunca se atreveu a escrever um livro sobre marketing (assunto que dominava como poucos) exatamente por saber que o tema não seria bem recebido e seu prestígio de homem sério poderia ficar comprometido.

Foi assim que só em 1998 veio à luz o primeiro livro brasileiro sobre Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia que hoje já está na 5a edição, (mais de 18000 exemplares). Para se ter uma idéia de como esse assunto era mal recebido, no ano do lançamento (e também no ano seguinte) foram frustradas as tentativas de incluir o tema como um dos 30 ou 40 mini-cursos da Semana da Engenharia da Arquitetura e da Agronomia (o maior evento da categoria profissional no Brasil). A resposta era sempre a mesma: esse assunto não é relevante e não é do interesse da classe.

Só em 2000, na SOEAA de Salvador-BA o curso foi incluído na programação, inaugurando um Programa Nacional de Marketing Profissional do CONFEA que teve a duração de dois anos e meio.

A resposta dos profissionais foi surpreendente: nos três anos em que o curso de marketing fez parte da programação da SOEAA, ele foi "campeão de audiência" com um número de inscritos superior ao dobro dos outros cursos mais procurados.

Hoje o Marketing é um tema aberto e presente, sendo encarado sem reservas ou preconceitos por profissionais e dirigentes de classe. Vários cursos e palestras ocorrem, de norte a sul do Brasil. Muitos artigos são publicados e algumas universidades já incluíram o tema nas disciplinas introdutórias dos seus cursos. Falar e escrever sobre Marketing de Engenharia, no Brasil não significa mais estar na contra-mão da cultura profissional.

Já vencemos o medo, o preconceito e a ignorância. Falta vencer a inércia. Faltam programas de Marketing Institucional que sirvam de suporte empresarial aos profissionais nos mais diversos segmentos.

Mas estamos à caminho. Tenho certeza de que o pior já foi feito.

Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico