Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Ana Camila Vieira

Dicas para proteger sua casa do sol



E finalmente os dias quentes vieram para ficar, com a chegada da primavera já começa a contagem regressiva para a chegada do alto verão junto com suas temperaturas elevadas.

É muito prazeroso poder desfrutar de dias mais calorosos com um passeio no parque, um dia de piscina ou um final de semana na praia mas quando essa onda de calor e o clima abafado se instala dentro de casa isso pode se tornar um incômodo e resultar muito desagradável para os moradores.

Se esse é seu caso saiba que existem recursos, desde os mais simples aos que exigem intervenções mais elaboradas, que podem ajudar a proteger sua casa do sol e afastar o calor do interior de sua residência

Antes de construir

Se você está pensando em construir ou está começando a desenvolver o projeto de sua residência saiba que o posicionamento da mesma é um detalhe muito importante na hora de garantir o conforto térmico do imóvel.

Atente-se para que a fachada da casa seja posicionada com a face para o norte ou nordeste, garantindo dessa forma que a mesma receba a incidência de sol mas não de forma direta assim como aconteceria se estivesse posicionada para o oeste. Na hora de construir o telhado de preferência para telhas claras, que absorvem menos os raios solares, ajudando a manter uma temperatura agradável no interior da vivenda.

Tenha uma varanda


Incluir uma varanda no seu projeto de construção ou acrescentar um novo espaço como esse na sua casa, sempre que as condições do imóvel permita, é um recurso que irá ajudar a afastar o sol do interior da residência. O fato de a varanda ocupar uma superfície que avança sobre o jardim ou quintal, com um layout geralmente aberto lateralmente e fechado superiormente, irá afastar os cômodos que se encontram mais próximo da fachada da área externa e consequentemente da incidência do sol direto.

Promova a ventilação cruzada

A ventilação cruzada é outro recurso que deve ser pensando ainda na fase do projeto, garantindo que a casa possua aberturas em lados opostos permitindo assim que a ventilação entre por uma delas, circule pelos ambientes e saia pelo lado oposto. Com a ventilação cruzada é possível renovar o ar e refrescar os cômodos garantindo um melhor conforto térmico no dia a dia e tornando a utilização dos ambientes que recebem grande incidência dos raios solares mais agradável. Se no seu caso trata-se de uma casa já construída verifique as possibilidades de realizar novas aberturas ou aumentar as já existentes de modo que a circulação de ar dentro da casa seja facilitada.

Proteção para as janelas

Existem alguns recursos que podem ser aplicados nas janelas que recebem uma maior incidência de sol durante maior parte do dia e que tem como finalidade ajudar a diminuir o calor excessivo:

Cortinas e persianas: A solução mais comum e mais corriqueira é instalar cortinas que protejam o interior da casa contra a incidência direta dos raios solares. As opções mais interessantes são as fabricadas com tecido "screen", uma tecnologia que reduz de forma eficiente os efeitos dos raios solares sem impedir totalmente a visão para o exterior ou a passagem de ar.

Película reflexiva: Outra opção rápida e prática é revestir os vidros de janelas e portas com películas reflexivas que criam uma barreira protetora que bloqueiam os raios UV e consequentemente a entrada de calor.

Brises: Os brises podem ser instalados sobre as janelas com a finalidade de criar um sombreamento sobre a mesma reduzindo assim a entrada de sol e calor no interior da vivenda. Além de ajudar a controlar a temperatura é uma solução esteticamente bonita.

Revestindo a fachada

Uma opção que pode ajudar a manter o conforto térmico é revestir as fachadas que estão expostas ao sol durante a maior parte do dia. O revestimento aplicado no exterior irá aumentar a espessura da parede e consequentemente reduzirá a transferência de calor. Se for possível deixar um espaçamento de 1cm entre parede e a nova cobertura o efeito de isolamento será potencializado. Um exemplo prático e com um resultado esteticamente bonito são os tijolinhos aparentes que além de decorar a fachada podem funcionar como isolante térmico.

Toldos, pergolados e cobogós


São opções que podem ser utilizadas em janelas, portas, varandas e fachadas para criar um sombreamento sobre a região atingida pelo sol ajudando assim a refrescar seu interior. Neste caso as opções são infinitas existindo modelos que irão se integrar aos mais variados tipos de construções. Entre os mais usuais estão os pergolados de madeira, que podem receber cobertura de vidro, policarbonato ou até mesmo cobertura viva, os toldos fixos ou retráteis, que podem ser revestidos em tecidos ou lonas e os cobogós, que podem criar bonitos painéis que não impedem a passagem de ar e criam um efeito de luz e sombras sobre a fachada.

Cores e revestimentos internos


Já sabemos que as cores claras tem como uma de suas características refletir a luz enquanto as cores escuras absorvem. Ainda que seja um regra que sempre estamos enfatizando por aqui vale destacar que ela também funciona para tornar os espaços mais frescos e se forem combinadas e aplicadas através dos revestimentos corretos, como o piso frio por exemplo, seu efeito será ainda mais potencializado. Decore os cômodos que recebem grande incidência dos raios solares com tons neutros e suaves para ajudar a manter - juntamente com outros recursos apresentados acima - a temperatura do ambiente um pouco mais fresca.

Espaço verde

As plantas podem ser grandes aliadas na hora de garantir o conforto térmico da vivenda ajudando a afastar o calor causado pelo sol. Se o seu espaço permite não abra mão de ter um pequeno jardim próximo a fachada, canteiros, gramado, árvores e até mesmo uma cascata. Todos esses recursos ajudam a amenizar a temperatura e umidificar o ar. Se no seu caso a falta de espaço é um problema invista em jardins verticais ou até mesmo em vasos de plantas espalhados pela casa.


O velho e bom ar-condicionado

Comprar um ar-condicionado é a solução mais habitual e escolhida por muitos. É a solução mais rápida para manter o ambiente sempre fresco e combater o calor nos dias mais quentes. No entanto é importante garantir uma instalação adequada para que seu funcionamento seja eficiente e utilizá-lo de maneira consciente para evitar desperdício de energia.

Realize manutenção periódica para comprovar seu funcionamento correto e mantenha o filtro sempre limpo. Policie-se durante a utilização do aparelho, ligar o aparelho em uma temperatura muito baixa não fará com que sua casa se refresque mais rápido mas sim fara com que o mesmo consuma mais energia. Portanto procure ligar o aparelho ainda nas horas mais frescas do dia para evitando assim que o ambiente interno esquente quando o sol atingir o comodo em questão.


Fonte:projetos.habitissimo.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue



Comentários

Mais artigos

Dicas para proteger sua casa do sol

Refresque sua Casa Usando a Ventilação Cruzada

Como garantir o conforto térmico em casa nos dias quentes?

Como manter a casa confortável também no inverno?

Dicas para fazer uma casa menos quente

Conforto ambiental e saúde

Conforto ambiental na Arquitetura

Conforto ambiental

Como garantir o conforto térmico em casa nos dias quentes?

Ventilação Natural em Residências

Como escolher o ar condicionado?

Conforto ambiental, construindo o sustentável.

Isolamento térmico de fachadas pelo exterior

Espuma de madeira vai deixar sua casa mais confortável

Consequência do aumento da temperatura no nosso meio ambiente

Calor? Atenção com o ar condicionado em ambientes de trabalho.

Melhorando o isolamento acústico nas residências.

Falta de conforto ambiental é problema em novas construções.

Isolamento acústico fica mais eficiente quando é perfurado

Crescimento da Engenharia Acústica, está associado à Expansão Urbana

Proteja sua casa dos ruídos externos!

O Calor e Seus Efeitos nas Edificações.

Conforto ambiental, ou conforto térmico?

Os cuidados com o desempenho acústico em edifícios

Conforto Ambiental, desafio para arquitetos

Água e luz: pequenas providências que podem trazer grandes benefícios

Ouvir é preciso e precioso!

Conforto ambiental: mudança pode beneficiar a saúde

Edifícios silenciosos: o que fazer para diminuir o ruído nos ambientes

Iluminação natural eficiente, lentes prismáticas e a Sindrome dos Prédios Selados

Tratamento de piscinas com ozônio, solução para pessoas com alergia ao cloro

Calcário na água – um problema de saúde pública?

As cores e seus significados

Home Office une conforto e tecnologia