Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 83 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.



É no espaço chamado “escritório” que atividades profissionais são desenvolvidas. Seja este um local comercial ou residencial, sua importância é a mesma: é um local de concentração, criatividade, produtividade e eficiência.



Pensar e planejar sua decoração exige atenção a detalhes e alguns conhecimentos técnicos que permitem criar um ambiente adequado para o trabalho. O que é importante? Acima de tudo o escritório deve ser ergonômico: ter móveis com medidas adequadas, acessórios que facilitem o apoio de pés e mãos e ter materiais e acabamentos que protejam a saúde de quem usa o ambiente.

A estética do escritório também é importante e vem em segundo lugar: a imagem transmitida através da decoração reflete a personalidade de quem usa aquele espaço e no caso das empresas, traduz, através de uma imagem, os conceitos e a visão empresarial, interferindo diretamente no rendimento do trabalho dos funcionários e na credibilidade dos clientes que instintivamente irão se sentir acolhidos ou não neste local.

Resumindo, estes são os principais aspectos a considerar na criação de um escritório:

Conforto Físico (ser ergonômico): deve proteger a saúde de quem usa seu espaço;
◦Conforto Psicológico: deve estimular o trabalho, a produtividade e o bem-estar;
◦Transmitir corretamente conceitos relacionados à que se destina: imagem empresarial ou personalidade do usuário residencial;
◦Ter o espaço organizado de acordo com as atividades que serão realizadas dentro dele (mesas para computadores, mesas para reuniões, trabalho individual ou em equipe, etc)
.

Como Projetar um Escritório

Antes de iniciar seu planejamento, você deverá responder a algumas perguntas que irão definir o espaço e os móveis necessários:

Seu escritório é residencial ou comercial?
◦Qual o objetivo do seu escritório? Atender ao público? Trabalhar sozinho? Usar como espaço de leitura e planejamento esporádico? Trabalhar em casa?
◦Quantas pessoas irão utilizar este espaço?
◦Quais atividades serão realizadas no seu interior?
◦Qual o mobiliário necessário para executar corretamente estas atividades e guardar adequadamente todos os itens
?

Depois de responder a estas perguntas você poderá passar para o próximo passo: definição do layout, ou seja, pensar a distribuição do mobiliário e as circulações.

Ter um espaço com o tamanho adequado é primordial, pois só assim poderá ter todos os itens necessários para realizar, com conforto, suas atividades.

Depois você deverá:

Definir os revestimentos do piso e das paredes: pinturas, cores, texturas e materiais (para grandes escritórios vale pensar em pisos que não provoquem ruído);
◦Planejar a iluminação, a qual é importantíssima: você deverá aproveitar ao máximo a iluminação natural e usar adequadamente a artificial. Neste momento poderá também pensar o teto: se usará gesso (e qual será seu desenho) e se usará algum tipo de forro (como os acústicos) - Saiba mais: Iluminação;
◦Pensar elementos decorativos, como quadros, painéis decorativos, vasos com vegetação (os quais trazem vida para dentro dos ambientes), estátuas,
...

E finalmente é importante realçar alguns conceitos importantes que devem ser considerados durante o desenvolvimento do projeto:

Harmonia na composição: as partes e o todo devem “conversar”, transmitindo aos usuários do espaço uma sensação de bem-estar. Para isso use um conceito comum para integrar os vários elementos (um estilo, uma mesma linguagem);
◦Equilíbrio: através da distribuição proporcional de pesos visuais, transmitindo conforto e tranquilidade (linhas horizontais, por exemplo, transmitem harmonia, enquanto que linhas verticais geram a sensação de ação, força e movimento);
◦Ponto focal: valorize os locais mais vistos. Quem entra no ambiente olha para onde? Torne este local interessante
.




Fonte:www.cliquearquitetura.com.br





Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Neuroarquitetura: Como aumentar a produtividade de sua empresa

Reforma de escritório: dicas essenciais para sua empresa!

Confira as vantagens e desvantagens do home office

Como ter um home office eficiente

Como escolher o material ideal para reformar seu consultório?

Quanto custa reformar um consultório

Arquitetura corporativa: saiba como compor um ambiente comercial

Trabalho em Home Office: Como montar seu espaço da maneira correta

5 móveis que seu Home Office precisa ter

Ideias para decorar sua clínica e deixá-la mais aconchegante

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Por que vale a pena trocar o home office pelo coworking

Como decorar escritórios com um orçamento apertado

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa

Tendências de cores para projetos arquitetônicos

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Como planejar espaços de escritórios?

Transforme o escritório em um ambiente mais pessoal!

A importância da arquitetura corporativa

6 itens que não podem faltar na sua sala de reunião

Os Desafios da Arquitetura Corporativa

Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca

Crie um escritório moderno e profissional em sua casa

Como Decorar seu Escritório, em 8 passos.

Novo conceito em estações de trabalho

Decorando o escritório com estilo moderno

Espaço para os livros!

Funções e vantagens da fachada na Arquitetura Corporativa

Saúde incorporada à decoração de ambiente corporativo

O que deve ser levado em conta em projetos de arquitetura de interiores corporativos

Escritório decorado com pouco dinheiro

Cores na decoração corporativa

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?

Como Escolher os Móveis do Escritório

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.

A importância do arquiteto no projeto de ambientes corporativos

Porquê a informação é a matéria-prima da Arquitetura Corporativa

Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório

Por que investir em áreas externas em empresas

Home office: trabalhar sem desperdício de tempo!

Produtividade estimulada pela arquitetura corporativa

O que fazer, e não fazer, no home office

Dicas de organização para home office

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Organize-se no escritório para render mais!

Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?

Regras básicas para fazer seu escritório em casa

Como dar mais vida ao home office?

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Formação dos próximos arquitetos corporativos desafia o mercado

Os problemas de uma Arquitetura Corporativa inexpressiva

Como organizar seu escritório.

Escritório, Dicas de organização

Estilos e possibilidades de ambientação na Arquitetura Corporativa.

Trabalhar em casa, como tornar isso possível?

Conhecendo os desafios da arquitetura corporativa

Cores adequadas para o ambiente empresarial

10 dicas para aumentar a eficiência no escritório

Dicas para móveis em um escritório pequeno!

O projeto de um escritório II

O projeto de um escritório

Como começar a projetar um escritório

Home office: cinco coisas para serem evitadas

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando um escritório de advocacia

Iluminação natural, o seu escritório precisa!

Home Office: 5 perguntas!

Planeje certo seu escritório de advocacia!

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.

Ergonomia: Características da boa cadeira

Quanto Vale Um Ponto Comercial?

Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.

Sete ideias para melhor aproveitar os espaços da sua empresa

Arquitetura Corporativa: da compreensão do cliente à execução da obra

Home Office Agora é Lucro! Veja como é possível adequar sua residência ao seu negócio

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão

Um case de sucesso : Na contramão da crise, forte otimismo e expansão planejada ao escritório de 47m²

O trabalho das cores: a importância dos estímulos visuais nos ambientes empresariais

Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Ergonomia consciente

Arquitetura corporativa transformando interiores