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Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 83 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.



Na era das novas tecnologias e das carreiras bem-sucedidas, grande parte dos nossos lares possuem hoje uma divisão que antigamente não existia – o escritório. Há quem diga que esta parte da casa foi criada única e exclusivamente para receber o computador e é capaz de ser verdade!

Só que com o PC, o escritório tornou-se depósito de papéis, contas e livros que nem sempre são fáceis de organizar. Por isso, com estes 20 ideias vamos ajudá-lo a transformar o seu “armazém” num espaço funcional, aonde apetece estar e… trabalhar!


01.Quer seja uma divisão inteira ou parte de uma sala, cozinha ou quarto, um escritório pode ser criado com sucesso em qualquer recanto da sua casa. Antes de passar para a decoração propriamente dita, convém saber que tipo de espaço tem à sua disposição e quais as suas expectativas pessoais relativamente ao mesmo. Se o objectivo é um espaço que estimule a produtividade ou se for uma pessoa que se distrai facilmente, opte por um estilo minimilista. Se, por outro lado, esta é uma divisão que quer tornar acolhedora e aberta a toda a família, um estilo eclético pode funcionar muito bem!

02.Em termos de mobiliário, as peças chaves para um escritório resumem-se a uma mesa de trabalho, uma cadeira, gavetas e prateleiras. Opte por conjuntos completos ou experimente o efeito mix-and-match. Se o seu orçamento for curto ou achar que os conjuntos pré-fabricados são monótonos, vasculhe as garagens de familiares e amigos à procura de peças que, com uma nova pintura ou tecido, podem ganhar um lugar ao sol no seu escritório. Não tenha receio de misturar estilos, mas procure um conceito comum para unir as peças e harmonizar o espaço.

03.A mesa de trabalho deve satisfazer as necessidades dos utentes do escritório: se a família for numerosa, e para que possa acomodar várias pessoas em simultâneo, mande fazer uma secretária à medida ou aproveite uma porta antiga que possa ter arrumada na garagem e coloque uns pés. Se o escritório estiver integrado noutra divisão da casa, considere um modelo tipo escrivaninha (se não for adepto do estilo antigo, procure uma mais actual – já existem!). Assim, quando não precisar de trabalhar, basta fechar e todo o seu conteúdo fica automaticamente guardado.

04.Se precisar de uma mesa de apoio, uma camilha é um 2-em-1 muito funcional porque ao cobri-la com uma toalha ou manta moderna, pode ainda “esconder” outros objectos debaixo da camilha sem ninguém saber.

05.Os blocos de gavetas nunca sao demais. Se puder e tiver espaço, compre várias e alinhe-as de forma a criar uma espécie de “aparador” para o escritório. Se ja tiver alguns armários, pinte ou forre-os para condizerem com a sua nova decoração. O escritório é, no fundo, sinónimo de quarto de arrumos, por isso, aproveite todos os recantos elevados para instalar prateleiras e/ou armários.

06.Nota importante: quando estiver a escolher uma cadeira tenha em atenção que esta deve ser, antes de mais, confortável e só depois estilosa! Se não estiver bem instalado, não vai conseguir trabalhar a 100%!

07.Um tapete completa qualquer divisão e, para o escritório, os adereços do chão devem ser grandes e confortáveis. Assim, se estiver cansado de estar em frente ao computador sente-se no chão com as papeladas todas à sua volta e termine uma outra qualquer tarefa enquanto descomprime. Será ainda perfeito para as crianças poderem brincar enquanto faz alguma pesquisa na Internet. Se equipar o escritório com cadeiras que têm rodas, certifique-se que estas conseguem deslizar no tipo de tapete que tem em mente.

08.Os fios do computador, modem, impressora, telefone, fax, TV e rádio a serpentear por todo o lado serão certamente a maior dor de cabeça em qualquer escritório. Felizmente, existem vários modelos para “enrolar” ou “esconder” cabos – engenhocas baratas que, num abrir e fechar de olhos, tornam invisíveis metros e metros de chatice!

09.Mesmo que o seu escritório tenha janelas – o contacto visual com o exterior é uma excelente fonte de inspiração e de produtividade – não descure a iluminação artificial. Para além de uma luz geral (normalmente de tecto), invista num bom candeeiro de mesa que possa ser facilmente regulado para lhe dar mais ou menos luz junto do computador ou de um livro quando mais precisar (não há necessidade de cansar a vista!). As janelas devem ser cobertas com cortinados ou estores transparentes ou semitransparentes para diminuir o reflexo do sol, sem tornar a divisão escura.

10.Uma mesa ampla e limpa é sempre mais motivadora do que uma quase irreconhecível, especialmente se deixa acumular grandes quantidades de papéis, jornais e cartas! É que quando acabar de arrumar tudo e arranjar espaço para trabalhar, já não lhe vai apetecer! Mantenha à vista apenas os objectos essenciais e aqueles que usa diariamente, o resto deve ser organizado em gavetas ou caixas e mantido à distância das suas mãos para fácil acesso.

11.Para organizar o seu escritório com estilo, recorra à grande variedade de recipientes existentes – desde cestos, bolsas e caixas – que pousadas numa superfície ou penduradas numa parede reservada para o efeito (esta dica é óptima para rentabilizar pequenas divisões!) – vão garantir um espaço imaculado.

12.Se quiser ir ainda mais longe crie etiquetas divertidas – no computador ou à mão – para identificar tudo aquilo que teve tanto trabalho a organizar! A partir de agora, as arrumações nunca mais voltarão a ser tediosas!

13.Procure objetos suplentes que tenha guardado e dê-lhes uma nova vida no escritório: um cesto em verga pode acolher o correio que tem para arquivar, coloque as canetas num vaso em vidro ou aproveite uma lata de chã vazia para guardar os recibos do mês. Tem uma colecção de frascos de compota que anda a guardar há séculos porque podem dar jeito? Só lhe restam duas chávenas de chã que a sua avó lhe ofereceu? Coloque-as à vista de todo o mundo e a trabalhar para si! Utilize objectos “perdidos” ou sem par para agrupar pins, agrafos, clips e outras pequenas coisas que andam sempre espalhadas – pode não parecer, mas vai obter um look muito engraçado. Como as peças são atraentes podem ficar em exposição (em cima da mesa ou de uma prateleira) e o melhor é que vai ter sempre tudo arrumado e à mão de semear!

14.Se for um desarrumado por natureza, um biombo pode ser a solução perfeita para “esconder” as partes do escritório que ninguém quer ver!

15.Para sessões de brainstorming geniais, cubra as paredes do escritório com tinta em cores alegres, telas fantásticas, quadros inspiradores e fotografias divertidas. Para uma solução mais simples, mas igualmente apelativa, pinte a moldura de um simples quadro de cortiça para combinar com o escritório ou forre uma tela branca com um tecido ousado e pendure! Depois é enchê-los de mensagens, postais e post-its! Aproveite ainda para expor fotos de família ou recordações das férias!

16.Dê uma volta à sua biblioteca e, ao reunir todos os seus livros no escritório, organize-os por temas ou cores!

17.A beleza de uma planta, de um arranjo floral ou de uma jarra de flores frescas apanhadas no seu jardim são bem-vindas em qualquer parte da casa. A Mãe Natureza ao seu lado pode ser exactamente o que precisa para terminar aquele relatório enfadonho.

18.Crie um cantinho para a leitura com uma poltrona ou sofá individual, acompanhado de um candeeiro de pé. Uma manta de cores pendurada nas costas é um acessório económico que completa esta zona bem convidativa!

19.Se tiver espaço inclua um sofá para momentos mais descontraídos… e a opção sofá-cama é sempre um valor acrescentado quando tiver visitas. Agora com um escritório bem decorado e organizado pode ainda ter a função de quarto de hóspedes. Vai sair a ganhar não acha?

20.Já alguma vez pensou instalar uma lareira no escritório? Se estiver dentro do seu orçamento fique a saber que um mimo como este terá um efeito tão surpreendente que tornará este espaço no mais concorrido da casa. No entanto, não nos responsabilizámos por prazos não cumpridos!


Fonte:www.eudecoro.com


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